Andar com Deus

Conduta Cristã  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 32 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Texto: Gênesis 6:22;5
Alguém disse uma vez: “Diga-me com quem andas, e te direi quem és” ! Assim sendo, todos nós, ao menos a maioria, anda ou procura andar acompanhado; ninguém gosta de andar sozinho. Todos anelamos, em algum sentido, compartilhar nossa vida com alguém. Mas, com quem temos andado? Como escolhemos aqueles com quem andamos: amor, amizade, afinidades, simpatia, interesses, necessidades, etc.? O que nos move quando buscamos alguém para andarem conosco pela estrada da vida?
Assim sendo, todos nós, ao menos a maioria, anda ou procura andar acompanhado; ninguém gosta de andar sozinho. Todos anelamos, em algum sentido, compartilhar nossa vida com alguém. Mas, com quem temos andado? Como escolhemos aqueles com quem andamos: amor, amizade, afinidades, simpatia, interesses, necessidades, etc.? O que nos move quando buscamos parceiros para andarem conosco pela estrada da vida?
O assunto aqui é o “andar com Deus”, mas há algumas questões a serem resolvidas. Este é um desejo mais dele ou nosso? Quem tem tomado a iniciativa? Quem deu e tem dado sempre o primeiro passo?
Aos efésios Paulo escreveu: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade […] (). Antes da fundação do mundo Deus escolheu andar conosco! Antes de optarmos pelo Senhor, Ele já havia optado por nós, Aleluia!!!
Texto: .
:Andou Enoque com Deus […]. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”.
Ao ler este pequeno trecho acerca da vida de Noé, sempre me perguntei como seria esse seu andar com Deus: uma comunhão tão íntima e profunda, o qual levou o Senhor a salva-lo com a sua família em sua época. Pois a narrativa Bíblica apresenta que nada era favorável a Ele em seus dias. A vida dos antediluvianos nós dias de Noé era extremamente uma vida de libertinagem, ao ponto de Deus afirmar que: "toda a terra estava corrompida" diante de Si. Será que em nosso dia podemos andar com Deus como Noé andou ? O que Noé fez para ter esta intima ligação com Deus ? Qual seria a importância de andar com Deus em nossos dias ? Essas são perguntas que fazem parte da minha e de sua vida, as quais necessitam serem respondidas.

Contexto social

A sociedade nós dias de Noé era extremamente corrompida ao ponto de Deus afirmar que: "daria fim a toda carne que existe sobre a terra".
, , : “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. […] Porém Noé achou graça diante do Senhor. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra”.
daria fim a toda carne que existe sobre a terra.
Qualificações que Deus da ao povo nos dias de Noé :
A maldade do homen havia si multiplicado
Era mal todo desígnios do seu coração
O homem é os animais sairão do padrão da criação de Deus
A terra estava cheia de violência
A conclusão de Deus era vou acabar com tudo
Ellen White diz que:
“Mas, depois da queda, os homens preferiram seguir os seus próprios desejos pecaminosos; e, como resultado, o crime e a miséria aumentaram rapidamente. Nem a relação do casamento nem os direitos de propriedade eram respeitados. Quem quer que cobiçasse as mulheres ou as posses de seu próximo, tomava-as pela força, e os homens exultavam com suas ações de violência. Deleitavam-se na destruição da vida de animais; e o uso da carne como alimento tornava-os ainda mais cruéis e sanguinolentos, até que vieram a considerar a vida humana com espantosa indiferença.”
Ellen G. White. “Patriarcas e Profetas”,p.141. Books.
Trecho de: Ellen G. White. “Patriarcas e Profetas”,p.141. Books.
Será que em nossa época não temos as mesmas dificuldade que Noé teve em seus dias ?
Não habitamos nós em um mundo onde a maldade do
Os dias de Noé (Vs) Os nossos dias
Qual é a diferença da época de Noé para a nosso geração?
Existe alguma diferença?
Não existe diferencia alguma, a maldade do homen apenas aumenta todos dias. Que ver um exemplo disso: abra a sua tv, leia um jornal, ligue um radio ou acesse as suas redes sociais, tudo que esta diante de nós, é a vida social ao qual vivemos.

