EBD Genesis 3-4

EBD  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

As consequências da Queda

Semana passada, em nossa atividade de classe, naquelas perguntas, pudemos ver um pouco das consequências do primeiro pecado. Nós vimos as maldições que Deus proferiu tanto ao homem, quanto à mulher, à serpente e à criação de modo geral. Hoje nós vamos ver o capítulo 4 de Gênesis, "Os frutos do pecado".
Antes de partirmos para este capítulo, eu quero chamar a atenção de vocês para algumas outras verdades que o texto bíblico de Gênesis 3 nos traz. Eu as considero importante porque elas são úteis quando estamos apresentando o evangelho para uma pessoa e porque elas trazem o cerne da doutrina reformada calvinista.
Se observarmos o texto de , podemos perceber a maneira como Deus age e nela podemos também perceber dois atributos de Deus que são inegáveis e muitas vezes mal compreendidos porque eles parecem às vezes contraditórios.

(vs. 8- 9) Mostram que Deus, apesar do pecado, é quem busca o homem.

Percebam que após homem e mulher se perceberem nus, que a culpa toma conta deles, Deus imediatamente procura por eles. Quando Deus chama por Adão, o homem se esconde de Deus. Adão que antes costumava se relacionar com Deus, agora tem medo de Deus. A inocência de Adão foi perdida. Ele agora já não tem mais aquela imagem que Deus colocou nele, no momento da sua criação. Ela foi quebrada, foi desfigurada e isso impede que o homem se relacione com Deus de forma harmoniosa. O relacionamento entre os dois é de desconfiança (v.11) e medo.
Quando Deus procura "entender" o que havia acontecido, começa um jogo de passa ou repassa da culpa… (vs. 10-13).

(vs. 14-24) Justiça e Misericórdia vs. Santidade e Juízo

Em todo esse finalzinho do capítulo 3, nós vamos perceber dois atributos de Deus: Justo e Misericordioso. Ao mesmo tempo que Deus profere as maldições como castigo pela desobediência, ele também profere uma promessa de redenção… Onde está esta promessa?
é o verso onde está o que chamamos de proto-evangelho, ou seja, o primeiro anúncio do evangelho. Essa Palavra de Deus, essa promessa, ela vai ecoar até a época de Noé… por que só até Noé, porque eu Noé, Deus refaz a criação… e vamos entender isso lá na frente com tia Isolda no próximo domingo (sem spoilers). Esse versículo é o que vou chamar agora de "ALERTA DE JESUS"
O que este verso quer dizer é justamente o que eu falei anteriormente, Deus é quem busca o homem e mostra ele o caminho da salvação: Jesus Cristo.
(v. 20) Qual é o significado do nome Eva? (vida ou vivente; haw wah (ravá). O nome que Adão deu à sua mulher dava a entender que ele creu no que Deus tinha dito em . Ele percebeu que Deus era gracioso e que levantaria um filho para que pudesse salvar seus pais.
(v. 21) a vestimenta aqui era realmente algo como uma túnica, algo que escondesse a nudez deles por completo, enquanto que as folhas que eles usavam não faziam isso. Apenas este verso mostra como Deus é o único que pode cobrir a nossa vergonha; a vergonha do pecado. Nenhuma ação humana pode levar alguém à salvação, somente o evangelho, somente o poder de Deus. Neste versículo, também, temos de forma mais profunda, a origem dos sacrifícios: um animal foi morto para que fossem feitas as vestimentas de pele que vestiram Adão e Eva.
(vs. 22-24) Certa vez o pastor me perguntou: por que Deus escondeu a árvore da vida? (faço essa pergunta para vcs). "Porque Deus impediu que o homem vivesse eternamente em pecado". E quando ouvi isso fiquei sem entender. Ora, mas o homem não havia morrido (pecado)? Na verdade, não. A morte que Adão e Eva sofreram foi espiritual, a morte física dele se dá quando Deus profere a maldição e o condena à retornar ao pó da terra. Quer dizer que o homem era imortal? Não é isso que quero dizer, mas entendo que o homem não precisaria ter que passar pela morte uma vez que ele estava sempre com Deus (ou Deus estava sempre com ele). Com o pecado, o homem se afasta de Deus (a morte espiritual) e como consequência, Deus não permite que ele tenha acesso à fonte de vida eterna para que ele não fosse um ser pecador imortal. A gente vai perceber isso melhor quando virmos que quanto mais há humanos, mais o pecado prolifera… é como uma bactéria!
E com este relato, vimos como Deus é rigoroso em seu castigo, mas que em momento algum podemos dizer que ele é mau. Que ele é severo… O homem fez por onde merecer tudo o que recaiu sobre ele porque não foi por falta de aviso, mas eles não soube conduzir a mulher, ao contrário, ele se deixou conduzir por ela e pela serpente.

