Quando Jesus Aparece

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Quando Jesus Aparece

Introdução

Na semana passada encerramos o segunda sermão desta série. Falamos sobre do que nos devemos afastar na vida cristã e religiosa, falamos também sobre a experiência de crucificarmos a nós mesmos e renascermos em Cristo, você tomou sua decisão semana passada? Já tinha tomado sua decisão antes? Vamos estudar em Colossenses, alguns dos deveres e compromissos cristãos depois do batismo, entendam que você deve ser batizado e fazer estas coisas ou já estar fazendo estas coisas pois deseja ser batizado, de um ou outro lado, este são alguns dos parâmetros de vida cristã; entendam e relembrem, isso não é legalismo, falamos sobre isso no último sermão legalismo é criar leis como legislador, seguir as leis do verdadeiro legislador é FIDELIDADE. Afinal, não basta declararmos que cremos em Cristo, ou defendermos a religião Cristã, se não o demonstro em minha vida.
As religiões pagãs dos tempos do apóstolo Paulo, praticamente não tratavam de moralidade pessoal. Um adorador poderia se prostrar diante do seu ídolo, colocando sua oferta sobre o altar e voltar a sua vida de pecado logo depois. As crenças não tinham relação direta com seu comportamento, e ninguem os reprovava por isso. A fé cristã, porém introduz um conceito novo na sociedade da época, nossas convicções estão intimamente ligadas com nossas ações.
Crer em Cristo significa estar unido a ele, e se participamos da nova vida com Ele, devemos seguir seu exemplo. Ele não pode viver em nós pelo seu Espírito e permitir que vivamos em pecado.
Neste sermão veremos 5 áreas com suas regras de viver cristão.

