O homem sente a ação de Deus quando comunica a Palavra

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Handout
Ideia exegética: O prazer da pregação da Palavra de Deus independe da situação
Ideia homilética: A pregação da palavra em confronto com a religiosidade, ideologia e perseguição
Objetivo: Os ouvintes entenderão que pregar a Palavra de Deus além de ser necessário e ousado é gratificante
Introdução: 463º aniversário do 1º culto protestante na América
Por conta de perseguição oriunda do Rei Henrique II, da França, os huguenotas vieram ao Brasil em duas expedições distintas, comandadas por Nicolau Villegaignon. Eles pretendiam implantar a "França Antártica" na América. Dr. Wilson Santana vai mencionar em seu livro "A Reforma Protestante e o Brasil" sobre o duplo interesse, político e religioso, em estabelecer essa colônia. O autor menciona que os missionários huguenotes Pierre Richier e Guillaume Chartier chegaram em 07/03/1557 e no dia 10/03/1557 organizaram o 1º culto em terras americanas ministrado pelo ministro Richter. E onze dias depois, a primeira Santa Ceia foi realizada.
Infelizmente Villegaignon teve uma mudança de opinião quanto à fé reformada a ponto de abandonar esse propósito e a partir de então passa a criticar os pastores até ao ponto de perseguir os pastores e os intimar, proibí-los de pregar, a abandonar a fé reformada, escrever uma declaração de fé, escrita por doz homens, conhecida por “Confessio Fluminensis” e por fim mandou executar três desses homens em 09/02/1558; com esse epísódio termina o episódio dos huguenotes na Guanabara.
Nesse mesmo dia da comemoração do 1º culto, também é comemorado o Dia do Missionário Evangélico. A Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) garantiu, no relatório lançado em 2017, que 15 mil brasileiros são missionários em contextos diferentes dos que nasceram. Como missionários transculturais, estão trabalhando com povos minoritários no país, como indígenas e quilombolas, ou atuam em nações onde a igreja de Cristo precisa nascer e ser fortalecida.
Baseado no texto lido esse sermão tem o tema:

“O homem sente a ação de Deus quando comunica a Palavra”

Fontes: Santana, Wilson. A reforma protestante e o Brasil: memorial 500 anos uma nova bibli-historiografia. Goiania: Editora Cruz, 2017. pp. 42-46.
Farias, Heleno. 463 anos do primeiro culto protestante no Brasil; país ainda envia poucos missionários. 10/03/2020. Disponível em <https://www.jmnoticia.com.br/2020/03/10/463-anos-do-primeiro-culto-protestante-no-brasil-pais-ainda-envia-poucos-missionarios/> acesso em 14/03/2020.

