Faithlife
Faithlife

Filho de Deus

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes & Transcripts
LEr
22 Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno. 23 Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão. 24 Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. 25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. 26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. 30 Eu e o Pai somos um.
31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. 32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? 33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. 34 Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei:
Eu disse: sois deuses?
35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar, 36 então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus? 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis; 38 mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai. 39 Nesse ponto, procuravam, outra vez, prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos.
40 Novamente, se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali permaneceu. 41 E iam muitos ter com ele e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade. 42 E muitos ali creram nele.
Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), .
Orar
João 10.22–23 RA
Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno. Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão.
Hanukka
Dedicação do templo, no tempo de Jedas mabcabeus
João 10.24 RA
Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente.
queriam apanha-lo de forma explicita para poderem prende-lo
João 10.25 RA
Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.
novamente Jesus aponta para as suas obras como prova daquilo que ele diz que é
João 10.26–27 RA
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
João 10.26 RA
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
tal como falamos na semana passada, as ovelhas e o pastor conhecen-se mutuamente

parte mais importante

João 10.28 RA
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
João 10.28 RA
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
perserverança dos santos
a nossa salvação está guardada nas mãos de Jesus, não nas nosssas, e por isso não a podemos perder
Romanos 8.29–30 RA
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Romanos 8.28–30 RA
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
ninguem é deixado para tras, todos os que Deus escolheu salvar irão ser salvos
João 10.29–30 RA
Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um.
Tambem estamos seguros pela mão do pai
não podemos perder a salvação
podemos ter confiança total nisso e descansar, ter paz que a nossa segurança eterna está em boas mão

OS judeus voltam-se contra JEsus

João 10.31 RA
Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.
João 10.32–33 RA
Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
Jo 10.
novamente, llá estavam os judeus contra Jesus, desta vez pelas palavras que ele tinha dito, e não por ter realizado um milagre
João 10.34–37 RA
Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar, então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus? Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;
defesa de Jesus
se até os juizes eram chamdos de deuses por imporem a lei, e são meros mortais que nem milagres fazem então eu, que sou realmete filho de Deus e faço milagres para o provam então muito mais direito tenho de ser chamado filho de Deus
João 10.37–39 RA
Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis; mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai. Nesse ponto, procuravam, outra vez, prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos.
Jo 10.37
Sempre que pôe em causa a divindade de Jesus, ele aponta para os sinais que faz
os milagres falam por si mesmos
nós e todos, temos de decidir se acreditamso ou não nos milagres
e estes judeus continuavam cegos, não queriam aceitar que jesus fosse Deus e por isso queriam prende-lo
João 10.40–42 RA
Novamente, se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali permaneceu. E iam muitos ter com ele e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade. E muitos ali creram nele.
Jo 10.
muitos creram em Jesus , porque jeus fez sinais, e tudo o que João baptista profetisou à cerca de Jesus era verdade
João 10.42 RA
E muitos ali creram nele.
Jo
a fé deve ser a nossa resposta perante a quantidade enorme de sinais e milagres que jesus fez, não há nenhuma razão para duvidarmos, só o nosso coração duro nos pode impedir de o fazer
proxima semana vamos ver o maior dos milagres de JEsus
RELATED MEDIA
See the rest →
RELATED SERMONS
See the rest →