O HUMILDE SERVO

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Texto base:
John 13:1–17 ARA
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos. Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
Contexto
- As ultimas lições, ensinos e promessas do nosso Senhor Jesus são um grande direcionamento para onde temos que observar durante o curso de nossa vida aqui na terra, assim como nos encoraja sabendo que Jesus nos amou até o fim.
Princípios espirituais
O serviço e a humildade - Cap. 13
A Pratica do Amor - Cap. 13
A esperança do Céu - Cap. 14
O obra do Espirito Santo - Cap. 14 e 16
A suficiência do Jesus - Cap. 15
E a proteção de Jesus - Cap. 17

1. O AMOR QUE SE ENTREGA COMPLETAMENTE

João 13.1 ... tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”

1.1 - Deixando de lado a si

a. Jesus sabia que estava para morrer
João 13.1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai...
b. Jesus sabia que iria ser traído
João 13.2 “Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus,”
- Qual seria as preocupações de uma pessoa normal que soubesse que seria traído por um de seus principais amigos, e que devido essa traição isso custaria a própria vida. Quais seria as preocupações desta pessoa?
Fugir para salvar a sua vida;
Cortaria o contato com o traidor, ou se vingaria;
Criasse uma resistência;

1.2 - Preparando o coração para o amor abnegado

- A decisões e as próximas atitudes de Jesus mostram a profundidade de seu amor pelos seus discípulos, e muitos ricos princípios são aqui demonstrados pelo nosso Senhor.
a. Não há amor exercício sem humildade
João 13.4 “levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.”
- A ênfase no amou-os até o fim começa a ser demostrada com o gesto de humildade que desafia a todos.
João 13.5 “Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”
- Agora o Grande Rei do universo, estava lavando os pés de suas criaturas, aquele que criou todas as coisas está postado. Contudo essa atitude de nosso senhor demonstra como é o amor de Deus por nós.
b. A verdadeira humildade desafia o coração do Homem
João 13.6–8 “Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.”
- Era desafiadora aquela cena, o coração humano não está preparado para vivenciar a renuncia amorosa e pura humildade, isso parece vergonho e traz reprovação.

2. O AMOR ATRAVÉS DO ENSINO DA HUMILDADE

2.1 - Se transformando o menor

a. Assumindo a forma de escravo
João 13.4 “levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.”
É preciso repensar qual o lugar estamos almejando;
O Coração que não é humilde ainda não está habilitado ao amor bíblico, sacrificial;
b. Uma virtude desejada
Filipenses 2.5–7Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,”
A compreensão da humildade é fundamental para o desenvolvimento da fé;
A humildade é uma virtude que deve ser desejada e não evitada;
A humildade aproxima o homem do Reino de Deus;
Mateus 5.1–3 “Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

2.2 - Até onde ir em humilhação?

a. Amando os inimigos
João 13.5 “Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”
- O traidor, aquele que o entregou para a morte, a esse Jesus também lavou os pés. São profundos os ensinamentos e lições que a atitude de Jesus nos ensina. Amar os nossos inimigos!

3. O AMOR ATRAVÉS DO ENSINO DO SERVO

3.1 - O servo não é maior que seu Senhor

João 13.12–14 “Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.”
- Jesus tinha ensinado muitas coisas aos seus discípulos, mas nesta hora Jesus demostrou a sua humildade através de um ensino pratico, nosso Senhor serviu aos seus discípulos de uma maneira impactante. Jesus quis ensinar através do exemplo.
a. Mortificando nossa vontade
Compreenda a necessidade de aprender; - “Compreendeis o que vos fiz?”...
Mateus 11.29 “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”
- Aprender, compreender e desenvolver um coração de um servo humilde é uma necessidade.
b. A vontade do Senhor
Compreenda a vontade de Jesus para você; - “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.”
1Pedro 4.10 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”

3.2 Uma virtude desejada

- Da mesma forma que a humildade é uma virtude a ser desejada o espirito servil também, nos discípulos de Cristo somos essencialmente servos.
a. Chamados para ser Servo
O espirito servil é uma marca dos grandes homens de Deus
Romanos 1.1 “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,”
1Coríntios 4.1–2 “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.”
b. A glória do servo ela é futura
O entendimento no processo servil
Mateus 20.26 “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;”
Filipenses 2.8–9 “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,”
c. Queremos ser maiores que nosso Senhor?
João 13.16 “Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.”

4. UM EXEMPLO A SER PRATICADO

João 13.15–17 “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.”

4.1 - Estou pronto para ser humilde?

Necessidade de refletir
a. É uma ordem
b. Pré requisito para o Amor
c. É uma identificação
d. Temos uma promessa

4.2 - Estou pronto para ser servo?

Necessidade de refletir
a. A evidência do coração humilde
b. Servidão a cristo tem seu fim em glória
Related Media
See more
Related Sermons
See more