As duas Páscoas

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução:

O que é a Páscoa? O que comemoramos na Páscoa? Qual é a origem da Páscoa? E porque é importante para nós hoje?

Desenvolvimento:

A primeira páscoa surge no contexto da escravidão do povo de Israel no Egito! Os judeus haviam se mudado para o Egito em busca de uma vida melhor, viviam bem, eram prosperos e ali se multiplicaram grandemente! Mas tudo mudou conforme Ex 1.8-14.
Então o Senhor ouviu o clamor dos Israelitas, que sofriam por causa da escravidão e levantou um homem chamado Moisés para ser seu instrumento para liberta o povo de Israel da terrivel servidão. Moisés iria libertar o povo da escravidão e os conduziria até a terra prometida. Cap 3
Deus apareceu à Moisés em meio a uma sarça ardente no monte Sinai e lhe deu todas as instruções sobre o que deveria fazer, disse-lhe até mesmo que seria muito dificil Êxodo 3.19–20 “Eu sei, porém, que o rei do Egito não os deixará ir se não for obrigado por mão forte. Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele. Depois disso, o rei os deixará ir.” Então Moisés e Arão foram falar com Faraó, mas esse não permitiu que o povo saisse, pois seu coração estava endurecido. Então o Senhor derramou sobre o Egito as conhecidas 10 pragas! As primeira pragas foram até mesmo imitadas pelos magos de Faraó e seu coração continuava endurecido, e praga após praga assolava o Egito, porém nenhuma dessas pragas afetavam o povo de Israel!
E Então chegamos na Ultima praga! Êxodo 11.1 “O Senhor disse a Moisés: — Trarei só mais uma praga sobre Faraó e sobre o Egito. Então ele os deixará sair daqui. E, quando deixar que vocês saiam, é certo que ele os expulsará totalmente.” Êxodo 11.4–5 “Moisés disse: — Assim diz o Senhor: “Perto da meia-noite passarei pelo meio do Egito. E todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no seu trono, até o primogênito da escrava que mói a farinha, e todo primogênito dos animais.”
E Nesse contexto nasce a primeira Páscoa! Após dizer o que ele vai fazer com os Egipicios, Ele instrui o seu povo como deveria proceder! Os Israelitas cada um com suas familias deveriam tomar um cordeiro ou um cabrito sem defeito, macho, de um ano. Então deveriam matar o cordeiro a tardinha, pegariam um pouco do Sangue e passariam nos umbrais das portas!
(Passar a tinta na porta)
Naquela noite, comeriam a carne assada, pães sem fermento e ervas amargas. Eles deveriam comer essa refeição, prontos para partir! Êxodo 12.11 “É assim que vocês devem comê-lo: já prontos para viajar, com as sandálias nos pés e o cajado na mão. Comam depressa. É a Páscoa do Senhor.”
Mas por que deveriam matar o cordeiro, passar o sangue na porta? Êxodo 12.12–14 “Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e matarei na terra do Egito todos os primogênitos, tanto das pessoas como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. — O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês se encontram. Quando eu vir o sangue, passarei por vocês, e não haverá entre vocês praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. Este dia lhes será por memorial, e vocês o celebrarão como solenidade ao Senhor; de geração em geração vocês celebrarão este dia por estatuto perpétuo.”
As coisas aconteceram exatamente como o Senhor havia dito! A meia noite, o Senhor passou por todo o Egito e matou todos os primeiros filhos, desde o filho de Faraó, até os primeiros filhos dos prisioneiros! Porém nenhum israelita foi antigido pois o Senhor viu o sangue em sua portas e passou por cima!Pascoa “Pesah” significa “passagem”, “passar por cima” “Porque o Senhor passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando matou os egípcios e livrou as nossas casas”
Nesse mesma noite Faraó e todo o Egito levantaram grande clamor, porque em todas as casas havia morte, Então o Rei os expulsou da terra e todo povo saiu para a liberdade!
Naquela noite, comemoravam a sua libertação da escravidão do Egito! Ano após ano deveriam comemorar a páscoa como memorial da grande libertação do julgo! Como Deus, como forte mão os libertou o seu povo.
A Páscoa é sobre a libertação do povo de Deus do cativeiro, da escravidão...

