As últimas impressões das palavras de despedida.

Pastoral  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 43 views

As palavras marcam as vidas das pessoas, especialmente quando ditas em momentos marcantes do cotidiano.

Notes
Transcript

Palavras ditas de modo explícito que contribuem para o enriquecimento de sentidos à vida.

PRIMEIRO MOMENTO DO DISCURSO: CRISTO FALANDO DA PALAVRA
Quanto mais conhecemos as pessoas, mais abertamente nos comunicamos com elas;
Quando desejamos o bem das pessoas, também lhes oferecemos acesso às melhores coisas da vida;
Os discípulos de Jesus muitas vezes se sentiram perdidos nos discursos de Jesus. Um olhar desatento pode dar a entender que o Senhor não desejou falar abertamente, às claras.
Duas questões devem ser levadas em conta:
a primeira é que a audiência de Jesus era híbrida - composta por interesseiros de plantão, que não se importavam com o sentido das palavras, mas com o formalismo das ditames religiosos; a segunda questão é a seguinte: os discípulos tinham pouca intimidade com Deus, estavam em fase de amadurecimento espirituale por não
A primeira é que a audiência de Jesus era híbrida - composta por interesseiros de plantão, que não se importavam tanto com o sentido das palavras, com o propósito restaurador do Messias, mas com o formalismo dos ditames religiosos que dominavam suas mentes;
A segunda questão é a seguinte: os discípulos tinham pouca intimidade com Deus, estavam em fase de amadurecimento espiritual, por essa razão as palavras foram assimiladas à proporção que, no trajetória de experiências com Jesus, seus olhos, até certo ponto, se abriam.
Aqueles mesmos seguidores de Cristo não discursavam acerca de segredos ou mistérios ocultos à humanidade; como Igreja, eles passaram a falar do Cristo que se tornou homem mediante o propósito de sua própria vontade, que fez morada com os homens, tornou-se a Palavra de Deus encarnada (cf. ).
As palavras que antes obscureciam-lhes as mentes, a propósito de estarem distanciados de Deus pelo efeito do pecado, tornaram-se-lhes a Revelação máxima do Pai (cf. ).
Portanto, as palavras dão sentido a nossa vida não pela força da expressão, nem tampouco pela pretensão de razão em nós mesmos, mas porque nas palavras proferidas por Jesus Cristo nos encontramos com Deus, percebemos o estado anterior e, por conseguinte, a vida se torna mais clarificada, completa de sentidos.

Palavras ditas de forma clara não apenas esclarecem, mas direcionam pessoas a Deus.

Palavras ditas de forma clara não apenas esclarecem, mas direcionam pessoas a Deus.

SEGUNDO MOMENTO DO DISCURSO: OS DISCÍPULO FALANDO DA PALAVRA.
Os discípulos responderam como nós respondemos muitas vezes: entendemos, Senhor a tua Palavra.
Foi dessa forma que os discípulos comentaram acerca das palavas de Jesus que haviam aprendido e apreendido até aquele momento: “as tuas palavras dizem quem tu és”.
Deus não salva homens pelo que eles fazem ou deixam de fazer, mas porque os desígnios divinos já preestabeleceram que tudo haveria de acontecer (cf. ).
Cristo não veio propor palavras como se oferecesse um modo de vida mais consistente para a humanidade, com o objetivo de tornar a vida melhor do ponto de vista ideológico; Cristo muito menos disputou um lugar entre os discursos que versam sobre Deus. Seu objetivo não foi agradar os homens com palavras diferenciadas.
O nosso Senhor veio esclarecer a situação da humanidade. Embora o discurso de Jesus fosse dirigido aos homens, não tinha primazia no homem, mas no Reino de Deus. Essa sempre foi a tônica de Jesus falar de Deus para os homens, tornar-lhes claro os intentos divinos desde a eternidade (cf. ).
Desse modo, Deus não é um entre tantos outros, não entra em cena por intermédio de Cristo apenas para satisfazer os desejos da criatura. Aprouve a Deus manifestar-se em Cristo para redimir e reunir pessoas para dar continuidade ao seu governo no mundo, para redirecionar as vidas daqueles que de bom grado se humilham e reconhecem a soberania do nosso Senhor.
Em suma, mesmo sabendo como muitas vezes falhamos ao responder mal à palavra, como os discípulos fizeram em muitas ocasiões, Deus não desiste de salvar pessoas. Ele é imutável, por isso podemos confiar no seu amor.

Palavras ditas às claras transformam vidas, proporcionam momentos de segurança e paz.

TERCEIRO MOMENTO DO DISCURSO: A PALAVRA DE CRISTO ACERCA DE DEUS E DOS HOMENS.
Por mais que as palavras de Cristo fossem claras, os discípulos comprovaram, na prática, que as pessoas não conhecem a si mesmas, Deus é quem sonda os intentos do coração e compreende os desvios que os homens estão sujeitos fazer. “As palavras dos homens não dizem por completo quem eles são”, Deus é quem pode falar precisamente dos homens.
Deus não salva homens pelo que eles fazem ou deixam de fazer, mas porque os desígnios divinos já preestabeleceram tudo que haveria de acontecer (cf. ).
Cristo veio consciente de sua missão, do abandono das pessoas porque conhece a fraqueza dos homens, apesar disso, Cristo ama a todos.
As suas palavras cumpriram o propósito de Deus, de salvar vidas, de proporcionar momentos de prazer aos homens, através da morte substitutiva de seu próprio Filho.
Concluindo, as impressões que ficam nas palavras de Cristo é que a segurança, a certeza, a paz vêm de Deus o qual amparou o Filho até a morte, para cumprir tudo aquilo que havia prometido. Essas impressões são as que sempre vão marcar a vida da humanidade, ninguém pode apagar. Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more