Faithlife
Faithlife

O Significado da Cruz

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes & Transcripts

Introdução

The Heart of the Gospel

Luther called John 3:16 "the heart of the Bible–the Gospel in miniature." It's so simple a child can understand it; yet it condenses the deep and marvelous truths of redemption into these few pungent words:

"God"...The greatest Lover

"So loved"...The greatest degree

"The world"...The greatest number

"That He gave"..The greatest act

"His only begotten Son".The greatest gift

"That whosoever"..The greatest invitation

"Believeth"...The greatest simplicity

"In Him"...The greatest Person

"Should not perish"..The greatest deliverance

"But"....The greatest difference

"Have"....The greatest certainty

"Everlasting Life"..The greatest possession

OS QUE HERDAM A VIDA ETERNA SÄO OS QUE NASCEM DE CIMA

O texto estabelece claramente a identidade do primeirointerlocutor. "Fariseu", "um dos principais dos judeus", "mestre emXIsrael". Isto significa que Nicodemos era um membro do concílioXnacional judaico, o Sinédrio. Provavelmente também era um escriba.Era também um fariseu. Os fariseus puritanos zelosos defensores das formalidades, dos ritos da religiäo judaica. Por isto, participavam ativamente no governo, na administração da justiça, no ensino da lei. E como fariseu Nicodemos era um estrito guardador da lei. Mas era alguém täo preocupado com a lei que se esquecera do espírito da Lei. Não compreendia o caráter do autor da Lei. Näo satisfeito com o conhecimento intelectual recebido nasescolas rabínicas o doutor Nicodemos decidiu procurar a Jesus. O texto bíblico diz que este encontro teve lugar à noite. De fato aXnoite com sua calma e silLncio cria uma ambientaçäo, uma atmosferaXsugestiva para o estudo, para a reflexäo, para o diálogo meditativo. Mas näo foi por esta razäo que Nicodemos procurou Jesus Bnoite.

O motivo era outro. O doutor da lei sentiu-se envergonhado deXprocurar Jesus em público. Para um fariseu, membro do Sinédrio seriaXdemasiado humilhante declarar publicamente sua simpatia por um mestre täo pouco conhecido e täo pouco acreditado entre os dirigentes de Israel. Se sua visita chegasse ao conhecimento dosXmembros do Sinédrio, certamente seria escarnecido, e talvez atéXconsiderado um traidor. Assim, na escuridäo daquela noite aquele membro do Sinédrio procura a luz do mundo. O diálogo começa com uma afirmaçäo de Nicodemos: "Rabi,sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém podeXfazer estes sinais que tu fazes se Deus näo estiver com ele" v.2. Nicodemos reconhece que Jesus é "Rabi", "Mestre". Jesus apenas como um intelectual a mais entre os Judeus. Näo reconhece em Jesus o Messias, o Salvador do mundo. Mas Jesus sabia que Nicodemos procurava a luz e a verdade.Portanto vai direto ao assunto. "Em verdade em verdade te digo que se alguém näo nascer de novo näo pode ver o reino de Deus" v.3. Para entendermos a profundidade da declaraçäo de Jesus a Nicodemos precisamos aprender uma palavra grega. A expressäo "de novo" foi traduzida da palavra grega "anothen". Esta é uma daquelas palavras com duplo sentido no grego. anothen tanto significa "de novo" como também "de cima", "do alto". Esta palavra aparece em outros dois lugares do evangelho de Joäo e sempre significa "de cima". John19:11 "Nenhum poder terias sobre mim se de cima anothen näo te fora dado." John 19: 24 "...a túnica näo tinha costura, sendo tecida de alto (anothen) a baixo." Assim Jesus estava dizendo para Nicodemos: " ...se alguém não nascer de cima não pode ver o reino de Deus." Mas Nicodemos não entendeu "de cima", pensou que Jesus estava dizendo "de novo". "Como pode um homem nascer sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez" v.4. Nicodemos entendeu em termos cronológicos e temporais, Jesus estava falando de uma esfera diferente, de um espaço, "nascer de cima", de um outro lugar. O que é novo hoje um dia será velho. Jesus está falando denascer de cima. De um outro lugar, de uma nova identidade. Na resposta de Jesus a Nicodemos vemos o contraste entre a sabedoria divina e a ignorância humana. O doutor Nicodemos ficou preocupado,"como pode um homem nascer sendo velho". Jesus começa a mostrar a Nicodemos a que tipo de nascimento Ele se refere. Os que Nascem de cima säo os que nascem da cruz.

OS QUE NASCEM DA CRUZ VIVEM À LUZ DA CRUZ

O que é viver Luz da Cruz? John 3:17-21

Odiar o pecado. Os que nascem da cruz não tem prazer nopecado, nem fazem da salvaçäo pela graça uma desculpa para pecar. Quando alguém acha que pode viver de qualquer maneira porque a salvaçäo é pela graça, isto significa que esta pessoa näo sabe o que é salvaçäo e também näo sabe o que é graça. Paulo foi bem enfático ao comentar este ponto " Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça aumente? De modo nenhum. Nós que estamos mortosXpara o pecado, como viveremos ainda nele? Romans 6:1-2 Que diremos, pois? Havemos de pecar por näo estarmos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. (Rom.6:5).

  • Amar o pecador.

Evangelização

Näo se trata de um amorabstrato, sentimental, mas de um amor que opera ao se interessarXpelos perdidos. " A toda alma que aceita a Jesus, diz a cruz do Calvário: 'Vede o valor da alma. 'Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura' ". (....) O amor manifestado por Jesus pelas almas dos homens no sacrifício feito por sua redenção, atuará em todos os Seus seguidores (TS 2:156).

Relacionamentos.

Nossos relacionamentos devem sermodelados por uma compreensäo do amor de Deus demonstrado na cruz. "Precisamos de mais benignidade, compaixäo e cortesia" em nossoXrelacionamento com as pessoas (TS 3:389).

Conclusão

Um turista havia se hospedado em um dos hotéis mais luxuososde Jerusalém e após alguns dias de intenso roteiro pelos diferentesXpontos da cidade santa prepara-se para regressar a sua pátria. Ao fazer os acertos finais no balcäo do hotel o funcionário lhe diz: o senhor foi um hóspede de muita sorte, a janela de seu quarto dava para o monte calvário. O turista inconsolável pôs a mäo na cabeça e disse: que tolo que eu fui, estava de frente para o calvário e não abri a janela. Irmäos, näo permitamos que as preocupaçöes da vida nosimpeçam de olhar para cruz. A simples natureza humana por mais formosa e culta que seja, näo pode jamais sobrepor-se a si mesma nem produzir algo melhor do que ela própria. Olhemos para o calvário, da cruz vem o poder que pode curarnossas enfermidades espirituais e fazer de nós novas criaturas, pessoas nascidas de cima. Seja esta experiência uma realidade em nossa vida. Amém.

RELATED MEDIA
See the rest →
RELATED SERMONS
See the rest →