FILHO DE DEUS, FILHO DO HOMEM

Lucas - Parte 1: Galileia  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 37 views

Jesus é capaz de nos representar perfeitamente por ser tanto Filho de Deus quanto Filho do Homem

Notes
Transcript
Lucas 3.21–38 Bíblia NVI
Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era, como se pensava, filho de José, filho de Eli, filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de Joseque, filho de Jodá, filho de Joanã, filho de Ressa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er, filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim, filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi, filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salmom, filho de Naassom, filho de Aminadabe, filho de Ram, filho de Esrom, filho de Perez, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor, filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá, filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque, filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maalaleel, filho de Cainã, {{field-off:bible]} 38 filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.
Introdução
Walmart. Mundo plural. Por que deveria confiar em Jesus? Outras opções, boa pessoa. Não é arrogância?
Explicação
Lucas vira a página do ministério de João. O Jesus maduro (cerca de trinta anos) vai ao Jordão para o batismo. Irrelevante se por imersão ou aspersão.
João resiste (). Jesus: é necessário (identificação com o povo, veremos adiante). Autenticação do ministério de João. Necessário arrependimento, mudança de vida.
Mateus 3.13–17 Bíblia NVI
Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.
A história de um milagre. Milagres - autenticação da mensagem. No batismo: manifestação da Trindade - um mistério, 3 pessoas, um só Deus. Também milagre, Deus se faz homem e vem até nós em Cristo.
Jesus pode nos representar diante de Deus, por ser ao mesmo tempo...

FILHO DE DEUS, FILHO DO HOMEM

Filho de Deus (v. 21-22)

Oração. Momentos cruciais (exemplos). Céu foi aberto.
Manifestação da Trindade. Exposto acordo firmado na eternidade para salvação do homem (detalhar).
Mais importante: o que ela significa. Ao mesmo tempo, Jesus é como todos e único (v. 38).
Unção do Espírito Santo: profecia de (Ler, sem slides). Sinagoga de Nazaré. O que produz: , .
Isaías 61.1–3 Bíblia NVI
O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me Enviou-me para para levar boas notícias aos pobres, e cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor para manifestação da sua glória.
Isaías 11.2 Bíblia NVI
O Espírito do Senhor repousará sobre ele: o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.
Atos dos Apóstolos 10.38 Bíblia NVI
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.
Voz do Pai:
Cumprimento de profecia ()
Salmo 2.7 Bíblia NVI
Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.
Repetido na transfiguração ()
Lucas 9.35 Bíblia NVI
Dela saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no!”
Interpretado pelos apóstolos como autenticação da pessoa de Cristo ()
2Pedro 1.17 Bíblia NVI
Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.
Para o Pai, quem é Jesus? Meu Filho: unigênito, primogênito, herdeiro. O amado, em quem me comprazo: - que cumpre perfeitamente a vontade do Pai. Ninguém mais por mérito próprio.
Salmo 45.7 Bíblia NVI
Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.
O caráter único de Jesus. Ele não é apenas mais uma opção no cardápio religioso do mundo. ILU: o erro final de Billy Graham (universalismo).
* * Não somos nós, Igreja, quem afirmamos que Jesus é o Filho de Deus. O próprio Deus o afirmou, e isso com testemunhas. Rejeitar a verdade de quem Jesus é rejeitar o testemunho do próprio Deus.
Não somos nós, Igreja, quem afirmamos que Jesus é o Filho de Deus. O próprio Deus o afirmou, e isso com testemunhas. Rejeitar a verdade de quem Jesus é rejeitar o testemunho do próprio Deus.
Deve ser adorado, obedecido, servido como tal. Certeza do poder para salvar. Companhia e sustento constantes.
Necessário não apenas ser filho de Deus, mas também filho do homem. Senão não nos representa.

