Schabat: A Promessa

Schabat  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

Schabat: A Promessa

Introdução

SÁBADO! O dia do descanso. Mas não qualquer descanso; não o descanso corriqueiro, aquele que se experimenta com uma noite de sono.
Trata-se de um descanso diferente, especial... Santo. É o descanso de Deus! Aquele que te leva ao propósito da sua existência, ao clímax da paz e do refrigério; que revela um Deus que ama se relacionar com seus filhos.
Será que não deveríamos contar as os dias e as horas para esse dia chegar? Será que não deveriamos considera-lo prioridade em nossas rotinas e planejamentos semanais.
Sim! O Sábado chegou... E com a ele a oportunidade de, mais uma vez, experimentarmos o que é verdadeiramente bom nesta vida!
Porquê decidimos fazer esta série ainda no primeiro trimestre de 2020?
Temos percebido que muitas vezes o sábado tem sido apenas mais uma das muitas regras que observamos ao invés de uma bênção que desfrutamos!
Hoje vivemos uma crise global que nos leva a repensar seriamente na maneira como temos cuidado do planeta em que vivemos. Nos leva a refletir na maneira como temos prejudicado nossa saúde e relacionamentos familiares com excesso de trabalho.
Falar sobre a situação atual do mundo. Se antecipar ao Papa Francisco e sua agenda ambientalista.
Diante do cenário atual precisamos fazer algumas perguntas:
Aonde estamos chegando com toda essa correria, stress, frenesi por querer cada vez mais e mais. Até onde não deixamos de trabalhar para viver e passamos a viver para trabalhar?
Que lições preciosas temos aprendido destes poucos dias que estamos em isolamento social forçado pelo Coronavírus?
Fragilidade da nossa economia e sistema de saúde
Fragilidade de nosso sistema de saúde
Fragilidade da nossa aparente liberdade de ir e vir.
Fragilidade da nossa aparente liberdade de ir e vir.
Talvez descobrimos que já não estavamos acostumados a passar tempo em família, e quanto perdemos com isso!
Talvez ao trabalhar em home office percebemos o quanto nossos filhos querem nossa atenção e tempo.
Talvez aprendemos a valorizar mais aquelas pessoas às quais devemos TANTO e hoje são incluídos em um grupo de risco nos deixando tão preocupados.
Talvez sentimos falta de poder nos reunir ao redor da mesa com pessoas que amamos, algo que talvez antes nem valorizássemos tanto.
Talvez sentimos falta daquele abraço, sorriso, aperto de mão que era certo ao chegarmos à igreja nos dias de culto
Talvez sentimos falta de atividades simples como poder caminhar na praia, fazer uma trilha, passear em um parque...
Tudo isso me leva a pensar…
Porque tantas vezes precisamos de situações ruins para valorizar as bênçãos diariamente presentes em nossa vida?
Porque só a doença nos leva a sermos gratos pela saúde?
E se ao corrermos freneticamente atrás do vento, temos buscado alcançar promessas vazias de um sistema que nos apresenta uma falsa felicidade… e com isso temos deixado de lado a MAIOR PROMESSA de Deus para nós.
Ao chegarmos ao final desta série, eu gostaria de convidar você a refletirmos juntos na PROMESSA que Deus nos convida a relembrar a cada Schabat, quando experimentamos num período de 24h uma pequena fração do que há de melhor por vir...
Isaías 58.13–14 NVI
“Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai.” É o Senhorquem fala.
Vigiar =
Seus pés =
Fazer o que bem quiser
3 Promessas que nos são lembradas quando separamos o Sábado para estarmos com o Senhor:
Profanar =

ALEGRIA - Ter a sua alegria no Senhor

Últimamente, o que tem lhe dado alegria?
Pensando nos últimos meses que tem vivido, talvez últimos anos… quanto esforço, quanto dinheiro, quanto trabalho você tem tido que investir para ter momentos de alegria?
Onde está a nossa alegria? Será que as circunstancias ao nosso redor conseguem tirar de nós a alegria de viver? O que é a firme rocha onde firmamos a alegria de viver?
No Davi nos dá uma, entre muitas razões que existem, para sermos CONSTANTEMENTE FELIZES:
Salmo 32.1–2 NVI
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
A alegria do salmista está justamente na certeza de que seus pecados foram perdoados. Quando compreendemos realmente o que a graça significa somos preenchidos por essa alegria plena.
O salmista termina seu poema com um convite: Alegrem-se NO Senhor […] Cantem de alegria[…].
O Sábado é uma oportunidade de lembrar da Promessa de PERDÃO garantido a todos que precisam… e assim desfrutar da ALEGRIA VERDADEIRA que só existe quando o peso da culpa é tirado de sobre os nossos ombros.

