A cura de um leproso

A lepra como pecado   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 48 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

Introdução

O bairro Colônia Antônio Aleixo se formou na década de 1930,
Esses pavilhões deveriam abrigar os nordestinos trazidos para reativar os seringais da Amazônia, os chamados “soldados da borracha”, sob a liderança do comandante Antonio Guedes Brandão.
Após a partida dos nordestinos, o local ficou abandonado até ser ocupado novamente, desta vez por portadores de hanseníase, uma vez que, a região era isolada e o trajeto até a cidade, feito margeando o rio Negro.
Para ilustra o sermão desta manhã contarei uma pequena história ocorrida na cidade de Manaus, no ano 1940-1942.
No início da década de 1940, no bairro Antônio Aleixo iniciou-se um trabalho pioneiro num leprosário. Assim, o tratamento dos portadores de hanseníase começou com apenas seis pacientes, e por volta de 1942, os doentes que eram tratados em outros leprosário, foram todos direcionado para o bairro Antônio Aleixo.
A pesar das devidas descobertas, de novos medicamentos, e uma maior sobrevida aos portadores da enfermidade. Ainda assim a Colônia Antônio Aleixo permanecia ainda isolada do resto da cidade, sob o estigma da lepra. Era evitada pelos demais moradores de Manaus.
Ler mais: https://colonia-antonio-aleixo.webnode.com.br/historico-do-bairro/
Como deveria ser a vida dessas pessoas excluída da sociedade ?
Excluído de familiares
Excluído amigos
Excluído de todo o contato Humano
Alguma vez você já foi excluído de alguma coisa ?
Você já foi excluído de sua família
Você já foi excluído de seu bairro
Você já foi excluído do restante do mundo
Texto para a leitura: .

A pe

Jesus e o leproso

Logo que Jesus iniciou-se o seu sermão no monte com as grandes multidões, lá estava um ouvinte oculto das multidões de Jesus. Este ouvinte esta muito ansioso, para encontra-se com Jesus. Este ouvinte ficou por horas, dias, semanas e até mês, esperando Jesus sair da cidade onde estava pregando, para encontra-se com Ele. Possivelmente este ouvinte ficou escondido para ouvir as palavras de Jesus. O que chamada a sua atenção era as pessoas que chegavam a Jesus enfermas e saiam curadas.
Ler mais: https://colonia-antonio-aleixo.webnode.com.br/historico-do-bairro/
Este ouvinte oculto carregava em seu corpo a doença, mais temida em seus dias, chamada de lepra.
" De todas as doenças conhecidas no Oriente, a lepra era mais temida. Seu caráter incurável e contagiante, e seu efeito horrível sobre suas vítimas, encheu os mais corajosos de medo”.
Ellen Gould White, O Desejado de Todas as Nações, vol. 3, Conflito das Séries (Pacific Press Publishing Association, 1898), 262.

O leproso nos dias de Jesus

Na época de Cristo todas as pessoas que fossem encontrada com a lepra, estavam cerimoniosamente impuras e contagiantes, eles eram obrigados a manter-se separados da sociedade e a anunciar sua aproximação com as palavras “Imundo, imundo!” (. cf. ), como o leproso. Esses miseráveis intocáveis ficaram presos em uma miséria sem esperança.
A lepra era considerada uma sentença de morte da parte de Deus contra o pecador. Pois segundo a cultura judaica a lepra era um sinal da rebeldia contra Deus, e um justo juízo de Deus.
deveriam ser excluída da sociedade e viver no exílio do decerto, pelo seu pecado. Pois a lepra era reconhecida uma sentença de morte da parte de Deus contra o pecador. Pois segundo a cultura judaica a lepra era um sinal da rebeldia contra Deus, e um justo juízo contra o rebelde pecador.
Como pessoas cerimoniosamente impuras e contagiantes, eles eram obrigados a manter-se separados da sociedade e a anunciar sua aproximação com as palavras “Imundo, imundo!” (. cf. ), como o leproso. Esses miseráveis intocáveis ficaram presos em uma miséria sem esperança.
Entre os judeus, era considerada um juízo sobre o pecado, sendo por isso chamada: "o açoite", "o dedo de Deus". Profundamente arraigada, mortal, era tida como símbolo do pecado. A lei ritual declarava imundo o leproso. Como pessoa já morta, era excluído das habitações dos homens. Tudo que tocava ficava imundo. O ar era poluído por seu hálito.
Ellen Gould White, O Desejado de Todas as Nações, vol. 3, Conflito das Séries (Pacific Press Publishing Association, 1898), 262.

