A SABEDORIA QUE VEM DE DEUS

Livro V - Salmos 107 à 150  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

A ALEGRIA DOS QUE VIVEM PELA PALAVRA DE DEUS - Sl 119.1-8

INTRODUÇÃO
Este sermão é uma exposição do , dos versos 1 ao 8. E tem como objetivo expor, que a alegria dos que vivem pela Palavra de Deus, passam a viver em ações responsáveis (1-3), em obediência (4-6) e ações de graças (7-8).
A divisão é proposta pelo próprio salmo, que em forma de acróstico é dividido em 22 partes, com 8 versos cada. Portanto, cada divisão deste Salmo correspondendo as letras do alfabeto hebraico. A divisão que estarei expondo corresponde à primeira letra o “א ־ ‘alef”. Que por sua vez, expressa como balsamo ao coração do perdido a sabedoria de vida, ao crente o alicerce sábio para as lutas da vida. Portanto, a sabedoria do Senhor, em primeiro lugar...
GERA AÇÕES RESPONSÁVEIS ()
As ações coordenadas pela sabedoria do SENHOR, conduz o homem a satisfazer-se nEle. Contudo, tendo em vista, a incoerência do ser humano, digo isso, porque desde Adão e Eva, vemos o homem agir contrário à vontade do seu criador. De modo que, o Homem ao dar ouvido à voz da serpente, constrói em seu coração um sentimento de revolta, de insatisfação para com tudo que Deus o concedeu, chegando ao ponto, de considerar, na fala da serpente, que o ato de Deus privar o homem do conhecimento do bem e do mal, teria sido um ato de egoísmo de Deus ().
Entretanto, olhando para o progresso da revelação, percebemos no chamado e aliança de Deus com Abraão, um ato misericordioso. Ao chamá-lo do meio de adoradores de deuses falsos (), Deus renova sua aliança pactual, e nessa promessa de descendência, somente Deus firma esse pacto, passando sozinho pelo meio dos altares levantados por Abraão, onde estava os animais partidos ao meio (). Isto, Deus faz, pois Abraão não conseguiria firmar essa aliança sem pecar. E, de fato, Abraão peca, como podemos ver mais à frente na história, atendendo a voz de Sara para gerar um filho de Hagar (Gn 16.1.16). E, também à frente ainda, Abraão peca novamente, pois mente para Abimeleque ().
Se olhamos para a história do povo separado por Deus, Israel, veremos um povo que viu as manifestações miraculosas, mas constantemente ouviam e seguiam ao seu coração idólatra, ou aos falsos líderes, ou invejavam as outras nações. Procedendo em desobediência e recebendo o devido juízo de Deus.
Portanto, o salmista olha para estas ocorrências, e vê a história do seu povo, vê a sua vida, e assim devemos nos ver também, pois, nós somos assim, inconstantes, pecadores atendendo as nossas vontades ou a do mundo. Então, Pare! Pare já! Porque bem-aventurado é o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (). Então, as ações apresentadas na primeira divisão através dos verbos andar, e guardar, e buscar e praticar, são moldadas pelo que o autor chama de lei ou prescrições do Senhor.
Esta lei ou prescrições, guia o homem em uma vida irrepreensível e mais que feliz. Dar ouvidos a lei perfeita de Deus, é lâmpada para os perdidos. Buscar está verdade norteia o sem rumo, e o coloca no caminho da justiça, e leva a uma mudança visível do ser, da igreja, e da sociedade. Isso dá até um acróstico.
Impactando o mundo,
Gerando transformação na vida.
Refazendo os laços da Queda,
Exaltando o pacificador e salvador,
Jesus Cristo!
Amém e amém.
APLICAÇÃO
A restauração do homem pecador, é uma ação da Palavra de Deus em nós.
A sua justiça, por mais integra moralmente, não o justifica diante de Deus.
Agora, restaurados na forma de pensar e de agir, somos conduzidos pela Palavra de Deus em ações para sua glória.
Se até aqui, vimos a transformação da mente e coração, da personalidade e das ações do ser humano, agora vejamos o porquê dessa mudança, onde a sabedoria que vem de Deus, faz com que os homens vivam felizes em obediência. Então, em segundo lugar:
GERA OBEDIÊNCIA ()
O que foi ordenado pelo SENHOR? O salmista nos responde a está pergunta, onde, Tu ordenaste os teus mandamentos. Será que poderíamos resumir com uma única palavra? – creio que sim, obediência, está é a palavra.
Para aqueles que rejeitam, ou afirmam que o Decálogo é somente para Israel, se enganam, e no fundo estão dando ouvidos ao coração libertino e corrupto. A palavra de Deus nos diz, que antes do Decálogo a sua lei já vigorava. Então, disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? ().
A recusa em ouvi-lo é parte do ser humano caído. Realmente nosso estado não nos permite de forma alguma apresentar perfeição ao SENHOR, poderíamos colocar em forma de um acrostico a nossa condição.
Quando da Criação perfeita,
Uma imagem foi esculpida no pó do planeta,
E a semelhança da arte e da pureza
