Drop files to upload.
Faithlife
Faithlife

EM MEIO AO PECADO, AINDA HÁ ESPERANÇA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes & Transcripts
A crise da família é uma analogia da crise da relação do homem com Deus! Esta crise, afeta toda sociedade, afeta todas as relações!
• A falta de fervor da igreja, é o reflexo da falta de paixão na família!
• A falta de correção na igreja é a falta de correção na família!
• A falta de adoração na Igreja é a falta de zelo pelo Senhor em casa!
• A falta de amor na igreja é a falta de amor em casa!
“OS EQUÍVOCOS DA IGREJA SE REFLETEM NA FAMÍLIA E AS MAZELAS DA IGREJA MANIFESTAM-SE EM NOSSAS CASAS. ”
INTRODUÇÃO
Uma nação em cacos. Uma nação em queda livre. O que “só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, há arrombamentos e homicídios sobre homicídios”. () ”
• Perjurar é jurar falsamente.
• Mentir é faltar com a verdade.
ADVERTISEMENT
• Furtar é tomar aquilo que não é seu, sem coação.
• Roubar é tomar aquilo que não é seu, com coação.
• Adulterar é violar um acordo, ou falsificar algo.
• Arrombar é invadir algo que não é seu.
• HOMÍCIDIO é tirar a vida de outrem, sem permissão da lei.
O livro de Oséias afirma: “ porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. ” ()
Parece com algum país? Lembra-nos algum lugar? Nos traz ao coração algum povo?
A vida de Oséias é a parábola viva do relacionamento de Israel com a Igreja; - “o profeta que se casa com uma prostituta” – a vida que revela, o juízo, a justiça, e a promessa do Senhor, em meio A ALIANÇA!
Quem é o Oséias?
Oséias é o profeta que por mais tempo profetizou em Israel antes do exilio - Oséias profetizou durante os reinados mais do que qualquer outro profeta do Velho Testamento. Claramente Oséias era um nativo de norte e seguiu para o norte em sua profecia: as alusões as cidades israelitas: Samaria, Tabor, Betel, Jezreel, Ramá; também as frequentes referências a Efraim (37 vezes), ao passo que não se refere a Judá mais do que 15 vezes.
Supostamente era sacerdote. Tinha uma opinião elevada de deveres do sacerdócio e refere-se muitas vezes aos sacerdotes (; , ), a Torá ou lei de Deus (; ), as coisas impuras (9: 3), abominações e perseguição de "casa de Deus". Ele estava familiarizado com a lei escrita e tinha conhecimento direto de Israel. Pouco se sabe sobre o seu ministério, a menos que talvez tenha sido perseguido por seu trabalho profético ().
Oséias nos dá a data de sua profecia no título de seu livro: "Palavra do Senhor, que veio a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho Joás, rei de Israel "
Este homem viu uma nação cair em pecado, de modo tão devastador, que sua própria história é uma história em meio a lama!
ESBOÇO DO LIVRO
• Introdução ()
• A Lição da Vida Familiar de Oséias ()
o Esposa e filhos de Oséias: uma parábola de julgamento ()
o Infidelidade e Punição ()
o Reconciliação e Restauração ()
o Redenção da esposa e Nação ()
• Mensagem profética de Oséias ()
o A acusação do equívoco em reconhecer a Deus ()
 O caso do Senhor contra Israel ()
 Julgamento contra os anciãos e o povo ()
 Chamado ao arrependimento ()
o O peso da quebra da Aliança com Deus ()
 Infidelidade e Decadência ()
 Anúncio de julgamento ()
 Culpa e Punição ()
 O amor infalível de Deus ()
o O peso da infidelidade para com o Senhor ()
 Israel, o enganador ()
 O fim da compaixão ()
 Retorno e Promessa de Renovação ()
• Compreender a mensagem do livro de Oséias depende da compreensão da aliança do Sinai.
• A tarefa de Oséias era simplesmente avisar que o Senhor se destina a cumprir os termos da sua aliança.