Corpo

A. NA PUREZA PESSOAL (Col 3.1-11)

I. Buscar as coisas do Alto (v.1-4)

1. Morremos com Cristo (v.3a)
Muito claro em Romanos 6 a 8, comentamos este ponto em nosso último sermão. Não apenas Cristo morreu por nós (substituição), como também, através do batismo, morremos com Ele (identificação) Cristo não apenas morreu pelo pecado, levando sobre si o castigo, como também morreu para o pecado, rompendo seu poder. Uma vez que estamos em Cristo, morremos com Cristo, isso significa que vencemos a velha natureza pecaminosa que deseja nos dominar e controlar.
Romans 6:2 BEARA
De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
2. Vivemos em Cristo (v. 4a)
Cristo deve se tornar nossa vida. A vida eterna não é algo que Deus nos concede quando nós pecadores cremos no Salvador. A vida eterna é o próprio Jesus.
1 John 5:12 BEARA
Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Estamos mortos e vivos ao mesmo tempo, mortos para o pecado e vivos para Cristo. Uma vez alguem disse: A vida é aquilo para o que vivemos. Uma criança se empolga quando falamos com ela sobre brinquedos ou sorvete. Um adolescente pode se empolgar para falar sobre relacionamentos, jogos ou redes sociais. Paulo disse:
Philippians 1:21 BEARA
Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Cristo era a vida de Paulo, e ele se empolgava com qualquer coisa relacionada a Cristo. O mesmo deve acontecer com todos cristãos.
Duas irmãs gostavam de ir a bailes e festas noturnas. Um dia elas se entregaram a Jesus e descobriram uma nova vida nEle. Quando receberam um convite para outra festa, responderam com as seguintes palavras: Infelizmente não podemos comparecer, acabamos de morrer.
3. Ressucitados com Cristo (v. 1a)
Quando Jesus nos dá nova vida saímos do túmulo e somos colocados no trono celestial. A conjunção condicional “se” não indica que talvez ele tenham sido ressucitados com Cristo, o melhor seria uma vez que . Nossa posição exaltada em Cristo não é algo hipotetico, do mundo das ideias, ou um fato que devemos ainda alcançar no futuro. É um fato consumado.
4. Ocultos em Cristo (v. 3b)
Não pertencemos mais ao mundi, mas sim a Cristo, a fonte de cida que bebemos se encontra somente nEle. Eis que estamos em Crsito que, por sua vez, está no Pai, e nenhum ladrão, nem mesmo o próprio Satanás, pode nos separar do amor de Deus em Jesus Cristo.
Estamos ocultos do mundo (1João 4.1-6)
Isto não significa que devemos ignorar nossas responsabilidades neste mundo, antes, indica que nossa motivação e força vem do céu e não da Terra.
5. Glorificados em Cristo (v. 4b)
Hoje Cristo se prepara junto com os seres celestiais para o dia da sua vinda, do seu retorno. Quando Jesus se revelar em sua glória, também seremos revelados em glória. De acordo com Paulo, aqui, como em outros textos, afirma que já fomos glorificados em Cristo, alguns podem se perguntar, como? Essa não será uma ação futura? Já fomos glorificados, só que essa realidade ainda não foi manifestada. Essa realidade é tão certa que ela é dita no presente.
Romans 8:30 BEARA
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Essa glória só não foi revelada ainda. Cristo já nos deu sua glória
John 17:22 BEARA
Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
mas sua revelação plena aguarda a volta do Salvador .
Romans 8:17–18 BEARA
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Buscai as coisas do alto. Por meio da morte, sepultamento, ressurreição e ascensão de Cristo, fomos separa da antiga vida do mundo e agora pertencemos a nova vida celestial. Mas como fazer isso?
Colossians 3:2 BEARA
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
Nossos pés devem estar na terra mans nossa mente deve estar no céu.
Não estou dizendo, como já alertava Moody, que devemos pensar tanto nas coisas do céu a ponto de não valermos coisa nenhuma nesta terra. Pelo contrário, as questões práticas do dia-a-dia são realizadas segundo a orientação de Cristo no céu, e olhamos para a Terra do ponto de cista do Ceu. Estamos sentados nos lugares celestiais, quem senta na “cadeira” deve se comportar de acordo com a cadeira.
Quando a nação de Israel chegou a fronteira de Canaã, os Israelitas se recusaram a entrar por causa da obstinada incredulidade, e tiveram de vagar durante quarenta anos. Uma geração inteira, todos com mais de 20 anos, morreram nodeserto, menos Josu-e e Calebe, os dois únicos espias que creram em Deus. Como eles passaram e venceram esses cruéis 40 anos no deserto? Sua mente se seu coração estava na terra prometida, por mais que seu corpo ainda estivesse no deserto.Eles sabiam que havia uma terra que manava leite e mel diante deles, havia uma herança os esperando. Nós temos um Deus que nos aguarda, temos um Salvador Jesus Cristo, ansioso para nos encontrar, poderemos finalmente descansar em Seus braços.
Ele é a nossa herança.

