O LEÃO DE JUDÁ

Salmos de Adoração  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

INTRO

D

ELUCIDAÇÃO

CONTEXTO
Este salmo parece ter sido escrito por ocasião de alguma grande vitória conquistada pela nação sobre algum inimigo ameaçador, e tem o objetivo de expressar a gratidão pelo triunfo.
A Septuaginta o designa de “Um cântico sobre os Assírios”,
exército de Senaqueribe, que estava sitiando Jerusalém,
foi completamente destruído por um anjo destruidor, na época de Ezequias;
e várias passagens deste salmo são muito aplicáveis a esta obra maravilhosa;
mas no tempo de Josafá houve outros triunfos que poderia ser o tema deste salmo (2 Cr 20.28)
Ou ele poderia ter sido escrito por Asafe, que viveu no tempo de Davi, por ocasião dos vários triunfos com os quais Deus se alegrou em honrar o seu reino.
O fato que esse salmo é um salmo adequado para um dia de ações de graças, por conta dos êxitos públicos, mas também adequado para outras ocasiões, porque sempre é tempo de glorificar a Deus pelas grandes coisas que Ele fez pela sua igreja no passado, especialmente pelas vitórias do Redentor sobre os poderes das trevas, das quais todas as vitórias conquistadas no Antigo Testamento eram uma tipificação, ao menos aquelas que são celebradas nos Salmos da grande vitória do Rei dos Reis

O LEÃO DE JUDÁ

QUE LIBERTOU NO PASSADO V1-6
v1
Deus é conhecido à medida que Ele se alegra em se fazer conhecido; e aqueles a quem Ele se revela são bem-aventurados;
Não coube a Israel buscar a Deus, muito menos os outros povos;
Deus se manifestou, se revelou, se fez conhecido ao homem. NUNCA SERÁ O INVERSO;
Em Judá, Deus era conhecido de uma maneira toda especial, diferente do que ocorria nas outras nações, e esta distinção tornava a sua bondade ainda mais notória;
O seu Ser, seus feitos comprovavam o quanto ele é grande!
O conhecimento do Ser de Deus conduzirá nossos olhos e coração a reconhecer sua grandeza, e por isso, a glorificarmos por causa de suas obras!
ILUSTRAÇÃO
Já viu as Cataratas?
Imensidão de água- UAU!
Já viu a imensidão do cuidado de Deus?
UAU
OS NOSSOS OLHOS DEVEM RECONHECER AQUILO QUE DEUS TEM REALIZADO EM MINHA VIDA!
V2
Por toda a terra de Judá e Israel, Deus era conhecido, e o seu nome, exaltado;
mas em Salem (ABREVIAÇÃO DE JESURALÉM),
em Sião (MONTE MORIÁ), onde ficava o seu Tabernáculo e a sua morada.
Ali, ficava a sua corte; ali, Ele recebia a adoração prestada pelo seu povo na forma de sacrifícios e os acolhia nas festividades que ocorriam nos sacrifícios; para lá, as pessoas seguiam para se encontrar com Ele, e de lá, por meio de oráculos, Ele externava os seus mandamentos; ali, Ele gravou o seu nome, e acerca daquele lugar Ele declarou: Aqui habitarei, pois o desejei.
Ter Deus habitando em seu meio por meio dos seus estatutos representa a glória e a bem-aventurança de um povo; só que a sua habitação era um Tabernáculo, uma local móvel.
v3
Nas vitórias que eles tiveram sobre os seus inimigos (v. 3): Ali quebrou as flechas do arco. Observe como o perigo era ameaçador. Apesar de Judá e Israel, Salém e Sião, contarem com este privilégio, a guerra os ameaçava e as armas de guerra sempre estavam prontas para lhes afligir.
Aqui estão o arco e as flechas, o escudo e a espada, todos preparados para a batalha; só que todos foram quebrados e inutilizados.
Interessante que quando as armas de guerra eram utilizadas contra as outras nações, elas serviam ao seu propósito, mas, quando elas se voltavam contra a nação santa, elas eram, imediatamente, quebradas.
A ação protetora de Deus vinha tanto por causa da promessa dELe (em proteger o seu povo com quem fez aliança), quanto pela intercessão do povo pedindo livramento.
APLICAÇÃO
Arco, flecha, escudo, espada - ATENÇÃO: a presença de Deus pelo tabernáculo não eliminou possibilidades de problemas; mas em todas as situações foi Deus que resolveu os problemas.
4-6 - Ação de Deus sobre os inimigos
Montes eternos - dificuldade na tradução
Outras versões trazem outras traduções
Sentido de que Deus é mais valioso, há mais glória nele, sua majestade é tão imensa (que ultrapassa a imensidão do mar), tão imensa que há mais valor nele do que uma montanha de despojos de guerra
DESPOJOS - todos os bens valiosos da cidade conquistada!
Deus vence os inimigos; seja quem for eles:
Os heróis, os corajosos são vencidos;
Dormiram seu sono - o sono do ímpio; o recebimento daquilo que o ímpio merece depois da sua morte;
Nenhum herói, soldado foi capaz de usar sua mão/braço poderoso contra Sião;
Por mais que esses inimigos tenham os equipamentos mais modernos; os tanques de guerras mais bem equipados, eles foram paralisados por Deus
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
NOSSO REDENTOR:
É por meio dele que Deus é conhecido; é nele que o nome de Deus é magnânimo; por causa dele, Deus tem um Tabernáculo e uma habitação na sua igreja. Foi Ele quem venceu o valente armado, despojou os principados e as potestades, e fez deles um espetáculo aberto.
o nome de Deus é magnânimo; por causa dele, Deus tem um Tabernáculo e uma habitação na sua igreja. Foi Ele quem venceu o valente armado, despojou os principados e as potestades, e fez deles um espetáculo aberto.
Nosso Redentor é o verdadeiro libertador e, ferozmente, ele destruiu nosso verdadeiro inimigo!