A vida de Noé sobre a terra

A narrativa Bíblica relata que Noé era justo e íntegro entre os seus contemporâneo, isto era admirado pelos antediluvianos em seus dias.
Noé é caracterizado por três expressões, cada uma colocando-o em uma luz mais favorável em contraste com seus contemporâneos.
1) Viver uma vida exemplar no tempo de Noé requeria um homem que pudesse permanecer firme contra as tentações sutis e zombaria de sua época.
Viver uma vida exemplar no tempo de Noé requeria um homem que pudesse permanecer firme contra as tentações sutis e zombaria. Ele era ,um homem forte de convicção, tanto em pensamento e como em suas ações.
É digno de nota que ele não é meramente chamado de “justo”, mas um “homem justo”. Viver uma vida exemplar no tempo de Noé requeria um homem que pudesse permanecer destemidamente e firmemente contra as tentações malignas, tentações sutis e zombaria. Ele não era fraco, vazio de julgamento ou força de vontade; ele era um "homem", forte de convicção, direto no pensamento e na ação.
2) Noé não tinha apenas uma vida de piedade, mas também à perseverança em seus principios religiosos era vista entre os seus contemporâneo.
3) Noé gostava de pratica todas as suas atividades com o seu Criador, andavam sempre juntos.

Third, Noah’s life resembled that of his pious ancestor Enoch (see ch. 5:22, 24), who had been translated to eternal glory only 69 years before Noah’s birth. During his own childhood, when Enoch’s translation was still vivid in the memory of the older generation, Noah must have heard much of that godly man’s life.

Mas o fato de Noé ser assim descrito não implica que, por seus próprios esforços, ele tenha alcançado a justiça. Como todos os outros que são verdadeiros filhos de Deus, ele foi salvo pela fé em Deus (ver ).

Third, Noah’s life resembled that of his pious ancestor Enoch (see ch. 5:22, 24), who had been translated to eternal glory only 69 years before Noah’s birth. During his own childhood, when Enoch’s translation was still vivid in the memory of the older generation, Noah must have heard much of that godly man’s life.

But the fact that Noah is thus described does not imply that by his own efforts he had attained unto righteousness. Like all others who are true children of God, he was saved by faith in God (see Heb. 11:7).

Noah walked with God. Third, Noah’s life resembled that of his pious ancestor Enoch (see ch. 5:22, 24), who had been translated to eternal glory only 69 years before Noah’s birth. During his own childhood, when Enoch’s translation was still vivid in the memory of the older generation, Noah must have heard much of that godly man’s life.

But the fact that Noah is thus described does not imply that by his own efforts he had attained unto righteousness. Like all others who are true children of God, he was saved by faith in God (see Heb. 11:7).

7
A história de Noé serve como uma exortação à justiça e à fé duradoura diante de tempos degenerados.
K. A. Mathews, , vol. 1A, The New American Commentary (Nashville: Broadman & Holman Publishers, 1996), 357
Ellen White explica que :
Ellen White explica que :
“ Muitos professavam ser adoradores de Deus. Pretendiam que seus ídolos eram representações da divindade, e que por meio deles o povo poderia obter uma concepção mais clara do Ser divino.”
Ellen G. White. “Patriarcas e Profetas”.p,145. Books.
Trecho de: Ellen G. White. “Patriarcas e Profetas”. Apple Books.

Aplicação

A vida de Noé era uma representação da ministração de Cristo neste mundo, o qual sendo justo e íntegro tinha como propósito apresenta a nós, o verdadeiro caráter de Deus.
A convivência de Cristo entre os Homens era vista entre os seus contemporâneo como, alguém que, si distinguia do povo de sua época, até os seus inimigos detectam isso.
Como Noé apresentou o caráter de Cristo entre os seus contemporâneo, somo chamada apresenta em nossa geração o caráter daquele que nos salvou dos nosso pecados e nos trousse , para seu reino de glória, a saber Jesus Cristo.
Ellen White explica que :
Ellen White explica que :
“Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.”
Ellen G. White. “Parábolas de Jesus”.p,91. Books.
Trecho de: Ellen G. White. “Parábolas de Jesus”. Apple Books.

Apelo

Andar com Deus é andar em justiça e integridade! Ser justo e íntegro é não aceitar ou praticar a parcialidade, a adulteração, a corrupção. Paulo nos ensina que para nos tornarmos “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta […]” – conforme aos –, é preciso fazer tudo sem murmurações ou contendas (); sermos obedientes (); dependermos, em tudo, de Deus, que efetua em nós o querer e o realizar (); preservar a palavra da vida ()!
Enoque: Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” ().
Noé: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. […] Porém Noé achou graça diante do Senhor. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. (, , ).
Abraão: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.” (,).
Davi: “E, tendo tirado a este (Saul), levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” ().
: “O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.”.
: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”.
: Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.”.
Deus tem um anelo em seu coração: andar com o homem! Andar com Deus tem sido o anelo do nosso coração?