O SENHOR REINA

Salmos de Adoração  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 33 views
Notes
Transcript

ILUSTRAÇÃO

ELUCIDAÇÃO

O salmo 97 começa com duas frases do : “O SENHOR reina” (verso 10) e “a terra se alegra” (a partir do versículo 11). É uma maneira de nos lembrar que esses dois salmos, bem como os , pertencem juntos e que o tema deles é o governo real de Deus. As palavras “Jeová reina” (ou “Jeová é rei”) são encontradas em quase todas elas.
Os salmos têm ênfases diferentes, mas desenvolvem aspectos complementares do reinado de Deus. Cada um dos , e 98 aclama a vinda de Deus como o Rei do mundo. Mas os e 98 elevam-se com prazer no que está reservado para o mundo quando Deus retorna, enquanto no o lado assustador e impressionante do governo real de Deus é enfatizado. A regra de Deus ainda é algo para se alegrar, mas não devemos estar iludidos sobre o que está envolvido. O governo de Deus significará a confusão de todo mal e a regra da justiça perfeita.

O SENHOR REINA

SOBRE A CRIAÇÃO v1-6
Declaração do salmista: YHWH reina
NOME: Indica a imutabilidade de sua relação com o seu povo; como também reforça a segurança e a fidelidade pactual de Deus;
O "reinado" de Deus aqui significa sua soberania. Ele tem autoridade absoluta e governa sobre a sua criação, e é um atributo da divindade sem o qual Deus não poderia ser Deus. A
soberania envolve outros atributos também.
Para ser soberano, Deus também deve ser onisciente, todo-poderoso e absolutamente livre.
Se ele estivesse limitado em qualquer uma dessas áreas, ele não seria completamente soberano.
Se ele não soubesse o que estava acontecendo, ele seria constantemente surpreendido.
Se ele não fosse onipotente, ele não seria capaz de controlar os eventos.
Se ele não fosse absolutamente livre, suas ações seriam predeterminadas por alguma outra vontade ou por circunstâncias inevitáveis.
Sua soberania conduz seu reino de graça - graça que nos alcançou; que se estendeu desde a Palestina até nós; espalhando-se por muitas ilhas;
O salmista apresenta a majestade de Deus sobre seu reino;
2-6
Aqui vemos sua criação reagindo diante da sua manifestação - teofania
Êxodo 19.16–19 RAStr
Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu.E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.Todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão.
O que temos aqui é a presença da sua justiça; do seu juízo, do seu poder apresentando toda a sua GLÓRIA;
Podemos até dizer que, diante de toda a majestade do glorioso Deus, toda a soberba carnal humana é jogada ao chão;
Êxodo 19.16 RAStr
Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu.
Êx.
ILUSTRAÇÃO
Manifestações de baderneiros - Tropa de Choque - cassetete + escudo + cavalaria = temor;
Manifestações de soberbos - GLÓRIA E MAJESTADE DE DEUS
V5
Temos mais demonstração da glória divina;
Quando criança - pegava vela - derretia na palma da mão;
Para o SENHOR, os montes são como cera
Montes = refúgio para Davi; para Elias; esconderijo militar para os japoneses, na 2GM, e no Afeganistão - para o homem, sempre foi uma dificuldade alcançar seus inimigos;
Para Deus - não passa de cera que ele é capaz de derreter com a sua glória!
Por que o salmista destaca de tal forma a justiça anunciada e os povos vendo a gloria do Senhor? v6
Podemos fazer um paralelo com os terrores que acompanharam a entrega da lei: "seus relâmpagos".
As razões para aqueles terrores.
(a) Mostrar a culpa do homem.
(b) Sua inabilidade em guardar a lei.
(c) Mostrar sua necessidade de um cumpridor da lei em seu favor
APLICAÇÃO
Toda a criação reconhece sua Soberania, sua Majestade, sua Justiça, seu Juízo, sua Glória
Nosso Deus é fogo consumidor ();
Como nos achegamos diante daquele que Reina?
Aqueles que conhecem a Deus se aproximam dele com alegria, mas reverentemente e com o maior temor. Dois salmos antes disso lemos: “Vinde, inclinemo-nos em adoração, ajoelhe-se diante do Senhor nosso Criador” ().

