1Timóteo 4: 14-16 - Perseverando e servindo com alegria.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução

Contexto Amplo

A primeira epístola de Paulo a Timóteo é uma epístola pessoal. Juntamente com 2 Timóteo e Tito são chamadas de cartas pastorais.
Autor: Paulo
Ano: Entre 62 a 64 d.C.
Público Original: Timóteo, discípulo e auxiliar do apóstolo Paulo.
Mensagem: orientações sobre a forma de administrar a igreja.
Cenário:
O império Romano estava em um Período conhecido como Pax Romana. É designado assim porque o império possuia estabilidade política e econômica. Por isso, havia facilidade no trânsito de pessoas para todas as partes do império, dado quase não haver revoltas nesse período.
Paulo havia acabado de ser liberto da sua primeira prisão. Ele então decide ir a Éfeso, ficando um período nessa cidade com Timóteo. Após certo tempo, Paulo resolve ir para a Macedônica e deixa Timóteo para continuar o trabalho na igreja. Como apóstolo ele detinha autoridade para enviar alguns discípulos de sua confiança para tarefas específicas em determinada igreja. Timóteo foi um deles. Portanto, Timóteo não era necessariamente um presbítero somente. Mais que isso. Ele era, nas palavras de William Hendriksen, "um enviado apostólico".
É durante esta viagem, que Paulo escreve esta carta para Timóteo. O apóstolo procura trazer orientações ao jovem em sua missão na igreja de Éfeso. Resumidamente, este trabalho consistiria no combate a heresias, na ordenação de presbíteros e diáconos, na orientação sobre o culto e na forma pela qual Timóteo deveria pastorear os diferentes grupos existentes na igreja.

Contexto Imediato

Um ponto muito enfatizado nesta carta é a chamada piedade. Podemos definir piedade como o conjunto afetos e ações que fazemos como forma de devoção a Deus.
Perceba como a piedade está intrisecamente relacionada com o serviço cristão.
Uma ferramenta fundamental para o exercício da piedade é o uso dos dons espirituais.
Infelizmente, a questão dos dons espirituais tem sido exposta de uma forma muito desajeitada:
Por causa de alguns excessos dos movimentos pentecostal, neo-pentecostal e carismático, os dons espirituais são vistos sempre como algo extravagante e que tenha algum aparato místico;
Porém, o secularismo e a ortodoxia fria de algumas igrejas históricas, faz com que o assunto seja obscuro e que muitos crentes cheguem a se questionar se de fato tem algum dom espiritual, chegando por vezes a pensar que devem ser “crentes apenas de banco”.
Por isso, precisamos ver como podemos usá-los de uma forma que nos ajude servir e a perseverar com alegria.
Diante disso, vejamos então, a partir deste texto, COMO PERSEVERAR E SERVIR COM ALEGRIA NO MINISTÉRIO?

TEMA: Como perseverar e servir com alegria?

1. Não negligencie os seus dons. (v. 14)

a. Dom: Charisma. “Uma dotação especial do Espírito que capacita quem a receber a realizar alguma função na comunidade.” (Kelly)
b. Em um sentido amplo, tudo é dom. Se você é criado a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27), então tudo que você tem é dom de Deus.
c. Contudo, em um sentido estrito, Deus também fornece uma capacitação especial para que os seus discípulos possam executar o serviço do Reino. Estes são os chamados “Dons espirituais”.
d. O caso de Timóteo: Ele naturalmente não aparentava ser um pregador ou líder. Porém, mediante as palavras de profecia (declarações da parte dos próprios irmãos da igreja) ele foi dotado pelo Espírito Santo para esta tarefa.
e. A imposição de mãos confirmou esta capacitação do Espírito Santo. Ela lembra os atos de ordenação de Josué. (Nm 27. 18-23)
f. Aplicação:
Deus concede dons para a sua igreja. Eles podem ser dados a você de forma natural, ou podem ser uma capacitação do Espírito Santo. Por isso, tenha motivação em fazer a obra do Senhor, porque ele nos dá tudo o que é necessário para a igreja.
Lembre-se que os dons são diversos (1 Corinthians 12:4 “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.”)
Lembre-se que os dons são dados segundo a proporção do dom de Cristo.
Romans 12:3–8 “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.”
Ephesians 4:7–11 “e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,”
Você não precisa se sentir inferior ou superior por não ter um determinado dom. Se a igreja é como um corpo com vários membros, então todos os dons de todas pessoas são importantes para o serviço do Reino.
Não fuja das responsabilidades que Deus te deu. Se você tem uma capacitação para servir a igreja, sirva.
E se você ainda não sabe como servir a igreja, peça a Deus e ele te dará a devida orientação.

