ENCONTRANDO A FONTE DE ALEGRIA

Salmos de Adoração  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript

ILUSTRAÇÃO

Na agricultura precisamos de 3 fatores essenciais para qualquer tipo de planta
Água (unidade no solo), luz ( temperatura) e nutrientes (nutrientes minerais)
Cadeia de estrutura: umidade na semeadura; terreno com nutriente corretos; seca para o plantio;
tríade do plantio - água, luz, nutrientes
tríade da planta - raíz, galho, folha
tríade do solo - solo é constituído essencialmente por matéria orgânica (fração sólida), água (fração líquida) e ar (fração gasosa)
tríade água - dois átomos de hidrogênios ligados a um átomo de oxigênio - ÁGUA
tríade átomo - prótons, eletrons, neutrons - ÁTOMO
DE ONDE VEM ESSE AJUSTE FINO?
Se não houvesse uma organização, um gerenciamento de tudo isso, nada funcionaria
Salmista reconhece que esse ajuste fino vem através das mãos de Deus

ELUCIDAÇÃO

O é um poema extraordinário sobre a natureza. Mas também é predominantemente sobre o Deus da natureza, que é gracioso ao homem, poderoso em seus atos e a fonte de toda a generosidade da natureza - que é o que esperaríamos de uma canção escrita por Davi, o grande poeta de Israel.
Outra maneira de falar sobre o é como um hino de colheita, uma canção para ser cantada quando as colheitas são coletadas.
H. C. Leupold diz: “Nós arriscamos a alegação de que esta é a descrição mais eloqüente e bela das bênçãos que Deus concede no campo e na campina a serem encontradas em qualquer lugar em tão breve compasso.”
DIANTE DESSE MAJESTOSO POEMA:
ENCONTRANDO A FONTE DE ALEGRIA

1. NO DEUS DA GRAÇA

O que encontramos na criação
V1-4
cONFIANÇA E LOUVOR - “o SILÊNCIO é LOUVOR”
Pode as vezes ser um ponto alto do louvor quedar-se silencioso diante de Deus, reverenciando a Sua presença e ficando submisso à sua Vontade
Salmista se dedica no templo - Sião
Apresentando algo a Deus;
Louvor não é sinônimo de música, agitação, barulho, luzes...
v2
Ele escuta oração
Certeza mais confortante
Os homens, diante dessa evidência, virão até Deus;
Como podem homens e mulheres pecadores, tanto judeus como gentios, vir diante de um Deus que é santo? Como os pecadores podem esperar que suas orações sejam ouvidas ou seus desejos satisfeitos? A única resposta possível é a expiação, Deus provendo um sacrifício pelo qual uma vítima inocente tem a punição daqueles que são realmente culpados.
Iniquidade/transgressão = perdoar
Expiação - transbordou a graça -
Deus provê a expiação através de seu filho
Graça divina - superior ao pecado
Talvez a coisa mais impressionante sobre a referência incomum deste salmo à expiação é que ela é descrita como algo que o próprio Deus faz. Porque não são os homens que fazem expiação nem o sumo sacerdote; é Deus. “Você perdoou [na verdade, expiou nossas] transgressões” (v. 3). Isto é porque Deus é extremamente gracioso, que é o que o resto do salmo mostrará. De fato, até mesmo o próximo verso mostra isto, pois fala daquele que foi trazido para perto de Deus em virtude da expiação, sendo agora abençoado.
v4
v4
Resultado do pecado confessado e perdoado;
Verdadeira felicidade para nossa alma é reconhecer o perdão de Deus;
Quão feliz é a pessoa em que Deus põe seu amor e a quem ele convida ao seu santuário;
Bênçãos espirituais são dadas em plena medida aos pecadores perdoados
J. J. Stewart Perowne fornece um resumo especialmente bem definido desta estrofe:
  Em Sião Deus é conhecido, ali ele é louvado e adorado. Ele é o ouvinte da oração; esse é o seu próprio caráter e, portanto, toda a carne vem a ele. Todos os que sentem a sua fraqueza, todos os que precisam de ajuda e graça, procuram-no por sua mão. É verdade que aqueles que assim vêm vêm com o fardo do pecado sobre eles: suas iniqüidades se levantam em toda a sua força e poder, e os empurra para longe da presença do Santo. Mas ele próprio, na plenitude de sua misericórdia, cobre essas iniqüidades, não as contemplará, e assim os pecadores se aproximam dele. E quão bem-aventurados são aqueles que, reconciliados e perdoados, são assim submetidos a aproximar-se. Dessa bem-aventurança podemos ser participantes, que possamos ser cheios e satisfeitos com isso.
APLICAÇÃO
  Em Sião Deus é conhecido, ali ele é louvado e adorado. Ele é o ouvinte da oração; esse é o seu próprio caráter e, portanto, toda a carne vem a ele. Todos os que sentem a sua fraqueza, todos os que precisam de ajuda e graça, procuram-no por sua mão. É verdade que aqueles que assim vêm vêm com o fardo do pecado sobre eles: suas iniqüidades se levantam em toda a sua força e poder, e os empurra para longe da presença do Santo. Mas ele próprio, na plenitude de sua misericórdia, cobre essas iniqüidades, não as contemplará, e assim os pecadores se aproximam dele. E quão bem-aventurados são aqueles que, reconciliados e perdoados, são assim submetidos a aproximar-se. Dessa bem-aventurança podemos ser participantes, que possamos ser cheios e satisfeitos com isso.
Você conhece essa bem-aventurança? Você nunca conhecerá o Deus da bênção abundante da natureza (ou qualquer outra bênção) até que você o conheça primeiro como aquele que fez expiação por seu pecado.
ENCONTRANDO A FONTE DE ALEGRIA

