O perfeccionismo adventista

A perfeição de Cristo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views

O seminarário apresenta a na tureza humana de Cristo em comparação a natureza humana do Homem, para responder o perfeccionismo de alguns adventista, de querer compara-si a Cristo.

Notes
Transcript
Handout
Handout

Introdução

Todas as pessoas que procuram viver em santidade correm o risco de incorrer num erro conhecido como perfeccionismo. A ideia de que o verdadeiro cristão deve alcançar impecabilidade aqui na Terra tem causado diversos males em algumas denominações cristãs, e com os adventistas não tem sido diferente.
6ametro para muitos religiosos.
Em muitos casos a guarda de ritos religiosos tem sido visto como um plus a mais, para alcançar a verdadeira perfeição religiosa.
Os que creem que podemos chegar a um paradão de impecabilidade, antes da volta de Jesus, tem si utilizados de textos de Ellen White para apoia as sua ideias:
Grupos religiosos tem usado o seu estilo de vida como um padrão para serem seguido entre os adventistas do sétimo dia. Entre estes padrões religiosos estão: a exclusão de alimentos de origens animais, escolha de musicas a serem tocadas, vestimentas de roupas a serem usadas, e o mais especifico destes grupos a impecabiblidade antes da volta de Jesus.
Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus. Parábolas de Jesus, p.69.
Abordando este tema de perfeição religiosa, alguma vez você já tentou medir a sua religiosidade ? Ou já chegou a confiar nela para a sua salvação?
Abordando este tema sobre perfeição, examinares este assunto a luz da Bíblia é do Espírito de Profecia, para um melhor entendimento sobre o assunto.

A natureza de Cristo na Bíblia

Os texto Bíblicos mostram que: apesar de Cristo ser um de nós, não pode ser comparado conosco. Porque o seu nascimento é um ato inexplicável e, sua vida sem pecado diferem da nossa.

A natureza de Cristo

Mateus 1.20 ESV
But as he considered these things, behold, an angel of the Lord appeared to him in a dream, saying, “Joseph, son of David, do not fear to take Mary as your wife, for that which is conceived in her is from the Holy Spirit.
mt
João 8.46 ESV
Which one of you convicts me of sin? If I tell the truth, why do you not believe me?
Jo 8.
João 1.29 ESV
The next day he saw Jesus coming toward him, and said, “Behold, the Lamb of God, who takes away the sin of the world!
jo 1
Hebreus 7.26 ESV
For it was indeed fitting that we should have such a high priest, holy, innocent, unstained, separated from sinners, and exalted above the heavens.
heb

A natureza humana

Salmo 51.5 ESV
Behold, I was brought forth in iniquity, and in sin did my mother conceive me.
Romanos 7.14 ESV
For we know that the law is spiritual, but I am of the flesh, sold under sin.
Sl 51.
Romanos 7.14 ESV
For we know that the law is spiritual, but I am of the flesh, sold under sin.
Romanos 7.24 ESV
Wretched man that I am! Who will deliver me from this body of death?
rom 7.
Jeremias 17.9 ESV
The heart is deceitful above all things, and desperately sick; who can understand it?
Rom
Mateus 15.19 ESV
For out of the heart come evil thoughts, murder, adultery, sexual immorality, theft, false witness, slander.
Romanos 3.23 ESV
for all have sinned and fall short of the glory of God,
Os que buscam chegar a um estagio de impecabilidade, engana a si mesmo (1 ,). Pois nunca chegaremos a ser comparada a Cristo em sua impecabilidade.

A Natureza do Homem na Bíblia

Em Romanos, o apóstolo Paulo compila uma série de citações do Antigo Testamento em Romanos para provar que o pecado afeta todas as pessoas, que ninguém escapou de sua influência. “Todos os judeus e gregos estão debaixo do pecado” ().

Ellen White e a natureza de Jesus Cristo

“Assumiu a natureza humana, e na fraqueza da natureza humana manteve o caráter de Deus.” MM Para Conhece-Lo, p. 30 .
“Cristo não possuía a mesma deslealdade pecaminosa, corrupta e caída que possuímos, pois nesse caso não poderia ser uma oferta perfeita.” Manuscrito 94, 1893.
“Ao tomar sobre si a natureza humana em sua condição caída, Cristo não teve a mínima participacão em seu pecado. Ele foi sujeito as enfermidades e fraquezas... Contudo, não conheceu pecado. Não deveríamos ter qualquer má compreensão quanto a perfeita impecaminosidade da natureza humana de Cristo.”Signs of the Times 9 de junho de 1898
“Ao tomar sobre si a natureza humana em sua condição caída, Cristo não teve a mínima participação em seu pecado. Ele foi sujeito as enfermidades e fraquezas... Contudo, não conheceu pecado. Não deveríamos ter qualquer má compreensão quanto a perfeita impecaminosidade da natureza humana de Cristo.” Signs of the Times 9 de junho de 1898.
“Sua natureza era mais exaltada, e pura e santa do que a da pecadora raça pela qual sofreu.” MM Para Conhece-Lo, p. 336“Nunca poderemos igualar o modelo.” Rewiew and Herald, 5/02/1895, p.81“Vocês não podem igualá-Lo, mas podem parecer com Ele” Testemunhos, vol. 2 p.169
“Sua natureza era mais exaltada, e pura e santa do que a da pecadora raça pela qual sofreu.” MM Para Conhece-Lo, p. 336.
“Nunca poderemos igualar o modelo.” Rewiew and Herald, 5/02/1895, p.81.
“Vocês não podem igualá-Lo, mas podem parecer com Ele” Testemunhos, vol. 2 p.169.
“Ele (Jesus)... Não possuía as paixões da nossa natureza decaída.” Testemunhos, vol 2. p. 509.
“Cristo é chamado de o segundo Adão. Em pureza e santidade, conectado com Deus e amado por Deus, começou Ele onde o primeiro Adão começou.” Mr, 839 – 40.
“Não devemos ter qualquer dúvida acerca da perfeita ausência de pecado na natureza humana de Cristo” Mensagens Escolhidas, vol I 256 .
vol I 256 .