II. Matando a Natureza Terrena (v.5-9)

Sairemos agora do positivo para o negativo. Alguns não gostam do negativo e acreditam que só devemos falar sobre o ensino positivo, sem advertências, correções e disciplinas. Mas lembre-se não existem métodos positivos de se dar um jeito em um apêndice que está rompido, o médico deve fazer algo aparentemente negativo, como retirá-lo para resolver o problema.
Milhares de palavras bonitas não podem produzir um jardim bem cuidado, o jardineiro precisa arrancar ervas daninhas, os elementos positivos e negativos andam juntos, a falta de qualquer um deles, gera desequilibrio.
Jesus uma vez disse:
Matthew 5:29–30 BEARA
Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
Obviamente ele não falava de algo literal, ele, assim como Paulo, apontava para a ideia de que precisamos arrancar isso do nosso coração. O pecado não provem da mão do pé do olho ou da boca, provem do coração.
Na antiga inglaterra a pena para um batedor de carteira era amputar a mão direita. Se houvesse uma segunda ocorrencia, a pessoa tinha a mão esquerda amputada tb. Um ladrão perdeu as duas mãos e ainda assim continuou a “trabalhar” usando os dentes!
A cirurgia física não muda o coração, o nosso real problema.
Paulo além de expor esse principio, deixa claro e especifica alguns pecados, algo que não agrada alguns “cristãos”. Estes pecados compõe a velha natureza, e não cabem na nova vida em Cristo. Deus julga as pessoas por esses pecados, julgará o mundo secular por eles e julgará até aqueles que dizem crer em seu nome por eles tb.
Colossians 3:6 BEARA
por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
1. Prostituição - imoralidade sexual v.5
2. Impureza - vida libertina v.5
3. Paixão lascívia - a mente que leva e estimula a impureza sexual, pois quem nutre esse tipo de desejo, sempre encontra oportunidade para satisfazê-lo. v.5
4. Desejo maligno - anseios perversos v.5
Fica claro que os desejos e vontades conduzem a ações. Para purificar os atos, é necessário, antes, purificar a mente e o coração. O que desejamos determina o que fazemos. Se eu, como pai, sempre que meus filhos tem fome, lhes dou apenas doces, eles vçao desenvolver um apetite assim, e essa commeçara a ser a vontade deles, quando eles se tornarem obesos e começarem a ter problemas de saúdem terei de mudae esse apetite e ensina-los a comer outras coisas.
Psalm 51:10 BEARA
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
Depois destes pecados, Paulo ainda acrescente a
5. Avareza-Idolatria - A avareza significa sempre querer mais, sejam coisas ou prazeres. Quem é avara, nunca está feliz com o que tem, sempre quer mais, e geralmente ainda inveja o que os outros tem. Trata-se de uma forma de idolatria, pois coloca coisas ou desejos no lugar de Deus. v.5
Infelizmente, por vezes, os cristãos de nossas igrejas caem nestes pecados.
Certa vez, após um sermão como este, onde o pastor falou e citou pecados específicos, um irmão ficou insatisfeito e foi dizer ao pastor que seria melhor ele pregar isso para os perdidos.
- Afinal - dizia ele o pecado na vida do cristão é diferente do pecado na vida dos outros indivíduos, dos perdidos
Ao que o Pastor respondeu: Você tem razão, o pecado na vida do cristão é sempre bem pior.
Depois dos pecados sensuais Paulo alerta quanto aos pecados relacionais, alguns os chamam de pecados de boa reputação. Nos acostumamos com eles, a tal ponto que não nos incomodamos mais com eles, participamos deles e não sentimos culpa em relação a eles.
