Três Marcas de Uma Igreja Saudável

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views

O tripé de uma igreja cheia do Espírito Santo

Notes
Transcript

Introdução

É incontável o número de igrejas evangélicas plantadas ao redor do mundo. Sem contar as diversas denominações, com todas as suas diferenças que causaram cisão em muitas igrejas. Segundo o IBGE, existem 41 denominações evangélicas somente no Brasil. Apenas no Brasil o total de cristãos evangélicos é de aproximadamente 42 milhões, mais de 20% da população do país.
Diante de tantas igrejas e tantas denominações, é curioso o fato de que a violência ainda seja um fator marcante na nação. Se temos mais igrejas e mais cristãos, a lógica seria uma sociedade impactada pelo evangelho. Pelo menos foi assim na igreja do primeiro século.
Mediante estes números só nos resta um conclusão. Temos muitas igrejas, mas temos poucas igrejas sadias. Se esse é o problema, então como identificar uma igreja sadia? Quais são alguns dos indicadores de uma igreja cheia do Espírito Santo, que por sua vez impacta a sociedade local onde está plantada?

I- Perseverança no ensino

O Livro de Atos, originalmente foi escrito e anexado junto evangelho de Lucas. Os dois, no primeiro século, formavam uma peça apenas. Se em Lucas nós vemos Jesus como o personagem central, em Atos nós vemos o Espírito Santo como figura central na narrativa de Lucas.
O versículo 42 apresenta o cenário da igreja primitiva. Mas tão importante quanto identificar o cenário atual, também é importante indicar a causa do status atual da igreja primitiva. Esses que perseveravam, eram os mesmos que dias antes haviam ouvido a pregação de Pedro, se arrependido, e posto sua fé em Jesus Cristo.
O que nós vemos no versículo 42 é resultado daquilo que o Espírito Santo havia realizado no meio de uma comunidade. Essas pessoas não estavam se dedicando à doutrina, à oração e à comunhão por força de vontade. Algo, de fato havia acontecido dentro delas. Uma transformação havia tomado conta delas, e por isso o estilo de vida delas também foi transformado.
E a primeira perna do tripé de uma igreja ou comunidade saudável é a dedicação ao ensino Bíblico. A igreja não estava preocupada com coach ou psicologia, apesar desses terem o seu lugar na vida de alguém. A igreja não era uma associação de pessoas com mestrado e doutorado, ou poliglotas. Na verdade, os precursores do mensagem eram homens simples, pescadores.
O ensino muitas vezes era duro. Ouviam palavras como: “É necessário negar a si mesmo”; “Tome a tua cruz”; “Ore pelos seus inimigos”; “Dê a outra face”. Mas nenhum ensino até hoje produziu tantos frutos como o ensino apostólico, derivado de Cristo, direto da fonte.
Mas note que a Palavra é perseverar. Isso já implica que muitas vezes não vamos ouvir o que queremos ouvir. Mas sempre iremos ouvir o que precisamos ouvir. Muitas vezes a direção que você precisa da sua vida não vem de um ambiente sofisticado, com pessoas sofisticadas, com música emocionante no fundo e palavras que fazem com que você se sinta a pessoa mais importante do mundo. Mas vem de pessoas simples como aqueles pescadores, em ambientes simples como uma casa, e com uma voz desconfortável de um pregador fiel à Palavra de Deus, fiel ao ensino apostólico, e portanto fiel a Deus.
Uma igreja sadia é uma igreja dedicada ao ensino da Palavra de Deus. Ela lê a Palavra; ela estuda a palavra; ela ensina a palavra; ela vive a Palavra; ela prega a Palavra.
A igreja não é guiada por aquilo que gosta de ouvir; a igreja saudável não substitui o ensino Bíblico por palestra motivacional. A igreja não é um cego caminhando sozinho em direção ao abismo, mas a igreja é guiada pela voz de Cristo, que é o caminho a verdade e a vida. As minhas ovelhas conhecem a minha voz e elas me seguem.

