NO PODER DO ESPÍRITO VAMOS COMPLETAR A MISSÃO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 343 views
Notes
Transcript
NO PODER DO ESPÍRITO VAMOS COMPLETAR A MISSÃO
Atos
O livro de Atos nos mostra como Deus deu poder a igreja para que ela fizesse a missão que é de Deus. Deus não tem uma missão para sua igreja. DEUS TEM UMA IGREJA PARA A SUA MISSÃO. A missão é de Deus, é Deus que está buscando perdidos.
Quando nós olhamos para a parábola da ovelha perdida, nós pensamos que o pastor que foi atrás dela. Mas a parábola não diz que é um pastor, é o dono da ovelha. “Qual dentre vós é o homem, que tendo cem ovelhas” Um pastor jamais teria cem ovelhas. Um pastor não tinha nem uma ovelha. Um pastor para comprar uma ovelha, ele tinha que trabalhar 3 anos e guardar tudo que ganhava sem gastar nem um centavo, ou nenhuma dracma. Portanto, a parábola não está falando de um pastor que vai atrás da ovelha. É uma pergunta retórica: “Qual dentre vós é o homem que tendo cem ovelhas, deixa 99 no deserto e vai atrás de uma que se perdeu?
Uma pergunta retórica, ela é feita para gerar reflexão. E a reflexão é: Ninguém é doido de fazer isso. Deixar 99 no deserto e ir atrás de uma que se perdeu?
Quando Jesus fala essa parábola, Jesus estava sendo questionado: Porque você come e bebe com pecadores? E aí é que ele conta essas três parábolas. Uma ovelha que se perdeu de um rebanho de 100. Uma moeda que foi perdida, provavelmente de um cordão de 10 e um filho que se perdeu entre dois. Uma perda de 1%, de 10% e de 50%. Ele foi ampliando o prejuízo para vê se os fariseus e escribas entendiam o porque dele comer
com pecadores.
Então Deus tem essa missão para a igreja. Jesus veio fazer o que homem nenhum poderia fazer.
Nenhum homem deixa 99 e vai atrás de 1. Então por isso ele veio fazer o que nenhum de nós poderia ter feito. E aí ele morre, ele ressuscita, ele chama os seus discípulos e diz: “Olha fiquem em Jerusalém, até que o Espírito seja derramado sobre vocês”. Quando o espírito for derramado vocês vão receber PODER. Vocês vão receber algo que vai fazer com que vocês possam ser MINHAS TESTEMUNHAS, “Martiria” aquele que fala do que viu e do que ouviu. É isso que faz uma testemunha.
Se você está no fórum em um julgamento, se tem uma testemunha? Qual a função da testemunha? Falar do que vou e do que ouviu. Se não viu nada, e não ouviu nada, não pode testemunhar nada.
Então a pergunta que precisamos fazer é: O que temos visto é ouvido? Porque se a gente não vê e não ouve, a gente não pode ser testemunha. Não podemos testemunhar.
Ai Jesus sobe, eles ficam todos surpresos e varões de branco “provavelmente anjos” dizem para eles: Olha, por que vocês estão abismados dele subir para o céu? Do mesmo jeito que ele vai subir, ele vai descer e vai voltar para buscar. Então vamos fazer o que ele mandou. O que ele mandou? Fique em Jerusalém.
Aí chega o dia da festa Pentecostes. A festa das semanas ou da colheita. Onde eles colhiam durante 7 semanas e ao encerrar a 7° semana, 49 dias, então eles começavam a festa de Pente Costes, 50 dias. A festa no Hebraico é a festa da colheita, mas no grego é a festa dos 50 dias, “Pentecostes”. Então a partir do 50 dias depois das 7 semanas de colheita, vamos celebrar o que a gente colheu. Então aí era festa.
E o povo vai para o templo para festejar e de repente cerca de 120 irmãos, o Espírito é derramado e eles são cheios do Espírito Santo. Então Pedro começa a pregar e quando ele termina de pregar e o quando Pedro termina de pregar quem faz o apelo é o povo. Hoje em dia o que muita das vezes estamos vendo vendo dos púlpitos são verdadeiras apelações, talvez isso aconteça pela ânsia de ganhar, que acabam apelando, por isso eu não gosto muito de fazer apelo após a mensagem, até porque quem convence o homem é o Espírito Santo. E em Atos 2 nós encontramos o povo pedindo, e eles viram para Pedro e diz: e agora o que a gente faz? Aí Pedro diz: arrependo e sejam batizados. E naquele dia 3 mil novos membros para a igreja. De 120 para 3.210 membros num culto. Já pensou?
