Jesus é o Cristo, o Filho de Deus

Evangelho de João  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

Momentos cruciais (19.16-42)

CULTO DAS SETE PALAVRAS DE CRISTO NA CRUZ.
1. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. 2. Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. 3. Mulher, eis aí teu filho... João, eis aí tua mãe. -43 4. Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 5. Tenho sede! 6. Está consumado! 7. Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!
1. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. 2. Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. 3. Mulher, eis aí teu filho... João, eis aí tua mãe. 4. Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 5. Tenho sede! 6. Está consumado! 7. Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!
Quinta Palavra: Tenho sede!
Quinta Palavra: Tenho sede!
Evangelho segundo , que nos diz assim:
Evangelho segundo que nos diz assim:
“Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embebedaram de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca.”
“Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embebedaram de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca.”
Chegamos em um momento, onde Jesus claramente está em total aflição, moído pelos nossos pecados, cumprindo em si as profecias apontadas à Ele desde Gênesis, e sentindo na pele as palavras do salmista: Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia. (); E, Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte. () Tradução NVI.
Chegamos em um momento, onde Jesus claramente está em total aflição, moído pelos nossos pecados, cumprindo em si as profecias apontadas à Ele desde Gênesis, e sentindo na pele as palavras do salmista: Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia. (); E, Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte. () Tradução NVI.
O Senhor Jesus em nosso lugar cumpriu cabalmente o sacrifício de remissão dos nossos pecados, servindo-se de mediador da nova aliança ato qual não poderíamos realizar. Nos atos de renovação do pacto, Deus tem firmado pelo seu poder e na preservação da sua santidade. Temos como exemplo, o pacto com Abraão em . A pergunta é: o que faz desse pacto tão relevante, e ligado a este de Jesus Cristo? No pacto com Abraão, somente Deus passa pelo meio dos animais cortados, firmando nEle a veracidade, e também, a inviolável, não podendo ser quebrado, o próprio Deus passa sozinho peloa passando sozinho por entre os pedaços dos animais. Quando uma aliança era feita as duas partes haveriam de andar por entre os pedaços dos animais segundo relata ,. Meus amados, Cristo está sozinho, angustiado, separado do Pai recebendo em si a maldição dos nossos pecados e tem forças para cumprir as escrituras Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre”. Verifiquemos os dois elementos e a ação para saciar a sede de Cristo:
PREFIGURAÇÃO DA ALIANÇA EM CRISTO
O Senhor Jesus em nosso lugar cumpriu cabalmente o sacrifício de remissão dos nossos pecados, servindo-se de mediador da nova aliança, ato qual não poderíamos realizar. Nos atos de renovação do pacto, que Deus firmou pelo seu poder e na preservação da sua santidade. Temos como exemplo, o pacto com Abraão em . A pergunta é: o que faz desse pacto tão relevante, e ligado a este de Jesus Cristo? No pacto com Abraão, somente Deus passa pelo meio dos animais cortados, fazendo deste ato verdadeiro, e inviolável, também irrevogável, não podendo ser quebrado. O próprio Deus passa sozinho por entre os pedaços dos animais. Quando uma aliança era feita as duas partes haveriam de andar por entre os pedaços dos animais segundo relata ,. Assim foi feito no tempo de Abraão, prefigurando algo maior e completo à frente.
Vinagre: O vinagre era um vinho azedo, a bebida dos trabalhadores e dos soldados comuns; Os vinhos combinados tinham usos diversos: vinho misturado com cevada dava um bom vinagre; combinado com mirra produzia um anestésico, como o que foi oferecido a Jesus na cruz. Isso nos faz lembrar-se de ”Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o pai me deu?” “Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.” ; ; ,-38. O Senhor Jesus bebeu o cálice da ira de Deus em nosso lugar o cálice posto na mesa para Davi na presença dos seus adversários salmos 23.5 “Meu cálice transborda”. Ele suportou tudo por quê? Por obediência aquilo que juntamente com o Pai haviam proposto na eternidade.
Meus amados, Cristo está sustentando nEle a remissão e salvação dos seus eleitos. Ele sustenta nEle a renovação pactual, ele é o único que pode cortar ou fazer uma aliança, usando um termo do AT para בְּרִית כרת. Ele é transpassado, moído, separado do Pai, recebendo em si a maldição dos nossos pecados e tem forças para cumprir as Escrituras, pois, compreende o significado de algo, com ênfase no conhecimento resultante[1] (εἰδὼς - perfeito).