Filho do Homem (v. 23-38)

Genealogias na sociedade ocidental podem ser vistas como algo entediante, mas para os orientais elas apontavam a identidade, importância social e até mesmo o destino de alguém
Como se cuidava: detalhe importante. Toda a linhagem de Jesus, apresentada a partir de José, era para fins legais, por motivos óbvios (reafirmação do nascimento virginal). Como José o assumiu como filho, recebia os direitos de herança da família.
Objetivo - tanto o direito legal de Jesus como herdeiro de Davi quanto a fidelidade de Deus em cumprir sua palavra.
É bem provável que nenhum destes nomes contidos na genealogia tivessem ciência de seu papel num plano tão incrível como este. Muitos ilustram o caráter e obra de Jesus. Graça e soberania mesmo diante do pecado.
Alguns destaques importantes:
Davi: rei, promessa de que não teria fim (). Chamado de Filho de Davi. Rei de seu povo, não como os deste mundo, mas nos corações que o amam, confiam, obedecem. Promessa de justiça e paz eternas.
Isaías 9.7 Bíblia NVI
Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.
Os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó): judeu perfeito, portador da aliança (). Fiel no cumprimento de toda a Lei. Nisto, judeu como nenhum outro.
Gênesis 12.1–3 Bíblia NVI
Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.
Adão: cabeça de uma nova raça. Lucas se estende para além da linhagem do povo eleito, como faz Mateus. Ele é mais do que o esperado para o seu povo - ele é o segundo Adão, vitorioso onde o primeiro fracassou (,). Ainda que similar a Adão em sua geração miraculosa, Jesus difere deste no pecado. Ele redefine o que significa ser Filho de Deus, como suas respostas ao diabo na perícope seguinte demonstram.
1Coríntios 15.22 Bíblia NVI
Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.
1Coríntios 15.45 Bíblia NVI
Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.
Mateus: até Abraão. Lucas vai além, motivo especial. Representa não apenas judeus, mas toda a humanidade. (,) Todo o que crê é filho de Abraão.
Gálatas 3.7 Bíblia NVI
Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão.
Gálatas 3.29 Bíblia NVI
E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
Perfeita humanidade de Jesus: capaz de nos representar por experimentar toda a natureza humana, mas sem pecado. Porta aberta para todas as nações. Rei de justiça e amor, soberano sobre a história, esperança do mundo.
Conclusão
Por ser perfeito filho de Deus e perfeito filho do homem, Jesus é o único perfeitamente capaz de nos representar diante de Deus: como sacerdote, como oferta perfeita, como filho da raça humana para nos redimir e interceder por nós junto ao Pai.
Aplicação
Se Jesus é filho de Deus e filho do homem como nenhum outro, então não há opção para quem quer um relacionamento com Deus. Ele é O amado. É preciso vir a ele em fé. Não quer receber a Jesus como seu Salvador nesta noite?
Para ser aceito por Deus, a sua origem é irrelevante. Jesus veio para salvar homens e mulheres de todas as nações e condições. Não importa a sua genealogia; se você crê, em Jesus, você é filho de Abraão e família de Deus.
Receber a Jesus como quem ele é, o Filho de Deus, implica em conhecê-lo, obedecê-lo, amá-lo, confiar nele de todo o coração.
A oração de Jesus é exemplar, no sentido de manifestar nossa dependência do Pai, principalmente nos momentos mais cruciais. Costumeiramente, fazemos o que temos de fazer, sem sequer nos determos por um instante em oração, como se tudo dependesse de nós. A oração e o Espírito liberam sobre nós o poder de Deus para uma vida frutífera em missão. Seguir na vida cristã sem oração é como tentar conduzir um casamento sem falar com a esposa ou marido. Não há unidade de propósito, nem direcionamento adequado, nem consolação nos momentos cruciais. Ore sem cessar
* H: a oração e o Espírito liberam sobre nós o poder de Deus para uma vida frutífera em missão.
Seguir na vida cristã sem oração é como tentar conduzir um casamento sem falar com a esposa ou marido. Não há unidade de propósito, nem direcionamento adequado, nem consolação nos momentos cruciais. Ore sem cessar (copiar das notas - ver impresso).
Busque uma vida reta e santa diante de Deus. Quem sabe quais os propósitos que ele está executando através de você?
Como filhos de Adão que somos, Jesus nos reconcilia uns com os outros. Somos todos de uma mesma origem, com um mesmo salvador. Não há espaço para o ódio ou a indiferença. Ame o seu próximo de todo o seu coração, como alguém de sua família que é.
Related Media
See more
Related Sermons
See more