No Poder do Espírito Somos Um Só Corpo (1Co 12.12-27)

No Poder do Espírito  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução

Certa vez, alguém disse ao pastor: “quero sair da igreja!”
Vai para qual?
Galácia!
Lá tem alguns crentes brigando feio, devorando uns aos outros. Além disso, alguns tinham abandonado o verdadeiro evangelho, ensinando que é preciso guardar a lei do AT para ser salvo, algo contrário à justificação pela fé em Jesus.
Éfeso!
Uma igreja que, com o passar do tempo, tornou-se bastante conhecedora da Palavra. Porém, lá tem muita gente sem o amor verdadeiro por Deus.
Colossos!
Tem um grupo de hereges que está tumultuando a igreja. Estão inclusive cultuando anjos.
Tessalônica!
Naquela igreja tem alguns irmãos que não querem viver da forma correta, pois não gostam de trabalhar, mas querem ser sustentados pelos outros irmãos.
Filipos!
Até que é uma igreja boa, mas tem duas irmãs líderes lá que se desentenderam e no conversam mais uma com a outra.
Corinto!
Era uma igreja cheia de dons, mas lá havia vários problemas, como imoralidade sexual e falsos ensinos. Alguns se achavam melhores do que os outros porque pensavam que seus dons eram superiores. Lá também tinha grupos de fofoca, panelinhas e contenda entre os irmãos.
O pastor disse: “É, irmão, há muitas igrejas sérias, mas não há uma igreja perfeita. Permaneça onde Deus te colocou, sirva com amor e dedicação para que possamos juntos amadurecer espiritualmente segundo o agir de Deus em nós.”
Paulo vai tratar dos problemas de Corinto nessa carta.
No cap. 11: culto. Cap. 12: dons e unidade. Cap. 13: a excelência do amor.
A passagem que lemos fala 3 verdades sobre a unidade da igreja: Somos um só corpo; o corpo tem muitos membros; cada membro é importante.

1. Somos um só corpo (vv. 12-13).

a. v. 12: “Porque assim como o corpo é um e tem muitos membros”.

“Porque...”. Paulo liga a passagem anterior ao que será dito. Antes: variedade de dons. A seguir: unidade na diversidade. Antes, olhou para as diferentes árvores; agora, enfatiza o todo: cada árvore compõe a floresta inteira.
Final do v. 12: “assim também é com respeito a Cristo”. Estranho. Paulo compara o corpo não com a igreja, mas com o próprio Jesus. Usa recurso da linguagem chamado metonímia: chamar o todo por uma parte. A igreja é o corpo de Cristo.
Isso fica evidente quando Paulo, antes da conversão, perseguia os cristãos. Observe a fala de Jesus:
Atos dos Apóstolos 9.4 (NAA)
4 Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue?
Não se separa Cristo da igreja. Cristo aqui em 1Co 12.12 representa a igreja inteira.

b. v. 12: “e todos os membros, mesmo sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é com respeito a Cristo”.

O corpo humano tem uma grande variedade de membros e funções. Cada membro tem sua função específica. Essa função específica serve para operar o corpo inteiro. É assim no corpo de Cristo, a igreja: cada irmão recebeu capacidades para servir não a uma pessoa, mas a toda a igreja.

c. v. 13:

1 Corinthians 12:13 NAA
13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

a. “Em um só Espírito”.

“em”: “para dentro de”. O Espírito Santo é onde cada um de nós, ao sermos salvos, entramos. Jesus enviou o ES aos discípulos. Esse mesmo Espírito Santo habitava nos irmãos de Corinto. E o mesmo ES habita em cada um de nós, a igreja.

b. “Todos nós fomos batizados”.

Todo verdadeiro crente foi batizado no ES por Jesus na conversão.
Além disso, quando fomos salvos, fomos inseridos no corpo de Cristo como parte dele. É bom lembrar que o batismo espiritual acontece na conversão: Cristo nos mergulha no ES. O ES passa a habitar em nós. É essa transformação interior que leva as pessoas a um relacionamento real com Cristo e com a igreja.

c. “Em um só corpo”.

A ênfase na unidade da igreja. Ele observa as diferenças raciais, culturais e sociais que havia na igreja de Corinto: judeus e gregos, escravos e livres. Independentemente desses fatores, essas pessoas se reuniam para cultuar a Deus em uma só igreja. A prática da discriminação na igreja fere a essência da própria igreja, pois não há distinção. Além disso, fere a lei do amor de Deus que devemos uns aos outros.
“Em”: movimento de fora para dentro.

d. “A todos nós foi dado beber”.

Paulo havia dito: “todos fomos batizados num só Espírito”. Agora diz que bebemos do mesmo Espírito. Batizar e beber têm muito em comum.
Interessante o verbo grego “dar de beber”. Também significa “irrigar”. Jesus falou do ES como água viva que fluiria do crente. Superabundância. Temos, então, o fruto do ES. Iremos abençoar outros.