Exemplos:

A rebelião de Mirriam contra Moisés : .
A rebelião do rei Uzias contra os Sacerdotes : .
Simão o leproso : .
Por causa da rebelião de Mirriam e do rei Uzias contra Deus, os mesmos receberam um juízo através da lepra. Por causa desse ocorrido a lepra era consideram um juízo Divino contra o pecador.

A cura de um leproso nos dia de Cristo eram quase impossível, (; ou Mishnah, m. Nega’im 3.1; 11.1; 12.1; 13.6–12

O toque de Jesus

As palavras de socorro do miserável leproso foram comovente ao Salvador. Ao olhar para o leproso Jesus enxergava alguém que estava morrendo pela enfermidade do pecado.
O leprosos apela a Jesus: Sei que o Senhor tem poderes para restaurar a minha saúde, Pois Eu observei o que acontece com as pessoas que são tocadas por você, Elas são curadas no mesmo instante. Se o Senhor quiser pode me purificar (). Cristo responde ao pedido do miserável homem, estendendo a sua mão para o tocar. Disse mais ainda ao miserável leproso : quero que você fique limpo e viva ().
Jesus está ensinando à margem do lago, e o povo reunido ao Seu redor. Ficando a distância, apanha algumas palavras dos lábios de Jesus. Observa-O a colocar as mãos sobre os enfermos. Vê o coxo, o cego, o paralítico e os que estavam a perecer de várias moléstias, erguerem-se com saúde, louvando a Deus por seu livramento. A fé se lhe fortalece no coração.
Ellen Gould White, O Desejado de Todas as Nações, vol. 3, Conflito das Séries (Pacific Press Publishing Association, 1898), 263.
Aplicação :
Ao tocar no miserável leproso Jesus apresentou a compaixão de Deus para com a Humanidade, e a sua vontade de nos salvar de nossos pecados. Ao tocar Jesus no leproso o povo ficou espantado, pois Jesus não ficou contaminado com a lepra, mais curou o leproso.
Jesus não só curou aquele homem da lepra, mais tomou para si a lepra do pecado, para salvar a mim e a você (; ; ).

Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças

Textos :

Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças

Mateus 8.17 ESV
17 This was to fulfill what was spoken by the prophet Isaiah: “He took our illnesses and bore our diseases.”

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados

mt
Ao curar as nossas enfermidades Jesus não só as curas, mais as recebe para si mesmo, sendo assim o nosso substituto. Todos as nossas mazelas e pecados foram postas sobre o nosso salvador, isto é o preço da minha e da sua salvação.

Quero que que

Limpo da lepra

Si um homem estive-se com algum sinal de lepra deveria ser examinada pelo sacerdote, o qual tinha autoridade de dizer si era lepra ou não. A palavra do sacerdote era a sentença final contra alguém que estive-si com lepra. Mas si você constatado que era lepra, o mesmo estava cerimoniosamente impura e cortada da comunidade.
Este homem leprosos viu em Jesus uma esperança de salvação, para a sua vida, não vista em nem sacerdote terrestre. Para Ele Jesus era superior a qualquer sacerdote () terrestre, pois Nele estava a sua única salvaguarda.
Textos:
Texto:

Jesus, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável

Jesus, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável

Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Cristo é capaz de nos salvar completamente devido às Suas diversas qualidades que nenhum outro sacerdote jamais poderia ter. Ele é Deus, tendo então autoridade para perdoar pecados. Seu sacerdócio é permanente.
Aplicação:
Quando Jesus estendeu a mão ao leproso, Deus em Jesus alcançou todas as vítimas do pecado. O leproso foi curado imediatamente por apenas uma palavra de Jesus. Este mesmo Jesus cura o seu povo, a sua Igreja, de toda uma série de doenças decorrentes da queda, tanto espiritual quanto física. De fato, é o propósito final de Jesus, como parte da futura consumação futura, curar toda enfermidade sem exceção.
Conclusão
Como Jesus tocou em um leproso segundo a tradição Ele deveria ter ficado impuro (; ou Mishnah, m. Nega’im 3.1; 11.1; 12.1; 13.6–12)

Related Media
See more
Related Sermons
See more