Aula Bíblica: a Criação Hoje

Aulas Bíblicas  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

No nosso estudo desta noite, assumiremos algumas coisas e lembraremos algumas, traremos alguns pontos teológicos da Criação e os relembraremos.
Afirmações:
1. A Criação literal em 7 dias é uma verdade assumida pela Bíblia e pelos autores bíblicos: Isso fica claro não apenas pelo Genesis 1 e 2, mas por outros livros e textos como, Jó, SALMOS 8, 19, 104, livros de Amós, Isaias, Jeremias alem de diversas outras declarações. O NT, Jesus e os apóstolos também a assumiram como uma verdade, e não como uma ilustração moral da vida humana, além disso Cristo é apresentado como Criador e próprio exterminador da mazela do pecado. Percebemos o papel importante que a Criação tem no tempo do fim, o tempo em que vivemos, e como ela apontada na recriação final, na Nova Terra.
2. Acreditamos que os eventos bíblicos de Gn 1-11 foram literais, fomos criados como seres humanos, os eventos são históricos e recentes, os 7 dias da criação são literais de 24 horas, semana literal, identica a que temos hoje, a queda dos dois primeiros seres humanos Adão e Eva e dilúvio global.
3. Reconhecemos que o registro bíblico da criação não responde todas as perguntas que poderiamos fazer sobre as origens. Sabemos que nossa compreensão destes mistérios é limirada. Mas entendemos que o estudo aprofundado e continuo, tanto da Bíblia, quanto da natureza, aprofundaremos nossa compreensão a respeito do poder de Deus e fortaleceremos nossa fé em Sua Palavra e no relato da Criação nela contido.
4. Afirmamos que apesar do pecado ter se instaurado em nosso mundo, a natureza ainda testemunha do Criador.
5. Entendemos que a missão da IASD identificada em APO 14.6-7, inclui um apelo à adoraçã a Deus como Criador de tudo.
Dito isto, acredito que podemos fazer pelo menos 8 reflexões pontuais sobre a Criação e como ela se relaciona conosco hoje.

Corpo

1.QUEM SOMOS

A. Somos Criaturas

Genesis 1:24–27 BEARA
Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem,conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Somos seres criados. TODOS, V. 25, inclusive a serpente. Não existem dois deuses no Grande Conflito.
Só um Deus, o restante é tudo criatura.
Psalm 8:3–9 BEARA
Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!
Os processos biológicos que começaram a humanidade na semana da criação ainda está em processo hoje, e trazem como resultado nossa vida. Como o próprio Deus fez após a semana da criação, nós hoje podemos refletir e também falar, isso é muito bom. Isso se aplica tanto a nossa própria existência pessoal como aos prodigios e maravilhas como por exemplo como o nosso corpo funciona, e ainda ao mundo externo, na medida que estudamos a natureza, a animada e inanimada ao nosso redor.
Já que somos criaturas de Deus, obras dEle, deveriamos em ultima analise atribuir a Ele todas as nssas realizações. Nossos talentos nossas habilidades são em essencia produto do Seu poder criador. Talentos musicais, realizações comerciais, obtenção de bens, realização academica, habilidades físicas, produtos agricolas e idustriais, projetos e construções arquitetonicas, e muitas outras realizações dos seres humanos não devem ser depreciados , mas admirados como o produto dos seres criados a imagem de Deus.
Na verdade isso requer plena humildade perante Ele.
Como dizam os reformadores, SOLI DEO GLORIA. Somente a Deus dê a glória.

B. Somos Adoradores

Isaiah 40:25–28 BEARA
A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? — diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
A compreensão de que temos nossa condição como criaturas nos coloca não somente em um relacionamento lógico e sensato com o Criador, com nossos colegas de Criação e o mundo criado ao nosso redor, mas também nos guia a um senso de temos reverente diante da grandeza do nosso Deus, aquele que criou todas as coisas. Podemos e devemos expressar esse senso de adoração de maneira coletiva e individual.
Repetidas vezes no Genesis, se registra Deus dizendo era bom, com a benção final, eis que é muito bom. Isso nos dá uma pausa para refletir sobre a natureza no mundo físico. Há um ponto de vista segundo o qual a matéria é má e as coisas espirituais e intelectuais são boas. Essa é uma falsa polarização, uma falsa tensão, que não existe nas escrituras. o material e espiritual não são contrários. Alguns agem como se todos prazeres da vida fossem pecaminosos, quando a maioria deste prazeres, faziam parte do plano original do criador, O pensamento hebraico, conforme expresso na Bíblia, leva a uma intensa apreciação da beleza e da utilidade das coisas materiais e físicas.
O relato de Genesis mostra que os seres humanos receberam como primeira responsabilidade cuidar da Terra e de tudo que havia nela. A eles foi dado dominio sobre as aves, peixes e animais terrestres que habitavam sobre a terra. Isso não significa que os seres humanos deviam dominá-los não para prejuizo deles, como ditadores, mas que deviam apreciar os animais no seus devido locais, valorizando e cuidando deles..
A bíblia é enfatica, especialmente no AT, sobre como reconhecer a Deus como distinto de Sua criação. Não era esse o ponto de vista do mundo pagão ao redor do antigo Israel, para qual as forças da natureza, eram como deuses. A adoraçao pagã de outros deuses dependias deles se aproximarem com ofertas para acalma-los e mantelos tranquilos enquanto eles habitassem naquela terra.
Na bíblia, todas as forças da natureza são impessoais, elas não são divinizadas e se acham, em ultima analise, sobre o controle do Criador supremo.

