O PECADO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Em nenhum lugar da história humana o pecado é tratado com mais seriedade do que na Bíblia. Os seus primeiros capítulos revelam a entrada do pecado na história humana, enquanto as suas páginas finais proclamam a vitória final contra esse inimigo, e com a destruição completa dele em nosso universo.
Em todo restante dá Bíblia nós vemos o desenrolar da batalha humana contra o pecado, bem como da promessa de Deus de que seria providenciada uma redenção. O relacionamento de Deus conosco seres humanos, tendo como centro o fim do pecado e o começo da nossa reconciliação com Ele, é um dos grandes temas da Bíblia.
2 Corinthians 5:21 BEARA
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Alguns ignoram o fato do pecado estar presente em nosso mundo, alguns outros até dizem crer, mas não sabem corretamente definir o que é pecado e o que não é, outros até sabem o que é certo e errado, mas ignoram suas próprias faltas e erros.
O pecado é o problema que cria um abismo entre nós e o nosso criador, de tal maneira que a única maneira de nos achegarmos novamente a Ele é por meio de Jesus. Veremos hoje o que é pecado, por que ele é grave e onde reside seu poder, trataremos tudo de maneira bíblica.

CORPO

I. O QUE É PECADO

A. RECAPITULAÇÃO DE QUEM SOMOS NA CRIAÇÃO

Deus nos criou de uma maneira especial, tudo que Ele fez foi considerado muito bom. Fomos feitos a sua imagem e semelhança, criados como mordmos deste planeta, com status de filhos, criaturas de Deus. Deus tinha um plano para nós, ele tem um plano para nós. Infelizmente o pecado borrou, maculou, manchou a imagem de Deus em nós, de alguma forma ela pode ser restaurada por meio de Jesus Cristo, quando aceito seu sacrifício. Mas ainda assim vivemos em um mundo pecador e pecaminoso.

B. ONDE ELE COMEÇA

A origem do pecado é um enigma que não podemos explicar completamente, como o pecado surge no coração de um ser santo e uma terra santa, sem que ele seja tentado por algo externo? O livro arbítrio nos explica em parte, mas dúvidas ainda continuam. Um ponto é inquestionável, Deus não é o autor do pecado. Tiago adverte:
James 1:13–14 BEARA
Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
O texto é claro. A bíblia insiste em dizer que Deus não é tambem originador do pecado, afinal, ele é santo, santo, santo. Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; Habacuque 1.13. Deus se entristece pois nossos pecados nos separam dEle.
Isaiah 59:2 BEARA
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
1 John 1:5 BEARA
Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Se o pecado não se origina com Deus, ele se origina com quem então? Embora nem mesmo a Bíblia aborde exaustivamente o tema de como começou o pecado no Universo, podemos afirmar com certeza de que a origem do pecado é pré-humana e que o mesmo entrou em nosso planeta por meio de Adão e Eva.

1. ORIGEM ANGÉLICA

Embora limitados os textos são bem claros 1Jo 3.8 “o diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio.” A bíblia deixaclaro que antes da existencia humana já havia a existencia de diversos seres angelicais criados por Deus. Eles adoram a Deus, cumprem as suas ordens e fazem sua vontade.
Assim como os seres humanos, eles foram criados bons, mas ocorreu uma queda entre eles. O líder da queda foi Satanás, Jesus o descreveu como
“diabo,... homicida desde o princípio,... jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade.... é mentiroso e pai da mentira. Jo 8.44
Jesus atribui a Satanás a fonte original do pecado
Ele também diz:
Luke 10:18 BEARA
Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.
A Guerra que começa no céu econtinua na terra permeia toda a bíblia, esse grande conflito entre cristo e satanás é ponto chave para interpretação da Bíblia e do plano da salvação.
Qual pecado causou a expulsão dos anjos?
1 Timothy 3:6 BEARA
não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
nos indica que pelo conselho de Paulo, este erro foi a soberba, o orgulho e a presunção que originaram o primeiro pecado.
Jude 6 BEARA
e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;
Deduzimos por esses e outros textos que o pecado desses anjos caídos foi o desejo de serem iguais a Deus, insatisfeitos com o estado que estavam, quiseram se tornar como o Criador.
Com esse mesmo pensamento Satanás engana Eva. Ele corrompe a relação criatura e Criador. Enquanto o criador dá: vida, amor e comunhão, a criatura deve responder com amor, obediência e louvor. Ultrapassar essa linha, rejeitar algo do senhor ou negar algo a ele representa esse ato de rebelião.

