No Poder do Espírito Pregaremos o Evangelho ao Mundo (Mt 24.14)

No Poder do Espírito  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução

“Quando o fim chegará?”
Essa foi a pergunta dos discípulos que levou Jesus a pregar sobre o fim.
Pano de fundo judaico. Jesus falou sobre alguns sinais do princípio do fim:
Engano religioso;
Guerras e fome;
Epidemias e morte;
Martírio;
Traições;
Pregação do evangelho às nações.
Mateus 24.14: E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações.
Nessa passagem podemos observar pelo menos 3 elementos chave: uma mensagem, uma missão e uma motivação.

1. Uma Mensagem

A mensagem é o evangelho do Reino, as boas-novas. O evangelho pregado inicialmente por Jesus e pelos apóstolos, que foi deixado à Igreja de Jesus.
Esse versículo tem uma estreita relação com a Grande Comissão.
Matthew 28:19–20 NAA
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Ambas as passagens falam sobre o cumprimento da missão.
Interessante lembrar o significado da palavra “evangelizar”: pregar o evangelho do Reino de Deus.
Qual é a mensagem do evangelho?
1 Corinthians 15:24–26 NAA
24 E então virá o fim, quando ele entregar o Reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 25 Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte.
Nesse texto, Paulo diz que a missão do Reino de Deus é a destruição da morte. Contudo, o Reino de Deus também destruirá todos os outros, incluindo o pecado e Satanás.
Portanto, o evangelho do Reino é o anúncio da vitória: Jesus venceu a morte, Satanás e o pecado.

a. Jesus, venceu a morte.

Em Ap 20, lemos que a morte será lançada no lago de fogo. Mesmo assim, a vitória já foi conquistada por Cristo Jesus.
Há, portanto, dois estágios na derrota da morte:

Primeiro, a morte foi neutralizada.

Essa é a boa nova do Reino de Deus. A morte tem tragado diariamente tantas pessoas! Lágrimas de sofrimento mancham os rostos. Não importa a posição social, a etnia, fé, cultura - todos são encerrados no túmulo.

Em segundo lugar, a morte será abolida.

Sim, a morte é inescapável. A maior certeza de que um vivo tem é que morrerá um dia.
Mas esta é a boa nova: a morte foi derrotada. Diante do poder do Reino de Deus, a morte ficou impotente. Jesus, através do evangelho, trouxe a vida e a imortalidade.
A maior prova disso é o túmulo vazio de Jesus.
Paulo também vai falar: quem nos separará do amor de Cristo? Nada.
Mas quando a morte será abolida? No fim dos tempos. Quando Jesus voltar e consumar todas as coisas. Quando todos forem julgados, após o grande juízo, a morte será lançada no lago de fogo juntamente com os rebeldes contra Cristo.
Essa é a boa nova do evangelho do Reino de Deus.

b. Jesus venceu Satanás.

Depois do fim, Satanás será lançado no lago de fogo e enxofre.
Mas ele já foi derrotado. Através de Sua morte, Jesus derrotou o diabo.
Ele ainda está solto, rondando os crentes como um leão, trazendo perseguição, tentação ou mesmo tentando enganar os filhos de Deus com heresias.
Porém, seu poder já foi neutralizado pela cruz. Seu destino está definido. A vitória já foi conquistada. Quando os demônios viam Jesus, eles não resistiam ao Seu poder.

c. Jesus venceu o pecado.

Será que Jesus fez algo em relação ao pecado que pode ser experimentado ainda hoje?
Assim como a morte e o diabo, o pecado ainda está presente no mundo.
Quando lemos as notícias, elas estão imundas. Cheias de pecado e violência. Contudo, o pecado, assim como a morte e o diabo, foi vencido.
Hebreus 9.26b (NAA)
26 […] agora, porém, ao chegar o fim dos tempos, ele se manifestou uma vez por todas, para aniquilar o pecado por meio do sacrifício de si mesmo.
Ao morrer, Jesus venceu o pecado. O poder do pecado foi aniquilado. Essa obra é futura e passada ao mesmo tempo. Isso significa que hoje mesmo já podemos desfrutar da vitória sobre o pecado.
Quem já recebeu a Jesus como Senhor e Salvador já foi libertado do domínio do pecado. É por isso que Paulo exorta a igreja em Romanos 6.6:
Romans 6:6 NAA
6 sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado.
O domínio do pecado já foi quebrado no poder de Jesus Cristo. Deste modo, todo filho de Deus deve viver desfrutando dessa vitória.
Em Sua segunda vinda, Jesus terminará o que já começou com Sua morte e ressurreição.
Assim, o evangelho do Reino é a proclamação da vitória de Jesus sobre seus três inimigos. A morte foi destruída; Satanás foi derrotado; o pecado, aniquilado. Essa é a mensagem que devemos anunciar ao mundo.

