NOSSA MAIOR ESPERANÇA!

Romanos  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 148 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Paulo retorna ao tema da justificação neste capítulo;
Porque ele é tão importante para Paulo?
No capítulo anterior, Paulo explicou como Abraão foi salvo (justificado);
Agora, numa espécie de louvor, de explosão interna de alegria, Paulo relembra os romanos como vem a salvação de Deus a nós;
Paulo divide este capítulo em duas partes:
Como os seres humanos podem encontrar definitivamente a paz?
Qual as semelhanças e diferenças entre o 1º Adão e Cristo, o 2ª Adão?

COMO ENCONTRAR A PAZ?

Romanos 5.1–3 RA
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
Romanos 5.1–2 RA
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
Verso 1: A salvação é pela fé;
Esta salvação traz paz ao coração;
Esta salvação só acontece por meio de Cristo;
Portanto, sem fé não pode haver salvação, sem salvação os seres humanos nunca encontrarão a paz, e sem Cristo, toda paz e salvação são falsas e ilusórias;
Verso 2: Por meio da fé é que temos acesso à graça da salvação;
RECORDAÇÃO
Qual a diferença entre Graça e Misericórdia?
Misericórdia é a mão fechada de Deus (que não me dá o que mereço).
Graça é a mão aberta de Deus (que me dá o que eu não mereço).
Nossa vida nesse mundo deve ser uma espera pela glória de Deus que um dia veremos face a face.
Romanos 5.3–5 RA
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. 5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
Até mesmo as tribulações fazem parte do processo de Deus em nos transformar à imagem de Seu filho;
Não podemos desconsiderar as tribulação pois é nelas que Deus fortalece em nós a perseverança, a experiência (caminhar com Deus nas lutas), e a esperança;
Como Deus derramou Seu amor em nossos corações, quando não o abandonamos nas provações, Ele nos faz sentir Sua presença e esperança, as quais trazem a certeza que em breve ele enxugará de nossos olhos toda lágrima trazida pela tribulação;
Romanos 5.6–11 RA
6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. 8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
Aqui, Paulo começa a fazer um contraste entre nós e Cristo, entre nossos pecados e a pureza de Jesus;
Verso 6-7: Quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós;
Ou seja, sua morte não foi por causa da nossa bondade, ou porque Deus viu que seríamos bons, então decidiu antecipar nossa salvação;
Ele morreu por quem o matou (Centurião, que se converteu após a morte de Jesus) e por todos nós;
Verso 8: A prova do amor é que Ele nos amou quando todos o odiávamos e estávamos prontos a desobedecê-lo e a correr para os braços de outro amor;
Verso 9-11: Se Deus fez por nós algo tão maravilhoso quando ainda não éramos filhos dEle, imagine o que Ele é capaz de fazer agora, que somos filhos;
O que Ele ainda fará por nós?
Nos livrará da Ira vindoura (o juízo após o qual pessoas serão enviadas para o lago de fogo);
Nos levará para a Vida Eterna ao Seu lado;
Isso tudo, por causa da reconciliação.
A partir de agora, Paulo conclui seu pensamento entre as diferenças entre nós e Cristo falando das semelhanças e diferenças entre o 1ª Adão e o 2ª Adão;

ADÃO E CRISTO, O 2º ADÃO!

Paulo coroa o final deste capítulo com a brilhante comparação entre Adão e Jesus;
Embora o texto seja longo, nele o que vemos são comparações;
Romanos 5.12–14 RA
12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. 13 Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. 14 Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.
Verso 12: O pecado entrou no mundo e não somente no coração de Adão - seu pecado abriu as portas para a entrada do pecado na humanidade (preste atenção que Deus não coloca o pecado de Eva, mas o de Adão. Sabe porquê? Porque a responsabilidade pela espiritualidade no lar é do homem. Homens que não assumem sua responsabilidade no lar estão em pecado;
Verso 13: Ou seja, não ser levado em conta significa literalmente que o pecado não é conhecido como pecado enquanto a Lei não surge e diz que é pecado;
Verso 14: ou seja, aqueles que não comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal;
Romanos 5.15–16 RA
15 Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. 16 O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.
Após dizer o que vem do "homem", da humanidade, Paulo diz o que vem de Deus, do Deus-homem, Jesus Cristo;
Romanos 5.17–21 RA
17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. 18 Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. 19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 20 Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, 21 a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Verso 17: do 1º Adão, ofensa e morte para todos - do 2º Adão, graça e justiça;
Verso 18: do 1º Adão, juízo e condenação - do 2º Adão, justificação e vida;
Verso 19: do 1º Adão, desobediência e pecado - do 2º Adão, obediência e justiça;
Verso 20a: A Lei foi dada para que o pecado fosse conhecido;
Verso 20b: O pecado (ofensa, morte, juízo, condenação, etc.) tem transbordado neste planeta - PORÉM, a graça (justiça, justificação, vida, etc.) tem supertransbordado não só neste planeta, mas no Universo, pois Deus está fazendo um novo céu e uma nova terra;
Verso 21: Enquanto há morte, o pecado reina - Quando a morte não existir mais, aos que estiverem com Cristo (os justificados por Deus) reinará a graça, o favor de Deus, suas bênçãos, sua presença, sua bondade, sua alegria, sua beleza, seu poder, etc.
Assim como Ele é infinito, o prazer nele nunca terá fim.

CONCLUSÃO

Agora, e nós?
Que faremos diante destas verdades tão preciosas?
Sem dúvida, por mais que o texto nos esclareça coisas difíceis, ainda permanecerá muitas coisas que deste lado da existência jamais compreenderemos;
Só nos resta, com o conhecimento que Ele nos dá, louvarmos, explodirmos de alegria, nos lembrando diariamente desta bondosa salvação que Deus nos deu.
Related Media
See more
Related Sermons
See more