Quando Jesus Entra no Lar, Ele Leva Bênçãos (Lc 19.1-6)

Família Mais que Vencedora  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Objetivo geral: pastoral Objetivo específico: Jesus, ao entrar nos lares, levava toda sorte de bênçãos

Notes
Transcript

Introdução

Em Seu ministério, Jesus frequentemente visitava as pessoas em suas casas. [Jesus é o Emanuel]. Pessoas de todo tipo: fariseus, autoridades romanas, pessoas comuns, amigos, discípulos, simpatizantes e até mesmo pessoas desprezadas pela sociedade, como Zaqueu.
Jesus nunca rejeitou um lar que O convidava para entrar. Sempre que ele entrava, Ele supria as necessidades das famílias e as abençoava.

Nesse episódio em que Jesus esteve com Zaqueu, podemos perceber algumas coisas marcantes:

a. Zaqueu queria conhecer Jesus.

V. 3: Zaqueu “procurava ver quem era Jesus”.
Seja movido por pura curiosidade ou por uma fé que desenvolveu através das histórias que ouviu de Jesus, Zaqueu tinha grade desejo de conhecer a Jesus. Tanto é que correu e subiu nos galhos de uma árvore (sicômoro com tronco baixo e galhos longos e fortes) para vê-lo.

b. Jesus queria estar com Zaqueu.

Jesus, entre a multidão, olhou para Zaqueu e falou com ele: “eu quero estar contigo, Zaqueu”.
Jesus desejava não apenas conhecer a Zaqueu, mas deseja estabelecer um relacionamento conosco hoje.

c. Jesus tem urgência em se relacionar conosco.

“Desce depressa”.
Essa é nossa maior necessidade. Nossa questão urgente é conhecer a Jesus.
Ele está presente em seu lar? Sua família conhece a Jesus?
O NT menciona 12 casas em que Jesus entrou. Vamos meditar em algumas delas e como elas foram abençoadas com a presença de Jesus:

1. No casamento em Caná da Galileia, Jesus leva ALEGRIA (Jo 2.1-11).

A família de Jesus, bem como Seus discípulos, foram convidados para as festividades, que poderiam durar até 1 semana. Durante a celebração, o vinho acabou.
Para entender melhor essa história:
É importante notar que o vinho no mundo antigo não era como o nosso de hoje. [Diluído com água entre um terço e um décimo - água de 30 a 90%].
Outra coisa: a cultura judaica era uma cultura de “vergonha”. Desonrar a família era algo muito grave. O fim do vinho geraria constrangimento para o responsável pela festa e o noivo, que bancava toda a cerimônia.
Desse modo, quando Jesus transforma água em vinho, Ele abençoa a família impedindo a desonra e devolve a alegria da celebração matrimonial.
[APLICAÇÃO] Como está a alegria na sua família? Seus familiares estão felizes?
Às vezes a convivência familiar pode se afogar na correria e na rotina. O convívio pode perder a alegria com o passar do tempo.
A tristeza familiar é um dos inimigos que precisam ser derrotados. quando Jesus entra no lar, Ele renova a alegria na família.
Como está a alegria no seu lar? A festa está acabando? Jesus pode devolver a alegria para a sua família!