SUSTENTO - Cavalgar os altos da terra

É uma referência à onde Moisés lembra maneira que Deus tirou o povo de Israel do Egito e o conduziu de maneira poderosa através do deserto. Em meio à aridez e falta de recursos da jornada, o povo de Israel não teve falta de NADA pois o Senhor os conduziu suprindo as necessidades básicas: comida, bebida e roupas.
Mateus 6.25 BEARA
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Mt 6:25
Mateus 6.31–32 BEARA
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
Mt
Sábado é um dia de lembrar da promessa de que É DEUS QUE SUPRE TODAS AS NOSSA NECESSIDADES. Eu posso parar de correr atrás das coisas por um período de 24h pois assim reconheço que é ELE que não deixa faltar nada ao longo da jornada da vida.

TERRA PROMETIDA - Banqueteie com a herança do seu pai Jacó

Gênesis 28.1–4 BEARA
Isaque chamou a Jacó e, dando-lhe a sua bênção, lhe ordenou, dizendo: Não tomarás esposa dentre as filhas de Canaã. Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma lá por esposa uma das filhas de Labão, irmão de tua mãe. Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos; e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão.
Gênesis 28.13–15 BEARA
Perto dele estava o Senhor e lhe disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.
Gn 28:13-
Gn 28
Sábado é um dia de lembrar que acima de todas as promessas, existe a promessa de um Novo Céu e uma Nova Terra, onde habita a justiça. () É a certeza de que Deus irá nos guardar por onde quer que formos, e um dia nos levará de volta ao paraíso perdido.
O plano original de Deus ao criar o mundo nunca incluiu o pecado, morte, tristeza, doença, separação…
Ao concluir sua criação no sexto dia, e separar o sétimo para estar 24h com seus filhos recém "nascidos", a experiência que ali se iniciaria seria extendida não apenas àquele dia… Diferente dos outros dias da criação, o sétimo não termina com a expressão "e houve tarde e manhã o sétimo dia". Aquela experiência era para ser perpétua.
A partir do momento que o ser humano pecou e teve de deixar o seu lar original, seu coração sempre esteve em busca do Descanso de Deus, da experiência da Eternidade em uma realidade diferente daquela que o pecado trouxe sobre si e sobre toda a criação.
A partir do pecado, o sábado ganhou um novo significado, pois além de ser o descanso COM o criador, agora simbolizava o descanso que seria um dia restaurado PELO redentor.
Quando estudamos sobre o Mandamento do Schabat vimos que a autoridade em definir o 7º dia como descanso está justamente porque aquele que o institui é O CRIADOR. Em outras palavras, somente alguém com autoridade superior, ou o próprio Deus, poderia fazer qualquer alteração nessa instituição, e isso não seria feito de maneira implícita, mas tão explícita como foi na criação.
Mas esse foi o tema da semana retrasada… eu queria chamar a sua atenção à segunda vez que os 10 mandamentos são mencionados por Moisés.
Deuteronômio 5.12–15 BEARA
Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
Deuteronômio 5.15 BEARA
porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
Ao repetir a Lei para o povo de Israel, provavelmente ao chegarem na fronteira de Canaã, Moisés adiciona a lembrança de que o Sábado era uma lembrança de que tendo sido escravos no Egito, o Senhor os resgatara com mão poderosa, e agora olhando para a Terra prometida, o Descanso tão aguardado, tinham a oportunidade de desfrutar aquilo que tanto sonhavam ao longo dos cerca de 400 anos de escravidão.
Dt
Deuteronômio 5.15 BEARA
porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
Infelizmente você conhece a história do povo de Israel… ao chegarem à Terra Prometida eles DUVIDARAM de Deus e, desprezando a promessa da Nova Terra, quiseram voltar à escravidão do Egito.
Será que nós não corremos esse risco também hoje?
Será que ao estarmos tão próximo do cumprimento da MAIOR Promessa de todos os tempos, eu e você não temos duvidado de Deus, temos deixado de lado a promessa da Nova TErra?
Será que temos vivido uma vida achando que TUDO o que Deus tem de bom a nos oferecer se resume à vida aqui neste mundo?
O autor do livro da carta aos Hebreus relembra a triste experiência do povo de Israel quando não confiou em Deus para tomar posse da Terra Prometida e nos faz um apelo poderoso.
Hebreus 3.7–11 BEARA
Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.
Hb 3:7-
Hebreus 3.15–19 NVI
Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”. Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito? Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes? Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar.
De que descanso o autor de Hebreus está falando aqui? Ele está falando justamente da posse da Terra Prometida. Quando o povo de Israel endureceu o coração, duvidou de Deus e desobedeceu, ele tiveram que retornar ao deserto por 40 anos, ao final dos quais, todos os adultos que haviam saído do Egito morreram (com excessão de Josué e Calebe) e não puderam entrar em Canaã.