• A curto prazo, portanto, o plano de Deus para o Seu povo era, necessariamente, negativo. A longo prazo, por outro lado, o plano global de Deus de bênção para a Sua nação escolhida ainda prevalece. Assim, o livro de Oséias contém lembretes aos fiéis, de que Deus um dia traria a prosperidade a Israel.
encapsula a perspectiva histórica da história de Israel em que se baseiam os oráculos de Oséias. Um total de cinco fases podem ser identificadas na história do povo eleito:
• (1) O estágio Êxodo-deserto, em que o povo de Israel estava na escravidão e foi resgatado pela graça de Deus. faz alusão, por exemplo, a este período em conexão com uma cena de bênção futura.
• (2) O cumprimento do pacto, quanto as bênçãos e maldições, por parte de Israel e Yahweh.
• (3) O período de bênçãos, iniciado com a aliança (cf. ) e continuado em Israel ao longo da história (por exemplo, ). Até o ponto em que a infidelidade de Israel é tão abundante, que o pacto é quebrado (por exemplo, ) e as bênçãos não são experimentadas.
• (4) O período das MALDIÇÕES. Durante esse tempo, Israel passará por morte, doença, destruição, deportação, etc. (, , ; ; ; , ; ; ; ; etc.). A maioria das previsões do livro, se referem a quarta fase; a principal tarefa de Oséias era anunciar o seu aparecimento.
• (5) O período de benção escatológica. Após a destruição e o exílio e só depois Israel voltará a ser restaurado pelo Senhor. A esta fase, pertencem as sete secções das promessas do livro (; -25, , ; ; ,; ).
O final do livro é uma luz de Esperança! O final do livro é a manifestação da Graça em meio a uma nação contaminada pelo pecado! Pecado que também faz parte de nossa história! Pecado que fez parte de nossas semanas!
• Pecados relacionados a sexualidade. () – o profeta e Gômer (Desfavorecida e não meu povo)
• Pecados relacionados a idolatria. () – Ídolos – (um espirito de Prostituição) {Um espírito (vento) da promiscuidade'. A palavra רוח em denota tal frase 'movimento da mente' (Rosenmuller), 'impulso incontrolável ou inexplicável' (Números G. B. Grey, ICC, Edimburgo, 1912, p. 50}
O uso mais comum de זָנָה (zānâ) é metafórico. Se refere a sexo ilícito, especialmente em violação de uma relação pactual (de noivado ou casamento) Pode ser usado para se referir a infidelidade da aliança por parte de Israel, desde de que esta aliança passou a ser vista como casamento (). Os profetas Oséias, Jeremias e Ezequias exploram esta ideia ao máximo. A distinção entre sexo ilícito e sexo de aluguel não é claro no uso metafórico. A mulher promíscua (fornicador) é diferente daquela que vende seu corpo. Israel e Judá tinham APROVADO o culto CANANEU, que incluía SEXO. Se o culto incluía sexo cúltico, então o poder da metáfora foi fundamentada na má conduta sexual real também ().
• Pecados relacionados a liderança política () - (o conluio com Assíria e o Egito)
• Pecados relacionados a falsa espiritualidade – () – (um amor passageiro como o orvalho da madrugada)
QUAIS SÃO AS AÇÕES DO SENHOR EM MEIO AO PECADO DO POVO!? - ()
1- UM CONVITE AO ARREPENDIMENTO
“Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.2Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.3A Assíria já não nos salvará, não iremos montados em cavalos e não mais diremos à obra das nossas mãos: tu és o nosso Deus; por ti o órfão alcançará misericórdia. ” -
A vida é dura, e há muitos buracos no caminho que percorrermos! A verdade é, ninguém gosta de cair em buracos; mas parece que o pecado cega nossos olhos para o mal que QUEDAS, podem fazer!
Ilustração: Me lembro de uma viagem que fiz com o pastor Jefferson para BH. Antes de pegarmos a autoestrada, caímos em um buraco e o eixo da suspensão traseira quebrou, era um gol – bola. Foi um grande estrago, um grande buraco que quase acabou com nossa viagem.
• Deus não deseja de Israel cultos falsos, mas uma completa entrega a ele.
• Deus deseja de Israel confiança absoluta, mas Israel confiava nos maiores exércitos de seu tempo – Assírios e Egípcios.
Aplicações:
O chamado ao arrependimento revelado em Oséias, apresenta o caráter de Deus, em meio ao pecado e a COROA DO PERDÃO é MANIFESTADA NA CRUZ. Pedro em seu primeiro sermão, se lembra do caráter profético da pregação da IGREJA:
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. ” - .
