TUDO É PURA ALEGRIA E CELEBRAÇÃO

Salmos de Adoração  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

INTRO

O que te trás alegria;
mais conhecido de todos, “Joy to the World!” de Isaac Watts (1719). Não há melhor maneira de provar que o é “Uma Canção Excessiva de Louvor” do que indicar que o hino de Watts, que é provavelmente o mais alegre e exuberante de todos os nossos hinos ou canções natalinas, é baseado nele. O salmo é um grande com o qual louvar a Deus.
O que te motiva a celebrar?

ELUCIDAÇÃO

Iniciando e terminando de forma semelhante com o , temos aqui a convocação para o louvor!
Para o salmista:

TUDO É PURA ALEGRIA E CELEBRAÇÃO

AO SALVADOR V1-3
V1-3
Salvação do quê? O texto não deixa claro. Pode ser referente a Babilônia, ou tantas outras situações;
É por causa desse novo ato de libertação ou nova vitória que as pessoas cantam “uma nova canção”.
É muito mais importante pensarmos em libertação em termos das vitórias que Deus nos proveu através de Jesus Cristo.
É muito mais importante pensarmos em libertação em termos das vitórias que Deus nos proveu através de Jesus Cristo.
O Novo Testamento revela três tipos de libertação.
1. Libertação do pecado. O maior problema que você e eu temos é o nosso pecado; não a falta de auto-estima ou realização ou qualquer outra coisa. O pecado separa e destrói.
Quem nos salvará do pecado? O mundo? Nós mesmos?
Paulo declara:
Romanos 7.24 RAStr
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Quem, meus irmãos?
Romanos 7.25 RAStr
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
Romanos 3.25 RAStr
a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
.
Primeiro, há libertação da penalidade do pecado.
Primeiro, há libertação da penalidade do pecado.
Segundo, somos libertos do poder do pecado.
terceiro, há a libertação da presença do pecado.
Nós, acima de tudo, podemos cantar “uma nova canção” para essa libertação.
2. Libertação da morte. A glorificação abrange o segundo tipo de libertação enfatizado no Novo Testamento, a libertação da morte.
A morte é um grande inimigo. Mas apesar de sermos designados para morrer uma vez, aguardamos nossa ressurreição dos mortos por causa da vitória sobre a morte pelo nosso grande Salvador Jesus Cristo.
Paulo escreveu sobre a ressurreição de Cristo e a nossa amplamente em 1 Coríntios 15, concluindo: "A morte foi tragada na vitória" (v. 54; cf. ) e "Ele nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo". ”(V. 57).
Por causa da vitória de Cristo, não mais tememos a morte, mas vivemos nossas vidas obedientemente e plenamente, sabendo que quando morrermos estaremos com Jesus: “Estar longe do corpo [é estar] em casa com o Senhor” (2 Coríntios 5: 8).
3. Libertação de Satanás. A terceira libertação enfatizada no Novo Testamento é a libertação de Satanás e seu poder.
Em , no primeiro de todos os muitos anúncios do evangelho, é dito que a vinda de Cristo realizará a derrota de Satanás.
Jesus fez isso na cruz. Ele derrotou Satanás, embora Satanás o tenha ferido (temporariamente) no processo. A expiação quebrou o poder de Satanás, que era o poder do pecado e da morte. A vitória de Jesus sobre Satanás nos permite sermos vencedores também. No poder de Cristo, não precisamos temê-lo.
Jesus fez isso na cruz. Ele derrotou Satanás, embora Satanás o tenha ferido (temporariamente) no processo.
A expiação quebrou o poder de Satanás, que era o poder do pecado e da morte. A vitória de Jesus sobre Satanás nos permite sermos vencedores também. No poder de Cristo, não precisamos temê-lo.
No Tesouro de David Charles Spurgeon fala de uma pequena igreja no condado de Tyrone, onde um menino pequeno e esfarrapado vinha todos os domingos, colocando-se no centro dos bancos em frente ao púlpito. O ministro freqüentemente tentava falar com ele depois do culto porque ele parecia tão atento, mas o menino sempre saía silenciosamente e o ministro nunca conseguia descobrir quem ele era. O rapaz estava desaparecido há algumas semanas e um dia um homem veio à igreja para ver o ministro. Ele queria que ele visse seu filho, que estava morrendo. "Estou realmente envergonhado de pedir que você vá tão longe", disse ele, indicando que sua casa estava a cerca de dez quilômetros de distância. “Mas ele é um garoto extraordinário e se recusa a ver ninguém além de você. Ele fala sobre coisas que eu não entendo ”.
O pastor começou, caminhando ao longo da estrada rural sob chuva torrencial, e finalmente chegou à casa, um pobre casebre escondido em um desolado vale montanhoso. O homem que o procurara esperava à porta e, quando o ministro entrou, encontrou o menino deitado num canto, num colchonete de palha. Quando ele viu o ministro, levantou-se, estendeu os braços frágeis e disse: “A sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória” (do v. 1 do nosso salmo). Pouco depois ele morreu.
Quão grande vitória foi alcançada para nós por Jesus! Quão grande é o fato de produzir fé conquistadora mesmo em uma criança.