I. Comunica a mensagem e Deus confronta os ouvintes (Atos 14.1-2)

Preparando a palavra a quem fala
Interessante notar que Paulo sempre ia a Sinagoga para discutir com judeus sobre o evangelho. Os mensageiros fizeram isso em Antioquia (Atos 13.14, 44) por duas vezes seguidas e depois nas outras cidades ele repetia a mesma façanha (Atos 17.1, 10). Nesse dia em Icônio Paulo resolveu fazer a mesma mesma coisa. Há uma outra particularidade nessa passagem relacionado ao modo como Paulo e Barnabé falam àqueles que estão na Sinagoga. Em Antioquia o judeus convidam Paulo a mencionar algumas palavras, já aqui em Icônio o texto nos diz que os missionários 'falaram de tal modo'. Qual foi a motivação de Lucas mencionar esta em fase no texto em destaque? Acredito que foi a forma como ele verificou essa cena, pois posteriormente ou na companhia dos missionários. Amados irmãos esses missionários foram encorajados pelo Espírito Santo a falar dessa forma e da mesma maneira o mesmo espírito pode dar a coragem de vida para quê vocês também possam falar. Por conta dessa ousadia dada pelo Espírito Santo, sendo ele mesmo quem prepara os corações para ouvir a palavra e assim ou aceitá-la ou rejeitá-la verifica-se que após a pregação de Paulo e Barnabé, as pessoas naquela Sinagoga parte dela crem nas palavras dos missionários e, no entanto os demais rejeitam essa mesma palavra pregada.
Muda o coração de quem ouve
Aqui se vê claramente como a palavra de Deus é capaz de dividir os sentimentos humanos para levar as pessoas a rejeição ou aceitação daquilo que é pregado. Deve ser entender meus amados irmãos que o poder para a conversão das pessoas não está naquilo que Paulo e Barnabé falaram e sim na força e poder da palavra Sagrada de Deus. Da mesma forma como o Espírito Santo deu a intrepidez a Paulo e Barnabé para falarem daquela maneira e atiçar em aqueles corações quando você confia na palavra de Deus e não nos seus méritos Ela fará a mesma obra que fez nessa cidade em que essa junta missionária pregou. Essa passagem irmãos serve para instigar cada um de vocês a permanecerem firme nas mensagens levadas as pessoas em suas escolas, seus bairros, trabalhos e em qualquer lugar onde você possa falar do Evangelho de Cristo inclusive para aqueles que consideram conhecer a palavra de Deus. Foi isso que aqueles missionários confrontaram os religiosos de sua época e pregaram a palavra ao gentios.
Como o próprio apóstolo Paulo falou no texto de 2 Coríntios 2.15-16: "Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida”. E essa verdade ocorreu para com os presentes na Sinagoga; os missionários pregaram e aqueles que rejeitaram a fala quiseram envenenar as mentes dos gregos; mesmo com essa palavra eles não desistiram da pregação.
Vocês também como pregadores da verdade precisam entender que ocorrerá essa disputa quando tiver que confrontar os católicos, mulçumanos, budistas, evangélicos neo-pentecostais, testemunhas de Jeová, novas igrejas emergentes; eles quererão usar de diversos artifícios para desativar as estratégias utilizadas por Deus. Isso gerará em vocês o desejo de continuar a convencer, através do aprendizado das Escrituras esses que são contrários.
Isso te leva a entender o segundo ponto dessa mensagem.

II. Comunica a Palavra diante de oposição (Atos 14.3-4)

Pela ousadia de quem fala
Lucas passa a relatar sobre o que ocorreu após essa situação na Sinagoga. O escritor menciona que Paulo e Barnabé passaram um bom período naquela cidade. A nota interessante que Lucas menciona e faz questão de dizer que eles não ficaram apenas no local; eles utilizaram aquele momento preparado pelo próprio Deus para pregar.
Outro fato importante que ocorreu é que, a ousadia dos missionários foi maior ainda e o escritor descreve a forma como eles falaram sobre a mensagem do Evangelho de uma forma ainda mais incisiva. Ele utilizou o termo ‘falando ousadamente no Senhor’ no versículo 3. Mesmo diante dos religiosos incitarem os gregos contra Paulo e Barnabé. No entanto esses continuaram a proclamar a Palavra e de forma com muito mais ousada.
Deus utilizou essa ousadia para afimar que a pregação desses homens vinha com o apoio divino e o historiador relata a confirmação através de milagres e sinais vindos pelas mãos desses ministros. E a graça de Deus estava sobre os ouvintes e os missionários.
Isso te incentiva a também a falar com ousadia e para isso você entenderá que a ousadia não vem de você e sim de Deus que pode te fazer cada vez mais forte para ministrar a Palavra que é dele e somos meros proclamadores. Como diz Paulo em 1 Coríntios 3.6-7: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” Você é um mero semeador que pode ser usado poderosamente por Deus para semear a semente do evangelho
Da mesma forma vocês queridos irmãos vocês podem ser utilizados quando pregam a palavra. Se ele quiser até os próprios milagres efetuados pode ser usado por ele e usando a sua vida para
Confirmando que a Palavra pelo poder de Deus
E Deus utilizou essa ousadia para afimar que a pregação desses homens vinha com o apoio divino e o historiador relata a confirmação através de milagres e sinais vindos pelas mãos desses ministros. E a graça de Deus estava sobre os ouvintes e os missionários.
Da mesma forma vocês queridos irmãos podem ser utilizados quando pregam a palavra. Se ele quiser até os próprios milagres efetuados podem ser usados por ele e usando a sua vida para atingir essas pessoas e confirmar a sua fala quando você se submete, tem coragem e proclama as boas novas. O maior milagre está em
Pregue a palavra e verá Deus agindo miraculosamente na vida de pessoas que talvez nunca ouviram sobre o evangelho. O maior milagre é apresentado quando um pecador se arrepende. O mesmo autor de Atos vai trazer um destaque do que Cristo disse na parábola da ovelha perdida que trata sobre o reino de Deus em Lucas 15.1: “ Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
Você aprendeu em primeiro lugar que comunicará a Palavra e Deus confrontará os ouvintes; em segundo que você comunicará a Palavra mesmo diante da oposição e Deus confirmará sua Palavra e agora você aprenderá que:

