1 Coríntios 15. 20-28: A ressurreição e a história da redenção.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

O que é a ressurreição?

Para muitos é uma fábula;
Para outros é um evento miraculoso;
E para nós, o que ela significa?
Para nos ajudar a pensar sobre o significado da ressurreição vamos observa-la a luz da chamada história da redenção.
História da Redenção em 4 grandes pontos: criação, queda, redenção e consumação.
Vamos ver como a ressurreição fala a cada um destes pontos?

De que maneira a ressurreição se relaciona com a história da redenção?

1. A ressurreição aponta para a criação.

A criação possui aspectos fundamentais:

Deus é o criador de todas as coisas
Deus não está distante deste mundo
O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus

A ressurreição de Cristo nos lembra de cada um destes aspectos:

Por ser o criador de todas as coisas, Deus não desistiu da sua criação. Por meio da ressurreição de Cristo Ele irá restaurá-la.
Deus manifesta seu envolvimento neste mundo ao enviar seu filho ao mundo, ao morrer pelos nossos pecados e a ressuscita-lo dentre os mortos. Por meio da ressurreição, Deus se mostra envolvido com a sua criação e não ausente dela.
Como cabeça da criação, o homem também não é ignorado por Deus. Ao se encarnar e ressuscitar em um corpo incorruptível, Deus demonstra a importância do homem como figura criacional.

Outro aspecto fundamental: a ressurreição renova o nosso interesse pela criação divina:

Ao contrário do catoliciscmo medieval, não podemos fazer uma antítese entre o mundo e a igreja.
Ao invés disso, apreciamos toda a manifestação da criação como resultado da imagem de Deus em nós. Mesmo afetada pelo pecado, a imagem de Deus continua.

Aplicação: A luz da ressurreição, cada uma das esferas é vista como formas de glorificação de Deus na vida.

As artes, a família, a igreja, o trabalho, etc.
O cristão deve cuidar do mundo, pois essa era a sua função original (Genesis 2:15 “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” )

2. A ressurreição aponta para a queda

1 Corinthians 15:21–22 “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.”
Estes dois versículos nos lembram que:
A morte veio por um só homem;
Todos morreram;

Se não houvesse queda, não haveria a necessidade de ter ressurreição:

Embora todas as áreas da nossa vida sejam produto da criação divina, é certo também que todas estas áreas foram a atingidas pela queda.
Por isso, o cristão não tem uma visão utópica da sociedade.
Como os iluministas;
Como os marxistas;
Porque entendemos que a queda trouxe uma Depravação Total.
Aplicação: a queda demosntra que a ressurreição é necessária.

3. A ressurreição aponta para a redenção

1 Corinthians 15:21–22 “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.”
Os mesmos versículos que nos apontaram a realidade da queda, também nos mostram a boa nova da salvação.

A ressurreição acontece porque Deus tem o interesse de redimir toda a sua criação!

Ao enxergar a ressurreição como a forma pela qual Deus nos redime em Cristo podemos nos livrar das armadilhas que o mundo impõe como tentativas de redenção. Quais são elas?
O consumismo
Os movimentos sociais
As artes
Todas estas coisas podem ser tentativas humanas de conseguir a redenção. Mas elas são infrutíferas, porque elas não satisfazem o coração humano!

A ressurreição nos mostra que a redenção é cósmica:

Deus não quer apenas salvar a minha alma, mas toda a sua criação.
Romans 8:22–28 RAStr
Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

A ressurreição nos lembra que a redenção tem o sentido de renovar a criação e não destruí-la:

Fogo como elemento purificador
Neste processo de purificação nós somos os agentes de preservação e de testemunho.
A igreja sabe que não fará ela mesma um paraíso nesta terra. Mas ela deve testemunhar do reinado de Cristo de todas as formas.
1 Corinthians 15:25 “Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.”

4. A ressurreiçaõ aponta para a consumação.

1 Corinthians 15:23–28 “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.O último inimigo a ser destruído é a morte.Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”
A ressurreição de Jesus nos dá uma visão melhor não só sobre o começo, não só sobre o meio, mas também sobre o fim de todas as coisas. Como ela faz isso?

Por meio da ressurreição uma nova era já foi inaugurada!

Não é fácil viver a tensão entre o “já” e o “ainda não”. Essa dificuldade é semelhante a uma criança que soube pelos pais que vai viajar amanhã. É muito difícil pra ela alinhar “empolgação” e “paciência”.

Por meio da ressurreição não precisamos viver entre extremos!

“A Igreja deve viver com um senso de urgência, percebendo que o fim da história, como o conhecemos, pode estar bem próximo. Porém, ao mesmo tempo, ela deve continuar a planejar e trabalhar por um futuro nesta terra presente, que pode durar um longo período.” (Anthony Hoekema - A Bíblia e o futuro, p. 72)
Conclusão:
Vimos como a ressurreição aponta para cada um dos aspectos da chamada História da Redenção, a saber: Criação, Queda, Redenção e Consumação.
Com a ressurreição, apredemos a:
Viver à luz da CRIAÇÃO, por exemplo, relacionando-se com as pessoas mais complicadas à luz do fato de ainda serem imagem e semelhança de Deus.
Viver à luz da QUEDA implicando em não nutrir sonhos utópicos resultantes do esforço humano para construir uma sociedade melhor.
Viver à luz da REDENÇÃO, o que envolve a noção de uma redenção tão abrangente que afeta pessoas não somente em sua espiritualidade, mas em todas as áreas de sua vida, inclusive seu habitat.
Viver à luz da consumação de saber que a forma como olhamos para o amanhã influencia na forma pela qual vivemos HOJE.
Assim, a ressurreição é mais do que um evento milagroso! É o maior acontecimento do Universo!
Que possa viver essa grande história baseado neste maravilhoso fato: Cristo Ressuscitou!
Related Media
See more
Related Sermons
See more