SE DEUS ESCOLHEU, PORQUE EVANGELIZAR?

Estudo de Romanos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 82 views
Notes
Transcript

Introdução

De onde vem a fé salvadora?
Em , vimos como Deus, por Sua livre escolha, decidiu antes da fundação do mundo separar algumas pessoas para a salvação, doutrina que é conhecida na Bíblia como "eleição";
Como vimos, embora a Bíblia seja clara, permanecem inúmeras dúvidas à nossa mente limitada;
No entanto, o agir de Deus é claro: por Sua graça, Deus decidiu separar algumas pessoas para a salvação (enquanto deixou as demais entregues às consequências de seus próprios pecados - os que foram salvos, serão por um ato gracioso de Deus, e não por méritos pessoais);
Agora, em , Paulo fala da importância da evangelização;

A TRISTEZA PELOS PERDIDOS

Outra vez, Paulo aborda como seu coração sofre por ver seus amigos perdidos e sem salvação;
Romanos 10.1–14 RA
1 Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. 2 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. 3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. 4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. 5 Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. 6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; 7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
Romanos 10.1–8 RA
1 Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. 2 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. 3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. 4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. 5 Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. 6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; 7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
No verso 1, Paulo demonstra que sua súplica ainda é para que sejam salvos;
No verso 2, Paulo assegura que "zelo" pelas coisas de Deus não significa salvação;
No verso 3, mostra como pessoas zelosas pelas coisas de Deus, porém não salvas, sempre procuram estabelecer sua própria justiça, sua própria salvação;

O QUE SIGNIFICA CONFESSAR JESUS COMO SENHOR?

Romanos 10.9–14 RA
9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
A palavra Senhor no verso 9 é a palavra κύριος (kyrios);
Esta palavra era aplicada só aos Césares, os imperadores romanos (eram eles que provinham segurança, trabalho, alegrias, alimentação, proteção, liberdade, etc., a todos os cidadãos no Império Romano - ter outra pessoa como kyrios era considerado traição);
Por isso, para uma pessoa confessar Jesus como kyrios, ou seja, Senhor, somente sendo salva mesmo;
O verso 13 diz que todos que invocarem serão salvos;
Mas os versos 14 e 15 questionam como serão salvos;
A salvação só virá após as Missões, a Evangelização acontecer - a evangelização é o meio escolhido por Deus para presentear os eleitos com a fé;

COMO DEUS NOS PRESENTEIA COM A FÉ?

Embora muitos insistam em dizer que a fé está em você, o texto bíblico é claro em dizer que, antes da salvação, não há fé em nós capaz de nos salvar;
A fé é um presente de Deus. Veja:
Romanos 10.16–17 RA
16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
O verso 17 é cristalino em afirmar que a fé que nos salva não está em nós, ela vem de Deus no momento em que estamos a ouvir a pregação do Evangelho;
Lembremos de e
Hebreus 12.2 RA
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Efésios 2.8 RA
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
Hebreus 12.1 RA
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
Hebreus 12.2 RA
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Posto que a fé é um presente dado por Deus a quem Ele quer, mais uma vez se estabelece a doutrina graciosa da eleição;

PERGUNTA FINAL INEVITÁVEL

Depois do discurso de Paulo, algumas perguntas permanecem:
Romanos 10.18–21 RA
18 Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. 19 Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira. 20 E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim. 21 Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente.
O verso 18 nos mostra que a voz do Evangelho se fez ouvir (ou, se fará ouvir) por todo o mundo;
E os israelitas, não ouvirão? (Paulo volta a falar de seus compatriotas no verso 19);
A resposta é sim, mas o que é estabelecido é triste: sim, mas os israelitas ficarão com ciúmes ao verem Deus em aliança com um povo que não é israelita ("que não é nação");
No verso 19, esta verdade é ainda mais clara: um povo que não me procurava!
Ou seja, mais uma vez, a graça da eleição: um povo que não procurava, acabou recebendo a revelação do Espírito;
O capítulo termina dizendo que, mesmo os israelitas e religiosos sendo um povo rebelde e contradizente, Deus nunca deixou de estender as mãos sobre eles;

CONCLUSÃO

Mais uma vez, a conclusão que tiramos dessas verdades maravilhosas sobre nossa salvação é que devemos agradecer a Deus e adorá-lo por Ele ter nos chamado para sermos Seus filhos, por Ele ter aberto nossos olhos, por Ele ter nos dado a fé, mesmo sabendo de nosso coração mal e imerecedor;
Que não confessemos a Jesus somente de boca, mas de todo coração, como os romanos;
Que peçamos a Deus que Ele nos use para trazer fé àqueles que estão perdidos;
Que quando os perdidos nos ouvirem, possam receber fé da parte de Deus;
Que quando nos verem, vejam o poder de Deus semelhante ao que transformou a água em vinho;
Louvado seja
Oração
Related Media
See more
Related Sermons
See more