2. Na casa de Pedro, Jesus levou CURA (Lc 4.38-39).

Luke 4:38–39 NAA
38 Deixando a sinagoga, Jesus foi para a casa de Simão. A sogra de Simão estava doente, com febre muito alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39 E inclinando-se para ela, Jesus repreendeu a febre, e esta a deixou. E imediatamente ela se levantou e passou a servi-los.
Essa foi uma das primeiras curas que Jesus realizou. Aparentemente, Jesus estava passando por ali rapidamente, e se deparou com uma necessidade naquele lar: a cura de uma enfermidade. Então, diz a Palavra de Deus que falaram para Jesus sobre ela. Aquela família aflita levou a Jesus a sua causa, e Jesus atendeu à família curando a sogra de Pedro.
É interessante observar que, na Lei de Moisés, se o povo deixasse de temer ao Senhor quebrando a aliança com Ele, eles teriam, dentre outras maldições, a febre (Lv 26.14-16). Nem toda febre é maldição de Deus, mas quando Jesus cura a sogra de Pedro da febre, Ele estava dando um sinal claro de que Ele é o enviado de Deus para restaurar o Seu povo.
[APLICAÇÃO] O que está acontecendo em sua casa? Leve sua necessidade a Jesus, Ele é o Todo-Poderoso e também cheio de compaixão. Conte para Ele sua aflição para que seu lar seja abençoado, como aconteceu na casa de Pedro.

3. Na casa de Levi, Jesus levou PERDÃO (Lc 5.29-32).

Luke 5:29–32 NAA
29 Então Levi lhe ofereceu um grande banquete em sua casa; e era grande o número de publicanos e outras pessoas que estavam com eles à mesa. 30 Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: — Por que vocês comem e bebem com os publicanos e pecadores? 31 Jesus tomou a palavra e disse: — Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. 32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.
Levi, também chamado Mateus, era cobrador de impostos. Traidores. Desprezados.
Jesus chamou esse homem para segui-Lo. E Levi fez um banquete em sua casa para Jesus e Seus discípulos.
Os fariseus criticaram a Jesus: “você come e bebe com pecadores”. Exatamente isso. Jesus Se identificou com os pecadores e marginalizados. Por quê? Jesus responde no v. 32: “eu não vim chamar justos [pessoas que se consideram boas], e sim pecadores [pessoas que reconhecem que ofendem a Deus com seus atos], ao arrependimento.
[APLICAÇÃO 1] Quando Jesus entra na nossa vida, ele traz o perdão de todos os pecados.
Romans 8:1 NAA
1 Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.
[APLICAÇÃO 2] Mas Jesus não apenas nos reconcilia com Deus. Ele também pode nos reconciliar uns com os outros.
Quantos lares estão com os relacionamentos quebrados! Filhos que não falam mais com os pais; esposas que não falam mais com os maridos; irmãos brigados entre si.
Talvez o seu lar precise de perdão. Peça a Jesus que ministre o perdão aos corações.

4. Na casa de Jairo, Jesus levou VIDA (Lc 8.51-55).

Luke 8:51–55 NAA
51 Tendo chegado à casa, Jesus não permitiu que ninguém entrasse com ele, a não ser Pedro, João e Tiago, além do pai e da mãe da menina. 52 E todos choravam e a pranteavam. Mas Jesus disse: — Não chorem; ela não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. 54 Mas Jesus, tomando-a pela mão, disse em voz alta: — Menina, levante-se! 55 Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
Jairo, um homem importante, chefe da sinagoga, pediu para Jesus curar sua filha enferma. Aparentemente Jesus chegou tarde demais: ela havia morrido.
Quantas vezes isso acontece conosco! Deus parece não ouvir nossa prece; Ele parece que está dormindo, inativo, sem se importar conosco. Quando isso acontece, Deus não está demorando; está provando a nossa fé.
Mas não há tempo errado para Jesus. Devido à aparente demora de Jesus, o milagre foi ainda maior: Jesus devolveu a vida àquela menina.
[APLICAÇÃO] Assim como Jesus levou vida ao lar de Jairo, Ele pode devolver a vida ao seu lar. Talvez você pense que não tem mais jeito pra que seu lar seja restaurado porque ele já morreu.
Se já não há mais recurso para restaurar seu lar, chame a Jesus para restaurar a vida da sua família.

