Espera em Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Texto:

Psalm 42–43 ARA
Ao mestre de canto. Salmo didático dos filhos de Corá Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? Lembro-me destas coisas — e dentro de mim se me derrama a alma —, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar. Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está? Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Argumentos

Deus nos dá o presente para vivermos nele

Ao invés de ficarmos olhando para o passado, precisamos olhar o presente que estamos vivendo para extrair dele o que pode haver de bom.
O salmista vive uma situação de afastamento de Deus Ps 42:1-4
Psalm 42:1–4 ARA
Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? Lembro-me destas coisas — e dentro de mim se me derrama a alma —, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
E fica relembrando do passado como se ele fosse melhor que o presente.
Talvez seja, mas Deus tem algo guardado para o nosso momento presente.
Ele está nos sustentando, apesar de todos os problemas que vivemos.
Podemos relembrar o passado como motivo de esperança (Lm 3:22), mas não podemos fugir do presente, vivendo no passado.

Deus está conosco apesar das circunstâncias

As circunstâncias que vivemos podem ser difíceis, como era para o salmista
Psalm 42:6–10 ARA
Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar. Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?
Mas precisamos olhar além. Pois ele está conosco.
Jesus estava com os discípulos no barco, no meio da tempestade e depois andou até eles, no meio de outra tempestade.
As circunstâncias podem não ser favoráveis, mas Deus está conosco e nunca deixa que a provação ou a tentação seja além de nossas forças.
1 Corinthians 10:13 ARA
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Deus nos ajuda em meio à dor

Ao invés de ficarmos lamentando, ou assustados com as circunstâncias ao nosso redor, precisamos buscar a Deus.
Psalm 43:1–4 ARA
Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Ele virá ao nosso encontro e cuidará de nós. A tempestade vai passar e nós experimentaremos a felicidade junto a Ele, por causa Dele.
Basta buscar a Ele e louvá-lo
Psalm 42:11 ARA
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Conclusão

História de Horatio Spafford.
Quando a paz, como um rio, surge em meu caminho,
Quando a tristeza, como ondas do mar, sobrevém,
Seja o que vier, Tu tens me ensinado a dizer:
Está tudo bem. Está tudo bem com minha alma
Related Media
See more
Related Sermons
See more