Aí o texto diz que todos voltaram para suas casas. Porque a diáspora, a dispersão dos judeus de tanto serem perseguidos, eles foram espalhando pelo mundo e estão espalhados até hoje, têm judeus em todas as nações. E de vez em quando eles vão à Jerusalém, por ocasião de alguma festa, geralmente a maioria vai na Páscoa ou vai no Pentecostes. Aí tinha ali, helenista, persas, romanos, gente que morava em tudo quanto é lugar. Só que agora eles estão crentes, batizados, membros da igreja, e cada um volta para a sua casa e quando eles voltam o poder vai com eles. E assim a igreja começa a crescer, a partir de Jerusalém. Alguns até dizem que atos dos apóstolos deveria ser chamado de Atos do Espírito Santo, exatamente por isso, porque Jesus disse para eles que ele deveria ficar em Jerusalém até que do alto fosse derramado o Espírito Santo e quando eles tivessem o Espírito, eles receberiam PODER para serem testemunhas, em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os Confins da Terra. Portanto a partir de Jerusalém o Espírito vai dando poder para que eles alcancem a Judéia, Samaria e os Confins da Terra, com isso chegou até nós “PIB de Mantenopolis”.
Então é por isso que nós fazemos missões, é por isso que a nossa denominação de forma muito feliz faz missões nessas 4 esferas. A gente faz missões locais “Jerusalém” Mantenópolis é a Jerusalém. Mais nós também fazemos missões na Judéia, o Estado do Espírito Santo. E o Brasil é a nossa Samaria. E até os confins da terra. Por isso temos missões, locais, estaduais, nacionais e mundiais. Isso não é fruto da criatividade humana, isso é Atos 1.8. Enquanto faz em Jerusalém, também faz em Judéia, Samaria e Confins da Terra.
Aí o Espírito começa a cumprir o seu papel na história da redenção. Jesus cumpriu o papel dele, agora o Espírito é derramado cumprindo a profecia de Joel. E o Pedro que alguns dias atrás era medroso e negou a Jesus, agora cheio do Espírito se levanta no templo e prega e ganha três mil pessoas.
Alguns dias passam e você sabe que os Judeus oram 6 da manhã, 9 horas, 12 horas, 15 horas que é a hora da oração formal, a hora nona. E aqueles que podiam, iam ao Templo, porque às 3 da tarde era conduzido ali “um culto de oração”. Aí Pedro e João, agora cheios do Espírito, subiam para o templo. Jerusalém é uma cidade alta, então na parte alta ficava o templo. Eles estavam subindo para o templo entrando pela porta que era chamada “formosa”, porque as 3 da tarde o sol batia nela e ela era de um metal reluzente, aí o sol batia nela e ela ficava toda reluzente, por isso ela era chamada de “porta formosa”. Eles estão subindo para entrar no templo, para o culto de oração. E naquela porta tinha um homem pedindo esmola, paralítico, sentado. Aí Pedro e João vem e esse paralítico pede a eles. Ai Pedro diz: Olha, nós não temos dinheiro e nem prata, mais o que temos te damos. Aí o texto diz que Pedro fala: Em nome de Jesus: Levanta e anda! Aí a gente acha que ele levantou e andou, só que ele não fez isso. Se a gente ler atentamente vamos perceber Pedro falando: O que eu tenho eu te dou: Levanta e anda, e nada aconteceu. A próxima frase é: estendendo a mão Pedro o tomou e colocou de pé. Aí ele se firmou e quando ele viu que ele conseguia andar, ele entrou para o templo e começou a gritar e dançar e gritar glória a Deus porque ele estava curado. Só que o que estava acontecendo no templo? O culto de oração. Aí os guardas do templo vem e o repreende, ele se justifica dizendo que era o paralítico que ficava na porta do templo e dizendo que estava curado, porém os guarda desconfia e pergunta que havia o curado, aí ele mostra Pedro e João, aí os guardas foram em Pedro e perguntaram: Foi vocês que curaram? Pedro diz, eu não, foi Jesus. Os guardas pegam os dois e levam eles para o sinédrio (setenta homens presididos pelo sumo sacerdote), uma parte fariseus, uma parte saduceus, umas perte de escribas (era o tribunal da época). Conhecedores da lei de Moisés julgavam conforme a lei. Aí trazem Pedro e João. Qual é o crime que eles cometeram? Bagunça no culto de oração. Tava todo mundo orando, quietinho, hora nona, todo dia do mesmo jeito, ai entrou um rapaz gritando, pulando, dançando, fez um alvoroço, bagunçou o culto, atrapalhou o povo fazer a oração e acusou esses dois aqui, os responsáveis são eles. Aí Pedro e João na frente daquela banca, eles perguntam o que eles fizeram e Pedro diz: Foi Jesus mesmo. “Mas vocês ainda estão com esse negócio de Jesus? Já não morreu, já não acabou?”. Morreu não acabou de curar o homem lá. Olha para falar nesse nome se não vamos mandar matar vocês. “Pode matar, mais não vamos parar de falar não”. Nem parece o Pedro de uns dias atrás né? Aquele que estava negando a Jesus, agora está falando, pode matar que eu não vou parar de falar. O que aconteceu entre o Pedro medroso e agora o Pedro ousado? O ESPÍRITO SANTO AGORA HABITA NELE, AGORA ELE RECEBEU PODER PARA COMPLETAR A MISSÃO.
Meus irmãos, não dá para fazer missões sem o Espírito Santo, é ele que dá o poder. “Sem ele nada podemos fazer”.