Ellen White e a natureza Humana

“Não ver o marcante contraste entre Cristo e nós significa que não nos conhecemos a nós mesmos. Aquele que não aborrece a si mesmo não pode entender o significado de redenção.” Rewiew and Herald 25 de setembro de 1900.
Rewiew and Herald 25 de setembro de 1900
“Paulo sabia que sua batalha contra o mal não terminaria enquanto tivesse vida. Sempre sentia a necessidade de praticar estrita vigilância sobre si memo, para que todo desejo terrestre não continuasse a minar seu zelo espiritual. Com toda suas forças, continuava a lutar contra as inclinações naturais […]..Sempre mantinha diante de si o ideal a ser alcançado, e esse ideal procurava alcançar mediante voluntária obediência a lei de Deus. Suas palavras, atos e paixões – tudo era posto sob o controle do Espirito Santo.” Atos dos Apóstolos, p. 175.
Atos dos Apóstolos 175
“Há aqueles que experimentam o perdoador amor de Cristo e que realmente desejam ser filhos de Deus, mas compreendem que seu caráter é imperfeito, sua vida faltosa e estão aponto de duvidar se seu coração foi de fato renovado pelo Espírito Santo. A esses eu desejaria dizer: Não recuem em desespero […]. Muitas vezes teremos que nos prostrar aos pés de Jesus e chorar por causa de nosso deslizes e erros, mas não devemos nos desanimar. Mesmo quando vencidos pelo o inimigo, não somos abandonados, nem esquecidos ou rejeitados por Deus. Não. Cristo está a direita de Deus, fazendo intercessão por nós.” Caminho a Cristo, p.64.
“Quando estivermos revestidos com a justiça de Cristo, não teremos prazer no pecado, pois Cristo estará operando em nós. Poderemos cometer erros, mas haveremos de odiar o pecado que causou sofrimento do Filho de Deus.” RH 18/03/1890 .
Quando estivermos revestidos com a justiça de Cristo, não teremos prazer no pecado, pois Cristo estará operando em nós. Poderemos cometer erros, mas haveremos de odiar o pecado que causou sofrimento do Filho de Deus.” RH 18/03/1890.
Muitos que se chamam cristãos são meros moralistas humanos […]. A última mensagem de graça a ser dada ao mundo é uma revelação do caráter do amor divino” Parábolas de Jesus, p. 315.
Muitos que se chamam cristãos são meros moralistas humanos... A última mensagem de graça a ser dada ao mundo é uma revelação do caráter do amor divino”
Ali está diante de nós a vida dos fiéis, com todas as suas faltas e deficiências, as quais se destinam a servir de lição para todas as gerações seguintes. Se tivessem sido sem qualquer fraqueza, eles teriam sido mais que humanos, e nossa natureza pecaminosa haveria de se desesperar por nunca alcançar tal ponto de excelência.” Testemunhos vol 4,p. 12.
Parábolas de Jesus, p. 315
Ali está diante de nós a vida dos fiéis, com todas as suas faltas e deficiências, as quais se destinam a servir de licão para todas as gerações seguites. Se tivessem sido sem qualquer fraqueza, eles teriam sido mais que humanos, e nossa natureza pecaminosa haveria de se desesperar por nunca alcancar tal ponto de excelência.” Testemunhos vol 4 12
Muitas vezes teremos que nos prostrar aos pés de Jesus e chorar por causa de nosso deslizes e erros, mas não devemos nos desanimar. Mesmo quando vencidos pelo o inimigo, não somos abandonados, nem esquecidos ou rejeitados por Deus. Não. Cristo está a direita de Deus, fazendo intercessão por nós.” Caminho a Cristo 64
“Se alguém que diariamente comunga com Deus se desvia do caminho, se deixa de olhar firmemente para Jesus por um momento, não é porque peque deliberadamente; pois quando percebe seu erro, volta de novo, apressa-se a olhar para Jesus, e o fato de ter caído não o faz menos querido ao coração de Deus.” RH 12/05/1896.
“Se alguém que diariamente comunga com Deus se desvia do caminho, se deixa de olhar firmemente para Jesus por um momento, não é porque peque deliberadamente; pois quando percebe seu erro, volta de novo, apressa-se a olhar para Jesus, e o fato de ter caído não o faz menos querido ao coração de Deus.” RH 12/05/1896.

Conclusão

O problema do perfeccionismo é a sua arrogância de quere-se comprar a Jesus Cristo em toda a sua esfera. Os perfeccionistas tem visto Cristo não como um salvador, mais como um concorrente de santidade. Todas as obras que os Homens por são realizar diante de Deus, não tem valor algum, se não tiver os méritos redentores de Cristo.
“Philip Yancey: Imperfect, Codependent, and Unapologetic”, Christianity Today (Carol Stream, IL: Christianity Today, 1992), 92.
“Philip Yancey: Imperfect, Codependent, and Unapologetic”, Christianity Today (Carol Stream, IL: Christianity Today, 1992), 92.