HOJE: Hoje é o dia do chamado ao arrependimento, hoje é o dia da graça sendo manifestada.
TODA CULPA: "Nada é mais característico do sentimento de culpa humano do que a indelévelidade (QUE NÃO PODE SER DESTRUIDO), seu poder de afirmar-se com indignação indelével, apesar de todos os lapsos do tempo e todas as mudanças no eu e em seu ambiente". Você tentar tirá-la da sua cabeça. Você está caminhando, e algo desencadeia a dor. De repente, as fitas tocam novamente. O dia inteiro. De repente, há um aperto. Há uma espécie de aperto na garganta. Você não conhece isso? Culpa. (TIMOTHY KELLER)
A CULPA SÓ PODE SER ARRANCADA PELAS MÃOS FURADAS DO REDENTOR!
2- UMA DECLARAÇÃO DE AMOR
“4Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles.5Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano.6Estender-se-ão os seus ramos, o seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância, como a do Líbano.7Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano.8Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos? Eu te ouvirei e cuidarei de ti; sou como o cipreste verde; de mim procede o teu fruto. ” -
Algumas coisas me espantam, quanto ao estudo teológico, e uma delas é a afirmação de alguns que afirmam que no A.T não havia manifestação da Graça de Deus.
E não há história mais extraordinária para falarmos disso, do que a de Jacó. ()
• UM INVEJOSO – pegou o calcanhar de seu irmão.
• UM ENGANADOR – trocou o prato de lentilhas, pela carne.
• UM LUTADOR – um homem que lutou com Deus.
• UM AGRACIADO – de usurpador para “príncipe de Javé. ”
CURA, AMOR E MISERICÓRDIA. – “UM RELAÇÃO DE AMOR. ”
Quem pode nos curar? Quem nos amará, apesar de nós? Quem exercerá sobre nós misericórdia, quando os mais desgraçados pensamentos fazem parte de nossas vidas?
TUDO É SOBRE JESUS – ELE É O CENTRO – ELE É A RAZÃO DE TUDO
“Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: 18O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,19e apregoar o ano aceitável do Senhor. 20Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.21Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. ” -
A substância da aliança que decorre do amor de Deus – “prova claramente que não pode ser a bondade do homem que faz com que Deus o ame. Se você me dissesse que havia algo tão bom no homem que, portanto, Deus lhe deu pão para comer e vestir para vestir, eu poderia acreditar em você. Se você me disser que a excelência do homem constrangeu o Senhor a colocar respiração em suas narinas e a dar-lhe o conforto desta vida, eu poderia ceder. Mas o que eu vejo lá, é que, Deus mesmo se fez homem; Eu vejo que Deus, aquele homem, finalmente preso à Cruz; Eu o vejo na Cruz, expirando em agonias; Eu ouço seu grito horrível: "Eloi, Eloi, lama sabachthani:" Eu vejo o terrível sacrifício do Filho unigênito de Deus, que não foi poupado, mas se entregou livremente por todos nós, e estou certo de que afirmaria uma blasfêmia, se eu admitisse que o homem poderia merecer um presente como a morte de Cristo. Os próprios anjos no céu com uma eternidade de obediência nunca poderiam ter merecido tão grande presente como Cristo na carne morrendo por eles; E oh! Devemos nós, que estamos todos sujos e contaminados, devemos olhar para aquela querida cruz e dizer: “Eu merecia aquele Salvador? ” Irmãos, isso era o auge da arrogância infernal; Que fique longe de nós; Permitam-nos sentir que não podemos merecer esse amor, e que, se Deus nos ama e nos deu o seu Filho, deve ser por algum motivo oculto em sua própria vontade, não pode ser por causa de qualquer coisa boa em nós. ” – CHARLES.H.SPURGEON
O DEUS revelado em Jesus, CUIDARÁ dos seus. Como o agricultor que cuida do campo, como o – LÍRIO, CEDRO, OLIVEIRA, CEREAL, VINHEDO, CIPRESTE.
• Uma linda flor!
• Uma bela árvore!
• Uma oliveira frutífera!
• Um cereal que sustenta aqueles, que dele se alimentam!
• Uma vinha que dá um vinho excelente!
O que Deus deseja realizar em nossas vidas?