Introdução!

Agora empodeirados, cheios do Espírito Santo, cheios de ousadia vamos completar a missão!
Ler o texto: Mateus 28.19-20
Antes de COMPLETAR a missão nós temos que saber informações sobre a missão.
Qual a missão? De quem é a missão? Para quem é a missão? Como está a missão? Para que serve essa missão?
O soldado quando vai a guerra ele tem algumas funções naquela missão específica.
Quando o soldado está na guerra ele não está sozinho. Ele não faz o que ele quer, do jeito que quer, como acha que quer.
Ele tem um comandante, ele tem alguém que o comanda, ele tem alguém que orienta como devem ser os próximos passos.
Quando esse soldado quer fazer do seu jeito, gera problemas.
No evangelho não é diferente, temos um comandante.
Na grande comissão recebemos essa orientação a partir do v.18.
Jesus se aproxima dos seus discípulos e afirma a sua autoridade. “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.”
Jesus estava dizendo, eu sou o comandante e escutem o que eu digo.
Sigam as minhas orientações que vocês vão caminhar na direção certa.
Vem comigo, não é na força do braço de vocês, mas é por mim e pelo meu poder.
O nosso adversário não tem poder ou autoridade em nada. Todo o poder e toda autoridade pertence a Jesus.
A porta do inferno não prevalece contra a igreja do Senhor.
Vamos avançar, vamos completar a missão, vamos cumprir o que Jesus nos orientou e nos deixou como missão.
Podemos dividir esses 2 versículos que lemos em 3 seções. Seções que vão nos dizer um pouco sobre a missão.

