A vida da Igreja! - Os filhos da Luz! | Efésios 5.8-14

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução!

Na semana passada abordamos a temática “UMA ADVERTÊNCIA CONTRA A VIDA PECAMINOSA” dentro da série de mensagens “A VIDA DA IGREJA”.
A exposição foi de Efésios 5.3-7 onde o Ap. Paulo trouxe algumas informações muito importantes a respeito da vida pecaminosa da qual o cristão não deve se envolver.
A indicação é que na vida cristã não deve “sequer” ser mencionada a IMORALIDADE SEXUAL, IMPUREZA OU AVAREZA. (v.3).
O comportamento cristão não é se aproximar ou buscar essa vida, muito pelo contrário, o cristão deve se afastar do viver pecaminoso e que desagrada a Deus.
No v.4 ele nos ensina sobre a língua. Diz que não devemos usar linguagem grosseira, nem dizer coisas tolas ou indecentes, mas as nossas palavras devem ser palavras de ação de graças.
Quando se fala sobre a língua penso muito no outro. O que sai da nossa boca deve abençoar o nosso próximo.
O v.5 ele vai falar sobre a eternidade. Fazendo bem um contraste e dizendo que aquele que vive na prática do pecado não tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
Nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta desfrutará do Reino.
O estilo de vida que devemos viver deve ser um estilo de vida que agrade a Deus, que não entristeça o Espírito Santo.
Não podemos acreditar que se vivermos uma vida mundana teremos um lugar na eternidade.
Ap. Paulo também nos alerta sobre as “palavras vazias” no v.6. Devemos estar firmes para que as palavras vazias não nos arrastem para o pecado.
Não racionalizem a imoralidade e a avareza. As vãs filosofias querem nos deviar da presença de Deus.
O v.7 ele diz de forma bem firme: não participem do que eles fazem.
Reforçando o que está advertindo.
O que ele mais deseja é que os Cristãos vivam de uma maneira digna. Essas advertências nos levam a abrir os olhos para aquilo que é certo.
O cristão não deve estar envolvido em nenhuma dessas práticas.
Agora ele vai começar a apontar como os filhos da luz devem viver.
Como esses que são cristãos vão se comportar.
Ler o texto: Efésios 5.8-14.
Paulo já advertiu nos advertiu contra essas práticas pecaminosas e ele é bem claro quanto aos perigos eternos que elas nos trazem.
O desdobramento da vida de pecado leva ao inferno, enquanto o desdobramento da vida na luz de Deus e em santidade nos leva para o céu.
Agora os Efésios não vivem mais nas trevas, mas eles devem se comportar como filhos da luz.
O comportamento de pessoas que receberam Jesus em seu coração e agora iluminam a cidade.
Essa nova vida que eles devem desfrutar é uma vida rica e muito recompensadora.
Agora eles são parte de um novo povo e um novo reino que tem por característica não as trevas, mas a LUZ.

Os filhos da Luz!

