Amós 7

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Há uma nova sessão aqui que vai até quase o final da profecia. Amós 7.1-9-4 trata de 5 visões que simbolizam o julgamento de Israel.
Inicialmente, Amós intercede pelo povo e o julgamento é adiado. No inícil dessa longa porção, encontramos uma confrontação entre Amós e Amazias, sacerdote de Betel.
A prática de relatar suas visões era uma gênero literário comum entre os profetas para descreverem suas visões diante de Iavé.

A primeira visão

Amos 7:1–3 NAA
1 O SENHOR Deus me mostrou o seguinte: eis que ele formava uma nuvem de gafanhotos no momento em que começavam a brotar as plantas da entressafra, ou seja, a cultura tardia que vinha depois de concluída a colheita reservada ao rei. 2 Quando tinham acabado de comer toda a plantação, eu disse: — SENHOR Deus, perdoa, por favor! Como poderá Jacó sobreviver? Pois ele é pequeno. 3 Então o SENHOR mudou de ideia em relação a isso e falou: — Isso não vai acontecer.
Amos 7:1–6 NAA
1 O SENHOR Deus me mostrou o seguinte: eis que ele formava uma nuvem de gafanhotos no momento em que começavam a brotar as plantas da entressafra, ou seja, a cultura tardia que vinha depois de concluída a colheita reservada ao rei. 2 Quando tinham acabado de comer toda a plantação, eu disse: — SENHOR Deus, perdoa, por favor! Como poderá Jacó sobreviver? Pois ele é pequeno. 3 Então o SENHOR mudou de ideia em relação a isso e falou: — Isso não vai acontecer. 4 Depois, o SENHOR Deus me mostrou o seguinte: eis que o SENHOR Deus chamou o fogo para exercer a sua justiça. Este fogo consumiu o grande abismo e começava a devorar a terra. 5 Então eu disse: — SENHOR Deus, para, por favor! Como poderá Jacó sobreviver? Pois ele é pequeno. 6 E o SENHOR mudou de ideia em relação a isso e falou: — Também isso não vai acontecer.
Am7.1
Na primeira visão, Deus mostra uma nuvem de gafanhotos.
A plantação começava a brotar. Quando os gafanhotos terminaram de comer a plantação, Amós intercede… (v2)
v3 - o Senhor mudou de ideia, ou se arrependeu (péssima tradução - infelizmente, todas traduzem dessa forma.)
A palavra é
נחם
Significado: no tempo Nifal, como aparece no hebraico, penso que a melhor tradução seria "ter pena, ter compaixão". Isso, de acordo com o Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico E Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.
Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico E Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.
Sendo assim, o Senhor teve compaixão diante da oração de Amós e disse que aquilo que ele havia visto não aconteceria de fato.

A segunda visão

Amos 7:4–7 NAA
4 Depois, o SENHOR Deus me mostrou o seguinte: eis que o SENHOR Deus chamou o fogo para exercer a sua justiça. Este fogo consumiu o grande abismo e começava a devorar a terra. 5 Então eu disse: — SENHOR Deus, para, por favor! Como poderá Jacó sobreviver? Pois ele é pequeno. 6 E o SENHOR mudou de ideia em relação a isso e falou: — Também isso não vai acontecer. 7 Mostrou-me também isto: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo, e tinha um prumo na mão.
Am7.4-
Amos 7:4–6 NAA
4 Depois, o SENHOR Deus me mostrou o seguinte: eis que o SENHOR Deus chamou o fogo para exercer a sua justiça. Este fogo consumiu o grande abismo e começava a devorar a terra. 5 Então eu disse: — SENHOR Deus, para, por favor! Como poderá Jacó sobreviver? Pois ele é pequeno. 6 E o SENHOR mudou de ideia em relação a isso e falou: — Também isso não vai acontecer.
na segunda visão, Amós vê o Senhor chamando o fogo para consumir um grande abismo e toda a terra.
Amós, então, novamente intercede pela nação.
v6 diz que novamente o Senhor teve compaixão e disse que aquilo nao aconteceria de fato.

A terceira visão

Amos 7:7–9 NAA
7 Mostrou-me também isto: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo, e tinha um prumo na mão. 8 O SENHOR me perguntou: — O que você está vendo, Amós? Respondi: — Um prumo. Então o Senhor disse: — Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo de Israel; não posso mais ignorar o que fazem. 9 Os lugares altos de Isaque serão assolados, e os santuários de Israel serão destruídos. E eu me levantarei com a espada contra a casa de Jeroboão. Amós e o sacerdote Amazia
Am7.7-
Na terceira visão, um muro, e o Senhor sobre ele com um prumo nas mãos.
Amós via somente o prumo. Era o que mais chamava-lhe a atenção.
Deus diz que porá o prumo no meio do povo.
v9 - a impressão é que o muro está muito torto (o povo está muito iníquo). Por isso, seriam desfeitos para que deixassem de desonrar o construtor. O texto termina afirmando que o Senhor se levantaria contra a casa de Jeroboão, o usurpador do trono de Israel e rei na época de Amós.
A partir daqui, vemos um debate entre Amós e Amazias.
Amos 7:10–17 NAA
10 Então Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: — Amós está conspirando contra o rei no meio da casa de Israel. A terra não pode suportar todas as suas palavras. 11 Porque assim diz Amós: “Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado para fora de sua terra, em cativeiro.” 12 Depois Amazias disse a Amós: — Saia daqui, vidente! Fuja para a terra de Judá e vá ganhar a vida por lá. Em Judá você pode profetizar. 13 Mas em Betel, daqui em diante, você não poderá profetizar, porque este é o santuário do rei e o templo do reino. 14 Amós respondeu e disse a Amazias: — Eu não sou profeta nem discípulo de profeta. Eu cuido de gado e colho sicômoros. 15 Mas o SENHOR me tirou do trabalho de andar atrás do gado e me disse: “Vá e profetize ao meu povo de Israel.” 16 Portanto, agora ouça a palavra do SENHOR. Você diz: “Não profetize contra Israel nem fale contra a casa de Isaque.” 17 Pois bem, assim diz o SENHOR: “A sua mulher se prostituirána cidade, e os seus filhos e as suas filhascairão à espada. A sua terra será repartida a cordel, e você morrerá numa terra impura. E Israel certamenteserá levado cativopara fora da sua terra.”
Am7-10-17
Amazias fofocou ao Jeroboão sobre uma suposta conspiração política realizada por um profeta chamado Amós.
v11 - As palavra de Amazias ao rei
v12,13 - As palavras de Amazias a Amós
v14-17 - Resposta de Amós.

A quarta visão

Related Media
See more
Related Sermons
See more