RECONHEÇA A VOZ DO SENHOR

Salmos de Adoração  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

ILUSTRAÇÃO

Criança – trovão – corre para debaixo da mesa – se proteja
Meu pai reconhecia o poder da tempestade; o salmista reconhecia, como a tempestade o poder do SENHOR

ELUCIDAÇÃO

- – considerado puro louvor
Repleto de repetição (SENHOR/YHWH – 18X) e paralelismo
É classificado, tbm, como um cântico de vitória
É classificado, tbm, como um cântico de vitória
V1 repleto de imperativos – chamado a reflexão
Estrutura abrangente:
Começa nas alturas v1 – filhos de Deus = seres celestiais ou anjos
Começa nas alturas v1 – filhos de Deus = seres celestiais ou anjos
Encerra na terra v11 – com seu povo
Encerra na terra v11 – com seu povo
Abrange toda a extremidade da terra antiga = Siquém (Monte Hermom – Norte)
Abrange toda a extremidade da terra antiga = Siquém (Monte Hermom – Norte)
Cades (extremo sul – golfo de Ácaba – perto do Mar Vermelho)
Cades (extremo sul – golfo de Ácaba – perto do Mar Vermelho)
- Spurgeion: “Os versos marcham ao som dos raios. Deus é em toda parte ilustre, e toda a terra é silenciada pela majestade de sua presença.”
- Os comentaristas nos dizem que na igreja primitiva esse salmo era frequentemente lido para as crianças ou para toda uma congregação durante as tempestades.
PARA QUE ELES RECONHECESSEM O SOM DOS RAIOS E PUDESSEM VISLUMBRAR COM O GRANDE PODER DA VOZ DO SENHOR

RECONHEÇA A VOZ DO SENHOR

1. Na adoração v1-2

V1
O salmo começa com uma introdução em dois versos;
seres celestiais ou anjos são chamados para louvar a Deus;
Isso parecerá estranho – CLARO QUE OS ANJOS LOUVAM SO SENHOR;
Mas não podemos enxergar o salmo de forma racional, e sim poética;
é claro que louvar a Deus é o que os anjos de Deus empregam constantemente;
Estritamente falando, são os seres humanos, não os anjos, que precisam ser encorajados a louvar a Deus.
Por que Davi invoca os anjos, então? Assim que pensamos nisso poeticamente, a razão é óbvia. - É porque ele sente QUE LOUVOR DOS HOMENS não são adequados.
Davi está vislumbrado com majestade de Deus na tempestade
Ele sente que precisa de ajuda para louvar a Deus corretamente.
Para louvar a Deus adequadamente, toda a ordem criada deve se unir e, mesmo assim, faltará louvor suficiente.
O apelo de Davi aos anjos indica algo significativo sobre a adoração, no entanto, algo que devemos ter em mente. (Os anjos já sabem disso.)
O apelo descreve o louvor de Deus como consistindo em duas coisas: atribuir glória a ele, isto é, reconhecer seu valor supremo com nossas mentes, e adorar ou inclinar-se a ele (a palavra hebraica significa “ se curvar ”), o que significa uma subordinação de nossas vontades e mentes às dele.
Os dois pertencem juntos e cada um é essencial. A glória de Deus é para causar seu impacto apropriado sobre nós e nós devemos adorá-lo apropriadamente.

APLICAÇÃO

Não misture o que vc dá a Deus (Ele merece glória e força)
Dê a Ele o que lhe é devido: seu coração; sua vida; sua capacidade; sua segurança; seus diplomas; sua riqueza; seus tesouros
Davi nos convoca a entregarmos a ele a glória devida (não trazer fogo estranho)
Se Deus ainda fulminasse aqueles que entregassem adoração estranha ainda hoje, quantos de nós sobraria?
V2
Glória devida ao seu nome: naquilo que o SENHOR diz que é, devemos adorá-lo
(Deus eterno, poderoso e imutável)
É impossível que nós demos a Ele toda a glória que é devida ao seu nome.
Quando darmos nosso melhor para a honra do nome de Deus = infinitamente longe do mérito do súdito;
Quando reconhecemos, através da revelação o que Ele fez, então nós damos a Ele uma parte da glória que é devida ao seu nome no tempo certo.
adorai ao SENHOR na beleza da santidade”:
NVI: “adorem o Senhor no esplendor do seu santuário”.
Ou seja, devemos adorá-lo apropriadamente
– Nadabe Abiu
Como alcançar a majestade da santidade de Deus para oferecer uma adoração pura/correta?
Nem se juntasse toda a legião de anjos, todos os santos da terra nos aproximaríamos de sermos capazes de entregar uma adoração eficaz a Deus;
Pq? Pq os seres criados são inferiores ao CRIADOR!
Precisamos de uma ajuda, de um auxílio para isso!