2. Exercite os seus dons. (v. 15)

a. Entender que Deus concede dons para o serviço do Reino e que eles não devem ser negligenciados é um passo importante, mas não o único. É necessário exercitar os dons.
b. Veja a relação de contraste entre os v. 14 e 15. No primeiro, está a negativa (não negligencie). No segundo, está a afirmativa (medite e seja diligente).
c. A ideia de ser diligente: Que nessas coisas seja [absorvido] (Hendriksen)
d. O uso do verbo meditar e sê diligente dão a ideia de algo que deve ser feito de forma constante. Assim, Paulo retoma a ideia de um atleta que se exercita diariamente visando um bom desempenho. 1 Timothy 4:7–8 “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas Exercita-te, pessoalmente, na piedade.Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.”
e. O resultado do exercícios dos dons: um progresso evidente.
f. O uso da palavra progresso se referia a um noviço que avançava em seus estudos de filosofia (Kelly).
g. Encontramos o uso da palavra progresso em Fp. 1.12, quando Paulo fala do “progresso” do evangelho e depois no mesmo capítulo, mas agora no v. 25 ao falar do progresso da fé dos irmãos de Filipos. Em ambos os casos trata-se de um crescimento que se mostra evidente.
h. Aplicação:
Assim como todo processo de santificação, seus dons precisam ser exercitados. Não deixe de praticar o que Deus tem te dado.
As disciplinas espirituais (oração, leitura da bíblia, jejum) continua sendo os exercícios fundamentais para o exercício dos nossos dons. Mas exercícios específicos também devem ser praticados.
Devemos fugir de extremos

3. Cuide de você e da doutrina.

a. A advertência é dupla. Concentrar-se demais em um e negligenciar o outro é perigoso.
b. Cuidar de si mesmo envolve o cuidado pessoal que se deve ter para com a sua vida com Deus. Trata-se dos seus deveres individuais como servo de Cristo.
c. Cuidar da doutrina diz respeito ao ensino público que deve ser dado a ele e aos outros da igreja.
d. Resultado: Timóteo seria um instrumento para levar a salvação a ele e a outros.
e. Aplicação:
Isso posto, se nós cuidamos apenas da nossa vida com Deus e negligenciamos o ensino a outros, pecamos.
Se, por outro lado, passamos a nos dedicar apenas a proclamar o evangelho e esquecemos da nossa vida com Deus, pecamos também.
Podemos fazer uma aplicação maior e dizer que o cuidado de si mesmo também envolve o cuidado com a nossa saúde como um todo. Timóteo precisava cuidar da sua saúde também (lembre da recomendação de Paulo sobre um pouco de vinho com água).
Vivemos em um tempo onde podemos facilmente cair em um dos extremos. Mas uma advertência saudável como esta que acabamos de ver nos ajuda a termos equilíbrio em relação a nossa vida com Cristo. Precisamos cuidar de nós e do evangelho.
Não caia no ostracismo. Exercite seus dons. Mas também não enfade na obra de tal forma que venha a esquecer de você.
1 Peter 4:10–11 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”

Conclusão

Vimos algumas medidas para fazer bom uso dos dons espirituais: 1) Não negligencie os seus dons; 2) Exercite os seus dons; 3) Cuide você e da doutrina.
Aplicação:
1. Crer em um Deus que nos ama, que nos salvou e que concede dons para o serviço do Reino nos ajuda a perceber o quão maravilho é servi-lo.
2. Que você possa dedicar toda a sua vida a Cristo. Que você possa exercitar-se pessoalmente na piedade, fazendo uso dos dons concedidos pelo Espírito Santo.

Related Media
See more
Related Sermons
See more