Ap. Paulo mais uma vez insiste em lembra-los de onde eles estavam: “no passado vocês ERAM trevas”.
Essa ênfase é importante no sentido de se lembrarem da triste vida que viviam sem Cristo.
Mas é importante dizer: Eram, não são mais… agora nós somos luz NO Senhor.
Resgatados do poder das trevas e transportados para o Reino do seu filho amado (Colossenses 1.13).
O reinado das trevas é passado para nós.
Com a conversão o novo crente entra para o reino da luz e se torna uma nova criatura. Paulo mesmo já tinha citado sobre isso em Efésios 2.15 (A nova humanidade).
Sendo assim, o retorno ao antigo reino das trevas não deveria acontecer, nem mesmo passar pela cabeça.
Agora eles são LUZ NO SENHOR, agora eles devem viver e se comportar como uma nova humanidade e como pessoas que são LUZ NO SENHOR.
Por isso o Ap. Paulo diz ainda no v.8: VIVAM COMO FILHOS DA LUZ...
Quando queremos identificar alguém, em muitas oportunidades dizemos assim: Fulaninho de tal que é filho de fulano de tal.
Caso a pessoa não consiga identificar ainda, damos uma caraterística da pessoa para lembrar.
Quando olharem para nós devem ver a luz do Senhor brilhando.
Somos muito bem advertidos que devemos ser LUZ nesse mundo. (Mateus 5.14)
Devemos fazer brilhar a luz de Cristo na nossa vida nessa sociedade.
Ao olharem para nós as pessoas precisam identificar que somos filhos da luz. As nossas ações devem dizer isso.
Mas filhos da luz se comportam como a Luz se comportou.
O v.9 vai falar sobre os FRUTOS DA LUZ.
Os versículos anteriores (Efésios 4) são caracterizados pela exposição dos vícios e virtudes da vida que Deus espera da sua nova comunidade.
O capítulo 4 desde o seu início vem insistindo nessa nova vida e que essa vida deve ser vivida nos padrões de Deus.
É algo muito claro, se realmente somos filhos de Deus, se somos parte da sua família, devemos sim manifestar em nossa vida aquilo que O agrada.
Quando se fala sobre FRUTO, me vem automaticamente o que o Ap. Paulo ensina sobre o FRUTO DO ESPÍRITO em Gálatas 5.22-23.
Galatians 5:22–23 NAA
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Uma lista que deve ser observada por nós constantemente e colocar a nossa vida em avaliação para ver se estamos manifestando esse FRUTO DO ESPÍRITO.
Fruto nos ensina também sobre colheita. O fruto no Espírito é obra do Espírito na nossa vida.
Assim como a luz é importante e necessária para o crescimento das plantas, também a luz de Deus nos permite crescer nestes atributos.
A presença constante do Espírito Santo, somos a habitação do Espírito Santo. Com isso, o FRUTO do ESPÍRITO deve ser manifestado de forma constante na nossa vida.
Em nosso contexto, o Ap. Paulo diz que o fruto da luz consiste em “TODA BONDADE, JUSTIÇA E VERDADE”. (v.9)
A bondade pode nos levar muito bem a refletir nas boas obras o qual Cristo nos criou. (Efésios 2.10 - criados para as boas obras).
Miqueias 6.8 define bondade como “praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus.
Já a justiça pode ser definida como fazer o que é certo aos olhos de Deus.
O nosso Deus é definido como JUSTO (Isaias 45.21), se somos seus filhos devemos também viver dessa forma.
A verdade é uma qualidade chave de Deus e de Jesus Cristo. (1Tessalonicenses 1.9 e João 14.6). Sendo assim, a VERDADE deve também ser uma característica do seu povo.
No mundo existem os FALSOS e a palavra nos fala sobre eles. Os falsos profetas (Mateus 7.15), os falsos mestres (2Pedro 2.1) e os falsos cristãos (Mateus 7.22-23).
Não devemos estar nessa lista, mas devemos manifestar a VERDADE sempre.
Devemos observar a nossa vida e ver se estamos agradando o Senhor.
O v.10 fala que devemos: descobrir o que é agradável ao Senhor.
Se em Efésios 4.30 diz que não devemos ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO, aqui no v.10 diz que nós devemos descobrir o que agrada ao Senhor.
O critério chave para os sacrifícios aceitados pelo Senhor no antigo testamento era que eles agradavam ao Senhor.
Não só no antigo, mas esse conceito permeia praticamente todas as páginas das Escrituras.
A nossa vida deve ser entregue como um sacrifício agradável ao Senhor.
Romanos 12.1-2 é muito conhecido e podemos fazer uso dele agora também.
Entendemos que a nossa vida deve ser um sacrifício VIVO, SANTO e AGRADÁVEL a Deus.
Devemos agradar ao Senhor com a nossa vida.
Assim como a criança com base no amor tenta descobrir o que agrada a seus pais e depois fazem essas coisas, assim nós, que somos os filhos de Deus devemos descobrir O agrada e fazer.
Nós temos a Palavra de Deus que nos ensina abertamente o que agrada ao Senhor.
A manifestação do Fruto do Espírito agrada a Deus. Se agrada a Deus, vivamos dessa forma em nome de Jesus.
Os versículos 11-12 dizem para nós não sermos CÚMPLICE DAS TREVAS.
Não é suficiente “APENAS” descartar os comportamentos malignos da nossa vida, mas devemos ajudar os outros a derrotarem essas tendencias pecaminosas.
Hebreus 3.13 fala que devemos ajudar uns aos outros para ninguém ser enganado pelo pecado.
A exortação amorosa não é julgamento, pois ela tem o fim de ajudar a derrotar o pecado dominante.
O nosso coração deve sempre estar em querer ajudar aquele que está caído.
Se conhece alguém que está longe, ore por ele e peça a Deus estratégia para alcançá-lo.
O v.13 vai dizer-nos que quando a luz de Deus entra numa situação, a escuridão pode ser vista pelo que ela é.
Os atos das trevas se tornam visíveis em contraste com a luz.
O v.13 nos ensina que a luz de Deus expõe o pecado e transforma a pessoa em um verdadeiro filho de Deus.
O que está sendo ensinado aqui é que quando uma pessoa se encontra com Cristo tem a sua vida iluminada e o pecado que é escuridão não consegue ficar quando a luz entra.
Ser um filho da luz é seguir os passos de Jesus manifestando o fruto do Espírito.
Somos chamados a seguir os passos de Jesus. Um discípulo de Jesus não pode viver em pecado.
Aquele que é FILHO DA LUZ não pode viver em pecado, antes deve ser um ILUMINADOR das escuridões do mundo.
O v.14 nos chama para ACORDAR.
Dormir no mundo antigo era uma forma para falar sobre a morte. Na palavra de Deus também foi relacionada com os aqueles que estão mortos espiritualmente. (1Tessalonicenses 5.6).
A chamada do Ap. Paulo era despertar os cristãos para que de forma alguma se deixassem ser levados pela vida pecaminosa.
Um convite para ficarem firmes com Jesus que é a LUZ DOS HOMENS. (João 1.4)
John 1:4 NAA
A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
Aquele que está morto espiritualmente pode voltar para a vida se entregando para Jesus que é a LUZ dos homens.
Related Media
See more
Related Sermons
See more