MUITAS VEZES E DE MUITAS MANEIRAS

Pacto da Graça  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 94 views
Notes
Transcript

O QUE SÃO OS PACTOS NA BÍBLIA?

Em toda a Bíblia, encontramos um Pacto da Graça entre Deus e os homens;
No início, o vemos com um grupo pequeno, mas ao final das Escrituras, este Pacto de Deus com parte da humanidade, de salvá-los, perdoá-los e guardá-los na vida e na morte se estende a pessoas de todos os cantos do planeta;
O que são as alianças? Ou melhor, o que são os Pactos na Bíblia? Ou, O grande Pacto na Bíblia, chamado de Pacto da Graça?
Este Pacto pode ser encontrado em todos os livros da Bíblia; embora não o encontremos com o nome que o chamamos hoje, ele pode ser visto em todas as histórias envolvendo Deus e a humanidade;
Deus salva por meio de um Pacto, no qual ele promete algo e se compromete em garantir o que prometeu, e se pactua com seres humanos que, apesar de não terem nada para lhe oferecer, entram em um pacto com Deus de o amarem com todo seus corações até o fim;
Este é o Pacto da Graça;
Antes de nossa conversão, éramos estranhos à este Pacto;
Vejamos:
Efésios 2.12–13 RA
12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
As alianças de Deus formam um grande teatro no qual Deus se revela em amor aos homens;
Desde o AT no qual nós lemos sobre um Deus que quis se revelar em amor;
Paulo escreveu aos romanos sobre estas alianças:
Romanos 9.4–5 RA
4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; 5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!
Romanos 9.5 RA
5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!
estas alianças foram o meio pela qual Deus falou aos homens.
Você já imaginou se Deus não tivesse falado conosco? Se Deus nos esquecesse?
Estas alianças, estes pactos feitos pela graça, saem do AT e desaguam no NT;
Podemos ver esta graça primeiro em pequenas famílias: Noé, Abraão, Isaque, Jacó, etc...
Após, vemos com uma nação inteira (Israel);
E hoje a vemos ser estabelecida com a igreja;
O Pacto da Graça de Deus com os homens hoje se encontra espalhado em todo o mundo, em gente de "toda tribo, língua, povo e nação", como lemos em:
Apocalipse 5.9 RA
9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
É importante sabermos também que o modo como Deus administrou este Pacto no Antigo Testamento (Antiga Aliança, ou, Antigo Pacto), era apenas uma sombra, um tipo, uma ilustração do que viria a ser no Pacto no Novo Testamento (a Nova Aliança, ou, Novo Pacto);
Veja estes textos:
Hebreus 8.5 RA
5 os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.
Hebreus 10.1 RA
1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
Vejam, o Pacto no AT era só uma sombra, uma figura ilustrativa, do que viria no Pacto do NT;
Assim, os sacrifícios eram uma sombra do sacrifício verdadeiro, os sacerdotes eram uma sombra do Sacerdote verdadeiro que é Jesus, e o templo em Jerusalém era uma sombra da plena habitação do Espírito de Deus hoje em sua igreja;
Todas as sombras do AT apontavam para Jesus no NT;
Como dizem os catecismos encontrados na história da igreja (Catecismo de Heidelberg), desde o Éden Deus deu sinais desta graça; aos patriarcas e profetas, Deus a revelou por meio dos sacrifícios e cerimônias da lei, mas em tudo isso, o que Deus realmente faria estava ainda "escondido", eram apenas sombras....
Até que, no nascimento de Jesus, tudo o que era sombra no AT se concretiza; agora não existem mais sombras, nós vemos a glória de Deus na vida do filho de Deus;
Isso significa que a Bíblia é uma só história e conta o Pacto da Graça - Deus procurando pessoas com as quais faz uma aliança de graça, um pacto da graça;
É por isso que em , lemos:
Hebreus 1.1 RA
1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
Veja, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras;
Desde o Éden, falando a Adão, depois aos patriarcas como Noé, Abraão, Isaque, Jacó, e Moises; depois aos profetas como Isaías, Jeremias, Oséias e Joel, ou mesmo através das cerimônias sacrificiais do Livro de Levíticos, Deus sempre falou convidando o homem;
E tudo o que Deus falou se concretizou em Jesus;
Debaixo da Lei do AT, o Pacto da Graça era administrado através das promessas, das profecias, dos sacrifícios, da circuncisão, do cordeiro pascal, e outras coisas ordenadas aos judeus;
Tudo isso apontava para Jesus;
Hoje, a forma como o Pacto da Graça é administrado e derramado sobre os seres humanos são a pregação da Palavra de Deus e as ordenanças, o batismo e a Ceia;
Embora sejam poucas, em comparação com as figuras do AT, representam plenamente a Obra de Deus entre os homens no Pacto da Graça (salvar, perdoar, purificar, e adotar);
Quando Jesus nasceu, viveu, morreu, e ressuscitou, o Pacto da Graça chegou ao seu ápice, seu apogeu, e recebeu o nome de "A Nova Aliança" em ,, , , e 12;
Cristo veio para cumprir o que Adão não conseguiu no Pacto das Obras;
Adão não conseguiu ser obediente diante da Palavra de Deus - por isso toda a humanidade sofre ainda hoje;
Cristo conseguiu cumprir toda a Lei; e qual foi a recompensa da obediência dele? Vida eterna, justiça, perdão, glória, etc. - se recebemos a morte e a condenação de Adão, de Jesus recebemos a justiça, o perdão, a glória e a vida eterna;

CONCLUSÃO

Ainda hoje Deus fala conosco;
Ainda hoje ele espera você e eu para nos dar a vida eterna de seu filho;
Ainda hoje ele continua chamando pessoas para entrar em uma aliança com Ele, em um Pacto no qual, graciosamente, receberemos tudo enquanto não tivermos nada para oferecer, a não ser o pedido de perdão de nossos pecados.
Que Deus, em Sua infinita fidelidade e misericórdia possa nos perdoar e livrar do mal, a fim de andarmos neste novo ano mais perto dele a cada novo amanhecer.
Related Media
See more
Related Sermons
See more