A Partida sob a óptica do Evangelho

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Gálatas 2:20
Para o cristão, a morte não é o fim de sua vida, é apenas o começo. Quando um crente em Jesus descansa em seu corpo físico, o que tem fim são suas dores, sofrimentos e angústias. Em outras palavras, a morte para o Cristão é o fim de tudo aquilo que embaçava uma visão perfeita de Deus. Cristo Jesus nos garante esse conforto e essa paz. Para nós que ficamos, restam as boas memórias, a saudade, e claro, a tristeza de não estarmos na presença de alguém tão querido. Mas temos um alento, um afago. Sabemos que, em breve, estaremos todos juntos, desfrutando da presença uns dos outros na presença perfeita de Cristo.
Pensando nisso, precisamos ter sempre em mente, que sob a óptica do Evangelho, algumas convicções são transformadas. Se para aquele que não tem Cristo, a morte é o seu fim, para nós, a morte é, nas palavras do apóstolo Paulo, lucro. Tia Meinha, com toda certeza, entendeu a nova realidade das coisas. Para um mundo preocupado em estar sempre satisfazendo suas próprias vontades, ela entendeu, em Cristo, que a vontade do Senhor é soberana e infinitamente melhor. Existe uma fé maravilhosa que obtemos por meio da cura, mas existe também, uma fé avassaladora, que sobrevive em meio a dor e ao sofrimento.
Fomos ensinados que vida boa é vida sem dor, quando, pela realidade do evangelho, entendemos que a dor nos apresenta características daquele que é a própria Vida. Do ponto de vista Redimido por Cristo, vemos na morte dEle, a nossa vida. Pela realidade do Evangelho de Deus, entendemos que a primeira morte de tia Meinha, foi deixar de viver para si, e viver para o doador da Vida.
Para nós, que temos Cristo, entendemos que agora ela está longe de tudo o que fazia mal a ela, mas não está separada de nós, muito pelo contrário, estamos mais unidos do que nunca. Pelo ponto de vista da Cruz, tia Meinha só chegou antes no destino que todos nós, pela Graça de Deus, também chegaremos.
Mediante as palavras de Paulo, sabemos, Tia Meinha foi crucificada com Cristo quando abriu mão de suas vontades e se entregou ao Redentor. Como consequência disso, deixou de viver uma vida caída, mas passou a viver pela óptica do Evangelho de Deus. E em seu corpo e sua carne, viveu pela fé no Deus Redentor que a salvou. Ela aprendeu a enxergar a vida pelos olhos da fé, e viu a realidade caída dar lugar a realidade do Evangelho.
Família e amigos, vocês que já ressuscitaram com Cristo, se confortem com as verdades do Evangelho. Firmem-se nas promessas de um Deus de amor. Ela está agora, nos braços do Redentor. Sua vida foi para nós alegria, ensinamento e um presente de Deus.
Para você que ainda não creu em Cristo, ouça as palavras do Senhor que diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?".
³¹ Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
³² Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
³³ Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
³⁴ Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
³⁶ Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
³ Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
³⁸ Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
³⁹ nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:31-39
Daniel Amaral Barreto
16/01/2024
Related Media
See more
Related Sermons
See more