Ficamos chocados quando alguem comete um pecado sensual, mas podemos ver a mesma pessoa contando uma fofoca e lhe daremos ouvidos ou não a repreenderemos. Quem sabe diremos que é apenas notícias, por mais que não tenham base nenhuma. Paulo usa ideia de troca de roupa devemos trocar nossas antigas vestes e sermos revestidos de Cristo.
6. Ira - relação perversa com o semelhante - atitudes habituais v.8
7. Indignação - relação perversa com o semelhante - explosões de raiva, estopim curto. Deus tem direito de irar-se co o pecado e julgá-lo pois Deus é santo e justo. Na verdade devemos ter uma ira santa contra o PECADO, não contra os outros, esse é um papel de Deus, não nosso. v.8
8. Maldade - relação perversa com o semelhante - disposição maligna com alguma pessoa. Quem age com maldade para com alguem se entristece com o seu sucesso e se alegra com suas dificuldades. A maldade é pecado. v.8
9. Maledicêcia (grego. Blasfêmia)- Discurso maldoso e destrutivo. No meio de alguns, casas, amigos e as vezes até irmãos, é comum esse tipo de fofoca maldosa, como “preocupação espiritual”, ou como alerta: só estou te contando isso pois sei que você vai orar por ele/ela tb. olha só estou te contando pois achei que você precisava saber o que fulano disse ou fez. As pessoas são enganadas, se afundam no pecado e desgraçam suas vidas espirituais por fofocas, não entendem que isso é fruto da maldade, a fofoca provém do maligno. A pessoa, as vezes até pretensos cristãos, tendo inimizade profunda por alguem, usa todas as oportuindades que se apresentam para dizer algo negativo a seu respeito. v.8
10 - Linguagem Obscena - é obviamente qualquer tipo de comunicação vulgar até mesmo humor de baixo calão. Por alguma razão alguns cristãos pensam que é másculo ou moderno usar esse tipo de linguagem. devemos seguir v.8
Colossians 4:6 BEARA
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Devemos lembrar que sal é símbolo de pureza e sabedoria.
11 - Mentira - o último pecado que Paulo cita, fazendo aqui a mesma advertência que fez aos efésios, Satanás é mentiroso, enquanto o Espírito Santo é o espírito da verdade. Quando um cristão mente, ele coopera com Saranás, quando dias a verdade em amo, coopera com o Espirito de Deus. Mentir é distorcer a verdade, qualquer distorção, mesmo quando as palavras estão sendo fieis a realidade, O tom de nossa voz, nosso olhar ou um gesto podem alterar o sentido de uma frase, a motivação do coração também distorce o significado real. Se meu relógio está errado e eu digo as horas a alguem, isso não é mentira, pois ela envolve a ideia de enganar, a meia verdade é mentira completa, quando eu espalho sobre outros coisas que não ouvi, não vi ou não presenciei, com absoluta certeza, além de fofoqueiro, posso estar sendo também mentiroso.
Certa vez o bispo Warren Candler estava pregando um sermão para sua igreja sobre Atos 5, a história de Ananias e Safira, e os efeitos da mentira, até que no determinado momento, ele perguntou a sua congregação:
- Se Deus ainda matasse as pessoas por mentirem, onde eu estaria? - os membros da igreja sorriram discretamente, mas mudaram logo de expressão quando o bispo gritou: - Estaria bem aqui, pregando para uma igreja vazia.
Alguns cristãos simplesmente começam a ver a mentira como parte da vida, ao invés de enxerga-la como o pecado abominável que é.