RECONHEÇA A VOZ DO SENHOR

2. Na criação V3-9

V3-9
A segunda estrofe do salmo (vv. 3-9) contém a descrição da tempestade.
Faz-se menção sete vezes à voz do Senhor nesta seção central do salmo. E assim é evidente que ela é o ponto chave, como o salmista usa a linguagem da tempestade para referir-se ao poder e glória de Deus.
ILUSTRAÇÃO SOBRE TEMPESTADE – RIO DE JANEIRO
Esse é o tipo de experiência que a parte central do descreve, uma tempestade surgindo sobre o Mar Mediterrâneo ao norte, varrendo todo o comprimento de Canaã, e depois desaparecendo sobre o deserto ao sul.
ouça a voz do Senhor: quem nunca se assustou com um estrondo de um trovão?
trovão é a voz do SENHOR
Quão grande e poderosa é a voz do SENHOR que é comparada a uma descarga elétrica extremamente poderosa, capaz de destruir onde tocar!
Todo aquele que ouve o trovão, reconhecerá que a voz do Senhor é cheia de majestade (SI 29.4), o suficiente para fazer o mais humilde e o mais orgulhoso tremer, pois, se a sua voz é tão horrível, o que é o seu braço?
O poder e a majestade que residem na voz do nosso SENHOR
O nome do lugar Líbano é usado duas vezes, uma vez no verso 5 e novamente no verso 6. O versículo 6 também menciona o Sirion, que é um antigo nome para o monte Hermom. Estes versos descrevem os danos causados ​​aos grandes cedros do Líbano, que eram um símbolo importante para a força no antigo mundo do Mediterrâneo e, no entanto, não são nada antes da tempestade e da voz de Deus que o acompanha.
A tempestade é tão feroz que parece que até as montanhas tremem.
Em conformidade com isso, sobre a voz do Senhor, no trovão, é dito aqui que ela separa as labaredas do fogo (v. 7), ou seja, as espalha sobre a terra, quando Deus julga apropriado
Além disso, o terror do trovão faz parir as cervas mais cedo.

APLICAÇÃO

Sempre que trovejar, devemos pensar sobre esse salmo - trovões que nós ouvimos algumas vezes e que trazem as palavras de Deus e as suas obras junto, para que por ambas nós possamos ser direcionados e apressados a dar a Ele a glória devida ao seu nome.
- E vamos bendizê-lo, já que existe outra voz dele além dessa aterrorizante, pela qual Deus fala conosco agora, que é a voz doce do seu evangelho;
Inicialmente, nos versículos 8 e 9, a tempestade passa sobre o deserto do sul de Cades, onde o povo passou um tempo durante a jornada no deserto sob Moisés. No entanto, não passa antes de "torcer os carvalhos e desnudar as florestas" v8.
Quais são as pessoas que testemunharam a tempestade? Eles estão no templo louvando a Deus. Davi diz com economia de palavras e com grande efeito: “E no seu templo todos clamam: 'Glória!'” (V. 9). Isso poderia se referir ao louvor dos anjos que acontecem no céu, que o salmista solicitou na estrofe de abertura. Mas é mais natural pensar no templo como o templo literal em Jerusalém e, portanto, daqueles que estão chorando, “Glória!” como seres humanos. Se este é o significado correto, então o louvor já iniciado no céu (vv. 1–2) é ecoado pelo povo de Deus que viu a glória de Deus na tempestade (v. 9).
Por isso não devemos negligenciar o destaque que o salmista faz sobre a voz do SENHOR;
Isso indica que, embora Davi esteja descrevendo a majestade de Deus revelada em uma tempestade, o que mais lhe interessa é o poder da voz de Deus - e não apenas o trovão! O trovão é apenas uma imagem poética para uma realidade, a voz real de Deus, que está infinitamente além dela.