TUDO É PURA ALEGRIA E CELEBRAÇÃO

2. AO REI v4-6
A segunda estrofe do louva a Deus como Rei. A primeira estrofe louvou a Deus como Salvador e convidou o povo de Israel a cantar uma nova canção para ele. Essa estrofe o vê como rei não apenas de Israel, mas de toda a terra. Portanto, amplia seu chamado à adoração, envolvendo toda a terra cantando seus merecidos louvores.
Colocar , mostrando que a criação louva?
Lista de imperativos:
Celebrai
Aclamai
Cantai
Exultai
Ruja
o desejo do salmista era de que a adoração de Deus seja alegre e acima de tudo, alta.
Esdras 3.10–13 RAStr
Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o Senhor, segundo as determinações de Davi, rei de Israel.Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao Senhor, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao Senhor por se terem lançado os alicerces da sua casa.Porém muitos dos sacerdotes, e levitas, e cabeças de famílias, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em alta voz quando à sua vista foram lançados os alicerces desta casa; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria.De maneira que não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo jubilava com tão grandes gritos, que as vozes se ouviam de mui longe.
“O barulho da adoração no templo era lendário”
Esdras 3.10–13 RAStr
Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o Senhor, segundo as determinações de Davi, rei de Israel.Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao Senhor, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao Senhor por se terem lançado os alicerces da sua casa.Porém muitos dos sacerdotes, e levitas, e cabeças de famílias, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em alta voz quando à sua vista foram lançados os alicerces desta casa; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria.De maneira que não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo jubilava com tão grandes gritos, que as vozes se ouviam de mui longe.
Verdadeira alegria; verdadeiro entusiasmo para adorar a Deus;
Além disso, era de costume receber o Rei, apos batalhas, com muita vibração, legria e todo alvoroço - demonstração do povo entregar toda a sua devoção ao rei.
A adoração do povo de Deus deveria ser menos exuberante hoje? Deveríamos ficar calados quando viemos a conhecê-lo, que é o grande Rei acima de todos os reis e o grande Senhor acima de todos os senhores?
John Wesley disse a seus seguidores: “Não tenha mais medo de sua voz agora, nem mais vergonha de ser ouvido, do que quando você cantou as canções de Satanás ”.
John Wesley disse a seus seguidores: “Não tenha mais medo de sua voz agora, nem mais vergonha de ser ouvido, do que quando você cantou as canções de Satanás ”.
As nações devem reconhecer o Senhor pactuai de Israel como seu Deus e Rei. Este, pois, é realmente um chamado à conversão das nações, e um comprometimento com o Deus vivo.
As nações devem reconhecer o Senhor pactuai de Israel como seu Deus e Rei. Este, pois, é realmente um chamado à conversão das nações, e um comprometimento com o Deus vivo.
11c11 Deus e Rei. Este, pois, é realmente um chamado à conversão das