Hissopo: O Hissopo bíblico que se desenvolve no solo rochoso de Israel contém folhas peludas de cor cinza que absorvem líquidos com muita facilidade. Relatado em levíticos 14 é usado para o ritual de purificação pelos sacerdotes é também mencionado em , quando o salmista Davi ao suplicar o perdão divino, pede para ser purificado com hissopo. Isso é bem expressado em , “19 Quando Moisés terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de novilhos e de bodes, e também água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o próprio livro e todo o povo, dizendo:20 “Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam” [41].21 Da mesma forma, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios das suas cerimônias.22 De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.23 Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;25 não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Lugar Santíssimo todos os anos, com sangue alheio.26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.” Com seu sangue derramado na cruz o Senhor mediou a nova aliança.
Tenho sede! Realmente nos carnais, seres humanos após uma bateria de exercícios necessitaríamos de água. Isso mesmo Jesus está mostrando a sua condição humana E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” para nos mostrar que devemos obedecer e mesmo passando por lutas, perseguições e de morte temos nEle esperança da vida eterna com Deus. Até que ponto você tem suportado por obediência a Cristo, se você nesta noite precisa de água beba da fonte que jorra para vida eterna. Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre”. Verifiquemos os dois elementos e a ação para saciar a sede de Cristo:
A RENOVAÇÃO DA ALIANÇA EM JESUS CRISTO
Tenho sede!
João, além de dar ênfase na obediência de Jesus, também, expõe a humanidade do nosso redentor. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” . Nós afirmamos como João a pessoa de Jesus Cristo, Divina-Humana, quando recitamos o Credo Apostólico:
Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra;
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, a santa igreja católica [cristã], na comunhão dos Santos, a remissão dos pecados, a ressurreição da carne e a vida eterna. Amém. (Henry Bettenson, Documentos da Igreja Cristã (SP: ASTE/Simpósio, 1998), p. 61.)
O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida.
Vinagre
O vinagre era um vinho azedo, a bebida dos trabalhadores e dos soldados comuns; Os vinhos combinados tinham usos diversos: vinho misturado com cevada dava um bom vinagre; combinado com mirra produzia um anestésico, como o que foi oferecido a Jesus na cruz. Isso nos faz lembrar-se de ”Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o pai me deu?” “Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.” ; ; ,-38. O Senhor Jesus bebeu o cálice da ira de Deus em nosso lugar o cálice posto na mesa para Davi na presença dos seus adversários salmos 23.5 “Meu cálice transborda”. Ele suportou tudo por quê? Por obediência aquilo que juntamente com o Pai haviam proposto na eternidade.
Hissopo
O Hissopo bíblico que se desenvolve no solo rochoso de Israel contém folhas peludas de cor cinza que absorvem líquidos com muita facilidade. Relatado em levíticos 14 é usado para o ritual de purificação pelos sacerdotes é também mencionado em , quando o salmista Davi ao suplicar o perdão divino, pede para ser purificado com hissopo. Isso é bem expressado em , “19 Quando Moisés terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de novilhos e de bodes, e também água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o próprio livro e todo o povo, dizendo:20 “Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam” [41].21 Da mesma forma, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios das suas cerimônias.22 De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.23 Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;25 não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Lugar Santíssimo todos os anos, com sangue alheio.26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.” Com seu sangue derramado na cruz o Senhor mediou a nova aliança.
Entendendo esse amor sacrificial, devemos refletir e aceitar que:
APLICAÇÃO
Primeiro, a expiação foi perfeita, pelo fato da pessoa Divina-Humana de Jesus Cristo, ter se humilhado e sujeitado a morte de Cruz, para servir como propiciação aos eleitos de Deus. Enfatizar a humanidade de Jesus, é enfatizar a nossa salvação, pois, era necessário um homem perfeito, entretanto, todos nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Necessário o Deus-Filho para nos salvar. Você tem confiado em Jesus, e crido na eficácia da sua salvação?
Segundo, se você tem crido pela fé, então, seja convicto de que nem tudo nesta vida temporal, mesmo em obediência a vontade de Deus, deixará de se cumprir na sua vida, assim como foi com Jesus. Digo isto, pelo fato de muitos questionarem o passar pelas provações, seja pela enfermidade, ou perseguições. Tenha isso bem fixo em sua mente, Jesus Cristo, não suportou a morte de cruz, uma coroa de espinhos, a dor dos cravos em suas mãos e pés, para lhe dar um céu aqui. Mas, suportou tudo isto, para te salvar da condenação eterna. Ele te salvou! Não para ser o SUS da sua vida, o Banco à lhe-dar dinheiro, para quitar suas dívidas, por causa da sua falta de sabedoria em administrar os recursos que Ele te dá, ou para lhe fazer rico. Ele te salvou, para redimi-lo do pecado, e transportá-lo para o reino do seu amor, onde, fomos adotados.
Terceiro, Ele sabe o que você tem enfrentado, então não hesite em se dobrar, e se humilhar confessando seus temores e fraquezas diante dEle. João nos relata a essência dos regenerados “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
[1] Léxico Grego-Português do Novo Testamento: baseado em domínio semântico, Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013, p. 341.