O SENHOR REINA

2. SOBRE OS DEUSES v7-9
Após receber as tábuas da lei, o que Moisés viu ao descer do Sinai?
Viu o povo corrompido diante de um falso deus;
ele não falava - o ímpio não quer ser repreendido;
ele não ouvia - o ímpio não quer cultuar;
ele não andava - o ímpio não quer ser conduzido;
ele não tinha olfato - o ímpio não quer revelar seu cheiro de podridão;
ele não sentia - apenas o ímpio pode sentir e alimentar os desejos da sua carne
O povo que acabara de receber libertação de Deus através de Moisés; que viu todos os falsos deuses do Egito serem destruídos por YHWH, se deixou dominar pela ignorância do falso deus
O caminho final, desse povo, conforme , foi a morte;
É isso que o pecado nos apresenta; é esse o caminho que os nossos prazeres nos levarão - para a morte eterna;
Acompanhando a ideia do salmista - se o Senhor for tudo o que os versos anteriores apresentaram, não há outro Deus como Ele!
O que resta a toda criação fazer? prostrar-se diante dele;
PROBLEMA: v7 e 9 - convoca os deuses a se prostrar! Como isso?
teólogo puritano John Owen
“deuses” se refere a anjos
Calvino tem a mesma interpretação
Os anjos adoram a Deus, claro. Pelo menos os santos anjos fazem. Eles louvam a Deus sem cessar.
Mas o problema não é esse. O problema é com pessoas que adoram ídolos, mesmo sabendo que os ídolos são “absolutamente nada no mundo” (1 Coríntios 8: 4) e que existe apenas um Deus verdadeiro,.
Quais são esses ídolos? O homem, poder, conhecimento, fama, prazer, sexo e dinheiro. As pessoas do mundo vendem suas almas a esses ídolos constantemente.
Os cristãos às vezes parecem também servi-los.
Por que parece que servimos a esses "deuses menores"?
Provavelmente é porque sabemos tão pouco do verdadeiro Deus!
E a razão pela qual sabemos tão pouco do verdadeiro Deus é que passamos tão pouco tempo com ele.
v8-9
Apresentam o justo julgamento de Deus.
Sião e as aldeias vizinhas se regozijam porque Deus interveio na história para estabelecer seu justo reinado sobre toda a terra.
Isso provavelmente se refere a algum ato especial de Deus para a salvação de seu povo, embora não nos seja dito o suficiente no salmo para descobrir o que poderia ser.
Qualquer que seja a referência histórica imediata, o único cumprimento completo dessa visão deve ser o eventual retorno de Jesus Cristo e o reinado de Jesus em seu reino milenar no final desta era. Só então a justiça perfeita virá a esta terra. Não existe justiça perfeita agora. Agora aqueles que são fortes oprimem os fracos. Os inescrupulosos enganam os inocentes. Assassinos são libertados, e os perpetradores de outros crimes horríveis ficam impunes. Mas quando Jesus voltar, haverá perfeita justiça. Os indefesos serão defendidos, os mentirosos confundidos e os culpados julgados. Isso será motivo para grande alegria dos justos, como é o caso deste salmo.
Qualquer que seja a referência histórica imediata, o único cumprimento completo dessa visão deve ser o eventual retorno de Jesus Cristo e o reinado completo.
Só então a justiça perfeita virá a esta terra. Não existe justiça perfeita agora. Agora aqueles que são fortes oprimem os fracos. Os inescrupulosos enganam os inocentes. Assassinos são libertados, criminosos ficam impunes.
Mas quando Jesus voltar, haverá perfeita justiça. Os indefesos serão defendidos, os mentirosos confundidos e os culpados julgados. Isso será motivo para grande alegria dos justos, como é o caso deste salmo.
POR ISSO QUE:
1. Quando o mundo está alegre a igreja está triste. 2. Quando o mundo está triste, a igreja está alegre