O LEÃO DE JUDÁ

2. QUE JULGARÁ NO FUTURO V7-12
A visão da ação de Deus é expandida a partir desses versos, tirando o foco apenas sobre a cidade Santa para, agora, toda a terra.
tua majestade deve ser reverenciada, a tua soberania deve ser aceita, e a tua justiça deve ser temida por aqueles que te ofenderam”.
Deus se apresenta como um ser pavoroso, um ser temível; onde o seu ser inspira reverência ou temor ou respeito piedoso
hb 10.31 Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
Imagine quão cruel vc cair nas mãos do seu inimigo;
Lembre-se quando vc caia nas mão iradas do seu pai, quando vc fazia algo de errado, e recebia sua disciplina;
Imagine provar da ira terrível de Deus -VC NÃO TEM IDEIA DO QUE É ISSO!
De repente poderá ter!
Mas Jesus Cristo provou dessa ira terrível; desse poder horrendo por causa do pecado!
A disciplina física que vc recebeu do seu pai quando era criança, não passa nem perto da terrível ira de Deus àqueles que prosseguem em seus pecados.
Ninguém pode suportar/aguentar/ficar em pé diante de Deus
Apesar de os humildes da terra serem, pela sua mansidão, expostos à injustiça, Deus haverá de, mais cedo ou mais tarde, levantar-se para lhes salvar e defender a sua causa.
Quando Deus vier para salvar todos os mansos da terra, Ele fará com que o seu juízo seja ouvido desde os céus-, Ele fará com que o mundo saiba que Ele está irado contra aqueles que oprimem o seu povo e considera que tudo o que se faz contra o seu povo, como ofensa direta a Ele mesmo.
Por mais que o Deus justo pareça estar em silêncio, mais cedo ou mais tarde, Ele fará com que o seu juízo seja ouvido.
Essa obra do céu ouvir seu juízo; tremer a terra; Deus vir para julgar; Deus vir para salvar os humildes, conforme v8-9 - é possível encontrar o cumprimento completo dessa obra na ação da crucificação de Jesus Cristo:
v10-12
Vivemos em um mundo que em tudo suscita a nossa ira;
normalmente, sentimos a ira dos homens, que parece não ter fim.
Mas aqui há um consolo para nós: 1. Que, à medida que Deus permite que a ira dos homens irrompa, a qualquer tempo, Ele também fará com que ela redunde no seu louvor, trará honra para si mesmo, e, por meio dela, cumprirá os seus próprios propósito:
As adversidades enfrentadas pelo povo de Deus por causa da ira dos seus inimigos são transformadas em glória para Deus e para a sua graça;
e quanto mais os pagãos se amotinarem e intentarem contra o Senhor e contra o seu ungido, mais Deus será louvado por estabelecer o seu Rei sobre o seu santo monte Sião
Se esse salmo se refere a ação de Senaqueribe, Deus restringiu o restante da cólera de Senaqueribe, pois Ele pôs o anzol no seu nariz e um freio nos seus lábios (); e, apesar de o Senhor permitir que ele falasse grosso, Ele restringiu as suas ações àquelas que estavam dentro do seu altíssimo propósito.
GOVERNO SOBERANO DE DEUS
Diante daquilo que ele é, Que todos se sujeitem a este Deus magnífico e se transformem em seus súditos leais.