5. Na casa em Emaús, Jesus levou VISÃO ESPIRITUAL (Lc 24).

Pouco tempo após a morte de Jesus, dois discípulos estavam indo para o vilarejo de Emaús. Desanimados, derrotados, sem esperança.
Eles não sabiam da boa nova: Jesus havia ressuscitado! Jesus, então, aparece a eles, mas eles não O reconhecem. E Jesus lhes explica a Bíblia, mostrando como ela sempre falou sobre Ele. Jesus é o tema central da Bíblia.
Perto de Emaús, os discípulos chamaram Jesus para passar a noite com eles. Jesus entrou naquele lar e, no partir do pão, seus olhos se abriram, e eles reconheceram o Mestre Jesus.
Jesus deu visão espiritual para aqueles discípulos.
[APLICAÇÃO 1] Pode ser que seu lar precise de visão espiritual para enxergar Jesus. Talvez haja uma cegueira espiritual, o que impede que Jesus seja conhecido. Você pode clamar a Jesus para que sua família tenha os olhos abertos para vê-Lo.
[APLICAÇÃO 2] Mas pode ser que você precise de visão espiritual para tomar decisões importantes. Peça a Jesus, Ele pode abrir os seus olhos e dar discernimento espiritual para fazer as melhores escolhas.

6. Por fim, voltemos à casa de Zaqueu. Na casa de Zaqueu, Jesus levou SALVAÇÃO (Lc 19.1-10).

O próprio Jesus se ofereceu para visitar aquele homem pecador. Talvez ele estivesse acostumado a receber pessoas muito importantes, como oficiais romanos. Mas ele nunca tinha recebido ninguém como Jesus.
Naquele dia, a vida de Zaqueu foi transformada. Ele recebeu a salvação.
Luke 19:9–10 NAA
9 Então Jesus lhe disse: — Hoje houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Jesus não quer entrar em nossa casa como um intrometido, Ele deseja ser o SENHOR da nossa família. É assim que há salvação.
Zaqueu creu no Senhor Jesus. Ele se arrependeu dos seus pecados [mudou de vida]. Por isso, Jesus disse: “Hoje houve salvação nesta casa”.
Talvez você pense que sua família tem pecados demais. As pessoas são ruins demais. Mas Jesus é poderoso para perdoar todos os pecados da sua família e dar a vida, vida eterna.

Considerações finais

Nossas famílias podem ser mais do que vencedoras através das bênçãos de Jesus:
Se o seu lar está afogado na tristeza, Jesus pode levar ALEGRIA.
Se há enfermidade no seu lar, Jesus pode levar CURA.
Se sua família estiver vivendo em pecado, Jesus pode levar PERDÃO.
Se seu lar já estiver morto e sem solução, Jesus pode levar VIDA.
Se sua família precisa tomar uma decisão importante, ou se você precisa decidir algo sério relacionado à família, Jesus dá VISÃO ESPIRITUAL.
Por fim, Jesus pode levar SALVAÇÃO à sua casa.
Em todos esses lares, o que fez a diferença foi a presença de Jesus. Jesus não mandou bênçãos à distância. Ele poderia ter feito isso, mas não o fez. O que gerou todas as bênçãos foi Jesus estar presente.
As bênçãos são consequência da presença de Jesus no lar.
Nossos familiares passam por muitas dificuldades no decorrer da vida, mas a maior necessidade dos nossos familiares é ter a presença de Jesus em suas vidas. Ter a presença de Jesus significa recebê-Lo como Senhor e Salvador pessoal.
A presença de Jesus é a nossa maior necessidade e a nossa maior bênção.
Acts 16:31 NAA
31 Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e toda a sua casa.

Apelo

Você deseja ter Jesus no seu lar? Peça a Ele.
Você quer voltar pra presença de Deus? Confesse seus pecados e volte pros braços do Pai, Ele está te esperando de braços abertos.
Se você quer experimentar a bênção da salvação? Creia no Senhor Jesus e confesse seus pecados a Ele, e Ele te receberá.
Deseja colocar na presença de Deus algo específico da sua família? Venha aqui à frente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more