EM SEU TABERNÁCULO

Salmos de Adoração  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 65 views
Notes
Transcript

INTRO

Luciano Breder - Para onde, Senhor?
Irmã Santa - 42 anos!
Andava cerca de 42km para poder ir à igreja;
Saia de casa na sexta, e no domingo pela manhã, estava chegando para a EBD - e ficava em pé para dar lugar aos visitantes;
Toda vez que a Palavra era lida, irmã Santa chorava de alegria por estar na casa de Deus e com os irmãos.

ELUCIDAÇÃO

falar sobre Corá? De Davi?
É um salmo de pessoas que estavam presentes no templo, que serviam na casa de Deus, e que estão expressando aqui o quanto intensamente suas almas ansiavam e até desmaiavam por Deus. Eles estão dizendo que suas almas ansiavam pela casa de Deus não porque estavam separadas dela, mas porque é onde elas estavam e queriam estar.
É um salmo de pessoas que estavam presentes no templo, que serviam na casa de Deus, e que estão expressando aqui o quanto intensamente suas almas ansiavam e até desmaiavam por Deus. Eles estão dizendo que suas almas ansiavam pela casa de Deus não porque estavam separadas dela, mas porque é onde elas estavam e queriam estar.
Spurgeon
Este poema sacro é um dos mais especiais da coleção; irradia um brilho suave, que faz merecer ser chamado A pérola dos salmos. Se o salmo 23 é o mais popular, o 103 o mais alegre, o 119 o mais profundamente experimental, o 51 o mais sentimental, este com certeza é um dos mais doces dos salmos de paz.
Por isso, iremos ver em 1º lugar

