A verdade está viva!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

A verdade não pôde ser colocada para debaixo do tapete.A

Notes
Transcript

A verdade está viva!

Mateus 28.11–15 (NVI)
Enquanto as mulheres estavam a caminho, alguns dos guardas dirigiram-se à cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Quando os chefes dos sacerdotes se reuniram com os líderes religiosos, elaboraram um plano. Deram aos soldados grande soma de dinheiro, dizendo-lhes: “Vocês devem declarar o seguinte: Os discípulos dele vieram durante a noite e furtaram o corpo, enquanto estávamos dormindo. Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema”. Assim, os soldados receberam o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos. E esta versão se divulgou entre os judeus até o dia de hoje.
CAPTAÇÃO (MONÓLOGO): Alguns dos meus colegas de guarda foram até aqueles sacerdotes judeus falar do que aconteceu conosco mais cedo, mas eu mesmo não fui, pois, como eu iria se tudo que eu vi até aqui já me mostrava que estávamos lidando com o verdadeiro filho de Deus. Desde a crucificação a coisa já não estava normal (Mt 27.54), pois, eu vi como Jesus estava e, claramente, aquilo era diferente de tudo que eu já vivenciei e, olha que eu já participei de muitas execuções. O que vocês estão me olhando? Não foi ele mesmo que disse lá naquele monte que só o ódio no coração já é assassinato? Mas enfim, eu não fui lá falar com aqueles sacerdotes, porque ele sumir daquele sepulcro foi surreal. Mas Quintus, Otávius, Máximus e Aurelius foram e ganharam um dinheiro e tanto. Vão ter que mentir, é obvio, e aqueles judeus cínicos vão proteje-los diante do governador, se algo der errado. Mas pra mim não dava, o que vi lá na monte do calvário na sexta e o que vi mais cedo hoje, me impede de ir contra a verdade.
INTRODUÇÃO: Esse pequeno monólogo é apenas uma amostra de uma suposta visão do centurião romano que declarou que Jesus era o Filho de Deus. Diante da verdade não há quem possa pernacer do mesmo jeito. Você pode fingir que a verdade não existe, tentar escondê-la, ignorar, mas ela está lá. E qual a nossa atitude diante da verdade da ressurreição? O texto nos revela como alguns grupos lidaram com a verdade da ressurreição de Cristo.
DESENVOLVIMENTO:
1 - Os soldados romanos: Esse grupo era formado por homens que não tinham nenhum apreço pelo Deus bíblico. Eles apenas adoravam o imperador (Tibério), não lidavam com questões sobrenaturais, não levavam isso em conta. 2 - Os líderes religiosos judeus: Esse grupo aguardava o Cristo, o Messias, mas quando viram que Jesus não era bem como eles imaginavam que o Messias era, pois, um Messias pobre, sem toda pompa que eles iamginavam, que não veio tomar o poder de Roma, que andava com os pecadores e dava atenção a eles dando a eles a salvação, como isso poderia ser algo que o Messias judeu faria. 3 - Os verdadeiros discípulos: Homens falhos, com suas incertezas e inconstâncias, mas que diante do Cristo ressrreto, o adoram, ainda que alguns ainda estejam em dúvida. São esses discípulos que recebem a verdade da ressurreição, ao ponto de se entregar até a morte por essa verdade.
APLICAR: 1 - O mundo vai oferecer inúmeras verdades que vão querer suprimir a verdade da cruz e da ressurreição, haja vista que a páscoa, dentro mídia e da propaganda, se tornou um coelho que traz ovos de chocolate. 2 - A religiosidade vai oferecer uma opção que não seja tão pesada, algo que mantenha a aparência deles, uma vida que não seja tão necessária carregar uma cruz que não seja escândaloso à sua aparência. 3 - A vida de um discípulo nos oferecerá uma realidade de sacrifício, uma vez que, respondemos com gratidão ao Cristo que primeiro se ofereceu como Sacrifício em nosso favor. Mas uma vida de um discípulo que adora aquele que vivo está me leva a estar a eternidade com Ele. CONCLUSÃO: Era necessário que Cristo morresse em nosso favor, Paulo deixa claro que essa cruz era um “escândalo” (1Co 1.23), mas como não ser algo escandaloso diante do meu pecado que é escandoloso e que ofende o Deus de toda terra. E foi nessa cruz que o laço foi restabelecido e eu e você podemos nos reconciliarmos com Cristo. Você não veio nessa noite a essa igreja apenas porque um amigo ou familiar teu lhe convidou, mas você veio porque o Senhor quis que você ouvisse a mensagem da cruz e da ressurreição essa noite. O que você irá fazer com isso? Você pode se despedir daqueles que o convidaram e continuar vivendo a sua vida normalmente, mas você pode dar um passo de fé e declarar que o Cristo que morreu e ressucitou é o Filho de Deus e que você crê nEle de todo o teu coração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more