Hb 4:
Hb 4:
Hebreus 3.15–4.9 BEARA
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés? E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade. Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descansode Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
Hebreus 4.7–9 NVI
Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”. Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia. Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
Hebreus 4.6–8 NVI
Portanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência. Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”. Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia.
Nós só experimentaremos o sábado plenamente quando estivermos face a face com o Senhor Jesus, quando as portas de pérola da Nova Jerusalém forem abertas, e quando ouvirmos a melodiosa voz do nosso Salvador convidando-nos a entrar.
Hebreus 3.15–4.11 BEARA
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés? E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade. Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descansode Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
Hb3:15-4:
Meu querido amigo e amiga que está nos assistindo. Independente de você ser ou não adventista do sétimo dia, hoje Deus faz o mesmo apelo a você: "Se hoje você ouvir a sua voz, não enduraça o coração."
Hebreus 4.9–11 NVI
Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.
Hb 4:9
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o sábado como uma maneira legalista de ganhar a salvação, ou como algo ultrapassado já abolido por Deus… Hoje eu quero lhe fazer um convite especial:
Não baseie suas crenças no que outros lhe dizem. Estude a Palavra de Deus e tire as suas conclusões utilizando somente as escrituras.
Não baseie suas crenças no que outros lhe dizem, mas estude a Palavra e tire as suas conclusões utilizando somente as escrituras.
Mas talvez o real convite seja: EXPERIMENTE a bênção que Deus tem para você neste dia que ele abençoou e santificou por ter nele descansado.
Não adianta saber apenas a teoria, é preciso experimentar, portanto:
EXPERIMENTE realmente o que Deus tem reservado de maneira especial pra você a cada Sábado.
EXPERIMENTE como é bom separar um dia para ter tempo de qualidade com sua família e amigos
EXPERIMENTE como seus filhos crescerão com maturidade e equilibrio emocional por terem tido tempo e atenção da sua parte durante a infância.
EXPERIMENTE como é bom reunir a família e celebrar a cada semana a alegria de termos conosco nossos pais e avós.
EXPERIMENTE como o reunir a família toda ao redor da mesa fortalece os laços familiares, nos aproxima e cria verdadeira intimidade.
EXPERIMENTE a alegria de fazer parte de uma família de escala mundial, que se reúne semanalmente para louvar e adorar juntos ao Senhor Jesus.
EXPERIMENTE como é bom estar em meio à criação de Deus e poder enxergá-lo como nosso Pai de amor.
Fragilidade da nossa economia e sistema de saúde
A proposta desta série é que você fique cheio de vontade de EXPERIMENTAR tudo que o Senhor tem pra você neste dia tão especial.
Fragilidade da nossa aparente liberdade de ir e vir.
Nós gostaríamos de lançar pra você uma proposta:
Talvez descobrimos que já não estavamos acostumados a passar tempo em família, e quanto perdemos com isso!
A partir do próximo mês, com ou sem isolamento por causa do coronavírus, nós gostaríamos de separar pelo menos um sábado do mês para experimentarmos como o SÁBADO DA FAMÍLIA. Assim como a primeira família experimentou as primeiras 24horas completas com Deus, gostaríamos que você se planejasse para que pelo menos 1 sábado no mês fosse realmente ESPECIAL.
Nós queremos lhe ajudar nesse processo e para isso nos propomos a nas semanas que antecederem o Sábado da Família, preparar algumas sugestões de como você e sua família podem aproveitar melhor o sábado juntos.
Não apenas porque é um mandamento, mas porquê é um presente de Deus para vocês!
Não porque é uma Lei, mas porquê é um presente!
Talvez ao trabalhar em home office percebemos o quanto nossos filhos querem nossa atenção e tempo.
Isaías 58.14 NVI
então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai.” É o Senhorquem fala.
Lembre-se: É o Senhor quem fala.
Talvez aprendemos a valorizar mais aquelas pessoas às quais devemos TANTO e hoje são incluídos em um grupo de risco nos deixando tão preocupados.
Talvez sentimos falta de poder nos reunir ao redor da mesa com pessoas que amamos, algo que talvez antes nem valorizássemos tanto.
Talvez sentimos falta daquele abraço, sorriso, aperto de mão que era certo ao chegarmos à igreja nos dias de culto
Talvez sentimos falta de atividades simples como poder caminhar na praia, fazer uma trilha, passear em um parque...
Related Media
See more
Related Sermons
See more