EM SEU TABERNÁCULO

1
EU DESCANSO EM TI v.1-3
YHWH - Indica a imutabilidade de sua relação com o seu povo; como também reforça a segurança e a fidelidade pactual de Deus;
YHWH TSEBHAOTH - SENHOR DOS EXÉRCITOS = É Deus como o Rei da glória, cercado de hostes angelicais, que governa o céu e a terra no interesse do seu povo e recebe glória de todas as suas criaturas
Salmista queria desfrutar do Deus vivo;
Não que ele estava classificando o Senhor preso numa caixa;
Mas ele reconhece da necessidade e limitação que homem tem de subir até o céu, e sabia que o santuário visível servia de escada para a mente dos piedosos;
O salmista está espiritualmente faminto pela presença de Deus, de modo que seu intenso desejo o torna desnutrido e o consome. Todo o seu ser ("coração" e "carne") canta de júbilo ao Deus vivo (cf. o mesmo termo no SI 42.2), que é também o poderoso Senhor dos Exércitos (V. 2).
O salmista está espiritualmente faminto pela presença de Deus, de modo que seu intenso desejo o torna desnutrido e o consome.
Todo o seu ser ("coração" e "carne") canta de júbilo ao Deus vivo (cf. o mesmo termo no SI 42.2), que é também o poderoso Senhor dos Exércitos (V. 2).
v3
O que o poeta avista?
Viu pássaros no templo, e seu ponto foi que, como os pássaros fizeram seu lar no templo e estavam seguros lá sem temer os inimigos, o povo de Deus também pode morar em Deus e encontrar sua segurança nele.
1. pardais. Na Bíblia, os pardais são um símbolo de algo quase inútil. Em Jerusalém, aqueles que pegavam pardais para conseguir um pouco de dinheiro, vendiam dois por uma moeda; ou 5 pardais por duas moedas (; )
Essa moeda era uma moeda de cobre; a mais pequena e a menos valiosa;
Mesmo asssim, o pardal encontrou um lar perto do altar de Deus ().
Deus também não proverá um lar para você, que vale muito mais que pardais? Quando ele estava se referindo ao valor de um pardal, Jesus disse: “Não são dois pardais vendidos por um centavo? No entanto, nenhum deles cairá no chão à parte da vontade do seu Pai. ... Portanto, não tenha medo; vales mais do que muitos pardais ”(, ).
Quando ele estava se referindo ao valor de um pardal, Jesus disse: “Não são dois pardais vendidos por um centavo? No entanto, nenhum deles cairá no chão à parte da vontade do seu Pai. ... Portanto, não tenha medo; vcs vales mais do que muitos pardais ”(, ).
Donald Gray Barnhouse escreveu sobre pardais , comparando-os ao povo de Deus: “Olho para uma pequena rua e vejo uma humilde capela onde um grupo de pessoas simples adora o Senhor na beleza da santidade, desprezado e rejeitado pelos homens, da mesma forma como foi seu Senhor, e sei que esta é a rica realidade da verdade espiritual. Aqui estão os pardais que encontram seu ninho na cruz de Jesus Cristo. Aqui está a inutilidade que encontra seu valor porque o Salvador morreu ”.
Donald Gray Barnhouse escreveu sobre pardais pensativamente, comparando-os ao povo de Deus: “Olho para uma pequena rua e vejo uma humilde capela onde um grupo de pessoas simples adora o Senhor na beleza da santidade, desprezado e rejeitado pelos homens, mesmo como foi seu Senhor, e sei que esta é a rica realidade da verdade espiritual. Aqui estão os pardais que encontram seu ninho na cruz de Jesus Cristo. Aqui está a inutilidade que encontra seu valor porque o Salvador morreu ”.
É um pássaro que está sempre no ar, voando de um ponto a outro desde o primeiro clarão do amanhecer até o pôr do sol. Isso cansa o observador que está tentando mantê-lo à vista. Mas então chega a hora de acasalar e criar jovens, e a andorinha constrói um ninho e se acomoda para descansar em paz. Esta é uma figura da alma separada de Deus e depois em Deus, quando finalmente chega a repousar nele.
2. andorinha. É um pássaro que está sempre no ar, voando de um ponto a outro desde o primeiro clarão do amanhecer até o pôr do sol.
Deus também não proverá um lar para você, que vale muito mais que pardais?
Até mesmo sua alimentação é feita no ar.
Mas na época de reprodução, a andorinha constrói um ninho e se acomoda para descansar em paz.
Esta é uma figura da alma, inicialmente, separada de Deus (voando incansavelmente a procura de algo) e depois em Deus, quando finalmente chega a repousar nele.
Santo Agostinho: "Nossos corações estão inquietos até que repousem em ti".
Santo Agostinho queria dizer quando escreveu em palavras muito mais conhecidas: "Nossos corações estão inquietos até que repousem em ti".
Você encontrou descanso em Deus, ou ainda está vagando e inquieto, como muitas pessoas estão? Deus te oferece paz. Até a andorinha encontrou “um ninho para si mesma, onde ela pode ter seus filhotes - um lugar perto de seu altar”.
Você encontrou descanso em Deus, ou ainda está vagando e inquieto, como tantas pessoas são? Deus te oferece paz. Até a andorinha encontrou “um ninho para si mesma, onde ela pode ter seus filhotes - um lugar perto de seu altar”.
Vc pode encontrar descanso e paz no Senhor, a partir da cruz de Cristo
em 2º lugar