2. NO DEUS DE PODER

v5-8 - A ênfase recai sobre a revelação de Deus como Senhor da natureza e do homem, cujo poder para colocar os turbulentos no seu lugar certo é tão bem vindo como é temível.
3 coisas ditas sobre o SALVADOR
v5 - Objetivo da esperançado mundo inteiro
V6 - Ele é o criador dos montes poderosos, o que realça quão poderoso ele é como Salvador.
Objetivo da esperançado mundo inteiro
V7 - Ele é o controlador desse mundo, em que ele aplaca o agitar dos mares e das nações;
v8
Ninguém escapa do seu governo;
As maravilhas de Deus chegam ao mais distante lugar;
SINAIS - apontam os atos miraculosos do poder de Deus, como por exemplo, no tempo do Egito;
Quando todos o conhecerem (Oriente/Ocidente) - gritar de alegria.
As altas montanhas e os mares turbulentos e imprevisíveis são algumas das demonstrações mais impressionantes da natureza conhecidas pelo homem. Antes da era espacial, eles eram provavelmente os mais impressionantes de todos. Os Alpes ou o Himalaia erguem-se acima de nós em sua grandeza dura, fria, remota e assustadora, e os mares mudam em um momento de um movimento pacífico para uma massa de ondas indisciplinadas, espumantes e potencialmente letais. Então eles se acalmam novamente. Quem controla esses elementos? "Deus!", Grita a Bíblia. Pois a Bíblia traça todos os efeitos para Deus. As montanhas não se colocaram no lugar nem se tornaram firmes e imóveis, Deus os estabeleceu, dando provas de que ele está cingido de poder.” E dos mares, “Eles nunca se compuseram; Deus os acalmou.
ENCONTRANDO A FONTE DE ALEGRIA

3. NO DEUS DA ABUNDÂNCIA

v9-13
Chegamos então à estrofe para a qual as duas seções anteriores nos prepararam. Deus é gracioso ao seu povo e todo-poderoso ao realizar seus propósitos demonstrando sua graça e seu poder em abençoar a colheita e a terra.
Deus provê tudo que esse mundo precisa!
Pode ser um cântico da festa da colheita;
Levar os primeiros feixes ao sacerdote.
Promessa de Deus -
As primeiras chuvas preparam o solo para a semeadura, enquanto as chuvas posteriores, em pleno inverno, a amolecem e permitem que as lavouras se desenvolvam.
Aqueles de nós que vivem em terras que são bem regadas, às vezes inundadas, dificilmente podem apreciar o valor da água em uma terra estéril, como Canaã é. Para as pessoas naquele lugar, a chegada de chuvas abundantes para regar as plantações era literalmente a bênção da vida, e não a morte. É difícil para a maioria de nós hoje apreciar plenamente isso.
v11
O climax de todo o processo é que Deus propicia a colheita
Pastagens, montes, outeiros e vales, todos experimentaram sua generosa provisão, e juntos se regozijaram ante essa evidência de seu amor e cuidado.
As PEGADAS são as de um veículo para carregar produtos agrícolas; trata-se de uma figura poética para representar a ação de Deus em derramar as chuvas depois da época, enquanto passa, deixando a abundância pelo caminho
ILUSTRAÇÃO
Feijão no algodão - alegria em ver crescer;
Alegria do agricultor em ver sua plantação crescer;
O que ele faz para crescer? Esperar!
Deus que oferece o crescimento
v12-13
Os campos e os vales se revestem de modo suntuoso. Assim, a paisagem inteira está presente nas suas melhores vestimentas, como se fosse cantar e celebrar um festival.
Esta alegria é própria da estação
É uma falácia poética, claro. Prados e vales, rebanhos e grãos, não gritam ou cantam ou fazem qualquer outra coisa que somente personalidades autoconscientes e articuladas fazem. Mas em seu esplendor de colheita eles parecem, como se tivessem acordado cantando depois de um inverno longo e morto ou de um verão seco. Além disso, se eles pudessem literalmente gritar, eles o fariam. Afinal, Jesus disse no momento da sua entrada triunfal em Jerusalém, quando os fariseus queriam que ele repreendesse os seus discípulos para o seu louvor: "Se eles se calarem, as pedras clamarão" ().
O ponto é que, como objetos inanimados não podem literalmente louvar a Deus, nós que somos feitos à imagem de Deus e podemos louvar a Deus, devemos!

APLICAÇÃO

Tenha alegria através do Deus da graça
Apenas Ele pode perdoar pecados
Apenas pela cruz de Cristo podemos nos voltar, novamente a Ele
Tenha alegria através do Deus do poder
Se Deus firma os montes e acalma o mar, ele tem poder para acalmar a tempestade do seu coração.
Assim, vc poderá experimentar que o SILÊNCIO É LOUVAR - render-se
Tenha alegria tavés do Deus da abundância
Ele cuida da sua criação
Cumpre sua aliança de ,
Por isso: ALEGRE-SE; LOUVE!