UM DEUS QUE NOS SERVE?

Estudo de Romanos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 57 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Nosso últimos estudo sobre Romanos teve como tema "Nossa maior esperança", em ;
Vimos como Deus está transformando a humanidade em uma nova humanidade fazendo com que pessoas sejam transformadas em pessoas mais parecidas com Jesus de Nazaré;
Esse é um dos grandes "projetos" de Deus no Novo Testamento: transformar pessoas à imagem de Seu Filho;
Em , texto de hoje, vemos Paulo passeando pelo terreno da libertação;
Ou seja, Paulo quer mostrar como essa nova humanidade é criada - eles deixam de ser escravos de um senhor e se tornam de Outro;
O tema principal desse capítulo é: "Você é servo de quem?", a quem você serve?, quem manda em você?

SE LIBERTA AO SE PRENDER?

Romanos 6.1–4 RA
1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? 2 De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? 3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
Paulo começa com uma pergunta parecida a ser feita no verso 15;
Permanecer no pecado, dentro do contexto do capítulo 6, significa estar arraigado, estar preso, escravizado;
Permanecer no pecado não significa simplesmente parar nele e ali permanecer por alguns minutos;
Permanecer no pecado significa morar, estar atado, amarrado a ele. A palavra original (ἐπιμένωμεν - epimenōmen) significa literalmente estar continuamente em uma atividade ou em um estado que não pode ser alterado;
ἐπιμένωμεν
A pergunta de Paulo é simples: antes, quando a graça se manifestou, ela se manifestou em seres pecadores como nós. Faz sentido voltarmos ao pecado para que ela se manifeste novamente? Óbvio que não (verso 2);
Nós morremos para o pecado - não fomos só soltos ou libertos, mas morremos para ele, para suas amarras, para seu domínio sobre nós;
No verso 3 Paulo lembra que, ao sermos separados do pecado, fomos ligados a Cristo, batizados nele;
Por meio da morte de Jesus, foi possível que uma nova força (ou cabeça, ou senhor) se tornasse possível à humanidade;
Agora, então, podemos nos colocar debaixo de Cristo, e estarmos ligados a ele como estávamos ligados ao pecado antes dele estar em nossas vidas;
Como isso aconteceu? No verso 4, Paulo diz que nós estávamos representados na cruz (mesmo antes de existirmos - isso é predestinação) quando ele foi punido;
O mesmo poder que ressuscitou a Cristo é o poder que nos capacita a andar em nova vida - porque, então, muitos não andam? Para Cristo, como foi ir para a cruz? Foi algo fácil? Foi algo que ele fez sem se angustiar e sofrer? Como você acha que será possível viver em novidade de vida, com o poder de Deus, sem passar pelo que Cristo passou?
Romanos 6.5–14 RA
5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
Ser unido a Cristo é o tema agora;
Somos unidos a Cristo em sua morte (v. 5);
Somos unidos a Cristo em sua ressurreição (v. 5);
Estávamos unidos a Cristo em sua crucificação (v. 6);
Estávamos unidos a Cristo na destruição do pecado (v. 6);
Esta união com Cristo fez com que não servíssemos mais ao pecado;
(versos 7 a 11) Todo o pensamento de Paulo se resume na ideia de que, antes, estávamos presos a Adão (pecado) e agora estamos presos a Cristo (liberdade);
A conclusão desse primeiro ponto é que, se estamos ligados a Cristo, devemos nos conscientizar da nova vida que agora devemos viver em santidade;
A segunda parte do texto trata sobre...

A QUEM SERVIMOS?

Romanos 6.15–23 RA
15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! 16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. 20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. 21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Paulo repete a pergunta do verso 1 - já que a graça se manifesta onde há pecado, voltaremos ao pecado pra desfrutarmos de mais graça?;
Paulo, neste final de capítulo preocupa-se em que os justificados compreendam como estão ligados a Cristo, como vivem com Cristo, como servem a Cristo;
Ou estamos debaixo da lei ou debaixo da graça (verso 15);
Este "debaixo" significa literalmente "servindo";
Se servimos à lei, significa que ainda estamos presos àquilo que a Lei aponto para os que a quebram - a condenação eterna;
Se servimos à graça, significa que já estamos livres da condenação, vivendo uma nova vida, agora presos à esperança da eternidade;
Verso 16 deixa claro que Paulo fala de servidão;
v.17 - antes, escravos do pecado;
v.18 - agora, libertos do pecado, nos tornamos servos da justiça;
v.19 - da mesma forma como antes entregávamos nosso corpo para fazer a vontade dos nossos impulsos pecaminosos, agora devemos também oferecer voluntariamente nosso corpo para servir a vontade de Cristo, a quem estamos ligados;
v.20-23 - a dinâmica é a seguinte: o velho "você" morreu. Não adianta viver, pensar, agir, falar como antes. Ou você vive uma nova vida, ou você não é cristão ainda (ou você é um cristão "doente");
v.23 - o pecado destruiu você; mas Deus deu Cristo para dar uma nova vida pra você, uma vida eterna;

CONCLUSÃO

O convite é para que sejamos servos;
Deus nos serve;
Jesus nos serve;
O Espírito Santo nos serve;
Eles nos serviram no passado e continuam a nos servir ainda hoje;
Quando ainda se vive preso ao pecado, se vive apenas para servir a si mesmo;
Quando alguém é liberto por Cristo, esta pessoa passa a ter prazer em servir aos outros;
Você tem servido ao povo de Deus com seus dons e talentos? Isso não significa ser líder ou dirigir algum trabalho na igreja. Significa estar disposto a servir onde e quando as pessoas precisarem;
Faça essa reflexão e ore a Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more