II- Perseverança na oração

Talvez ainda seja válido dizer que nenhum igreja impactou tanto sua era quanto a igreja primitiva. E quando olhamos para o livro de Atos percebemos isso. Fora milagres atrás de milagres. Deus impactou a sociedade através daquela igreja.
No capítulo 1 a igreja persevera na oração, e o Espírito de Deus desce; no capítulo 6 a igreja orava e Deus acrescentava à igreja; no capítulo 8 a igreja ora e o Espírito Santo desce sobre os gentios; a igreja ora e o maior assassino de cristãos da época é convertido; no capítulo 9 a igreja ora e Tabita é curada; no capítulo 10 a igreja ora e Cornélio é convertido; a igreja ora e Pedro é liberto da prisão; a igreja ora e missionários são enviados; a igreja orava e os demônios batiam em retirada; Paulo e Silas oravam e as correntes foram quebradas.
Você quer se alguém que impactante para sua família? Seja um homem ou uma mulher de oração. Quer ter amizades impactantes? Crie amizades com pessoas que oram por você. Você quer experimentar o que é relacionamento com Deus? Seja um homem ou mulher de oração. Você quer mudança de caráter? Seja um homem ou uma mulher de oração. Você quer que a sua comunidade cresça em número e qualidade? Seja uma comunidade de oração. Quer uma igreja sadia? Procure uma igreja de oração!
Não espere ter vontade para orar. Ore até que sinta vontade. A vida de oração não tem absolutamente nada a ver com o seu humor, ela tem a ver com quem você é e com quem Deus é. A Bíblia diz que os humilhados serão exaltados. Não existe humilhação maior do que a oração. A oração é a expressão mais viva da nossa incapacidade diante da soberania de Deus.
John Knox, reformador do século VXI, um homem franzino de pequena estatura. Sabe o que a rainha da Escócia na ocasião disse sobre ele? “Eu temo mais as orações de John Knox do que um exército de 10 mil homens contra nós”.
Não existe fórmula mágica. Não existe varinha de condão. Não existe técnica de relacionamento pessoal ou liderança que substitua a oração. Daniel preferiu ser jogado na cova do que ficar um dia sem oração. Sabe qual é o nosso problema com a oração? É que a gente talvez não creia que quando dobramos os nossos joelhos estamos realmente falando com o Deus vivo, Criador e Sustentador do Universo.
Seja Deus a primeira pessoa que você dirige a palavra no início do seu dia. Seja ele o seu psicólogo antes de perguntar a alguém sobre você; seja ele o seu guia, antes de qualquer decisão; seja ele o seu socorro na hora da angústia; seja a oração o seu instrumento para as batalhas nos vales mais sombrios.
Uma igreja saudável é uma igreja que persevera na oração. Para se manter de pé é preciso ficar de joelhos.

III- Perseverança na Comunhão

A narrativa que antecede a nossa passagem diz que esses que perseveravam eram de diferentes nações; falam idiomas diferentes, com sotaques diferentes. A ordem era para que os discípulos permanecessem em Jerusalém e só depois fossem para Samaria, que naquela época era totalmente rejeitada pelos judeus por ser uma terra idólatra. A inimizade era tão grande que existia um caminho curto para Samaria, mas os judeus preferiam utilizar o caminho mais longo no caminho a Jerusalém. Isso mostra que para uma igreja sadia, não há fronteiras quando se trata de comunhão.
Pouco importa se você era da Assembleia; pouco importa se você veio da presbiteriana ou Maranata. Nós adoramos ao mesmo Deus, somos um corpo onde o cabeça é Cristo.

Conclusão

A primeira marca de uma igreja ou comunidade saudável é a perseverança no ensino Bíblico; a segunda é a perseverança na oração; a terceira a perseverança na comunhão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more