O SENHOR REINA

"Claro", disse Whitelock.
"Ora, senhor, você acha que Deus governou o mundo muito bem antes de você entrar nele?", Ele perguntou.
"Certamente."
"E você acha que ele vai governar isso tão bem quando você sair de lá?" Ele continuou.
3. SOBRE OS JUSTOS v10-12
"Sem dúvida."
“Então, ore, senhor, desculpe-me, mas você não acha que pode confiar nele para governá-lo tão bem enquanto estiver vivendo?”
Whitelock não tinha resposta para essa pergunta. Mas ele rolou em silêncio em sua cama e logo adormeceu.
O grande reformador e amigo de Martinho Lutero, Frederico Myconius, certa vez escreveu a Calvino sobre os inimigos da igreja: “Estou contente que Cristo seja o Senhor de todos, pois de outro modo eu deveria ter estado totalmente fora da esperança.” De fato! Neste mundo vemos muita injustiça e olhamos esperançosamente para o retorno pessoal do nosso Soberano. Mas, entretanto, o fato de que Deus é soberano é uma fonte imensa de conforto para o povo de Deus.
v10-12
Veja a oposição:
Aquele que ama o Senhor, detesta o mal.
Mal, refere-se ao pecado;
É fato que naturalmente TODO o homem age de forma contrária - Ama o pecado;
Essa alteração e possibilidade de abandonar o pecado e amar a Deus vem justamente por causa de Deus;
Se você ama a Deus e vem conhecê-lo, você odiará o pecado simplesmente porque é contrário ao caráter daquele que você ama agora.
Se você ama a Deus e vem conhecê-lo, você odiará o pecado simplesmente porque é contrário ao caráter daquele que você ama agora.
Quando amamos verdadeiramente a Deus:
Somos guardados por ele; pois nos tornamos sua propriedade;
Somos protegidos por ele; pois nos tornamos filhos em Cristo Jesus;
Somos iluminados; pois fomos tiradas das trevas pelo sol da meia noite;
Somos felizes; pois ele é a verdadeira alegria
Richard Sibbes era um dos grandes teólogos puritanos e, como muitos deles, ele frequentemente pensava sobre a natureza da personalidade humana e sobre como podemos nos examinar proveitosamente. Quando ele se voltou para essa questão, observou que, como odiar o pecado é uma prova de nossa conversão, é importante sabermos se realmente o odiamos. A maneira de saber que odiamos o mal é esta:
1. Se o nosso ódio ao pecado é universal. Isto é, aquele que odeia o pecado de verdade, odeia todo tipo de pecado.
2. Se o nosso ódio ao pecado é fixo. Não deve haver apaziguamento do pecado, mas sim uma abolição da coisa odiada.
3. Se o nosso ódio ao pecado é uma afeição mais enraizada do que a ira. A raiva pode ser aplacada, mas o ódio permanece e se opõe ao objeto odiado.
4. Se odiarmos o pecado onde quer que seja encontrado. Nós devemos odiar o pecado nos outros, mas especialmente em nós mesmos. "Aquele que odeia um sapo odiaria mais em seu próprio seio", disse Sibbes. “Muitos, como Judá, são severos em censurar outros (), mas são parciais para si mesmos.”
5. Se odiarmos o maior pecado na maior medida. Isto é, se odiarmos todos os pecados em uma proporção justa, não ficarmos ofendidos pela pequena falha em outro, negligenciando uma ofensa muito maior em nós mesmos.
6. Se pudermos ser reprovados pelo pecado e não ficarmos com raiva. Se realmente odiarmos o pecado, daremos as boas-vindas a qualquer ajuda que possamos ter ao lidar com isso e expulsá-lo de nossas vidas. "Aqueles que incham contra a repreensão não parecem odiar o pecado", escreveu este grande puritano.

CONCLUSÃO

Elei reinou e sempre reinará; esse reino foi entregue nas mãos de Jesus Cristo, após conquistar aquilo que ninguém poderia conquistar;
Ele, como segundo Adão, cumpriu a Lei que o primeiro Adão quebrou e recebeu a punição de Deus que Adão, e toda a sua descendência, merecia receber;
Hebreus 1.8 RAStr
mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.

APLICAÇÃO

Soberania e nossa vida
O que se entende por soberania? Refere-se a mão santa de Deus. O domínio de Deus sendo total. Ele decidiu a medida da criação do universo. Ele decide. escolhe e executa tudo aquilo que decide, e ninguém pode parar sua mão ou impedir seus planos.
Essa verdade bíblica deve trazer paz ao nosso coração. Por mais que tenho as minhas escolhas e recebo as consequência delas, posso descansar na verdade de que Deus é maior do que qulquer questão;
Como vc se aproxima daquele que reina?
Evandro - Mguel = não sou seu amiguinho de colégio; sou seu pai;
Nos achegar a ele com reverência e temor - é a sua misericórdia e graça (EM CRISTO JESUS) que nos conduz a ele; intimidade não é sinônimo de ireeverência;
Há falsos deuses em sua vida?
Podemos ter alegria em qualquer circunstância
Aqui está uma história de alguém que foi consolado por ser lembrado da soberania de Deus. Seu nome era Bulstrode Whitelock, e ele era um enviado de Oliver Cromwell para a Suécia em 1653. Ele estava descansando na vila de Harwich na noite anterior à viagem para a Suécia, e ele estava tão distraído com o perigoso estado da Inglaterra que ele não poderia dormir. Ele tinha um criado que o acompanhava, e este homem, descobrindo que Whitelock não conseguia dormir, disse: "Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?"
"Claro", disse Whitelock.
"Ora, senhor, você acha que Deus governou o mundo muito bem antes de você entrar nele?", Ele perguntou.
"Certamente."
"E você acha que ele vai governar isso tão bem quando você sair de lá?" Ele continuou.
"Sem dúvida."
“Então, ore, senhor, desculpe-me, mas você não acha que pode confiar nele para governá-lo tão bem enquanto estiver vivendo?”
Whitelock não tinha resposta para essa pergunta. Mas ele rolou em silêncio em sua cama e logo adormeceu.
O grande reformador e amigo de Martinho Lutero, Frederico Myconius, certa vez escreveu a Calvino sobre os inimigos da igreja: “Estou contente que Cristo seja o Senhor de todos, pois de outro modo eu deveria ter estado totalmente fora da esperança.” De fato! Neste mundo vemos muita injustiça e olhamos esperançosamente para o retorno pessoal do nosso Soberano. Mas, entretanto, o fato de que Deus é soberano é uma fonte imensa de conforto para o povo de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more