TUDO É PURA ALEGRIA E CELEBRAÇÃO

nações, e um comprometimento com o Deus vivo.
3. AO JUSTO JUIZ v.7-9
Nesta última estrofe, o chamado é para a criação, o cosmos. A razão para isso é que Deus está vindo para “julgar o mundo em retidão e os povos com eqüidade” (v. 9).
O salmo termina olhando para o futuro dia em que os males deste mundo sofredor serão acertados. Nós sabemos disso como o dia do retorno de Jesus Cristo.
Como declarado aqui, vemos que toda a criação se expressou, sofreu como testemunha do sofrimento e morte do seu criador, Jesus Cristo.
Mateus 27.45 RAStr
Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra.
Mateus 27.51–53 RAStr
Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas;abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
Mt. 27.51-
Essa alegre libertação futura do cosmo para se unir em louvor a Deus é explicada mais adiante por Paulo em .Vv. 19–2: “A criação espera ansiosamente que os filhos de Deus sejam revelados. Pois a criação estava sujeita à frustração, não por sua própria escolha, mas pela vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação fosse libertada de sua escravidão para a decadência e levada para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
Essa alegre libertação futura do cosmo para se unir em louvor a Deus é explicada mais adiante por Paulo em : “A criação espera ansiosamente que os filhos de Deus sejam revelados. Pois a criação estava sujeita à frustração, não por sua própria escolha, mas pela vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação fosse libertada de sua escravidão para a decadência e levada para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. ”(Vv. 19–21).
Nestes versos, Paulo está personificando a natureza. Ele não quer dizer que a natureza tenha sentimentos pessoais que correspondam aos nossos; apenas que a natureza ainda não é tudo aquilo que Deus predestinou e, de certo modo, está à espera de sua verdadeira realização.
Isto é o que o salmista está sugerindo também.
Aqui encontramos o verdadeiro lugar da natureza. Pq?
Ou o mundo deifica a natureza; ou o mundo espera que ela, junto com o homem, evolua.
Ele vê na natureza algum tipo de princípio de aperfeiçoamento, quase como dizer: "O mundo ainda não é Deus, mas está a caminho". Em termos cósmicos, esse é o princípio da evolução. Em termos humanos, é o princípio da perfeição inevitável: “Todos os dias, em todos os sentidos, estou ficando melhor e melhor.” Em outras palavras, posso ainda não ser Deus, mas serei, dado o tempo.
Ele vê na natureza algum tipo de princípio de aperfeiçoamento, quase como dizer: "O mundo ainda não é Deus, mas está a caminho".
Em termos cósmicos, esse é o princípio da evolução. Em termos humanos, é o princípio da perfeição inevitável: “Todos os dias, em todos os sentidos, estou ficando melhor e melhor.” Em outras palavras, posso ainda não ser Deus, mas serei, dado o tempo.
Paulo nos dá uma imagem muito diferente. Ele também retrata algo olhando para a distância. Mas não é o homem que está na ponta dos pés, olhando para a distância. É a própria criação, e o que a criação está procurando seriamente, quando olha para além dela mesma, é a “liberdade gloriosa dos filhos de Deus”, que ela compartilhará. A criação quer louvar a Deus e, de acordo com o ensinamento de Paulo e este salmo.
Paulo nos dá uma imagem muito diferente. Ele também retrata algo olhando para a distância. Mas não é o homem que está na ponta dos pés, olhando para a distância. É a própria criação, e o que a criação está procurando seriamente, quando olha para além dela mesma, é a “liberdade gloriosa dos filhos de Deus”, que ela compartilhará.
A criação quer louvar a Deus e, de acordo com o ensinamento de Paulo e este salmo.
Naturalmente, muito tempo se passou - milhões de anos, de acordo com cientistas evolucionistas - e o homem parece ser AINDA tão diferente de Deus quanto sempre foi.
A perspectiva do cristão é muito mais equilibrada e mais madura do que isso ou qualquer coisa que o mundo possa conceber. A doutrina cristã da criação tem três partes.
1. Este é o mundo de Deus. Deus fez isso, e é dele. Como resultado, devemos respeitar o mundo e não abusar dele. Devemos tratá-lo com responsabilidade.
1. Este é o mundo de Deus. Deus fez isso, e é dele. Como resultado, devemos respeitar o mundo e não abusar dele. Devemos tratá-lo com responsabilidade.
2. O mundo não é o que foi criado para ser. Ele foi submetido a problemas como resultado do julgamento de Deus sobre o homem no momento da queda. Ele foi submetido à frustração, escravidão e decadência, de acordo com o ensinamento de Paulo em Romanos.
3. O mundo será um dia renovado. C. S. Lewis desenvolveu essa ideia em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Na primeira seção desse livro, quando Nárnia estava sob o poder da bruxa má do Norte, a terra estava em um estado de inverno perpétuo. A primavera nunca chegou. Mas quando Aslan se levantou dos mortos, o gelo começou a derreter, as flores floresceram e as árvores ficaram verdes. É uma escrita poética, mas descreve algo que vai acontecer.
Os rios de fato baterão palmas. As montanhas de fato cantarão. E todos nós nos uniremos.
Pq acontecerá tudo isso?
Pq o Senhor é o justo juiz e julgará a terra justamente;
Não haverá suborno, enganação ou propina;
Cada um será julgado conforme suas obras!

APLICAÇÃO

VC JÁ ALCANÇOU VITÓRIA?
Condição da humanidade é perdida em seus delitos e pecados
O homem não tem condição de se salvar
O mundo não tem condição de salvar o homem
A natureza não tem condição
A salvação é exclusivamente através da miericórdia e justiça de divina;
Misericórdia por olhar para um pecador e alcança-lo em sua condenação e morte;
Justiça pq a justiça que perecíamos foi derramada sobre Cristo; e a santa e pura justiça de Cristo foi imputada em nos;
“NÓS” não se refere a toda humanidade - apenas aqueles que se arrependerem de seus pecados e crerem em JC.
QUEM É SEU REI?
A sua felicidade será alcançada quando vc...
A sua alegria está onde, em quem?
A alegria verdadeira só existe diante do rei verdadeiro!
Seu louvor a Deus é com a mesma intensidade que vc comemora o gol do seu time?
Seu louvor a Deus é com a mesma intensidade quando vc fecha aquela super negociação?
Seu louvor a Deus é com a mesma intensidade quando vc recebe um buquê do seu amado, ou o pedido de casamento?
QUAL O NÍVEL DA SUA EXPECTATIVA POR ESTAR NA PRESENÇA DO SENHOR?
Quando Cristo voltar, toda a criação, junta, estará louvando a Deus com alegria;
O mar, o mundo, os rios, os montes, as estrelas, os animais, todos estarão alegres exultando o seu criador;
O quanto vc espera e aguarda por esse momento de celebração?
EXPERIMENTE EM DEUS A VERDADEIRA E INTENSA ALEGRIA;