III. Comunica o evangelho em circunstâncias adversas (Atos 14.5-7)

Pregue a palavra onde ele enviar
Com o aumento do tumulto Lucas vai relatar no verso 4 que os judeus que os judeus incrédulos não contentes em apenas denegrir a imagem desses homens para o gentils também o fizeram para com as autoridades e com essa ideologia convencer as autoridades a perseguirem Paulo e Barnabé a ponto de condená-los até mesmo a morte por apedrejamento. No entanto Deus cuidou para que os missionários soubessem do intuito dessas pessoas e os fez fugir para outra cidade. Daí eles foram para as cidades de listra e derbe. Se você olhar apenas pelos fatos o que ocorreu com esses pregadores da palavra pensará que não vale a pena transmitir a mensagem do evangelho devido as ideologias que podem surgir e consequentemente perseguições.
Taís perseguições ideológicas principalmente no Brasil hoje em dia estão relacionadas desvio do padrão bíblico de comportamento humano. Comportamentos tais como homossexualismo, feminismo. Os cristãos têm sido acusado de homofóbicos por defender a palavra de Deus como padrão que os seres humanos devem seguir. No entanto assim como aqueles servos não desanimaram mesmo diante das perseguições ideológicas ou físicas vocês também não devem desanimar diante dessas ideologias ou mesmo de proibições de autoridades de pregar a palavra de Deus.
Mostre a expansão das boas novas
Ao contrário vocês devem se levantar e como Paulo e Barnabé. Apenas mudar o foco da pregação e encaminhar para outro lugar. O texto nos mostra no verso de número sete que os pregadores foram para outra cidade e a primeira coisa que fizeram foi continuar a pregar o evangelho. A prioridade para os missionários sempre foi o anuncio da palavra de Deus e isso também deve estar presente na vida de cada um de vocês ao olhar para uma pessoa e pensar o quanto Jesus fez por cada um de vocês e que também fará àqueles que ouvirem sua pregação e que ele abrirá os olhos e ouvidos a grande mensagem que não é sua, mas é do próprio Deus.
O autor vai mostrar que mesmo diante de perseguições ideológicas, religiosas, ou mesmo de autoridades o poder da pregação da palavra é maior do que a sua capacidade de responder a esses questionamentos. Essas perseguições e até mesmo um padrão de religiosidade encontrada em países como o Brasil onde a perseguição é velada e ocorre sem que você perceba. Essa perseguição vem através de leis que querem proibir os cristãos de falar abertamente sobre o que Deus requer para a vida deles e abertamente fazem o que é proibido por sua palavra. Pensamentos querem desviar você de continuar a seguir os ensinos bíblicos e trocam a verdade de Deus por outros ensinos. As filosofias surgem para retirar o foco do cristão em Deus e querem desmistificar através de teorias filosóficas e confrontam o ensino bíblico e assim desvirtuam a palavra de Deus.
Você pregará a verdade independente da circunstância que possa vir e continue também o preparo e responda a cada pensamento vindo ou dessas filosofias, ideologias ou mesmo regras vindas de autoridades que confrontam a Bíblia Sagrada.

Conclusão:

Se disponha a confiar a pregação da palavra a Deus e ele fará aquilo que você jamais imaginou.
Você aprendeu nessa mensagem que a cada momento que se dispõe e prega a palavra Deus ele age de maneira sobrenatural.
Deus age quando você comunica a mensagem e a própria palavra confronta os ouvintes e os convence sobre os seus pecados ou reagem de forma contrária e assim se fazem de vasos de ira para o dia da ira de Deus.
Você aprendeu também que Deus te fortalece quando houver perseguição para que consiga pregar os ensinos bíblicos e Deus confirmará a mensagem pregada da forma que ele preparou para a devida ocasião.
Por último você aprendeu que deve pregar a palavra de Deus mesmo que as circunstâncias no momento em que prega não for favorável e você tenha que desviar o foco de sua pregação para onde o Espírito Santo te conduzir a pregar.
Que o Espírito te guie nesse objetivo e sinta-se fortalecido em Deus para levar o evangelho àqueles que o próprio Deus tem escolhido para fazer parte do seu povo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more