Duas vidas foram feitas.
Apagastes à imagem e marcastes a semelhança,
Pusestes escuridão aos olhos,
Endurecestes o coração,
Cavastes a sua própria cova,
Acorrentastes à morte,
Dor, causastes
O homem e mulher que Tu criaste.
Os preceitos, a lei de Deus, vigora desde Adão e rege o mundo e tudo que existe. As ordenanças que percorrem por toda à Palavra do SENHOR, que podemos resumir nos mandatos: espiritual, social e cultural, são instituídos na criação perfeita de Deus.
Entretanto, após a Queda, o homem foi colocado em inimizade, em relação a Deus, ao próximo e a criação (). Nesse sentido, cabe a reflexão do salmista, que sejam firmes os meus passos (v.5), uma ação de cuidado constante, de quem espera da lei de Deus o seu auxílio. O ser humano necessita dessa intervenção, dessa ação externa da Palavra de Deus para moldá-lo em uma nova criação, um novo ser, para assim cumprir os preceitos de Deus.
Decorrente desta ação da Palavra de Deus, segue-se o cumprimento dos mandatos, que devem ser por nós crido, obedecido e executado para servir de testemunha aos homens. Exercemos passivamente apresentando as marcas da justificação por Cristo, e por meio da mudança de vida, tendo como modelo a sua pessoa em nós.
APLICAÇÃO
O nosso redentor Jesus Cristo, é como modelo primário de obediência à vontade revelada de Deus, Ele é o padrão de obediência.
Aqueles que são despertados à Fé, reconhecem o Verbo de Deus, reconhecem toda a Palavra como verdade de Deus, e o único ensino para se conhecer a Jesus Cristo.
Portanto, a ALEGRIA DOS QUE VIVEM PELA PALAVRA DE DEUS também vivem em ações de graças, pois regenerou para a vida um morto espiritual, social e cultural.
GERA AÇÕES DE GRAÇAS ()
Sabedores da nossa condição caída ou de pecadores, como podemos oferecer ações de graças com o coração integro? Porque nas letras da tua lei, nos preceitos da tua Palavra, encontramos o amor perfeito, a personificação da misericórdia, vemos o substituto das nossas mazelas, a nossa restauração graciosa em Cristo Jesus. Porque a nossa esperança é viva!
Este belíssimo Salmo, um gracioso poema, uma declamação a preciosidade da Palavra de Deus, tem sua profundeza interligada a sua Majestade, o Cristo.
O salmo primeiro carrega a grandiosidade da lei do Senhor, mas, é seguido pela exaltação do redentor messiânico no ; vemos a preciosidade da lei do SENHOR no , antecedido pelo libertador, minha salvação, o messias no . Então, chegamos ao extenso deleite da lei no , também antecedido pela exaltação ao messias salvador no salmo 118. Tudo isso para mostrar a interdependência da nossa fé no ouvir da sua voz, através das Escrituras.
Entendendo o meio pelo qual fomos salvos, e por quem somos preservados (), temos paz com Deus, e somos compelidos a servi-lo em temor e tremor, em respeito e reverência em todos os âmbitos da vida .
APLICAÇÃO
É impossível ao homem direcionar graças a Deus, ou demonstrar gratidão a Deus, se não tiver aprendido os teus retos juízos. Seu coração é muito orgulhoso para entregar à honra a Deus. Você por mais bondoso que seja, por causa da graça comum, ou bênção de Deus para toda a sua criação, pode querer dividir à honra. Mas, correra em desonra a Deus, porque, dividir a honra é usurpar a sua soberania.
Portanto, ao aprendermos das Leis de Deus, os seus mandatos, somos direcionados e corrigidos nesses aspectos:
Como adorá-lo: A Pregação Cristocêntrica ou a Bíblica é o centro, e o meio mais elevado do nosso culto.
Ela molda a nossa liturgia e conduz como Deus quer ser adorado; o que é permitido e o que não é.
A Bíblia conduz como o crente deve viver, respondendo a primeira pergunta do Breve Catecismo. Qual o fim principal do homem? Glorificar a Deus, e alegrar-se nEle para todo o sempre.
CONCLUSÃO
As nossas ações são inconstantes, porque sofremos os efeitos noéticos da queda em Adão (). Por isso, entendemos que a lei ou as prescrições, guia o homem em uma vida irrepreensível e mais que feliz. Mesmo passando por aflições, o crente aprende pela Palavra de Deus, que o melhor lugar é no centro da vontade de Deus.
Se a lei do Senhor corrige o homem no seu caráter, conduzindo-o a ações responsáveis. Ela também o conduz a obediência, por mostrar a sua decadência em obedecê-lo por vontade própria. Se antes, obedecíamos a vontade da carne, agora obedecemos ao Espírito Santo, que desenvolve em nós a sua vontade, o fruto do Espírito.
Se antes, desprezávamos as grandezas de Deus, agora rendemos graças ao Senhor criador e redentor nosso, pois entendemos que não seremos desamparados. Ao contrário, seremos conduzidos pelo poder da sua voz ao descanso na pessoa de Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more