Judas 1: O Exército de Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução

Autor: Judas, irmão de Tiago e meio-irmão de Jesus.
Destinatário: provavelmente uma igreja formada em sua maioria por judeus convertidos a fé Cristã que estavam vivendo espalhados pelo império romano.
Data: entre 65 e 80 d.C.
Objetivo: Jude 3 “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.”
Judas, servo de Jesus Cristo, e o irmão Tiago, aos que são pelo Deus Pai amados e por Jesus Cristo guardados e chamados.
Servo: escravo. Mesmo sendo meio-irmão de sangue de Jesus, Judas reconhece que diante de Sua Majestade ele é apenas um servo dEle.
Irmão de Tiago: Tiago era mais conhecido que Judas. O também irmão de Jesus foi líder da Igreja de Jerusalém (Acts 15:13 “Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras:” )
Nessa batalha, somos o exército de Deus. Somos os soldados. E nesse primeiro momento, Judas nos lembra as características do exército de Deus.

O Exército de Deus é:

1. O Exército de Deus é chamado eficazmente:

Ser chamado significa que ser cristão não é uma decisão pessoal.
Ser chamado indica que a iniciativa da salvação parte exclusivamente do Deus trino.
Isso nos lembra de um ponto doutrinário importante que é a Vocação Eficaz:
Veja o que diz o Catecismo Maior de Westminster:
67. Que é vocação eficaz?
Vocação eficaz é a obra do poder e graça onipotente de Deus, pela qual (do seu livre e especial amor para com os eleitos e sem que nada neles o leve a Isto), Ele, no tempo aceitável, os convida e atrai a Jesus Cristo pela sua palavra e pelo seu Espírito, iluminando os seus entendimentos de urna maneira salvadora, renovando e poderosamente determinando as suas vontades, de modo que eles, embora em si mortos no pecado, tornam-se por isso prontos e capazes de livremente responder à sua chamada e de aceitar e abraçar a graça nela oferecida e comunicada.
68. Os eleitos são os únicos eficazmente chamados?
Todos os eleitos, e somente eles, são eficazmente chamados; ainda que outros o possam ser, e multas vezes são exteriormente chamados pelo ministério da palavra e tenham algumas operações comuns do Espírito, contudo, pela sua negligência e desprezo voluntário da graça que é oferecida, são justamente deixados na sua incredulidade e nunca vêm sinceramente a Jesus Cristo.
Aplicações:
O Chamado do Senhor é, sem dúvida nenhuma, eficaz.
Starr Meade: O jantar está pronto. As crianças podem entrar ou não. Isso não é um chamado eficaz.
O chamado eficaz leva aquele que é eleito a fazer o que foi chamado para fazer. Isso é um chamado eficaz.
Se você crê no Senhor Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, saiba que assim ocorreu porque você foi eficazmente chamado para isso.
Sendo eficaz, o chamado do Senhor é um impulso a evangelização:
Considerando que o chamado é de Deus, então sabemos que não são nossos méritos, mas a ação soberana do Espírito Santo é que fará com que corações endurecidos sejam transformados. Que maravilha saber que tudo o que precisamos fazer é proclamar!

2. O Exército de Deus é amado pelo Deus Pai

O fato de sermos chamados envolve dois aspectos essenciais. O primeiro deles é o amor do Deus Pai.
Deus nos chamou porque ele nos amou.
O seu amor não é baseado em nossos méritos.
O seu amor também não é baseado em uma previsão do futuro;
O seu amor é fruto da sua soberania.
Um amor assim nos constrange.
Aplicações:
Um amor assim nos constrange. Deus deu o seu único Filho como demonstração de amor por seu povo. Olhando dessa forma não seria natural se todos cressem em Jesus? Sim seria, se não fôssemos inclinados ao pecado. Por nós mesmos, não poderíamos crer em Jesus, mas Deus não apenas nos amou entregando o seu Filho, como também chama eficazmente seu povo para desfrutarem desse amor.
Um amor assim nos lembra da nossa natureza pecaminosa.
Starr Meade: Você está nadando e alguém te puxa da piscina, dizendo que foi te salvar. Isso não seria estranho? Agora se você está se afogando e alguém te salva, aí tudo faz sentido.
Só perceberemos o amor de Deus por nós quando compreendemos a nossa natureza pecaminosa. Por causa do mal que habita em nós, sabemos que precisamos de um salvador. E o fato de Deus nos enviar um Salvador para redimir pecadores é a demonstração do Seu Grande amor.

3. O Exército de Deus é guardado em Jesus Cristo.

O fato de sermos chamados também envolve a nossa preservação. Não apenas somos amados, mas continuamos a ser amados em Cristo Jesus.
A palavra guardados nos mostra que, aquele que nos amou antes da fundação do mundo continuará a nos amar.
Isso não significa que podemos viver de forma libertina e sem considerar nossas ações. Mas é o contrário: se ele continua nos guardando até o dia final, então nossa atitude deve ser de profunda gratidão e manifestação desse amor.
Aplicações:
Por sermos guardados em Cristo Jesus, isso significa que nossas vontades são renovadas.
Romans 8:4–5 “a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.”
Não apenas precisamos do Espírito Santo para nos fazer crer em Jesus. Nós precisamos dEle para que as nossas vontades sejam voltadas para agradar a Ele. E assim Ele faz isso por nós;
Por sermos guardados em Cristo Jesus, isso significa que no fim estaremos com ele.
Não importa o tamanho do pecado que eu tenha que lutar; Ele continuará me amando e me guardando. E, por isso, eu vou continuar crendo e confiando.
Conclusão:
Nós somos: 1) Chamados; 2) Amados pelo Deus Pai; 3) Guardados em Cristo Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more