Caminho fechados pelo drama de uma conciência culpada. Mc 6.14-29 (5)

Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Dificuldade para pregação o evangelho

Notes
Transcript
Caminho fechados pelo drama de uma conciência culpada. Mc 6.14-29 (5)
CONTEXTO
A. O contexto imediato e lierário
Vem antes: O evangelho fala sobre o envios dos apostolos em 2 em 2, para levar a mensagem de arrempedimneto as perdidos
Vem depois: vai tratar o milagre da multiplicação dos peixes.
B. Contexto histórico e cultural.
João foi uma figura central e fundamental para a conexão literária dos escritos do Novo Testamento com os pretextos judaicos do Antigo Testamento e do Segundo Templo, que narraram a trajetória histórica da obra de Deus na história humana. Ele tinha mistério, função e significado nas tradições do evangelho. Nessas histórias, João é descrito como um batizador, um homem justo e santo de linhagem sacerdotal, um asceta do deserto, temido por Herodes, o profeta Elias redivivo, mais do que um profeta, um prisioneiro, um crítico real, um rabino e uma luz forte e brilhante.
A família herodiana tem uma passagem sombria pela História. Era uma família cheia de mentiras, assassinatos, traições e adultério. Herodes, o grande, foi um rei insano, desconfiado e inseguro. Ele casou-se dez vezes,539 matou esposas e filhos. Mandou matar as crianças de Belém, pensando com isso, eliminar o infante Jesus, Rei dos judeus.
Herodes Antipas era o filho mais novo de Herodes, o grande. Mateus 2.1 “Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.” Ele era chamado de rei, mesmo que o seu título oficial era “tetrarca” Lucas 3.19 “Mas Herodes, o tetrarca, sendo repreendido por João por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito,” , o governador de uma quarta parte da nação. Quando Herodes, o grande, morreu, os romanos dividiram seu território entre seus três filhos; e Antipas foi feito tetrarca da Pereia e Galileia, aos 16 anos, de 4.a.C. até 39 d.C.
Vejamos algumas características desse homem que fechou a porta da graça com as suas próprias mãos:
ESTRUTURA
1. Herodes, um homem perturbado. Mc 6.14-16
Herodes temia João Batista vivo, mas agora, o teme ainda mais morto. Sua consciência está atormentada e ele não sabe como se livrar dela. V16
Ele divorciou-se da sua mulher para casar-se com Herodias, mas não consegue divorciar-se de si mesmo, da sua consciência. Ninguém pode evitar viver consigo mesmo; e quando o ser interior torna-se o acusador, a vida torna-se insuportável.
Herodes, em vez de arrepender-se, endurece ainda mais seu coração. Adolf Pohl diz que nada é mais perigoso que uma consciência pesada sem arrependimento. Herodes está vivendo o conflito entre a consciência e a paixão. v17
Dois aguilhões feriam a consciência de Herodes, o assassinato de João Batista e o medo de haver ele ressuscitado.
Herodias temia o povo, Herodes temia a João, mas este não temia nem a um nem a outro. João Batista morreu em paz, mas aqueles viveram em tormento.
2. Herodes, um homem adúltero. Mc 6.17-19
Herodes Antipas era casado com uma filha do rei Aretas, rei de Damasco. Divorciou-se dela para casar-se com Herodias, mulher de seu irmão Filipe. Herodias era cunhada e sobrinha de Herodes.
O casamento do rei foi duramente condenado por João Batista. Mateus 14.4 Pois João lhe dizia: “Você não tem o direito de viver com ela.””
Ele não era um profeta de conveniência, mas voz de Deus quer no deserto quer no palácio.
Estava pronto a ser preso e a morrer, não a calar sua voz.
como estamos precisando de crente que tenha convicções, de morrer pela verdade de Cristo.
3. Herodes, um homem conflituoso. Mc 6.20-25
Herodes teme João, gosta de ouvi-lo, respeita-o, mas prende-o. A voz de Herodias falava mais alto que a voz da sua consciência. Ele não foi corajoso o suficiente para obedecer à palavra de João, mas agora se sente escravo da sua própria palavra e manda matar um homem inocente.
Mas agora se sente escravo da sua própria palavra e manda matar um homem inocente. v21
Não basta admirar e gostar de ouvir grandes pregadores. Herodes fez isso, mas pereceu. v20
Herodes e Herodias estavam tão determinados a continuar na prática do pecado que taparam os ouvidos à voz da consciência e mais tarde silenciaram o profeta, mandando degolá-lo. V24-25
Herodes silenciou João, mas não conseguiu silenciar a sua própria consciência culpada.
4. Herodes, um homem que fechou a porta da graça com suas próprias mãos. Marcos 6.26–29
Herodes viveu no pecado. Não ouviu o profeta, prendeu, e matou o profeta e endureceu ainda mais o coração. Mais tarde, Jesus o chamou de raposa. Quando estava sendo julgado, Jesus esteve com ele face a face, mas Herodes zombou de Jesus. Foi exilado e morreu na escuridão em que sempre viveu.
Quantas pessoas tem fechdo portas para o evangelho, porque estão presos por situações que leva para longe de Deus.
satanãs tem enganado muitos, mas a voz da Igreja deve continua a denunciar o pecado. Romanos 1.32 “Embora conheçam a sentença de Deus, de que os que praticam tais coisas são passíveis de morte, eles não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.”
1. Herodes, um homem perturbado
2. Herodes, um homem adúltero.
3. Herodes, um homem conflituoso
4. Herodes, um homem que fechou a porta da graça com suas próprias mãos.
GRANDE IDEIA: Herodes Um homem que por causa do seus desejos, perdeu a grande oportunidade da salvação.
RESPOSTA DESEJADA: todos nós cristãos, tems aproveitado as oportunidade de compartilha da graça maravilhosa do nosso Senhor Jesus?
SEMEAMOS COMO MUITA ALEGRIA O EVANGELHO DA SALVAÇÃO.
TEOLOGIA BIBLICA
João 12.48 “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que falei, essa o julgará no último dia.”
Mateus 19.16–30 “E eis que alguém, aproximando-se de Jesus, lhe perguntou: — Mestre, que farei de bom para alcançar a vida eterna? Jesus respondeu: — Por que você me pergunta a respeito do que é bom? Bom só existe um. Mas, se você quer entrar na vida, guarde os mandamentos. E ele lhe perguntou: — Quais? Jesus respondeu: — “Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho; honre o seu pai e a sua mãe e ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” O jovem disse: — Tudo isso tenho observado. O que me falta ainda? Jesus respondeu: — Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me. Mas o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. Então Jesus disse aos seus discípulos: — Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. E ainda lhes digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Ouvin…”
APLICAÇÃO
comparar João com os crente de hoje. tudo se doe, motivo de sair da igreja etc.
Mesmo com as porta fechados o evangelho foi anunciado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more