Faithlife
Faithlife

Jesus, o Bom Pastor

João  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes & Transcripts
As ovelahs conhecem o pastor 4 14
Ler
1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. 4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; 5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. 13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. 17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. 18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
Nova dissensão entre os judeus
19 Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus. 20 Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis? 21 Outros diziam: Este modo de falar não é de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?
Orar
Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), .
vamos começar pelos ultimos versiculos, 19-21 onde vemos a reação dos judeus.
Vemos que estão ainda a falar da cura do cego que vimos na semana passada, o que indica que este discurso de Jesus que lemos foi proferido no seguimento imediato dos acontecimentos do capitulo 9
E vemos que , entee os judeus, uns rejeitavam as palavras de Jesus, e mas reconheciam que havia algo mais em Jesus. e isso é consestente com aquilo que Jesus disse
vamos então ollhar para as palavras de Jesus

1-6

João 10.1 RA
Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
João 10.1–3 RA
1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
Vemos aqui o inicio duma ilustração, e antes de tentarmso entender o significado deste texto temos de perceber o contexto.
Curral
nesta altura muita gente tinha ovelhas
havia um curral cumum, onde vários pastores deixavam as suas ovelhas durante a noite
havia um porteiro que guardava as ovelhas durante a noite, e que de manha deixava os pastores irem lá dentro vuscar as suas ovelhas
com a chegada do seu pastor as ovelhas seguiam o seu pastor porque conheciam a sua voz, ou o seu chamamento, por vezes um assobio
a pastor conhecia individualmete cada uam das suas ovelhas
Depois Jeus continuou e disso v 4 5
João 10.4–5 RA
4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; 5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
João 10.4–6 RA
Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
os pastores de ISrael não usavam cães para pastorear as suas ovelhas, eles usavam as suas vozes, chamavam as ovelhas, e elas ouviam e seguiam a sua voz porque já conheciam a voz do seu pastor.
O pastor não só protegia o rebanho como também era o pastor que lideravam e guiava o rebanho, para onde o pastor ia as ovelhas iam atrás
João 10.6 RA
Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
parábola, ilustração, figura de estilo
eles não compreenderam proque eles não faziam parte do seu rebanho
de seguida JEsus vai continuar, não a explicar a parabola como é usual nos outros evangelhos, mas vai expandi-la, vai continuar a falar com termos comparativos do pastoreio de ovelhas, mas agora duma perspectiva diferente
Jo 10.
João 10.7–10 RA
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

7-18

João 10.7 RA
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
Jo 10.7
Nos primeiros versiculos Jesus fazia a analogia em que ele era o pastor que vinha chamar as suas ovelhas, aagora Jesus é a própria porta por onde as ovelhas passam
só há um caminho
João 10.8 RA
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
Aqui, jesus não se está a referir aos profetas
mas refere-se aos falsos messias que tinahm aparecido nos ultimos anos prometendo lebertação do povo judeu
João 10.9–10 RA
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
João 10.9 RA
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
outros pormetem salvação mas só destroiem - roubam e matam (grandes ditadores)
Jesus é o unico que dá vida
João 10.11 RA
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
Jo
Jesus é o bom pastor no sentido de ser um verdadeiro pasto, um pastor digno. Aquele que desempenha bem as suas funções
O bom pastor está disposto a por em risco a sua vida para protejer as suas ovelhas.
E Jesus é este bom pastor que ama as suas ovelhas, que não só arristcou a sua vida, mas que deu a sua vida, morreu em lugar das suas ovelhas.
E foi precisamente este acto de sacrificio, este acto de amor que o qualifica para ser o nosso bom pastor tal como podemos ler em
Hebreus 13.20 RA
20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,
Então a morte de Jesus não é uma morte que serve meramente de exemplo, não é um exemplo do bem a triumfar sobre a morte, mas é algo com um próposito especiffico de proger as ovelhas, de as salvar de um perigo mortal iminente.
E além disso, a morte de Jesus é nos aqui apresentada com sendo particularmente dirigida Às suas ovelhas.
O Bom pastor não põe a sua vida em risco pelas ovelhas que não são dele, porque o seu principal dever é protejer as suas ovelhas, da mesma forma, JEsus dirigie o seu sacrificios aqueles que lhe foram dados pelo pai.
Temos como exemplo de um bom pastor o Rei david, que quanod ainda era novo cuidava de ovelhas
lutou contra um urso
e contra um leão
arriscou a sua vida para protejer as suas ovelhas.
João 10.12–13 RA
12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. 13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
o mercenário cuida mais de si do que nas ovelahs
aquele que é mercenario só cuida das ovelhas se a sua propria segurança não estiver em causa, porque as ovelhas não são dele, ele não tem amor pelas ovelahs.
a dedicação do mercenário é directaamente proporcional ao seu salário, quanto mais lhe pagarem mais ele se esforça.
mas não há salario suficientemente alto para que ele esteja disposto a morrer pelas suas ovelhas.
...
João 10.14–15 RA
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
conhecimento mutuo
temos aqui indicaç~eos muito práticas sobre como deve ser a nossa relação com Jesus
devemos conhece-lo e el deve conhecernos a nós
a nossa relação com jesus deve espelahs a relação que Jesus tem com o pai
...
João 10.16 RA
Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
gentios
unidade da igreja
JEsuss não quer ter varios rebanhos separados
judeus
europeus
asiaticos
pobres
ricos
Jesus quer formar um só rebanho, com todos os crentes de todas as nações, de todos os contextos sociais, sem discriminação.
Jesus é o pastor de varias ovelhas, e vai busca-las a vários sitios diferente, mas a partir do momento que somos chamados por JEsus passamso todos a fazer parte de um só rebanho

Finalizar

João 10.17–18 RA
17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. 18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
Jo 10.
....
Sacrificio voluntário
Obediencia ao pai -> Amor
plano de Deus
RELATED MEDIA
See the rest →
RELATED SERMONS
See the rest →