EM SEU TABERNÁCULO

2. EU RECEBO A BÊNÇÃO DE TI v.4-7
Os salmistas estavam cientes de que “o Senhor do céu e da terra não vive em templos construídos por mãos”, como o apóstolo Paulo diria mais tarde aos atenienses ().
Mas houve uma manifestação especial de Deus no templo, quando Deus desceu na forma da glória da Shekinah para habitar no Lugar Santíssimo. E mesmo que aquela glória visível em algum momento tivesse partido ou se fosse, os antigos adoradores, no entanto, sentiram a presença de Deus no templo e até mesmo em Jerusalém, como em nenhum outro lugar.
"Habitar", no verso 4, contém a idéia de permanência constante em algum lugar. Os que sabem o que significa habitar com Deus o louvam por todas as bênçãos que ele administra;
"Habitar" contém a idéia de permanência constante em algum lugar ( cf. seu uso em SI 15. l; 23.6; 61.4). Os que sabem o que significa habitar com Deus o louvam por todas as bênçãos que ele administra
Os que sabem o que significa habitar com Deus o louvam por todas as bênçãos que ele administra
2. Aqueles que estão indo para a casa de Deus (v. 5). Todos não puderam morar em Jerusalém, claro. A maioria do povo estava espalhada por todo o país em pequenas aldeias ou fazendas familiares. O salmista não esquece essas pessoas e, de fato, tem uma bênção para elas também.
Todos não puderam morar em Jerusalém, claro. A maioria do povo estava espalhada por todo o país em pequenas aldeias ou fazendas familiares. O salmista não esquece essas pessoas e, de fato, tem uma bênção para elas também.
que colocaram seus corações em peregrinação (v. 5).
Por isso que o restante desta estrofe (vv. 6–7) descreve as bênçãos daqueles que estariam subindo a Jerusalém para as festas.
O restante desta estrofe (vv. 6–7) descreve as bênçãos daqueles que estariam subindo a Jerusalém para as festas.
O salmista pretendia demonstrar a firmeza dos piedosos, diante da falta de água, (que muitas vezes desencorajava os viajantes a perseguirem sua caminhada), não os impediram de buscar a Deus, (por mais que eles teriam que atravessar vales arenosos e áridos).
Nesses versos encontramos uma repreensão àqueles que sofrem de algum tipo de preguiça, pois qualquer dificuldade o impede de receber os benefícios de Deus;
Com estas palavras, a repreensão é administrada à preguiça de quem não se submete a qualquer inconveniente para ser beneficiado pelo serviço de Deus. Eles se entregam à sua própria facilidade e prazer, e não permitem que nada interfira neles. Eles, portanto, desde que não sejam obrigados a fazer qualquer esforço ou sacrifício, prontamente professam ser servos de Deus; mas eles não dariam a mínima ou receberiam o menor sacrifício para obter a liberdade de ouvir o evangelho pregado e de desfrutar dos sacramentos.
Esse tipo de pessoa se entregam à sua própria facilidade e prazer, e não permitem que nada interfira neles. Eles, portanto, desde que não sejam obrigados a fazer qualquer esforços ou sacrifícios, prontamente professam ser servos de Deus; mas eles não dariam a mínima ou fariam o menor sacrifício para poder ouvir o evangelho pregado e desfrutar dos sacramentos.
Esse espírito preguiçoso não tolera dificuldade, pois busca apenas facilidade;
ILUSTRAÇÃO
Vejamos a irmã Santa;
Houve uma vez que, quando faltava uns 10km para chegar à igreja, o rio havia levado a ponte;
Aguardou ajuda ou que o rio abaixasse - como nada aconteceu, teve que voltar para casa;
Voltou chorando por não ter conseguido chegar à igreja;
Após isso, ela se preveniu - viajava com um machado;
Quando isso acontecia, ela cortava uma árvore e improvisava uma ponte e atravessava.
Irmã Santa andava praticamente 2 dias para ir à igreja, alimentando-se mal com refeições frias, passando noites em redes nos casebres à beira do caminho, improvisando pontes para atravessar rios e, quando chegava à igreja, chorava de alegria por estar ali!
v7
Eles irão de força em força; insinuando que os santos estão continuamente adquirindo nova força para subir ao monte Sião, e continuar a prosseguir com sua jornada sem cansaço, até alcançarem o lugar desejado, e contemplarem o semblante de Deus.
Até chegarem no Santo Lugar e adorar ao SENHOR
APLICAÇÃO
Quão abençoador para nós é ouvir a Palavra de Deus, participar dos Sacramentos e estar em comunhão com os irmãos?
em 3º lugar

