O NOVO MANDAMENTO

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Texto base:
John 13:33–35 ARA
Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir. Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Contextualização
- Sabendo que, em poucas horas, a associação diária de seus discípulos terminaria para nunca mais ser retomada de maneira terrena, o Senhor se dirigiu a eles muito carinhosamente como “filhinhos”.
Léxico Lexham do Novo Testamento Grego (τεκνίον)
τεκνίον (teknion), SUBS. criancinha.
Uso do Substantivo
1. criança (ternura) — um termo carinhoso apelativo; talvez indicando o cuidado e o cultivo que se teria por criança. Ver também τέκνον. Tópicos Relacionados: Criança; Filha.
1João 2.1 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;” - Τεκνία μου,
1João 2.12 “Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.” - Γράφω ὑμῖν, τεκνία, ὅτι ἀφέωνται ὑμῖν αἱ
1João 2.28 “Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.” - Καὶ νῦν, τεκνία, μένετε ἐν αὐτῷ, ἵνα
1João 3.7 “Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.” - τεκνία, μηδεὶς πλανάτω ὑμᾶς· ὁ ποιῶν τὴν
1João 3.18 “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” - Τεκνία, μὴ ἀγαπῶμεν λόγῳ μηδὲ τῇ γλώσσῃ
- No que se refere ao tema principal desta passagem, o amor, sempre podemos ser tratados como crianças em aprendizado, pois quando se trata de amar ao próximo, o termo “criancinhas” cabe perfeitamente para todos.
Cuidado para não ser engolido pelos livros: Um grama de amor vale um quilo de conhecimento.
John Wesley

1. A FALTA DA PRESENÇA DO SENHOR JESUS. O QUE FAZER?

João 13.33 “Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir.”

1.1 - O tempo com Jesus terminou

João 7.33 “Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou.”
João 8.21 “De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir.”
João 12.35 “Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.”
- Somente mais umas poucas horas a partir de agora e o dia a dia (em um sentido físico) de companheirismo entre o Mestre e seus discípulos cessaria para sempre.

1.2 - Não era possível mas está com ele

A cruz - (Inicialmente)
Lucas 24.21 “Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.”
A morada com Deus - Céu - (Posteriormente)
Atos dos Apóstolos 1.11 “e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.”
- Mas embora os discípulos não mais fossem capazes de regozijar-se na presença visível de Jesus, eles ainda seriam capazes de gozar da companhia uns dos outros. Portanto, Jesus continua.‌

2. O NOVO MANDAMENTO

João 13.34 “Novo mandamento vos dou...

2.1 O grande e novo preceito

- No Evangelho João, o termo que traduzimos por mandamento aqui (ἐντολή) é usado em três aplicações
Mandamento legal ou ordem dada pelo Sinédrio
João 11.57 “Ora, os principais sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para, se alguém soubesse onde ele estava, denunciá-lo, a fim de o prenderem.”
Mandato ou instrução dada pelo Pai a Jesus
João 10.18 “Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.”
Preceito dado por Jesus a seus discípulos
João 13.34 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.”
- O preceito é uma regra, feita por Jesus e ilustrada mediante seu próprio exemplo, para regulação da conduta e atitude interior dos discípulos para com Cristo, um para com o outro e o mundo.
- Tanto o mandato como o preceito nascem do amor; portanto, quando a necessidade exige, os dois termos podem ser usados para ambas as ideias. O preceito dado aqui é novo (καἷνή, não νέα). É caracterizado pelo frescor e pela beleza do amanhecer. É totalmente desejável.

2.2 O que muda?

- De fato, é verdade que o novo mandamento que requer amor para com seu próximo, para com “os filhos de seu povo”, já é encontrado no Antigo Testamento.
Levítico 19.18 “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”
- Mas a novidade do preceito aqui promulgado é evidente pelo fato de que Jesus requer que seus discípulos mostrem amor uns para com os outros como ele os amou.

3. O QUE JESUS REQUER DE NÓS?

João 13.34 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros...

3.1 - Jesus requer que seus discípulos mostrem amor uns para com os outros como ele os amou

João 13.34 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.”
Um amor capaz renunciar sua posição
João 1.14 “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”
Um amor capaz de abrir mão de seus direitos
Filipenses 2.5–6 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;”
Um amor capar de ser o menor entre todos
João 13.5 “Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”

3.2 - Jesus requer que seus discípulos mostrem amor sacrificial

João 15.13 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
Um amor que não mede custo
Hebreus 10.34 “Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.”
Um amor que nega a si mesmo
Mateus 16.24 “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”
Um amor que está acima da dor
1Coríntios 13.7 “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Um amor capaz de dar a sua própria vida
Gálatas 4.15 “Que é feito, pois, da vossa exultação? Pois vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar.”

3.3 - Jesus requer de nós que sigam o seu exemplo de amor constante

João 13.1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
O Amor é um exercício constante
O Amor rompe a barreira da primeira tentativa
Na prática do amor sempre seremos criancinhas

3.4 - Amor genuíno, profundo, constante e auto sacrificial uns pelos outros é o caráter que distingue o cristão

João 13.35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
O amor é a identidade marcante do Cristão
1Pedro 1.22 “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,”
O amor é a identidade marcante que estamos em Cristo
João 13.35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
O Amor é uma divida do discípulo de Cristo
Romanos 13.8 “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.”
“Mas são principalmente os feitos de um amor tão nobre que levam muitos a colocar uma marca em nós. ‘Vejam’, eles dizem, ‘como eles se amam’, pois eles mesmos são movidos por ódio mútuo; ‘vejam como eles estão dispostos até mesmo a morrer uns pelos outros’, pois eles mesmos preferem matar”
Tertuliano (ApologiaXXXIX).

4. APLICAÇÕES

4.1 - Jesus nos ensina um grande preceito

Devemos amar um aos outros como ele nos amou

4.2 - O que Jesus requer de nós?

De maneira sacrificial
Constante
Carregando e identidade do amor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more