Essa páscoa apontava para algo superior!

Transformar a porta em cruz
1200-1400 Depois Jesus Nasceu de uma virgem chamada Maria! O Anjo anunciou seu nascimento e disse à José, Mateus 1.21 “Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Esse menino seria o salvador do mundo! Jesus foi crescendo em Sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens Conforme Lc 2.52. Chegado no tempo determinado, um pouco antes de iniciar seu ministério Jesus vai ao encontro de João Batista para que ele o bastizasse. João Batista quando se encontra com Jesus revela um maravilhoso mistério para nós! Ele diz em João 1.29“No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: — Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (guarde essa informação)
Então o Senhor Jesus inicia seu ministério! Chama os seus discípulos e passa a andar por toda parte pregando o reino de Deus, confrontando os fariseus e mestres da Lei, operando grandes milagres, curando os enfermos, expulsando os demônios e ensinando e preparando seus discipulos para a grande comissão. Enquanto esteve com seus discipulos, havia os avisado sobre o que ele mesmo teria de passar! Jesus veio justamente para morrer! Olha o que Ele nos diz em João 12.27 “— Agora a minha alma está angustiada, e o que direi? “Pai, salva-me desta hora”? Não, pois foi precisamente com este propósito que eu vim para esta hora.” Então na semana da Páscoa, especialmente na quinta feira Santa. Jesus reune seus discipulos em volta de uma mesa e celebra a páscoa com eles, ali Ele insitui a ceia do Senhor! Indica que seria o seu traídor e aproveita esse momento para ensinar muitas outras coisas para o seus apóstolos.
Terminado ali o Senhor vai para o Getsemani, o jardim, ora ao Pai para que lhe afastasse aquele calice, mas pede para que seja feita a sua vontade.
Depois judas e a guarda dos principais sacerdotes e Fariseus, chegaram para prender Jesus e o levar para o julgamento. Jesus é levado a presença do sumo sacerdote, depois à presença de Pilatos e também levado a presença de Herodes, foi enviado novamente a Pilatos, que não encontrava motivo algum para condena-lo, tentou livrar Jesus, mas não pôde contra o povo e cedeu a pressão. Então o entregou nas mãos dos judeus.
Os acontecimentos que se seguem são horrorizantes! Foi açoitado, depois tiraram a sua roupa, o vestiram de um manto escarlate, puseram sobre sua cabeça uma coroa de espinhos, zombaram dele se ajoelhando dizendo: Salve, Rei dos judeus! Batiam em sua cabeça e cuspiam em seu rosto! Após isso fizeram com que Jesus carregasse a sua cruz rumo ao Calvário, chegando ali o crucificaram entre dois ladõres, que ainda lhe proferiam insultos! Jesus foi pregado, suas mãos e pés naquela grande cruz de madeira, puseram uma placa de madeira sobre sua cabeça desdenhando “Este é o Rei dos Judeus”. Sua crucificação teve por início as 9:00 da manhã e perto de meio dia “Lucas 23.44–46 “Já era quase meio-dia, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até as três horas da tarde. E o véu do santuário se rasgou pelo meio. Então Jesus clamou em alta voz: — Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.”
Lembra que eu falei que aquela Páscoa apontava para algo maior? Ela aponta para Jesus Cristo! Jesus é o cordeiro que tira o pecado do mundo! Ele levou sobre si os nossos pecados!
Isaías 53.4–7“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca. Como cordeiro foi levado ao matadouro e, como ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca.”
A culpa era toda nossa! Foi por causa das nossas iniquidades, pecados, rebeldias que Ele foi castigado! Que foi ferido! Que foi oprimido e humilhado! Ele tomou o nosso lugar, levou sobre si o nosso pecado!
Jesus é o nosso cordeiro pascoal, que foi morto, seu sangue derramado para que nós fossemos libertos da escravidão! Não do Egito, mas de uma Escravidão muito pior que assola toda humanidade, a escravidão do pecado! Para a nossa liberdade! Gálatas 5.1“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão.” Nós agora podemos ser livres!
Sepultamento
Jesus morreu em uma sexta feira, perto de meio dia! Um homem chamado José de Arimatei, homem justo e bom foi até Pilatos e pediu o corpo de Jesus, tirou-o da cruz, envolveu em um lençol de linho e o colocou num túmulo, escavado em uma rocha, onde ninguém havia sido sepultado. As mulheres que acompanhavam Jesus, observaram onde José havia sepultado o Senhor e depois foram para casa preparar óleos e arómáticos e perfumes, no sabado descansaram segundo o mandamento. O sábado conhecido como Sábado de aleluia, também conhecido como Sábado do silêncio! Imagine como estavam os seus discípulos, imaginem como estavam as pessoas que acompanharam Jesus! Os fariseus e os mestres da Lei contentes por haveram conseguido calar Jesus, mas também preocupados se roubariam o corpo de Jesus.
Ressureição
Chegamos então no Domingo! Aquelas mesmas mulheres, se aprontaram bem cedo e foram ver o túmulo e levar os oleos e perfumes para o corpo de Jesus, Mas quando chegaram viram a grande pedra removida! Entraram rapidamente no túmulo mas para a sua surpresa o corpo de Jesus não estava lá! Estavam ali atonitas, perplexas! Eis que apareceram dois homens com roupas resplandecentes que lhes disseram:

Por que vocês estão procurando entre os mortos aqueles que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou.

A Maravilhosa noticia começou a se espalhar! 1Coríntios 15.3–7“Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria ainda vive; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago e, mais tarde, por todos os apóstolos.”
E essa noticia continua a ser pregada em todo o mundo! Jesus Cristo ressuscitou! Essa é a grande noticia! Esse é o evangelho! Essa é a verdadeira mensagem da Páscoa! Jesus ressucitou e está vivo! Não servimos a uma estátua, não servimos a um homem morto, não servimos a lembranças. Servimos um rei que ressucitou e está vivo! Hoje mesmo Jesus está aqui no nosso meio! Ele ressucitou!
Em 2019 fiz um texto, e gostaria de compartilhar com vocês:
Em uma sexta-feira, uma triste e sombria sexta-feira foi mostrado o maior sinal de amor que o mundo jamais viu: A CRUZ, o amor que se entrega, que dá a sua própria vida, muito maior do que qualquer amor já visto.
Os soldados gritaram dizendo: "se você é o Rei dos judeus, salve-se a si mesmo" mal sabiam que Ele não era somente o Rei dos judeus, mas de toda a terra. Ele não veio para salvar a sua própria vida, antes para entregá-la em favor de muitos, (até mesmo daqueles homens) mal sabiam que aquela morte, aquela terrível morte poderia lhes dá vida!
Ali naquela cruz, ele morreu, depois foi sepultado, e no domingo bem cedo algumas mulheres foram visitar o seu túmulo, ao chegarem viram a grande pedra removida, quando entraram viram somente as faixas de linho que antes enrolavam o seu corpo, e então dois homens com roupas brilhantes apareceram e lhes perguntaram: " POR QUE VOCÊS ESTÃO PROCURANDO DENTRE OS MORTOS AQUELE QUE VIVE? ELE NAO ESTÁ AQUI, ELE RESSUCITOU"
Ele ressuscitou, em um domingo, o domingo mais maravilhoso da história, a sua vida nos dá esperança, por que Ele vive, ele não está morto, pendurado em uma cruz! Mas ele vive e está nos céus junto ao pai. Como diria uma antiga canção: "Por que ele vive, posso crer no amanhã, por que ele vive, temor não há"
O seu nome? Provavelmente você já sabia, JESUS, JESUS CRISTO, ele veio, viveu, morreu e ao terceiro dia, ressuscitou! Essa é a mensagem da páscoa, essa é a mensagem da cruz!
Related Media
See more
Related Sermons
See more