2. A QUEDA HUMANA

Com respeito a nossa queda, a vemos de maneira mais explícita em Genesis 3. O primeiro pecado de Adão e Eva nos ensinam e ressaltam 4 importantes fators que sozinhos ou combinados afetam nossa compreensão do mesmo.
I. UM ATO HISTÓRICO
O que lemos em Gn 3 aconteceu verdadeiramente, não é uma alegoria, ou uma história inventada. O restante da Bíblia, Jesus e os apóstolos a tratam como real e histórica e nós devemos fazer o mesmo.
II. UM ATO RESPONSÁVEL
Quando comeram o fruto proibido Adão e Eva cometeram um ato voluntário, por isso foram responsáveis pela sua decisão. eles não deveriam comer da árvore, pois no dia em que comecessem certamente morreriam. A escolha era clara, lealdade ao Criador, a mim mesmo ou a outra pessoa? Adão cai pela terceira razão, enquanto Eva cai pela segunda, nenhum deles consegue ser leal ao Criador. O teste imposto ali não tinha propriamente ligação com o fruto, mas com a obediÊncia, seriam eles obedientes ou desobedientes diante de um desafio tã pequeno? Era necessário que Adão e Eva passassem por isso para provar seu amor e lealdade a Deus além de depois de passado o teste, poderem crescer em maturidade e caráter.
Se tivessem vencido aquela unica pequena tentação, o resultado seria vida eterna e felicidade. Mas contra isso o ato deles foi de obstinada e deliberada rebelião, nisto constitui o pecado do primeiro casal.
III. UM ATO ESPIRITUAL/MORAL
O ato de comer o fruto era muito mais do que um ato de curiosidade e inocencia do primeiro casal. Foi um fracasso moral e espiritual. Ao fazerem a própria vontade a tornaram como a lei mais importante lei da vida, desconsiderando e ignorando a lei que Deus havia lhes dado. Pecado é todo substituto espiritual, ou moral que colocamos entre nós e nosso criador, seja ele mais baixo ou falsamente elevado.
IV. UM ATO DE TENTAÇÃO E QUEDA
Havia na tentação de Adão e Eva um componente externo e interno.
Externo: A árvore do conhecimento do bem e do mal.
Interno: mais complexo, o teste da fibra moral, tendo que escolher entre o Soberano e o usurpador, entre abnegação e entronização da própria vontade, entre uma vida de amor ou de egoísmo e rebelião. A tentação não surgia apenas de si, mas foi sugerido pela serpente e começou a ser um fator interno quando a pergunta fez eco, Não queriam ser eles como o Criador? Deus os fez muito bons, sem tendencias para o pecado, os deu liberdade de escolha, por isso não poderiam ser obriagados, nem a pecar nem a obedecer, deveriam devidir.
Eles não foram pegos de surpresa, sabiam que iam ser tentados. e os avisou da consequencia do pecado.
Eles tinham força suficiente para resistir se quisessem, assim como nós também temos:
1 Corinthians 10:13 BEARA
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Satanás nos tenta de diversas formas, mas seu objetivo é sempre o mesmo: desafiar a Deus.
A desconfiança de Deus precedeu o pecado de Eva. O maior amor a outra criatura precedeu o pecado de Adão. O paradoxo do pecado é que os olhos deles se abrem, não para verem o quão parecidos com Deus eles são, mas quão nus eles estão, quão inferiores eles são. Entraram na eterna busca de serem deuses, mas já não podiam ser mais plenamente seres-humanos. Se sentiram culpados, alienados de Deus, depravados e fracos moralmente. Infelizmente, de maneira cruel, Adão e eva descobriram que o pecado é um impiedoso mestre e um fiel pagador:
Romans 6:23 BEARA
porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

C. NO AT

Existem várias palavras para pecado no AT, mas quatro tem um significado especial.

1. HATTA’TH

Aparece 293x - errar o alvo, como uma flecha. Teologicamente significa um ato, uma atitude, um estilo de vida que se desvia do que Deus traça como meta. Daí ser pecado tudo aquilo que falha em cunprir o padrão divinio.
Psalm 51:4 BEARA
Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
Esse termo designa o pecado como um ato ou atitude que faz a pessoa errar os alvos essenciais e esperados para manter o correto relacionamento entre o ser humano e Deus. Pecado é então toda bracha no seu relacionamento com Deus.

2. ‘AWON

Termo profundamente religioso. Aparece 229x quase sempre traduzido como iniquidade perante Deus, incluindo a ideia de punição, a palavra traz a ideia de falsidade, engano, vaidade, sendo assim, pecado é tudo aquilo que te desvião da retidão divina, e te envolve em um comportamento perverso.
Psalm 36:3 BEARA
As palavras de sua boca são malícia e dolo; abjurou o discernimento e a prática do bem.
Awon vai além de hattath teologicamente, pois ela comunica a ideia de que seu comportamento fere alguem ou ofende a Deus diretamente.

