A Escolha entre Adoração Integral e Superficial

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Boa noite irmãos, vamos ar continuação a séria de Adão a Abraão, em que refletiremos durante todo o mês de abril nos cultos. E hoje a passagem que estudaremos é uma passagem muito conhecida de todos nós e muito trágica também. Caim e Abel, muito legal que hoje vou poder falar sobre a vida do “segundo Abel mais importante da história” né? O primeiro os irmãos sabem quem é, um português que chegou no Brasil há 4 anos e depois disso é só história. Brincadeiras a parte, vamos juntos refletir sobre os ensinamentos que essa passagem nos traz.
Saudação, fala sobre a série de mensagens
História de Caim e Abel - Brincadeira com Abel Ferreira
Quando olhamos para essa passagem, o que vem de bate e pronto em nossa mente é o terrível assassinato de Abel, o primeiro homicídio da humanidade é um fraticídio. E realmente isso é chocante, porém o que precisamos pensar é em o que levou Caim a cometer esse crime, porque ele chegou a este ponto. Quando olhamos para o homicídio encontramos a consequência de uma série de problemas, ninguém mata o irmão do nada. E é sobre essas causas que quero refletir hoje.
Olhando para esse mau exemplo de Caim, vejo que a falta de uma vida de adoração integral a Deus culminou com esse desfecho. E é isso que vamos ver, olhando para essa história trágica, o que podemos aprender para escolher uma vida de adoração integral a Deus ou invés de superficial.
Primeiro pensamento é o homicídio/fraticídio, mas isso é uma consequência de diversas coisas erradas que ocorreram antes
Falta de uma vida de adoração integral a Deus levou Caim a ter esse desfecho. O que podemos aprender? Como viver uma vida de adoração integral e não superficial?
Para entendermos o que siginifica uma vida de adoração integral, precisamos definir o que é integral. Integral significa algo completo, que não sofreu modificações; Quando olhamos para o pão integral, ele é integral porque não possui (ou possui em menor quantidade) a farinha branca, refinada. Ele é feito de farinha que não passou por esse processo de modificação.
Significado de “Integral” - Algo completo, que não sofreu modificações/reduções - Exemplo do pão, do suco
Caim e Abel nascem em um mundo em que já não possuia adoração plenamente integral. Um mundo caído
Quando Adão e Eva pecam, rompem 4 tipos de ligações que eram perfeitas, integrais: Com Deus, Com o Homem, Com ele mesmo e com a natureza.
Quando olhamos para a passagem precisamos ter em mente que agora eles estão vivendo no mundo caído, esse é o primeiro relato de um mundo com a presença do pecado. Logo, a adoração deles, em comparação ao que viviam Adão e Eva antes da queda, já não é mais tão integral. Já havia sido modificada pelo pecado e isso continuará desta forma até a volta de Jesus. Como vimos na última pregação, a partir da queda o pecado entrou no mundo. Tudo o que era perfeito antes, agora se tornou falho, caído. 4 ligações foram rompidas com a queda de Adão e Eva. A ligação do homem com Deus, do homem com o seu próximo, do homem com ele mesmo e do homem com a natureza. Agora Adão e Eva precisam criar os seus filhos diante do pecado. Se para nós, que já nascemos pecadores, é muito difícil de lidar com o pecado, imagina para eles dois que haviam experimentado da perfeição e agora tinham que conviver com essa nova realidade. O homem que vivia em eterna comunhão com Deus, agora era passageiro, havia passado a lidar com a morte.
Contexto de pecado que estavam inseridos. Como Adão e Eva tinham que lidar com aquilo, a dificuldade existente nisso.
Mas se o pecado continuará existindo, como buscar a “Adoração Integral”?

(v 1-2 e 7) Para uma vida de adoração integral é necessário encontrar sua identidade em Cristo