C. Somos Mordomos

Genesis 2:15 BEARA
Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
Essa é outra forma de se servir ao Criador, Quando apreciamos o planeta que Deus nos dá, os animais, e a riqueza que a criação possui, entendemos que Deus não apenas nos abençoa com elas, mas de alguma maneira devemos trata-las como pertencentes ao Senhor e permitir que elas voltem a Ele quando necessário ou partilhando-as com outras criaturas quando elas necessitem.

D. Somos Dependentes

Philippians 4:19 BEARA
E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
Precisamos entender que as atividades de Deus não se encerraram com o término da semana da Criação, acreditamos que essas atividades continuam atraves dos tempos biblicos até hoje. Tanto no AT quanto no NT existem declarações sobre as obras criadoras de Deus, acompanhadas de referencias da sua constante manutenção da vida, Ele não descuida de nós em nenhum momento. Não fosse por esse poder, nenhum de nós ficariamos em pé.

2. O QUE FAZEMOS

A. Aceitamos a Criação

John 1:1–3 BEARA
No princípio era o Verbo,e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
Os atos da Criação de Deus sempre foram tão relembrados por personagens bíblicos, que formulas foram feita para orações, profecias, promessas e recitações históricas.

B. Enxergamos o Senhor

Psalm 19:1–4 BEARA
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol,
Como os textos do AT sobre criação especialmente nos Salmos, dão testemunho de que podemos completar na natureza das obras das mãos de Deus. A natureza nos fala do Deus da natureza. Não podemos saber de tudo sobre Deus a partir da natuza, visto que ela foi afetada pelo pecado. Apesar disso, o mundo natural ainda testifica do poder e da grandeza de Deus. Fariamos bem em dar ouvidos a esse testemunho.

C. Rejeitamos a Evolução

A teoria evolucionista, que postula o progresso das formas de vida inferiores para as superiores num periodo de tempo extremamente longo, não é compativel com o texto bíblico, tanto numa base como teísta quanto não teísta. Houve uma criação esspecial na época da semana da criação original. A ciencia moderna pode contestar isso, mas não com base sólida exegese do texto íblico, só o consegue com base em fatores extrabíblicos.
Explicar o que aceitamos: Micro evolução, microadaptação.
Microevolução e macroevolução no onzedegenesis.blogspot.com

D. Abraçamos uma Missão

Revelation 14:7 BEARA
dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Há uma mensagem final a ser anunciada ao mundo. Essa mensagem inclui declarações específicas sobre o Deus do Céu como Deus criador. Essa mensagem deve ser proclamada em determinado ponto no esquema da história da salvação, durante um tempo, conhecido no livro de Daniel como o tempo do fim. Devemos dirigir nossa atenção para o Deus criador, durante um tempo em que o Deus criador se encontra obscurecido no pensamento dos seres humanos. para corrigir essa situação é preciso reconhecer e pregar Deus como criador. A aparição do poderoso anjo de Ap 10 e do primeiro anjo de Ap 14 enfatiza isso pela última vez.
Através dos séculos os santos tem aguardado ansiosamente pela vinda do reino do Senhor. Os dados sobre esse reino podem não ser totalmente claros no AT, mas são aprimorados com as promessas do NT. Quando Deus finalmente implantar seu reino eterno nessas terra, ela será bastante diferente do mundo como o conhecemos atualmente. Essa recriação exigirá um novo e vigoroso exercício do Seu poder criativo. Se você assim como eu perdeu a oportunidade de ver a 1ª criação, te convido para assistir a segunda.
é por isso que a Bíblia o chama de novo céu e nova terra. a nova Jerusalém será mais gloriosa e maravilhosa do que qualquer coisa que os seres humanos tenham conhecido.
O senhor Deus se assentará sobre o trono, no centro da nova Jerusalém na terra renovada.
Aqueles que depositam sua fé no Criador e Redentor terão o privilégio de receber dEle a longa recompensa. Então os justos sentirão prazer nas obras feitas por suas próprias mãos assim como Deus sentirá prazer ao contemplar as obras elaboradas por Suas mãos.