2. O corpo tem muitos membros (vv. 14-20).

V. 14: “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos”.
“Porque” novamente. Nos versos anterior, falou de unidade. Agora, fala da diversidade do mesmo corpo. Todo corpo que existe precisa do funcionamento harmonioso de seus membros. Assim também deve ser na igreja.
V. 15-16: duas ilustrações imaginárias. Talvez o pé, por não ser tão hábil quanto a mão, pense que não seja do corpo. Não faz sentido. Os pés são parte do corpo e o completam. O mesmo acontece com o ouvido. Por que Paulo traz essas ilustrações?
O objetivo é acabar com todo ciúme sobre um dom que alguém não tenha recebido. Ninguém da igreja pode ser sentir inadequado por não ter um dom específico.
Além disso, ninguém pode se separar do corpo por inveja ou falta de respeito.
V. 17: uma ilustração absurda. O corpo humano não poderia ser só olho. Se não, não poderia ouvir. Se fosse só ouvido, não poderia perceber cheiros, fossem bons ou ruins. Sem a variedade de membros no corpo, com papeis diferentes, o corpo iria se deteriorar e morrer.
Paulo ataca aqueles que impõem qual função específica todos os membros do corpo devem ter. Imposição de um padrão próprio. Sinal de orgulho, altivez. Cada membro precisa dos outros membros do corpo para sobreviver. Quem recebeu um dom precisa entender que os outros membros da igreja dependem dele para exercer aquele dom. Quando isso não acontece, a igreja como um todo deixa de ser servida naquela área, e o corpo pode se tornar enfermo.
Por outro lado, quando cada membro do corpo usa os dons dados pelo ES, a igreja funciona para o bem de todos os membros.
V. 18: Paulo responde às perguntas do v. 17. Deixa as ilustrações e volta pra realidade.
Deus distribui os dons espirituais conforme Sua vontade. Ele é soberano. É preciso ter em mente que cada irmão da igreja recebeu pelo menos um dom.
1 Corinthians 12:11 NAA
11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme ele quer.
É por isso que ninguém na igreja pode ficar ocioso. Cada um foi capacitado pelo ES para servir. Envolvas-se na obra, a não ser por motivo de força maior. Nesses casos, peça a Deus que te dê estratégias para servir. WhatsApp, ligações, cartas, recados, doações de Bíblias...
V. 19: Uma pergunta retórica. Se todos na igreja fossem iguais, se inclusive tivessem os mesmos dons, não veríamos o corpo e sua diversidade necessária, mas apenas um membro. A falta de diversidade na igreja impede que ela funcione como um corpo orgânico, vivo.
V. 20: Paulo conclui essa seção dizendo resumindo o que já foi dito: a igreja é composta de muitos membros que, juntos, constituem o corpo. E, no poder do ES, esse corpo funciona de modo ordenado e harmonioso, cada qual exercendo sua função designada por Deus.
[APLICAÇÃO]
É muito comum algumas igrejas deixarem que poucos irmãos façam todo o trabalho na igreja com muitas funções. Nesses casos, a maioria dos irmãos ficam no ócio. Para ser forte espiritualmente, não basta comer o bom alimento; é preciso se exercitar. Crente que não serve não tem boa forma espiritual. A inatividade gera atrofia.
Há outro tipo de situação: alguns irmãos observam a dedicação dos que servem fielmente. Mas, em vez de imitarem, ficam insatisfeitos. Criticam liderança, têm inveja, ficam ressentidos, causam desgastes… Quando os membros descontentes não recebem a atenção que gostariam, acabam indo para outra igreja. Na outra igreja, o mesmo ciclo recomeça logo após a fase das boas-vindas.
Lembre-se do seguinte: Deus não se esqueceu de ninguém na distribuição dos dons. Nem de você, nem de nenhum irmão. Ninguém pode enterrar seus talentos. Os que fizerem isso farão o acerto com Deus no fim.

