Faithlife
Faithlife

SOLA GRATIA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes & Transcripts

INTRODUÇÃO

Quando chegarmos ao céu, haverá recompensa a você ou a mim por causa de nossa salvação?
Haverá algum pódio aguardando você pelos seus méritos por sua salvação?
Sem dúvida, nossa salvação é uma conquista! E como conquista, alguém a conquistou e, por isso, será recompensado;
Mas, quem será recompensado? Quem é o responsável por nossa salvação?
Creio que a Bíblia tenha muitos textos para nos ensinar sobre a graça, mas um deles é muito especial, e nos mostra na prática como alguém pode ser beneficiado quando a bondade de Deus deseja lhe alcançar;
2Sm9.1-
2Samuel 9.1–13 RA
Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.
2Samuel 9.7–8 RA
Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
Somente pela graça, e unicamente por ela, é que somos abençoados por Deus.
A graça é o favor imerecido de Deus às suas criaturas.
Tal como Davi favorecendo Mefibosete por amor a Jonatas, assim também nós somos alvos do favor de Deus por causa do amor de Deus Pai à Deus Filho.
Assim como Mefibosete se viu indigno do favor do Rei “Quem é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?”, assim também nós devemos nos prostrar em face à maravilhosa graça do Senhor em nos estender o seu favor na pessoa de Cristo;
Não temos o direito de estar diante de Deus, mas, unicamente pela Graça, temos o privilégio de estarmos na presença dEle;
Somos como um cão morto diante de Deus, somente pela Sua infinita Graça é que somos aceitos diante dEle em Cristo;
A graça exalta a Deus e humilha o pecador. Aqueles que a si mesmo tem se considerado um cão morto têm entendido o real significado da graça de Deus;
Hoje onde ouvimos “eu determino”, “eu declaro”, “eu isso”, “eu aquilo”, tais pessoas nada sabem de Deus e muito menos da Sua graça, pois se acham dignos e merecedores das coisas que estão reivindicando diante de Deus.
CONCLUSÃO
1) Você entra na presença de Deus humilde e confiadamente como um cão dependendo exclusivamente da graça dele ou entra ousada e tolamente como uma pessoa não-convidada na corte real?
1) Você entra na presença de Deus humilde e confiadamente como um cão dependendo exclusivamente da graça dele ou entra ousada e tolamente como uma pessoa não-convidada na corte real?
2) você reconhece que:
(1) o ar que você respirou agora e todo funcionamento biológico correto ou não do seu corpo,
(2) todas suas posses ou ausência de posses,
(3) todos seus relacionamentos bons ou ruins,
(4) e, principalmente, toda sua salvação, incluindo, sua fé, suas boas obras, seu novo coração, sua perseverança na fé, sua santificação e, no final, sua glorificação, vem exclusivamente pela graça?
E se é pela graça, você não tem o direito de se gloriar por nada?
Você entende que se você crê em Cristo hoje e é salvo isso é por conta da graça de Deus e não nada de bom que haja em você (porque não há nada de bom em sua carne)?
3) Você compreende que quando você reclama ou murmura você está insinuando que a graça de Deus não te é suficiente?
RELATED MEDIA
See the rest →
RELATED SERMONS
See the rest →