III. Tornando-nos Semelhantes a Cristo (v. 10, 11)

Deus quer nos renovar e nos fazer a imagem de Seu Filho. Os verbos gregos, despir e revestir, trazem a ideia de um ato definitivo. Enquanto o verbo refazer, no original, está trazendo a ideia de estar constantemente sendo refeito. A ação de salvação conduz a um processo de santificação, cujo objetivo é uma crescente semelhança com Cristo.
Os gregos tinham duas palavras para novo, NEOS que significava algo novo em tempo. E KAINOS que trazia a ideia de algo novo em qualidade ou inédito. Muitas vezes as duas palavras são usadas de modo intercambiavel no NT, mas ainda assim apresentam diferenças em alguns textos.
O cristão se revestiu de uma vez por todas no NOVO HOMEM - NEOS - em por causa disso ele está sendo renovado - KAINOS. Há uma mudança de qualidade em nós, deve haver uma mudança do que somos feitos, afinal, estamos ficando mais parecidos com Jesus. O novo homem é Jesus, o último adão e o cabeça das novas criaturas.
Mas como ocorre essa renovação? Por meio do conhecimento. Quanto melhor o cristão conhecer a Cristo, mais semelhante se tornará dEle, se assim decidir.
Fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26, 27). Isso significa que fomos criados como seus filhos. Quando pecamos, a imagem de Deus em nós foi corrompida, e se tornou decaída. Os filhos de Adão já não eram a imagem e semelhança de Deus, mas sim, do próprio Adão (Gn 5.1, 3) Apesar disso ainda existia um resquicio uma ultima fagulha dessa filiação (Gn 9.6; Tg 3.9)
Fomos formados a imagem de Deus, mas deformados pelo pecado. Porém por meio de Jesus, podemos ser remoldados a imagem de Deus, Podemos ser renovados no nosso entendimento (Ef 4.23) Deus nos transforma e renova nossa mente (Rm 12.2). processo que envolve o estudo da Palavra de Deus. É a verdade que nos liberta (John 8.31, 32)
John 1:6–14 BEARA
Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
O propósito de Deus é que nos tornemos a imagem de Seu Filho. Essa conformidade envolve uma mudança real de quem nós somos, para quem ele é, nosso caráter, nossos atos, nossa vida.
Quando Cristo vier seremos como Ele e teremos um corpo glorificado
1 John 3:1–3 BEARA
Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus;e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.
mas enquanto esperamos por sua volta podemos nos tornar mais semelhantes a sua imagem sagrada. trata-se de um processo de renovação constante, a medida que o espírito de Deus usa a palavra de deus para operar no coração dos filhos de deus, nós.
Diferenças e particularidades humanas não devem ser uma barreira para a vida de santidade da igreja. Tudo deveria sumir em Jesus
Colossians 3:11 BEARA
no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
Em Cristo não há nacionalidade
Em Cristo não há diferenças religiosas passadas para serem levadas em conta
Em Cristo não há diferenças culturais
Em Cristo não há diferenças economicas
Em Cristo não há diferença política
Em Cristo não há diferença social
Todas as distinções humanas são e falam a respeito do velho homeme, não sobre o novo.
Cristo é tudo em todos
Cristo é tudo que importa
Todos somos um em Jesus
Por isso é tão errado construir qualquer comunhão pessoal ou de igreja sobre qualquer outro alicerce além de Jesus, sua Pessoa e Sua obra.
Pessoas fazem igrejas por diferenças, raças, cores, posições sociais, idade isso não é bíblico. Crescimento espiritual e sinal de renovação de mente é demonstrado através dessa disposição de receber e amar a todos os que verdadeiramente conhecem a Cristo e querem glorificá-lo.
Todos somos um em Jesus // Cristo é tudo em todos, essa é a ênfase de Colossenses,
Colossians 1:18 BEARA
Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,
Uma vez que somos plenos em Jesus podemos olhar nossas diferenças terrenas, diferenças que as vezes separam pessoas e ainda assim desfrutar de uma unidade espiritual. Devemos ter unidade em Cristo. Que cristianismo é esse, onde apunha-lo meu irmão pelas costas? Que cristianismo é esse onde deixo de conversar ou falar com alguem que deve ser um comigo? Que relação é essa que guarda rancor durante meses, anos?
Somos ou não somos um em Cristo? Ao responder essa pergunta você me diz onde você está.
Estamos vivos em Cristo, precismos buscar as coisas lá do alto.
Estamos mortos em Cristo, por isso devemos fazer morrer as coisas terrenas.
Podemos ser semelhantes a Cristo, portanto, devemos permitir que o Espírito Santo renove nossa mente, conformando-nos cada vez mais a imagem de Deus.

B. NA COMUNHÃO CRISTÃ (Col 3.12-17)

I. A Graça de Cristo (v. 12-14)

1. Deus os escolheu (v. 12a)
2. Deus os separou (v. 12)
3. Deus os ama (v. 12)
4. Deus os perdoou (v. 13 e 14)
a. Revesti-vos de ternos afetos de misericórdia
b. Revesti-vos de bondade
c. Revesti-vos de humildade
d. Revesti-vos de mansidão
e. Revesti-vos de longanimidade
f. Revesti-vos da capacidade de suportar
g. Revesti-vos de perdão
h. Revesti-vos de amor

II. A paz de Cristo (v. 15)

III. A Palavra de Cristo (v. 16)

IV. O Nome de Cristo (v. 17)

C. NO LAR (Col 3.18-21)

I. Maridos e esposas: amor e submissão (v. 18-19)

II. Pais e filhos: encorajamento e obediência(v. 20-21)

D. NO TRABALHO DIÁRIO (Col 3.22-4.1)

I. Senhores e servos: honestidade e dedicação

E. NO TESTEMUNHO (Col 4.2-6)

I. Através da oração (v. 2 e 3a)

II. Através da pregação (v. 3b e 4)

III. Através da salvação (v. 5 e 6)

Conclusão

Related Media
See more
Related Sermons
See more