• Israel e Judá foram dominadas pelos Assírios! Deus pesou sua mão sobre aqueles que não cumpriram a ALIANÇA, mas sempre manifestou sua GRAÇA SOBRE OS SEUS AMADOS! E esta GRAÇA, trouxe a luz, um povo que alimenta o mundo com o PÃO DAVIDA, e que dá ALEGRIA aqueles que foram tomados pelas lágrimas da MORTE; Este POVO É A IGREJA!
a) A AMADA DO CORDEIRO
b) A ELEITA DO SENHOR
3- UM ULTIMATO PARA UM CAMINHO EXCELENTE
“9Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão. ” -
QUEM É SÁBIO, QUE ENTENDA ESTAS COISAS () – QUEM LÊ ENTENDA () – QUEM LÊ ENTENDA ()
Este imperativo do presente exige uma sabedoria contínua por parte da igreja na interpretação desta profecia apocalíptica; ecoa, aqui: ; ; sobre a necessidade de compreensão (cf. ; , “Isto exige sabedoria”). O leitor precisa de ajuda divina para entender a profecia de Daniel e sua realização. Jesus prometeu que o "conhecimento dos mistérios" seria dado aos discípulos, e isso se refere à sua responsabilidade de utilizar esse conhecimento aqui.
Quem está dando um ultimato aqui é o Deus - Filho!
ENTÃO, SURGE UMA AFIRMAÇÃO CATEGÓRICA – “Porque os caminhos do SENHOR são retos. ”
Há caminhos retos em nossas vidas? Alguém aqui pode falar de um caminho sem pedras, ou buracos?
Há cantos SEM LUZ em nossas almas! – “O Racismo e a Cruz de Cristo” - (A história de John Piper, e de sua luta contra o racismo)
A evidência esmagadora da apostasia de Israel mostrou que a acusação de Oséias era verdadeira. Em nossos próprios casos, o veredicto é igualmente claro. No entanto, Jesus Cristo deu nossa sentença. O orvalho de sua misericórdia e a sombra de sua cruz curam nossa apostasia. Ele nos torna inocentes diante do sagrado tribunal de Deus.
• Os JUSTOS andarão NELES...
a) Não há do que se orgulhar!
b) Há o que agradecer!
• Os TRANSGRESSORES neles cairão...
a) Como alguém pode ficar de pé?
b) Uma hora, o tombo será certo, uma hora, buracos estarão na pista!
O QUE FAZER?
Muitos dos judeus nos tempos de Oséias, se entregaram a Baal, e assim se entregaram a:
• Idolatria.
• A perversão sexual. (Sexo com animais, sexo homossexual, bacanais cúlticos)
• Ao assassinato de seus filhos em oferendas desgraçadas.
• Injustiça social – cuidados com os órfãos, viúvas e estrangeiros.
• A conluios com Assírios e egípcios.
O QUE ACONTECEU? – O exilio do povo, a destruição de Israel, o caos social, a bancarrota espiritual!
O QUE ACONTECERÁ CONOSCO? – Quero conclamar todos a confiar nos caminhos do Senhor, Lembrando que confiar em Deus é CONFIAR NAQUELE QUE AFIRMA: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. ” - .
E que confiar NELE, é afirmar que:
a) Você não pode, ELE pode;
b) Você é mal, ELE é bom;
c) Você é mentiroso, ELE é a verdade;
d) Você é adúltero, ELE é o Santo de Israel;
e) Você é idolatra, ELE cumpre toda LEI.
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em meio ao pecado, sempre há esperança!
Não importa a fossa que você esteja, o que importa é: A CONFIANÇA EM CRISTO É A ÚNICA SAÍDA PARA NOSSAS VIDAS!
A ÚNICA SAÍDA PARA NOSSAS FAMÍLIAS, NOSSOS FILHOS, MARIDOS, ESPOSAS, em meio ao pecado é confiar em Cristo, para que:
a) DESFAVORECIDA E NÃO MEU POVO – ALCANÇADOS PELA GRAÇA E MEU POVO AMADO!
Isto parece obvio, mas de tempos em tempos precisamos reafirmar verdades: CONFIE EM CRISTO, E VIVA!
RELATED MEDIA
See the rest →
RELATED SERMONS
See the rest →