A missão!

“Portanto, VÃO…!”
Qual é a missão? IR!
A missão que Jesus nos ensina é IR. Ele diz: Portanto, VÃO...
Jesus está dizendo para nós da importância que tem no IR e FALAR.
Tem que iniciar de um jeito. E o Jeito que Jesus nos instrui é ir.
Não podemos reter só pra gente esses ensinamentos.
O evangelho não pode ficar só pra nós, temos que IR e FALAR.
Jesus estava dizendo para aquelas pessoas que Eles deveriam IR anunciar a salvação.
Essa salvação que começou com os Judeus, mas alcançou os confins da terra.
O esforço de “fazer discípulos de todas as nações”. Contar para todo o mundo sobre esse amor que nos alcançou.
Dizer para aquelas pessoas que ainda não sabem que JESUS morreu pelos pecadores.
Estava no planos de Deus que o evangelho chegasse ao mundo todo.
Pastor, não era só para o judeu? Não!
Atos 1:8 NAA
8 Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Jesus disse em Atos 1.8 que os discípulos de Jesus serão as suas testemunhas para os judeus e também “ATÉ OS CONFINS DA TERRA”.
Não parou só nos judeus, mas chegou até os confins da terra.
E como isso acontece?
Cumprindo o IDE, cumprindo o vão!
Com Atos 1.8 nós aprendemos um pouquinho do que foi introduzido no início.
Tenho que ir, ir como? Cheios de PODER.
Poder de quem? de Deus.
Quando receber o Espírito Santo. Todos aqueles que recebem Jesus em seu coração e provam de verdade esse amor, são cheios do Espírito Santo.
Efésios 1:13 NAA
Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também criado, receberam o selo do Espírito Santo da promessa.
Aquele que crê em Jesus, crê no evangelho da salvação, na palavra da verdade é selado pelo Espírito Santo.
No Poder de Deus, Espírito Santo, estaremos aptos a sermos testemunhas até os confins da terra.
Então a missão que Jesus está deixando pra gente em Mateus 28.19-20 é para IR, cheios de Poder de Deus e pregar, ser testemunha até os confins da terra.
Jesus está ensinando para a gente que é sobre IR. Que a missão fala sobre ir!
O que muitas vezes confundimos é a questão do IR e VIR.
Ir pregando o evangelho e o VIR para a igreja.
Não devemos concentrar as nossas atenções apenas no VIR na igreja.
Algumas pessoas acham que a missão está no VIR à igreja.
O VIR a igreja é fundamental, mas a nossa missão é IR sendo testemunhas de Jesus. Embaixadores de Cristo.
O VIR e o IR são importantes na vida cristã.
Eu venho porque eu entendi que eu tenho que ir.
Ir levando a preciosa notícia da salvação.
Enquanto eu venho para a igreja eu estou em comunhão com meus irmãos e cada vez mais cheios da palavra.
Para que quando eu saia daqui eu transborde essas BOAS NOTÍCIAS DA SALVAÇÃO.
É natural aqueles que estão VINDO entenderem que precisam IR.
Um depende do outro. Um faz parte do outro. Tanto o VIR a igreja quanto o IR até os confins da terra.
Não se pode dar a menos que esteja disposto a receber.
Para ir pregar o evangelho ao mundo é preciso ter uma vida de comunhão com a Igreja local.
A missão continua ATIVA!
Ainda está em pleno vigor!
É obrigatório todos aqueles que receberam Jesus, que são seus discípulos, ir levando essa preciosa mensagem.
De forma pessoal ou através de oração, somos responsáveis por essa missão.
Somos comissionados por Jesus para IR!
Vamos completar essa missão.
Ryle tem uma frase muito forte e que nos leva a refletir.
Se uma pessoa não tem o desejo de fazer o evangelho conhecido no mundo inteiro, bem se pode questionar se ela conhece mesmo o valor do evangelho. J. C. Ryle
A missão continua e hoje é de nossa responsabilidade.
Temos a missão de IR e levar essa mensagem para as pessoas.
Jesus diz que devemos IR e levar a mensagem e depois? Só deixar a mensagem e correr fora?