APLICAÇÃO

Este é um tema bíblico importante. Por exemplo, pensamos no poder da voz de Deus na criação. A Bíblia começa com Deus falando. Como resultado de sua voz, a ordem criada surge. Deus disse: “Haja…” e assim foi.
O poder da voz de Deus também é revelado quando ele chama em graça para atrair os pecadores para si mesmo. Spurgeon gostou deste aplicativo e o vinculou a cada fase da descrição da tempestade. Ele leu sobre a voz de Deus quebrando os poderosos cedros do Líbano e escreveu: “O evangelho de Jesus tem… domínio sobre o mais inacessível dos mortais, e quando o Senhor envia a palavra, quebra corações mais fortes do que os cedros”. Ele leu sobre o efeito da tempestade nas montanhas e escreveu: “O evangelho glorioso do Deus abençoado tem poder mais do que igual sobre a obstinação rochosa e o orgulho montanhoso do homem”. Ele leu sobre o relâmpago e observou que “chamas de fogo atendem à voz de Deus no evangelho, iluminando e derretendo os corações dos homens; por estes, ele consome nossas luxúrias e acende em nós uma chama sagrada de amor e devoção sempre inspiradores.” Ele observou a progressão da tempestade para o deserto e observou: “Planícies baixas devem ouvir a voz de Deus, bem como as altas montanhas. ; tanto os pobres como os poderosos devem reconhecer a glória do Senhor ”.
A VOZ DE DEUS JÁ ALCANÇOU SEUS OUVIDOS E TRANSFORMOU SEU CORAÇÃO, ROCHOSO E PEDRITICADO PELO PECADO, EM CARNE VIVA?
Podemos também pensar no poder da voz de Deus em julgamento. Isso provavelmente está explícito na estrofe final do salmo, como veremos.

RECONHEÇA A VOZ DO SENHOR

3. Na pacificação v10-11

V10-11
Os versículos finais do salmo se alegram no fato de que o Senhor é o rei eterno.
O que Deus é em si mesmo, ele dá a seu povo; e tendo conquistado vitória para eles, ele concede sua paz. O salmo que começa com "glória a Deus nas maiores alturas", termina com "paz sobre a terra".
Deus deve ser louvado como o governador do mundo e da humanidade.
Ele se assentou sobre o dilúvio, o Senhor se assenta como Rei perpetuamente. Ele não só se assenta para descansar e desfrutar de si mesmo, mas Ele se assenta como um rei no trono que Ele estabeleceu nos céus (SI 103.19), onde Ele toma conhecimento disso, e dá ordens em relação a todos os casos dos filhos dos homens, e faz tudo de acordo com a sua vontade, de acordo com o conselho da sua vontade.
Davi conduz seus leitores ao dilúvio da época de Noé. Deus se assenta sobre esse dilúvio como um Juiz executando a sentença da sua justiça sobre o mundo dos impiedosos que foram varridos por ele. E Ele continua assentado sobre o dilúvio, contendo as águas de Noé, para que elas não voltem a cobrir a terra, segundo a sua promessa de nunca mais destruir a terra por um dilúvio, ; . JUÍZO – JUSTO JUIZ
O Senhor se assenta como Rei perpetuamente. Nem um til pode ou deve ser colocado no seu governo.
v. 11. o Senhor dará força ao seu povo, para fortificá-lo contra cada má obra e para supri-lo com cada boa obra. Longe da fraqueza, eles se tomarão fortes. Mais ainda, ele aperfeiçoará a força na fraqueza.
Ele os encorajará no serviço dele. O Senhor abençoará o seu povo com paz.
A paz é uma benção de valor inestimável, a qual Deus designa para todo o seu povo. A obra da justiça é a paz (grande paz têm aqueles que amam a tua lei), e muito mais a coroa da justiça: o fim da retidão é a paz, é uma paz sem fim.
Quando o trovão da ira de Deus faz os pecadores tremerem, os santos devem erguer as suas cabeças com alegria.
RECONHEÇA A VOZ DO SENHOR EM TODOS OS MOMENTOS; DO MAIS DIFÍCIL ATÉ NO MOMENTO DE PAZ

APLICAÇÃO

1. Jesus é o nosso suporte/ alavanca para a nossa adoração
a. Por nós, somos incapazes de fazer isso;
b. Precisamos de um mediador: “porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”
2. Ouviremos a voz de Deus ordenando revelar tudo
a. Será revelado o que está oculto;
b. Ouvir a voz de Deus dizendo: venha, bendito de meu Pai
3. O Senhor assentou-se SOBRE
a. Reino Eterno
b. Reino de Graça
VENHA OUVIR A VOZ DE DEUS E TRIBUTAR GLÓRIA DEVIDA AO SEU NOME