2. Em Mt 24.14 encontramos não apenas uma mensagem, mas uma missão.

As boas novas do Reino de Deus precisam ser pregadas pela igreja em todo o mundo como testemunho a todas as nações. Esse é o plano de Deus. Essa foi a missão deixada à igreja.
Irmãos, temos visto acontecimentos importantes:
Guerra entre Israel e Hamas. Qual será o próximo passo de Israel?
União Soviética. Putin, reeleito para o quinto mandato com 87% dos votos, ficará até 2030.
O poder das tecnologias. Entre os mais ricos: Elon Musk (Tesla, SpaceX, 200bi), Jeff Bezos (Amazon, 200bi), Mark Zuckerberg (Meta, 170bi)
Essas coisas influenciam o mundo, mas quem pode influenciar mais do que eles é a Igreja de Jesus. A realização da missão de pregar o mundo que realiza o propósito de Deus para a história.
O Senhor deu à igreja um papel fundamental na história: precisamos pregar o evangelho do Reino a todos os povos, e então virá o fim. A igreja não pode se sentir acuada, estremecida diante da ferocidade e do poder do mundo mal e do diabo.
Como essa verdade impacta você? Devemos nos sentir privilegiados e encorajados por fazer parte da igreja. A igreja existe, é sustentada e é triunfante pelo poder de Jesus, Aquele que tem toda autoridade no céu e na terra. Nada pode impedir o poder de Deus de agir.
Deus colocou a história dos povos em nossas mãos. O que temos feito com isso? Como temos agido? Quando a igreja terminar de pregar o evangelho ao mundo, Jesus voltará.
Há cerca de 150 anos atrás, o jovem William Carey quis ir à Índia para pregar o evangelho. Numa reunião para convencer alguns líderes das igrejas, disseram-lhe: “sente, jovem; quando Deus quiser evangelizar os pagãos, Ele o fará sem sua ajuda”.
Mas Carey não obedeceu àqueles homens. Em cumprimento à Palavra de Deus, ele se levantou e foi à Índia, e ficou ali por 40 anos. O que aconteceu? Outros servos de Deus seguiram seu exemplo: Henry Martin, Adoniram Judson, David Livingstone. Mais tarde, William Carey foi chamado de “pai das missões modernas”. A partir de então, a era moderna de missões começou. A igreja não parou mais de enviar missionários aos campos mais remotos do mundo.
Sua vida é importante para o mundo. Nossa igreja é importante para a história.

3. Além de ter uma mensagem e uma missão, Mt 24.14 tem uma motivação.

Não sabemos quando o fim chegará. Mas sabemos disso: quando a igreja terminar sua missão, Cristo retornará.
Por que Jesus não voltou no ano 100? 2.000? Um dos motivos: a igreja ainda não terminou sua sublime tarefa.
Um fato empolgante: nossa geração está mais perto do fim do que qualquer outra já esteve.
No século XX, a igreja de Jesus fez mais por missões do que todos os séculos anteriores desde a era apostólica.
As tecnologias estão sendo usadas pra disseminar a Palavra.
A Bíblia está sendo traduzida para todas as línguas do mundo. Aliança Global Wycliffe: Visão 2025.
Mas verdade seja dita: se cada discípulo de Jesus se envolver na tarefa de evangelizar o mundo, poderíamos terminar a evangelização do mundo inteiro em nossa própria geração e ainda testemunhar com nossos próprios olhos a gloriosa volta do nosso Senhor Jesus.
Há estatísticas que nos dão uma referência do andamento da Grande Comissão. Porém, não sabemos ao certo como esse processo está hoje. Só sei de uma coisa: se Jesus ainda não voltou, é porque nossa tarefa ainda não foi concluída.

Considerações finais

Irmãos, nossa responsabilidade não é salvar o mundo. Jesus não nos pediu para transformar esta era. Mas Ele nos deixou
uma poderosa mensagem (o evangelho do Reino);
uma grande missão (pregar o evangelho a todas as nações);
e uma grande motivação (para que Jesus retorne e consuma Sua vitória sobre Satanás, o pecado e a morte).
Às vezes enfatizamos apenas a perversidade dos últimos dias e ficamos com a impressão de que quanto mais depressa o mundo apodrecer, mais depressa Jesus voltará.
A Palavra de Deus descreve a perversidade dos últimos dias, mas ela dá ênfase à tarefa missionária da igreja. Deus nos confiou o evangelho para ser pregado nos últimos dias, e pelo poder do ES a igreja irá levar esse evangelho a todo o mundo como testemunho para as nações.
2 Peter 3:11–12 NAA
11 Uma vez que tudo será assim desfeito, vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus. Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor.
“Apressar” não significa “mudar o tempo”, mas “nos usar para cumprir a missão até que Ele venha”.
Quando Cristo vai voltar? Quando a igreja terminar sua tarefa.

Apelo

Jesus comissiona a cada um de nós para apressar Sua vinda.
Você ama a volta de Jesus? Então você se esforçará para levar o evangelho ao mundo.
Música: Oferta de Amor
Related Media
See more
Related Sermons
See more