SOMENTE PELA FÉ!

Romanos  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 129 views
Notes
Transcript

SOBRE A SALVAÇÃO PELA OBRAS

Sempre se acreditou que as obras estiveram associadas à salvação;
Nos dias do Antigo Testamento, muitos judeus acreditavam nisso, por isso pecaram por trazer sacrifícios sem um coração quebrantado e arrependido;
Veja o , por exemplo:
Salmo 51.17 RA
17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
Nos dias de Jesus, acreditava-se que as obras poderiam estar associadas à salvação;
Veja
Lucas 18.11–14 RA
11 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Quando olhamos para os últimos dois mil anos de história da igreja, o que encontramos é a mesma atitude no coração das pessoas;
Há cerca de 1500 anos atrás, um monge chamado Pelágio começou a ensinar que para você ser salvo, você só precisaria fazer algumas coisas (o pelagianismo acreditava que a salvação é de pura responsabilidade humana - eles defendiam com unhas e dentes o absurdo do livre-arbítrio, onde o ser humano é totalmente responsável por sua salvação - ou seja, por obras);
Há 500 anos atrás, quando a Reforma Protestante começou, a Igreja Romana vendia o perdão de Deus (indulgências) e o povo, sem acesso à Bíblia, acreditava que para ser salva, só precisavam fazer o que a Igreja mandava;
Portanto, tanto no AT e no NT, quanto em toda a história da igreja, sempre se acreditou que você deveria fazer algo, tomar alguma decisão, dar alguns passos, se quisesse ser salvo;
A ideia por detrás disso é óbvia: o ser-humano tem méritos em sua salvação;
Mas, quando Paulo escreve , ele deixa claro (usando o exemplo de Abraão) que a salvação do início ao fim da história será sempre pela graça, por meio da fé - ela nunca foi e nunca será mérito humano ou fruto de alguma ação, obra, atitude, decisão, etc., humanas;
Vamos ao estudo do texto?

ABRAÃO, O PAI DA FÉ!

Romanos 4.1–3 RA
1 Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. 3 Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
Verso 1: Abraão ganhou alguma coisa? Sua carne ganhou alguma coisa? suas escolhas, suas atitudes, alguma recompensa?
Verso 2: Se a resposta a estas perguntas acima for "sim", então Abraão pode se gloriar em si mesmo!
Verso 3: Paulo cita
Gênesis 15.6 RA
6 Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça.
Paulo volta no verso 4 à questão de recompensa;
Romanos 4.4 RA
4 Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida.
Verso 4: quem faz alguma coisa não é digno de favor, mas de salário, de paga, de recompensa (porque fez por merecer e é digno de toda honra);
Verso 5-8: Paulo lembra de outra pessoa no AT: Davi!
Romanos 4.5–8 RA
5 Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. 6 E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: 7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; 8 bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
Paulo, agora, cita o
Salmo 32.1 RA
1 Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto.
Verso 9: A felicidade de ser perdoado não é um privilégio só de judeus (os circuncidados), mas de todos os que "creem";
Romanos 4.9 RA
9 Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça.
Paulo lembra que Abraão foi salvo antes da circuncisão existir, antes de qualquer das leis existirem;
Então, (verso 10), como Abraão foi salvo?
Romanos 4.10–12 RA
10 Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso. 11 E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, 12 e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.
Verso 11: A circuncisão foi só um sinal da aliança que Abraao fez com Deus, após ter crido em Deus;
(Embora nós não mais tenhamos a circuncisão como algo exigido, hoje também temos selos da nossa salvação: o batismo e a Ceia - no AT, o símbolo da salvação era a circuncisão, e não o batismo e a Ceia);
Verso 13:
Romanos 4.13 RA
13 Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.
"Não foi por intermédio da lei!";
A promessa (salvação e bênção de Abraão e sua "casa") foi cumprida por meio da fé de Abraão e não por meio de obras que ele praticou;
Verso 14-16;
Romanos 4.14–17 RA
14 Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa, 15 porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão. 16 Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós, 17 como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
Romanos 4.14–16 RA
14 Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa, 15 porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão. 16 Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós,
"Provém da fé"… "para que seja segundo a graça";
Mais claro que isso, impossível!
Sabe porque Abraão se tornou "Pai de Muitas nações"? Porque para ser filho de Abraão não é necessário ser circuncidado, ser judeu, ou seu obediente às Leis do Levítico. Para ser "filho de Abraão", basta somente crer como ele um dia também creu;
Mas, no que ele creu? Ele creu no impossível! Deus disse que faria dele uma nação, mas ele já era velho e não tinha nenhum filho;
Mas, mesmo assim, com 100 anos de idade, ele continuou firmemente crendo, e isso marcou sua salvação;
Romanos 4.18–22 RA
18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, 21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. 22 Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.
É exatamente isso que estes versos dizem;
Abraão não poderia mais ter filhos, a promessa de Deus não poderia se cumprir por obras humanas;
Ele podia apenas crer, e foi o que ele fez;
E Deus deu a ele o que prometeu, após provar a sua fé;
Abraão não duvidou, sua fé se fortaleceu, mesmo diante do impossível (verso 19) e isso "lhe foi imputado por justiça" (verso 22);

A CONCLUSÃO

Romanos 4.23–25 RA
23 E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, 24 mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.
Paulo conclui afirmando que a mesma salvação que veio sobre Abraao pode vir sobre nós;
A mesma "justiça" que foi "imputada" em Abraão, pode ser imputada em nós!
De que maneira?
Verso 24: se nós crermos que o Pai ressuscitou Jesus;
Se crermos que Jesus é nosso Senhor;
Verso 25: Se crermos que ele foi entregue por causa das nossas transgressões;
Se crermos que Ele ressuscitou por causa da nossa justificação (salvação);
Se crermos… o tempo todo é: "se crermos";
Tudo isso para ensinar o seguinte. A sua salvação:
Não acontecerá por suas obras;
Não acontecerá por seus méritos;
Não acontecerá porque você simplesmente tomou uma decisão em sua vida;
Sua salvação acontecerá pela pura graça de Deus que lhe dará a fé para ser salvo.
Romanos 10.17 RA
17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
Efésios 2.8 RA
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
Hebreus 12.2 RA
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Judas 3 RA
3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.
Que Deus nos ajude a lutarmos sempre por essa fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more