Primeiro passo para viver uma vida de adoração integral é encontrarmos nossa verdadeira identidade
O primeiro passo que precisamos para viver uma vida de adoração integral e que Caim não fez, é encontrarmos nossa identidade. E muitas vezes buscamos encontrar nossa identidade de formas erradas.
Muitas vezes buscamos nossa identidade em locais errados, o primeiro dele é : Buscar identidade naquilo que esperam de nós
Significados dos nomes tinham muita importância; De Caim não é exato, alguns dizem que é algo próximo de “adquirir/possuir”
Os significados dos nomes no mundo antigo tinham muita importância. O significado do nome Caim em hebraico não é muito exato, alguns dizem que significa (adquirir, possuir) e isso tem ligação direta com o versículo 1, onde Eva diz que “adquiriu um filho com o auxílio do Senhor”. Quando olhamos para esssa expressão de Eva ela está interligada com
Genesis 3:15 “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.
Eva imaginava que o seu descendente que esmagaria a serpente era Caim. Ele deve ter crescido vendo essa esperança de Eva
Os teólogos chamam esse versículo de “protoevangelho”, onde nós sabemos claramente que está se referindo a Cristo, mas Eva não sabia disso. Com certeza ela imaginava que o seu descendente seria seu filho, e colocava sua esperança em Caim, aquele que “adiquiriu com auxílio do Senhor” para pisar na cabeça da serpente e vingar a sua falha. E com certeza Caim foi crescendo com esse ensino. Já o nome de Abel significa “sopro, passageiro”
Outro significado é “aquele que mexe com ferro”. E Caim acaba virando agricultor, como o pai.
Outro siginificado do nome de Caim é “aquele que mexe com ferro”, um ferreiro, só que o interessante é que ele se torna agricultor, provavelmente pelo ensino e influência de seu pai Adão, que era lavrador. Ou seja, provavelmente Caim cresceu sendo influenciado pela mãe e pelo pai a ser algo que eles esperavam e que talvez nem fosse a vontade de Caim.
Muitas vezes tambpem passamos por essa situação, ser aquilo que os outros esperam que sejamos e não conseguimos encontrar nossa identidade nessas coisas
Quantos de nós aqui não vivem situação parecida? Estão em uma carreira, ou em uma faculdade, ou dentro da própria casa sendo algo que no fundo não acreditam que seja a sua verdadeira identidade?
- Outro erro é: Buscar identidade através de aprovação
Caim desejava tanto ser aprovado que quando não foi, se frustou completamente e se afundou
Não podemos buscar nossa aprovação pela aprovação da sociedade, grupos ou contextos em que estamos inseridos
Aí tentamos encontrar nossa identidade por meio de aprovação. Buscamos ser aprovados em nosso grupinho, em nossa escola, em nossa família, em nosso relacionamento. Caim também queria ser aprovado e quando não foi, se frustrou, o versículo 7 mostra isso para nós. Buscamos encontrar nossa aprovação nos outros e as vezes até no que fazemos para Deus, como Caim fez. Pensamos que conforme mais fazemos mais seremos amados, que quanto mais fizermos as coisas certas, mais as pessoas gostarão de nós. Com isso as pessoas vivem em função do que os outros pensarão ou falarão, caindo em tristeza, depressão ou frustração quando isso não acontece, como aconteceu com Caim.
Outro erro é: Buscar identidade através de realizações
Caim buscava identidade também naquilo que ele deveria ser, realizar. Quando foi castigado por Deus foi naquilo que plantasse não renderia
Não podemos nos identificar por aquilo que temos, nossa profissão, nossos bens, isso é passageiro.
Tem pessoas que buscam sua identidade através daquilo que possuem, da profissão que tem. Que acham que por ter um emprego bom ou ser rico, ou ser famoso, podem fazer o que desejam. Caim demonstra que seu coração também estava nisso, tanto que a punição de Deus para ele, foi de que aquilo que ele fizesse não prosperaria, a sua terra não daria fruto, que ele seria um errante pelo mundo. Muitas vezes buscamos conquistar objetivos e não há mal nenhum nisso, inclusive é indicado. Porém não podemos colocar nossa identidade no que temos.
O correto: Identidade em Cristo, como verdadeiros adoradores
Abel significava “sopro/passageiro”, e assim foi sua vida, um sopro, mas até hoje é identificado como um verdadeiro adorador
Devemos encontrar nossa identidade em Cristo, como Filhos de Deus. Pecadores que foram amados por Deus e salvos por ele na cruz. Isso nos torna adoradores verdadeiros, assim como Abel. Por mais que a vida de Abel foi um “sopro”, ele sempre será lembrado como um verdadeiro adorador, como justo, que pela fé sabia qual era a sua identidade diante de Deus.
Hebrews 11:4 “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.”