Agora vem o ENTENDIMENTO DA MISSÃO!

Quando entendemos a missão por completo, conseguimos pescar o que Jesus está dizendo.
É sobre IR e FAZER DISCÍPULOS.

O Entendimento da Missão!

Entramos um pouco em nossa visão estratégica para esse ano.
O tema de missões comunica com a nossa visão estratégica para o ano. Discipulado!
Jesus nos manda IR e FAZER DISCÍPULOS.
E se somos bons soldados temos que entender que: MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA.
Temos que cumprir a missão. Temos que completar a missão.
Façam discípulos é uma ORDEM de Jesus. Não um pedido, mas um imperativo, uma ordem.
Mas o que quer dizer isso: façam discípulos?
Discípulo é um aluno, um aprendiz.
Fazer discípulos é levar pessoas ao entendimento que precisam seguir um modelo.
Existe um modelo a ser seguido e aprendemos que é na palavra de Deus que encontramos todas as respostas para as nossas questões.
Não estamos falando de fazer discípulos do pastor A, B ou C. Por mais que às vezes tenhamos alguns como referência de homens e mulheres de Deus, mas erram, pecam e falham.
Os discípulos têm que ser de JESUS. Do nosso melhor modelo de vida. A vida de Jesus em todas as suas ações nos mostram.
Então quando Jesus diz que temos que FAZER DISCÍPULOS, é sobre Ele.
Fazer discípulos para Ele!
Jesus nos manda ir pregar o evangelho e fazer um discipulado com as pessoas.
Por isso o trabalho da Junta de Missões não é ter apenas missionários durante um mês, mas durante um tempo maior para se ter o discipulado.
Estratégias puramente orientadas pelo Senhor para não só ganhar aquela vida para Cristo, mas ensiná-la como viver essa vida em Cristo.
Como também proclamar a mensagem de Jesus às outras pessoas, como disse: Todos nós temos a capacidade de falar de Jesus para as pessoas.
Se somos discípulos de Jesus, somos comissionados em IR e pregamos a mensagem da salvação.
Uns são chamados para pregar essa mensagem no Iraque, Irã, Síria...
Outros são chamados a falar desse amor em Londres, Nova Iorque, Espanha e França.
Outros são chamados a falar da viva esperança na América do Sul: Argentina, Equador, Chile...
Outros são chamados a falar de Jesus nos estados do Brasil, outros ainda falam em MANTENÓPOLIS
Nós que estamos aqui? Somos missionários escolhidos por Deus para falar dessa mensagem da salvação AQUI EM MANTENÓPOLIS.
Em nosso bairro, na nossa vizinhança, no nosso trabalho, na nossa escola.
Somos missionários locais. Cada um de nós temos a responsabilidade de ir pelo nosso bairro pregando o evangelho.
Charles Houndon Spurgeon fala o seguinte:
"O evangelho é um mendigo contando a outro mendigo onde encontrou pão." - C. H. Spurgeon
Exatamente assim, contamos para as outras pessoas o que Jesus fez na minha vida. Como fui transformado...
Então o entendimento da missão passa no fazer discípulos, ser discipulado e discipulador.

O texto fala também de uma ordenança: BATIZANDO.