Cada um de nós, portanto, tem o mandamento de prestar honras ao Rei dos reis: Fazei votos e pagai;
isto é, quando você fizer um juramento de aliança com Ele, esteja consciente de honrar o seu compromisso.
Faça um voto de entrega a Ele, e pague o seu voto. Vincule a sua alma a um compromisso com Ele (pois esta é a natureza de um voto), e, depois, viva segundo as obrigações que você assumiu; pois melhor é que não votes do que votes e não pagues.
E, ao aceitá-lo como Rei, que lhe tragamos presentes, como fazem os súditos aos seus soberanos, 1 Samuel 10.27.
Não que Deus necessite de qualquer tipo de presente da nossa parte, ou que pudesse ser beneficiado com isso; mas, dessa forma, precisamos render-lhe honras e reconhecer que tudo o que temos vem dele.
As nossas orações e os nossos louvores, e especialmente os nossos corações, são os presentes que devemos levar ao Senhor nosso Deus.
Os motivos para reforçar estes deveres: Dai a cada um o que deveis [...] a quem temor, temor, a quem honra, honra (); e não deveríamos temer a Deus? E claro que sim: (1) Ele deve ser temido: Ele é o temor (este é o significado da palavra); o seu nome é glorioso e terrível; e Ele é o verdadeiro objeto do nosso temor; pois possui uma terrível majestade. O Deus de Abraão é chamado de o Temor de Isaque (), e recebemos o mandamento para fazer dele o nosso temor, Isaías
e não deveríamos temer a Deus? E claro que sim: (1) Ele deve ser temido; o seu nome é glorioso e terrível; e Ele é o verdadeiro objeto do nosso temor; pois possui uma terrível majestade.
O Deus de Abraão é chamado de o Temor de Isaque (), e recebemos o mandamento para fazer dele o nosso temor, . Quando lhe trouxermos presentes, devemos ter em conta que Ele deve ser temido; pois Ele é terrível nos lugares santos.
8.13. Quando lhe trouxermos presentes, devemos ter em conta que Ele deve ser temido; pois Ele é terrível nos lugares santos.
E até aqueles que se acham poderosos, como príncipes, se dobrarão.
Ele o arrancará com a mesma facilidade com que se arranca uma flor do talo de uma planta, ou um cacho de uvas de uma videira;
Ele é capaz de desanimar os mais ousados e deixá-los completamente abatidos; pois Ele é, ou será, tremendo [ou terrível] para com os reis da terra; e, mais cedo ou mais tarde, caso estes não sejam sábios e a Ele não se sujeitem, Ele os forçará a implorar, em vão, aos montes e aos rochedos que caiam sobre eles e os escondam da sua ira, .
Como não se pode enfrentar a Deus, a submissão a Ele é uma questão tanto de sabedoria quanto de dever da nossa parte.
CONCLUSÃO
Independente do contexto, podemos entender que o salmista está rendendo graças a Deus diante dos seus grandes feitos;
Podemos dizer que o salmo é uma miniatura da história da Bíblia, caminhando pela libertação realizada por Deus ao seu povo e o julgamento de todos também realizado por Deus!
APLICAÇÃO
Deus que socorre seu povo
Deus que apresenta sua ira santa
Deus que apresenta sua vitória plena sobre todo inimigo na cruz
Deus que garante a vitória final
RENDEMOS GRAÇAS AO NOSSO DEUS