(v 2-5) Para uma vida de adoração integral é necessário intencionalidade

Agora vamos olhar para as ofertas dos irmãos. Caim era agricultor e trouxe frutos da terra, já Abel era pastor de ovelhas e trouxe carne, com isso já vemos claramente que Deus prefere churrasco a salada né? Desculpem os nutricionistas mas isso é bíblico.
Análise das ofertas - “Deus prefere churrasco do que salada”
Alguns dizem que o problema foi realmente o que Caim trouxe de oferta, que deveria ter trazido carne ao invés de frutos da terra, para haver derramamento de sangue, porém a questão não é essa, posteriormente vemos Moisés estabelecendo na Lei as Ofertas de Cereais também.
O problema não foi o tipo da oferta, logo depois Moises estabelece a “Oferta de Cereais”
O problema real é que a oferta de Caim não teve intencionalidade. O texto mostra que Caim trouxe “uma” oferta ao Senhor, enquanto Abel trouxe das “primícias” de seu rebanho. Caim compriu um ritual, pegou qualquer fruto e apresentou diante de Deus. O texto não critica o que Caim fez, mas a forma que ele fez. Abel escolheu o melhor que ele tinha, pois sabia que tudo o que ele tinha, era porque o Senhor permitia que ele tivesse.
Falta de intencionalidade na oferta de Caim, trouxe “uma” oferta, enquanto Abel trouxe “das primícias”, o seu melhor, pois sabia que tudo era dado por Deus
Quantas vezes não cumprimos rituais e adoramos, ofertamos a Deus intencionalidade? Quantas vezes não fazemos nossa devocional sem ser da nossa melhor forma, não sendo prioridade. Para termos uma vida de adoração integral, precisamos ter sempre a intenção real de adorar a Deus.
Diversas vezes adoramos, ofertamos, fazemos nossa devocional sem intencionalidade, sem fazer o nosso melhor
E olha que interessante, o texto mostra que “o Senhor rejeitou Caim e sua oferta e se agradou de Abel e de sua ofeta”, não é possível separar o adorador de sua adoração, quando adoramos a Deus de forma não intencional, Ele também nos rejeita, assim como rejeita a nossa oferta.
Não é possível separar o adorador da sua adoração/oferta. Deus nos rejeita juntamente com nossa adoração sem intencionalidade
E para adorar a Deus de forma intencional é custoso. Sim, envolve custos. As vezes financeiro, quando ofertamos ou contribuímos com missões por exemplo. Ou custo de tempo, trabalho, esforço. Sim, precisamos dedicar essas coisas a Deus. Aqueles que participam de ministérios aqui na igreja sabem bem do que estou falando. Sempre muita coisa para fazer. Os pastores quando vão pregar se preparam muito tempo para montar a pregação. Essa semana eu li essa passagem todos os dias, desde segunda-feira.
Adorar com intencionalidade é custoso. Envolve custos financeiros, de tempo, físico. Exemplos dos ministérios
É custoso, mas também é prazeroso. Quando você adora com intencionalidade, isso não se torna um fardo para você, você faz com prazer, pois sabe que está fazendo em gratidão Aquele que te salvou. E quantas vezes eu já falei isso e encontrei esse tipo de resposta de jovens: “Realmente, tenho feito tudo como fardo, a solução é parar de fazer” e se afastam. Não! essa não é a solução, a solução é você colocar verdadeira intencionalidade na sua adoração, isso a tornará prazerosa!
Mas também é prazeroso, não se torna um fardo pois é feito em gratidão. Não deixar de fazer, mas fazer com intencionalidade

(v 7) Para uma vida de adoração integral é necessário domínio sobre o pecado

Outro ponto que precisamos é ter domínio sobre o pecado. No versículo 7 vemos Deus questionando o motivo de Caim ter ficado irado. Ele da 2 caminhos para Caim, o de voltar atrás e começar a fazer o que é certo e ser aceito por Ele. Ou o de ser dominado pelo pecado que está “à porta a sua espera”. O texto original aqui usa uma expresão que é a mesma usada para se referir a animais que ficam em posição de prontidão para atacar, abaixados, escondidos, prontos para dar um golpe na sua presa. E é interessante que os animais fazem isso por 2 motivos, um é para não serem vistos, passarem despercebidos. Outro é para parecerem menores do que são, e caso forem vistos, sua presa não fique com tanto medo assim.
No versículo 7 Deus dá 2 caminhos para Caim, o de mudar e fazer o que é certo e o de ser dominado pelo pecado que “está a sua porta”
Expressão igual a que se usava para se referir a um animal em posição de ataque para ferir sua presa, escondido, abaixado. Para se esconder e parecer menor
É exatamente assim que o pecado age em nossas vidas, nossa vida não é destruída pelo pecado de uma vez. Caim não matou Abel do nada! Uma família não é destruída de um dia para o outro. O adultério, o suicídio, o vício, nada ocorre de uma vez. O pecado começa pequeno, deixando você achar que tem controle sobre ele e aos poucos vai crescendo e dominando sua vida, até que haja destruição, tragédia, tristeza.
É assim que o pecado age em nossas vidas. A tragédia não ocorre do dia para noite. O adultério, suicídio, vício, divórcio, tudo ocorre aos poucos. Aos poucos ele domina, como fez com Caim
Não podemos brincar com o pecado, precisamos lutar diariamente, nem que seja a mesma luta contra o mesmo pecado todos os dias! Isso ao menos não permite que ele cresca, te domine e você se acostume com ele.
Precisamos lutar diariamente contra os pecados que tentam nos derrubar, mesmo se for contra o mesmo pecado, sem nos acomodar
Dos 2 caminhos propostos por Deus para Caim, ele escolheu ser dominado pelo pecado. Deus nos apresenta esse caminho diariamente quando temos a opção de não pecar, precisamos lutar por uma vida mais santa, mais pura ao lado Dele.

