Departamental da SAF - Ouvindo a voz do Bom Pastor.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout
Saudação
Oração
Apresentação do tema
Discussão bíblica
‌‌Inclusão da revista da SAF e dinâmica
SAUDAÇÃO
Olá, irmãs! É um prazer recebê-las em minha casa. Vamos iniciar orando ao Senhor agradecendo por este momento e apresentando as irmãs que não puderam estar presentes por motivos de saúde ou qualquer outra dificuldade.
APRESENTAÇÃO DO TEMA
Estamos nos aproximando de um período muito importante para nós cristãs, que é a páscoa. Um momento que celebramos a ressurreição do nosso Senhor.
É muito interessante pensar que Jesus, após sua ressurreição, apareceu primeiramente para uma mulher.
DISCUSSÃO BLÍBLICA
Vamos ler João 20.1-18
John 20:1–18 ARA
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou. Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos. E voltaram os discípulos outra vez para casa. Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.
Peço que alguma irmã leia novamente os versículos 11, 12 e 13, por favor.
Percebem que Maria permaneceu impassível e serena, mesmo ao ver a manifestação de anjos?
Até mesmo diante de anjos, somente uma única pergunta a move: Onde está Jesus?
Em Maria constatamos que nem mesmo anjos são substitutos para a pessoa cujo coração está única e integralmente cheio do anseio por Jesus.
No versículo 16, a voz de Jesus rompe todas as barreiras do sofrimento. Jesus apenas pronuncia seu nome e Maria sabe que está diante do seu Consolador.
Por meio desse chamado, Maria sabe que é totalmente amada.
Ela também responde com uma única exclamação: “Raboni!”. Aqui se cumpre João 10.27
John 10:27 ARA
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
No chamado de Jesus, Maria ouve a voz do Bom Pastor. Ela experimenta que o Pastor a conhece. E conhece pelo nome.
Lembrem que Maria Madalena, foi aquela em que Jesus expeliu sete demônios, como diz em Marcos 16.9
Mark 16:9 ARA
Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.
Foi para gente assim que Cristo veio.
Foi para mulheres falhas e pecadoras que Ele veio.
Foi para nós.
Cristo veio para nos salvar, mulheres falhas e pecadoras.
Em menção ao Dia da Mulher e proximidade com a Páscoa, nos lembremos que Cristo, após ressurreto, apareceu primeiro para uma mulher. Não deixem que o mundo as contamine com a mensagem de que os ensinos de Jesus são machistas.
O exemplo de Maria Madalena não é o único. Cristo ama e se importa com as mulheres. Cuidemos para sempre ouvir a Sua voz. A voz do mundo não pode se robressair da voz do nosso Bom Pastor.
REVISTA SAF + DINÂMICA
Na revista da SAF, na página 37, vemos práticas devocionais para reconhecermos a voz do Senhor.
Vamos nos dividir em grupos, de acordo com a cor que cada uma recebeu.
Vamos ler essas práticas e pensar em duas estratégias ou recursos que podem auxiliar na execução delas.
Por exemplo:
A prática da leitura bíblia. Podemos seguir um plano de leitura anual e convidar uma amiga para ler a bíblia juntas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more