Os frutos do pecado

Com isso em mente, agora podemos passar para o capítulo 4. Neste capítulo, nós temos o relato do primeiro assassinato da história humana. O primeiro pecado quebra a primeira parte dos dez mandamentos que é...? O segundo pecado quebra a segunda parte dos dez mandamentos que é…? Este capítulo também nos mostra algo que Jesus já falava e ninguém se tocava quando ele dizia que uma árvore boa não pode dar fruto ruim, nem uma árvore ruim dar frutos bons. O que ele queria dizer é que, em inglês, "The apple doesn't fall far from the tree". Não podemos esconder nossa natureza pecaminosa, nega-la ou fugir dela.
Quero chamar a atenção para quatro verdades logo no início do capítulo...
1. Adão e Eva se conheceram (tiveram relações sexuais)
2. Do sofrido parto, temos então Caim que significa "adquirir". Veja o que Eva diz… (v.1); depois Eva dá luz a Abel (fôlego ou sopro); e conhecemos suas profissões.
Caim significa
3. Aprendemos acerca do culto. Tanto Caim quando Abel trazem ofertas a Deus como fruto do seu trabalho, reconhecendo a bênção divina sobre suas atividades e que tudo vinha do Senhor. Com certeza, Deus havia ensinado a esse povo a como cultua-lo. Ou seja, por meio da revelação, eles foram ensinados a cultuar a Deus.
4. Aprendemos sobre como cultuar a Deus. Nós conseguimos enxergar o contraste entre um religião formal (carnal) e uma religião viva (espiritual).
A pergunta que não quer calar é? Por que Deus escolheu Abel e não Caim? Por que ele rejeitou Caim e se agradou de Abel? (o que vcs dizem?)
Vamos analizar o texto para que a gente der uma resposta mais sábia… Mas vou fazer de forma diferente. Vamos analizar algumas preposições e vcs vão me dizer se é falso ou verdadeiro ok?
A oferta de Caim não teve sangue de animais, por isso que ela foi rejeitada. (falso)
Essa não é a razão principal pela qual Deus rejeita a oferta de Caim. A oferta de Caim foi feita sem cuidado (compare v. 3 e 4)
Caim foi rejeitado porque a intenção do seu coração era má. (verdadeiro)
No entanto, precisamos ter cuidado com esta afirmação. Ela pode ser uma falácia. Por mais que Deus conhecesse o coração dos dois, não foi porque o coração de Abel era de um verdadeiro adorador que o fez ser agradável a Deus, mas Deus se agradou dele. Ponto.
Se dissermos que podemos chegar a Deus com um coração sincero, nós podemos criar uma falsa verdade. As pessoas se achegarão a Deus simplesmente pela salvação… buscar a Deus é algo que deve ser feito tão somente por quem Deus é.
O que dá a entender do texto é que Abel compreendia isso e ele quis ofertar a Deus porque Ele é Deus e pelo que Deus fazia na vida de Abel: lhe deu vida, lhe provia o sustento (apesar a da maldição sobre a terra) e mantinha todas as coisas em ordem.

Bom, devido a este pequeno relato...

Caim mata o seu irmão. Nós podemos enxergar mais uma vez aquilo que já vimos anteriormente. Quero que vcs agora me digam o que há de similar com o relato do pecado de Adão e Eva no Eden com o primeiro homicídio.
Tentação: a ira
Ação: armar contra e matar o irmão
Deus: vai atrás de Caim
Reação: mentir; tentar esconder o pecado
Deus: amaldiçoa Caim e condena a sua descendência
ALERTA de JESUS: (v. 10-11, cf. Hb 12.24)
Agora, Caim age diferente de seus pais… Caim se arrependeu? Não. Ele contendeu com Deus. Me digam aí quantos pecados Caim cometeu… e percebam quão duro era seu coração e quão má eram suas obras (): impiedade (v. 3) ; ira; semblante carrancudo (v. 5–6); inveja; planejamento para o mal; assassinato (v. 8); mentira; indiferença (v. 9); egoísmo (v. 13) e; autopiedade (v. 14). O resultado é que permaneceu separado de Deus. É isso que o pecado causa ainda hoje! Quanto mais pecamos, mais nos separamos e nos afastamos e corremos de Deus. (Is 59.2-3)
Neves, I. (2014). Comentário Bíblico de Gênesis: Através da Bíblia. (I. Mazzacorati, Ed.) (Segunda edição, p. 45). São Paulo, SP: Rádio Trans Mundial.
Depois disso, Deus age novamente de forma misericordiosa para com o homem e agora para um homem que não se arrepende. Quem disser a vc que Deus não é bom, pode contar essa historinha a ele ou ela… Deus põe uma marca em Caim para protege-lo, poupando a vida de Caim… Eu já ouvi dizer que a marca que Deus colocou em Caim foi ter feito ele negro… isso é um absurdo! Além de preconceituoso, desvirtua o texto e tira o foco da mensagem central: a misericórdia de Deus ante ao pecado e impiedade do homem.
Node é uma região não identificada. A palavra aqui no hebraico "nad" significa vagabundo… creio que a ideia é falar que Caim tornou-se um homem sem rumo… um homem sem Deus e sem um propósito… ele era um homem com vida errante, que se afastou da face do Senhor.
(vs. 17-24) Descrevem a descendência de Caim, quando ele já estava longe de Deus. (Sim, com certeza Caim coabitou com sua irmã). Aqui nós vermos a fundação da primeira cidade (organizada por Caim). Enoque significa início. Um início, agora, longe de Deus. No v.19 vemos o primeiro polígamo. Vejam também como Lameque era orgulhoso. Ele se orgulhava no seu próprio pecado! Ele era ainda mais assassino que seu próprio pai, Caim. Aqui, essa linhagem, some do relato bíblico… o negócio tava tão feio com essa gente que a Bíblia para de relatar essa genealogia. Ela passa agora a tratar do terceiro filho de Adão e Eva, Sete.
(vs. 25-26) Vejam a diferença de Caim e Abel para Sete. Sete vem como substituto de Abel. Mais uma vez, Eva louva a Deus por um filho. Ela renova suas esperanças na promessa que Deus havia dado a ela. E agora, sim temos uma linhagem realmente santa, os que invocavam o nome do Senhor.
O capítulo 5, percebam, focam na genealogia de Adão seguindo por Sete. Caim havia sido esquecido. É a genealogia abençoada. No fim deste capítulo nós somos apresentados a um outro homem, cuja participação na história da humanidade é de suma importância. Olha o que o seu pai fala acerca desse cidadão (). Noé era tido como um consolador… a gente vai entender mais sobre Noé e sobre o dilúvio domingo que vem beleza?
Related Media
See more
Related Sermons
See more