3. Cada membro é necessário (vv. 21-27).

Paulo agora muda de assunto. Agora ele vai tratar mais diretamente com aqueles que se acham superiores. O argumento é: o sentimento de superioridade dificulta para a unidade da igreja.
V. 21:
Mais ilustrações. A ideia é que cada membro quer ficar independente do corpo. Mas o que o olho faria sem a mão? O que a cabeça faria sem os pés? Cada membro do corpo, se não funcionar conjuntamente, perde seu sentido e o seu valor. Cada parte do corpo auxilia o funcionamento do corpo.
O que o apóstolo quis dizer aos leitores? Quem recebeu um dom que julga superior, não pode se sentir autossuficiente e dizer aos demais: “não preciso de você”. Dentro do corpo, todos nós precisamos uns dos outros, cada um com sua capacidade, para a edificação uns dos outros.
V. 22:
Paulo enfatiza a diferença entre os membros mais fracos e os mais fortes. Os membros mais fracos são indispensáveis. Exemplo: órgãos internos. Nem aparecem. O corpo não pode funcionar sem eles.
Às vezes um irmão discreto pode ser negligenciado. Pode ser que esse irmão discreto seja poderoso na oração. Não podemos desprezar nenhum membro do corpo chamando-os de fracos, pois os membros mais fracos do corpo são essenciais ao bem-estar do corpo. Isso se aplica à igreja.
V. 23-24a:
1Coríntios 12.23a (NAA)
23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra.
“dar honra”. Significa literalmente “colocar ao redor peças do vestuário”; “vestir”. As partes menos honrosas do nosso corpo, nós as vestimos. Ombros caídos são disfarçados com enchimento. Belos sapatos fechados podem esconder pés não tão belos assim.
1Coríntios 12.23b (NAA)
23 Também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.
Partes não decorosas são partes que não podemos jamais apresentar. Partes íntimas. A essas partes damos um cuidado especial. Ou seja, como disse Simon Kistemaker: “nossas partes de pouco respeito são tratadas com ainda maior respeito”.
1Coríntios 12.24a (NAA)
24 ao passo que os nossos membros nobres não têm necessidade disso.
As partes nobres ficam à mostra. Depende do corpo. Rosto, cabelo, ombros… São partes que não carecem de serem cobertas.
1Coríntios 12.24 (NAA)
24 Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha.
Aqui Paulo começa a concluir seu argumento.
“Deus coordenou o corpo”. O verbo “coordenar” tem um tempo verbal passado, mas que ainda tem efeito no presente.
“[…] concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha”. Deus criou o corpo sem consultar o homem. Deus é quem tem autoridade absoluta sobre a igreja. Deus coordena os membros do corpo de Cristo (nós) de tal forma que os mais fracos tenham atenção especial. Assim, ao combinar as várias partes do corpo conforme Seu querer, Deus cria perfeita harmonia.
1 Corinthians 12:25 NAA
25 para que não haja divisão no corpo, mas para que os membros cooperem, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
Um corpo não pode ser dividido. Ao ser dividido, deixa de ser corpo. Portanto, nenhuma divisão deve ocorrer na igreja. Paulo está lutando pela unidade da igreja. Precisamos permanecer unidos, mesmo que as diferenças entre os membros nos apresentem algumas dificuldades para isso.
Cada membro da igreja precisa do outro para que a obra do Senhor seja feita adequadamente. Cada um em sua área.
Ninguém pode ser negligenciado. Devemos nos lembrar de que o cuidado uns com os outros é uma das marcas da verdadeira igreja de Jesus. O cuidado que Deus tem para comigo deve ser estendido ao meu irmão.
1 Corinthians 12:26 NAA
26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele.
O cuidado genuíno uns para com os outros faz isso. Quando o amor de Deus nos dirige, vemos os irmãos como parte de nós. Assim Deus fez a Sua igreja, o corpo de Cristo. Quando o dedo do pé bate, a caminhada fica comprometida. Todo o corpo sente a dor. Quando alguém perde um ente querido, nós nos enlutamos com esse irmão. Quando alguém se alegra, nós nos alegramos juntos. Esse deve ser o espírito de cada um de nós.

Considerações finais

1 Corinthians 12:27 NAA
27 Ora, vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo.
A igreja de Jesus é um corpo, um organismo vivo, e não uma associação.
Na associação, você tem benefícios se pagar por isso.
Ao contrário, um organismo vivo é um corpo com várias partes que desempenham funções diferentes para o bem-estar do todo. Os membros da igreja são membros do corpo de Cristo. Na igreja, precisamos uns dos outros para amar, sermos alimentados, sermos instruídos… Precisamos uns dos outros para expressar o amor de Deus.
Aplicações:
Valorize cada irmão. Somos membros do corpo de Cristo. Cada um tem uma função. Cada um é importante. Cada um é alvo do amor de Deus.
Procure oportunidades para servir. Cada um foi capacitado com dons para abençoar a igreja. Ore por isso. Coloque-se à disposição. Os irmãos precisam de você, assim como você precisa dos irmãos.
Contribua para a unidade da igreja. Corpo dividido não é corpo. Igreja dividida não cumpre sua função. A igreja de Jesus tem um só Senhor, tem alvos comuns (adorar a Deus e pregar ao mundo) e tem um destino eterno comum.

Apelo

Que eu e você possamos viver de acordo com o que somos - um só corpo.
Que as nossas diferenças sirvam para edificar o corpo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more