Não vou entrar nos pormenores por aqui, mas quero deixar ratificado que o batismo é importante na vida Cristã.
Uma manifestação pública de que morreu para o mundo e agora quer viver Jesus Cristo.
Uma ação externa daquilo que já aconteceu internamente.
Quem sabe em breve falaremos mais sobre isso.
Mas o texto vai falar também sobre ENSINAR.
Concatenando bem as ideias do fazer discípulos com o ensinar todas as coisas que Ele tem mandado.
O discipulado é ensinar.
Quando Jesus nos deixa isso ele nos ensina algo importante: A inutilidade de um Cristianismo apenas de aparência.
Não viva um cristianismo apenas “por falar que é”, mas viva o cristianismo.
Viver o Cristianismo é: ser testemunha de Jesus Cristo no mundo.
Como temos falado: Não é sobre nós. Não temos nada de bom a oferecer, Jesus é a boa notícia! Ele é a salvação.
Devemos ensinar o que Jesus mandou. Não podemos falar sobre a doutrina dos homens, mas sobre a palavra de Deus.
Não devemos falar sobre modismos e tradições humanas, mas ensinar aquilo que Jesus ordenou.
O entendimento da missão passa pelas ações de FAZER DISCÍPULOS ENSINANDO TODAS AS COISAS QUE ELE NOS ORDENOU.
Quando entendemos a missão a cumprimos da forma correta.
A missão é sobre IR, o entendimento dela é o fazer discípulos ensinando a guardar todas as coisas de Jesus.

Por último: Temos a SEGURANÇA DA MISSÃO.

A segurança da Missão!

Temos a segurança que NÃO ESTAMOS SOZINHOS.
Cristãos, Missionários, Pastores, Líderes: NÃO ESTAMOS SOZINHOS.
Jesus diz que estará conosco TODOS OS DIAS ATÉ O FINAL DOS TEMPOS.
Quer melhor segurança que essa? Ter Jesus do nosso lado o tempo todo?
É por Jesus e Ele está presente.
Jesus não é um GPS que pode nos dar a direção para onde devemos ir, mas Ele está conosco o tempo todo.
O GPS falha. Jesus não.
Jesus está com a gente nos momentos de tristeza e nos momentos de alegria.
Não somos abandonados por Jesus.
Ele não chega e diz: Vão e façam discípulos das nações e acabou.
Ele diz que é pra ir fazendo discípulos e que Ele está com a gente.
Podemos pensar nesses dias que se seguem com tribulações, problemas e dificuldades, mas cada dia também acompanhado pela garantia: “Minha graça é suficiente para você. Nunca o deixarei nem me esquecerei de você”.
Jesus nos garante a sua confortadora presença todos os dias, por isso podemos ter segurança na missão.
Talvez em algum momento da sua vida você possa ter se sentido abandonado no ministério, na organização que trabalha...
Você não está sozinho nessa missão. Jesus está conosco.
Não existe palavra que conforte mais, que fortaleça e que nos anime do que ouvir o próprio JESUS dizer que está conosco.
Que possamos nos apossar dessa palavra. Ele veio para ser o Emanuel, o DEUS CONOSCO.
Jesus está conosco. Temos que ter essa certeza. O nosso Emanuel.
Nunca estamos sozinhos ou sem amigos, Jesus está conosco.
Prossigamos na missão! Sabendo que não somos abandonados.
Não há quem tenha semelhante Rei, um tal Sacerdote, um Companheiro tão constante e um Amigo assim, infalível, como têm os verdadeiros servos de Jesus Cristo. J. C. Ryle
Sempre será sobre Jesus e tudo aquilo que Ele é para nós.
Temos essa segurança: ELE ESTÁ CONOSCO.

Conclusão!

Toda missão tem um objetivo final, ou pelo menos teria que ter.
A missão que Jesus nos deixa de Ir, fazer discípulos ensinando todas as coisas tem um fim.
Fazer esse conhecimento chegar até os confins da terra.
Fazer com que essa palavra alcance pessoas e transforme vidas.
Mas começa com o aqui. Começa com realengo.
Existe alguém aqui que quer se entregar para esse amor? O amor de Jesus? Entendeu esse amor.
Que entendeu a salvação. Que entendeu que é pecador e quer ter Jesus de uma vez por todas em sua vida?
Related Media
See more
Related Sermons
See more