(v 8-14) Para uma vida de adoração integral é necessário arrependimento genuíno

Por fim chegamos ao último ponto onde é claro que para termos uma vida de adoração integral precisamos nos arrepender genuínamente de nossos erros e pecados.
Caim responde a Deus com deboche sobre o paradeiro de seu irmão, demonstrando a dureza do seu coração.
Depois não assume a responsabilidade por seu ato e não demonstra nenhum arrependimento, apenas se vitimiza ao receber a punição
Deus questiona Caim sobre o paradeiro de Abel e a resposta é de deboche. Depois Deus da a punição de Caim e ao invés de Caim se arrepender e pedir perdão, assumindo a sua culpa, o que ele faz?
Ele se vitimiza, diz para Deus que aquele castigo é muito para ele, que ele não irá suportar e pede para não morrer. Em nenhum momento ele demonstra arrependimento pelo o que fez, mas somente trasnferência de culpa e não assume a responsabilidade pelos seus atos.
Muitas vezes nos vitimizamos e não assumimos nossas responsabilidade, até mesmo diante de Deus, e o culpamos pelas consequências que sofremos.
Vivemos em um mundo onde a vitimização alcançou o seu ápice. Qualquer coisa é motivo para a pessoa se vitimizar e não assumir a responsabilidade por aquilo que aconteceu. E fazemos assim também em nossos relacionamentos com Deus, pecamos, falhamos e depois culpamos a Deus ainda pelas consequências daquilo que recebemos.
Deus é misericordioso, e assim como Caim pediu para não morrer e Deus atendeu, nós também merecíamos morrer e não morremos
Mas Deus é misericordiosos irmãos, assim como Caim pediu para que não morresse e ele atendeu, nós também merecíamos a morte por nossos erros e podemos não morrer pela liberdade dada por Jesus na cruz para nós.
Hebrews 12:24 “a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.”
Abel derramou seu sangue ao ser o primeiro homem a morrer por ser um verdadeiro adorador, depois dele muitos já derramaram e muitos derramam até hoje me países fechados ao Evangelho, como diz o texto, seu sangue clamava por justiça, o sangue de todos esses clamam por justiça. Mas o autor de Hebreus mostra que o sangue de Jesus fala melhor do que todos esses, o sangue de Jesus venceu toda injustiça, toda morte e todo derramamento de sangue inocente, pois através desse sangue recebemos a vida. Basta você crer nisso, reconhecer que é necessário arrependimento genuíno e terá direito a essa vida eterna.
Abel foi o primeiro a derramar seu sangue por ser um verdadeiro adorador, muitos ainda derramam, esses sangues clamam por justiça.
Hebreus mostra que o sangue de Jesus fala melhor do que todos esses outros. Os outros clamam por justiça, enquanto o de Jesus foi derramado em nosso favor
Você deve se arrepender genuínamente e crer que esse sangue te deu a vida eterna para poder compartilhar de uma vida de adoração integral.
- E você que já é redimido por esse sangue mas não tem vivido uma vida de adoração integral se arrependa, peça perdão a Deus e busque viver dessa forma.
Você pode fazer isso hoje, pode compartilhar de uma vida de adoração integral a Deus conosco. E você que já é redimido por esse sangue mas não tem vivido uma vida de adoração integral se arrependa, peça perdão a Deus e busque viver dessa forma.
Related Media
See more
Related Sermons
See more