EM SEU TABERNÁCULO

3. EU ORO A TI v.8-11
v8
salmista ora pela atenção e aceitação de Deus, sem mencionar, de maneira mais específica, aquilo que esperava que Deus fizesse por ele.
Ele não precisava dizer mais nada depois de expressar um amor assim tão intenso pelas cerimônias instituídas por Deus, das quais ele agora havia sido privado. Tudo o que ele desejava, nesta declaração, de forma objetiva diante de Deus, assim como os seus anseios e gemidos, não estava oculto diante de Deus; por isso, ele somente ora (w. 8,9) para que Deus ouça a sua oração e lhe dê ouvidos, atente para a sua situação, para o seu fervor.
v9
Todas as vezes que nos dirigirmos a Deus, devemos ter o desejo de que Ele contemple o rosto de Cristo, e com isto nos receba e se alegre por nós estarmos nele. Devemos olhar com os olhos da fé, e, então, Deus olhará com olhos benevolentes para o rosto do seu ungido.
v10
Diferente da maior parte da humanidade, que deseja viver intensamente sua vida, sem ter um propósito, desejando simplesmente que sua vida seja prolongada, o salmista testifica aqui o que realmente é mais valioso em sua vida;
Uma fragrância de tempo diante da presença do SENHOR DOS EXÉRCITOS é incomparavelmente melhor do que todo o tempo vazio da vida!
O salmista apresenta o valor real das coisas, ou para a sua vida:
habitar na casa do seu Senhor é infinitamente mais prazeroso do que estar na companhia dos ímpios
ILUSTRAÇÃO
ele considera um dia passado na presença de Deus como melhor que mil em qualquer outro lugar
111 1111/ 1:111 qualquer outro lugar
V11
A ideia transmitida pela comparação derivada do sol é que, como o sol por sua luz vivifica, nutre e alegra o mundo, assim o semblante benigno de Deus enche de alegria os corações de seu povo, ou seja, que não vivem nem respiram, exceto na medida em que ele brilha sobre eles. O termo escudo significa que a nossa salvação, que de outro modo seria cercada por incontáveis ​​perigos, está em perfeita segurança sob sua proteção.
em 4º lugar

EM SEU TABERNÁCULO

4. EU CONFIO EM TI v12
A bênção final do salmo anuncia as boas-novas de que aquele que confia no Senhor será abençoado por ele. Uma expressão semelhante ocorre no . Com esta afirmação final, o salmo reúne todo seu conteúdo, e reforça o ponto de que a verdadeira bênção pertence tão-somente aos que se comprometeram em depositar a confiança no Senhor.
Maclaren diz: “Se quisermos descansar, vamos abraçar Deus como nosso; se desejamos uma casa quente, segura, protegida de todo vento que sopra e inacessível aos inimigos, vamos, como as andorinhas, aninhar-nos sob os beirais do Templo. Vamos colocar em Deus a nossa esperança.

CONCLUSÃO

Que quadro maravilhoso da vida cristã!
Aqueles que vieram a conhecer a Deus em Jesus Cristo não estão buscando um templo terreno. Estamos buscando um templo celestial e uma cidade que tenha fundamentos celestes ().
À medida que avançamos para esse objetivo, passamos por muitos vales ÁRIDOS e muitos outonos com folhas marrons caindo e chuvas frias e cortantes. Mas não estamos desanimados por essas coisas. Pelo contrário, nós nos elevamos acima deles e nos fortalecemos, fortalecendo uns aos outros ao longo do caminho e abençoando tudo o que encontramos.
Talvez o maior erro que podemos cometer ao ler este salmo ou qualquer um dos salmos semelhantes (por exemplo, , , ) é supor que, quando os escritores expressam seu anseio apaixonado pela casa de Deus, todos eles estão pensando no edifício ou possivelmente nas festas da época.
Na verdade, o verdadeiro deleite dos escritores estava em Deus. É por isso que, apesar da paixão inicial aberta pela casa de Deus, o salmo termina com uma bênção para a pessoa que simplesmente confia em Deus. É uma maneira de dizer que, em última análise, isso é o que realmente importa e o que é a vida.
É por isso que o versículo imediatamente anterior não fala sobre o templo, embora o escritor diga que ele preferiria ser um porteiro ali do que habitar nas tendas dos iníquos, apenas um verso antes disso. O verso é sobre Deus e seus atributos.
É por isso que podemos trocar TABERNÁCULO, por NA SUA PRESENÇA!
NA PRESENÇA DE DEUS
HÁ DESCANSO - nossa verdadeira segurança
HÁ BÊNÇÃO - um verdadeiro relacionamento com Deus, tendo ele como prioridade em nossa vida, resultará em bênçãos;
HÁ ORAÇÃO - aquele que exulta pelo Deus vivo, de forma intensa e profunda, sabe que Deus, no seu alto e sublime trono, inclina seu ouvido para ouvir o clamor dos seus filhos;
HÁ CONFIANÇA - Como é maravilhoso confiar em algo seguro; Deus não é um salto no escuro; é ter fé em algo seguro; é ter a certeza e convicção inabalável.
O que falta em seu coração para que vc ame estar na presença de Deus?
NADA É MAIS DESEJÁVEL DO QUE ESTAR DIARIAMENTE ENVOLVIDO NA ADORAÇÃO A DEUS
Related Media
See more
Related Sermons
See more