NO JUÍZO, TODOS SEREMOS IGUAIS!

Romanos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

O JUÍZO SOBRE O PECADO

Romanos 2.1 RA
1 Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.
O texto diz respeito a todos do capítulo 1, versos 28 a 32.
"és indesculpáveis": todos aqueles cuja disposição mental é considerada reprovável por praticarem tudo que está em ;
Os que agem pecaminosamente ainda são capazes de julgar o pecado dos outros;
Não são capazes de enxergar o próprio pecado;
Romanos 2.2 RA
2 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas.
É por aquilo já revelado nas Escrituras que todo julgamento acontecerá;
Romanos 2.3–4 RA
3 Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus? 4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?
Verso 3: os que praticam as mesmas coisas citadas anteriormente sofrerão do mesmo juízo que eles mesmos condenam;
O fato de alguém condenar ou achar certo pecado horrível não significa que tal pessoa é melhor que aqueles que cometem este pecado;
Verso 4: é a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento;
Atos dos Apóstolos 16.14 RA
14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.
Atos dos Apóstolos 11.18 RA
18 E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.
A graça do Evangelho se manifesta os romanos no fato de mesmo os mais hipócritas e dissimuladores dos pecadores podem vir a alcançar o arrependimento, caso Deus assim o queira;
No entanto, antes que a graça liberte o coração do pecado, este continua duro como pedra para receber o arrependimento e a salvação - e continua duro e julgador;

O DIA DO JUÍZO

Romanos 2.5–11 RA
5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: 7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8 mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. 9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10 glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. 11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
Romanos 2.5 RA
5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
Romanos 2.6 RA
6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:
Um coração duro, por causa dos pecados, dos quais não consegue se ver livre, acumula mais e mais ira sobre si;
Ou seja, haverá um dia em que a Ira de Deus será derramada sobre o pecado;
A ira é contra o pecado, não contra a criatura criada. Mas, uma vez que o pecado está no coração da criatura e esta não consiga se ver livre do pecado, pecado e pecador serão alvos da ira de Deus, santa e justa;
Quando Jesus tomou sobre si os meus pecados, a Ira de Deus não poupou a Jesus;
Jesus foi consumido na cruz pelos meus pecados;
E meus pecados foram apagados quando a Ira de Deus foi derramada sobre eles e sobre aquele que os tomou sobre si no Calvário;
Tal como um míssel sendo lançado sobre uma pedra para destrui-la, assim é a ira de Deus contra a pedra e dureza de meu coração e pecado;
Quando no inferno a Ira de Deus for derramada contra a humanidade, isso se dará com o objetivo de destruir do homem o pecado que nele está. Mas, como no inferno, onde o juízo de Deus acontecerá, não existe o tempo, a duração deste juízo e destruição do pecado não possuirão tempo, sendo portanto, eterna;
E a retribuição do juízo será como se lê:
Romanos 2.6–11 RA
6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: 7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8 mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. 9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10 glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. 11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
Mais uma vez, Deus não fará diferença entre aqueles que são judeus e aqueles que não o são;
O paralelo hoje seria que Deus não faria distinção entre aquele que frequenta igreja e aquele que não frequenta;
A conclusão de Paulo neste trecho vem com as seguintes palavras:

CONCLUSÃO

Romanos 2.12–16 RA
12 Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados. 13 Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. 14 Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. 15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, 16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.
As primeiras palavras de Paulo sugerem a conclusão de um assunto: "Assim, pois...";
Romanos 2.12 RA
12 Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.
O verso 12 diz que com lei ou sem lei, todos serão julgados;
O verso 12 diz que com lei ou sem lei, todos serão julgados;
Não existe a possibilidade de pessoas que não conheceram a lei ficarem sem julgamento;
Romanos 2.13 RA
13 Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Os justos são os que ficarão livres no julgamento;
Estes são os que praticam a lei;
Romanos 2.14–15 RA
14 Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. 15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,
O verso 15 sugere uma "lei gravada no coração";
Quando alguém age de conformidade com a lei, tal pessoa serve como lei para seus companheiros;
A ideia é que Deus colocou a Lei no coração do homem e, por isso, muitos, mesmo ateus, são capazes de agir de um modo obediente à Lei, mesmo sem conhecê-la;
Exemplo: quando alguém foge do adultério, ou quando desejando matar alguém, não o faz, ou quando alguém reconhece que roubar é errado e não tira do outro o que lhe pertence, em todas estas ocasiões, a pessoa só é capaz de fazer o que é certo graças à Lei de Deus gravada em seus corações;
São capazes e acusarem-e e defenderem-se mutuamente de acordo com a Lei de Deus, mesmo não tendo conhecimento de Deus - graças à Lei gravada nos corações;
Romanos 2.16 RA
16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.
Tudo isso por causa desse dia, o "dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar...";
É sobre este dia que Paulo escreveu;
Esta é sua preocupação;
Está é a sua preocupação também?
Paulo quis que os romanos entendessem que este dia está chegando, e que todos devemos nos render à verdade desse julgamento, a fim de obtermos a absolvição antes do juízo;
Related Media
See more
Related Sermons
See more