3. PESHA’

Ocorre 135x no AT, significa, violação premeditada, calculada, analisada, madura, é aquele pecado que voc~e comete depois de analizar e refletir, depois de deixar a tentação criar raízes em sua mente. É o desejo de se quebrar uma lei, norma, ir contra a autoridade de Deus. diferente de hattath não é uma falha sem querer, ela envolve revolta, rebelião, escolha de transgredir.
Envolve teimosia e revolta, esse pecado, na Bíblia é considerado mais grave do que os outros, tão grave que só o “amor” desinteressado e constante pode cobrir a multidão de pesha’.

4. RESHA’

Significa turbulência e desassossego, 30x no AT, é a descrição daqueles que estao em um estado perverso, não conseguem sentir-se em paz, são como o mar agitado.
Isaiah 57:20 BEARA
Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo.
O termo literalmente significa solto, deslocado. Este pecado é uma referencia a um estilo de vida de viver constantemente ao pecado sem encontrar paz. Ele é uma referencia a ser hostil.

D. NO NT

1. HAMARTIA

A palavra que mais aparece no NT para pecado 175x, significando errar o alvo. muito parecido com o AT HATTATH, envolve a ideia de fracasso e transgressão, nos afastando de Deus, quando falhamos em alcaçar o padrão de Deus. Paulo ao abordar esse substantivo, apresenta que ele está sobre todos, por isso a morte, ele quase o personifica, ao dizer que ele reina, domina e somos escravos dele.

2. PARAOKE

Literalmente deixar de ouvir, não querer ouvir. 3x

3. PARABASIS

Atravessar ou ir alpem, como entrando em território proibido. Envolve a ideia de quebrar a lei, por isso é traduzido como transgressão 7x

4. PARAPTOMA

23x queda quando deveria ficar de pé, deslize, falta, traduzido geralmente como ofensa. De todas as palavras essa parece ser a única que não envolve a ideia de ato deliberado no NT.

5. ANOMIA

14x Desrespeito, ser contra, violar o NOMOS, isto é, a lei. traduzido geralmente como iniquidade, escreve a ideia de alguem que vive contra a lei. é definida em
1 John 3:4 BEARA
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

6. ADIKIA

Envolve ser contra a justiça, ser injusto, impiedosom envolve a ideia do semelhante.

E. SUA ESSENCIA

1. REBELIÃO CONTRA DEUS

Embora Deus tenha nos criado livres, não somos autonomos, nem deveriamos cumprir nossa jornada sem Deus. Pecado é acima de tudo colocar a própria vontade em oposição a vontade de Deus

2. RELACIONAMENTO DESFEITO

Seja como condição pecaminosa ou como ato pecaminoso, o pecado sempre separa os seres humanos de Deus e ocasiona uma ruptura nas relações que DEUS CRIOU PARA NÓS. Pecado envolve uma ruptura em todas dimensões: vertical, horizontal e interna.

3. ESTADO

Pecado é um estado que impregna todo o ser humanao, ele fixa residencia em nosso coração, controla nosso entendimento, nossas emoções, nosso corpo, e nossa espiritualidade, O estado pecaminho nos leva a tomarmos ações pecaminosas. Mt 15.19; Rm 7.15-20; 8.2 e 6

4. TIPO ESPECÍFICO DE MAL

Ele é um ato que não alcança o padrão divino, são ações que tem origem e motivação no pecado que reina no corção e são expressadas externamente.

5. DEFICIÊNCIA

Falahmos, somos deficientes em alcançar o padrão moral espiritual, e relacional para o qual Deus nos criou, ficamos abaixo das expectativas divinas

6. TRANSGRESSÃO

transgressão da lei de Deus, transgressão do caráter divino

7. EGOÍSMO E ORGULHO

egoismo em querermos ser como Deus e orgulho ao não reconhecermos quem somos. Egoismo é hostilidade contra Deus, bem como o egocentrismo.

8. PODER ESCRAVIZADOR

John 8:34 BEARA
Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.

9. CULPA E CONTAMINAÇÃO

Como ato individual traz culpa e castigo, e como habita em nosso coração ele nos contamina, ele contamina toda nossa personalidade, até que sermos purificados pelo sangue de Jesus

10. NEGLIGÊNCIA DO DEVER

É não negligenciar a vontade divina e ignora-la.

II. A CONSEQUÊNCIA DO PECADO

A. CONSEQUÊNCIAS PARA OS SERES HUMANOS

1. ADÃO E EVA

PERDERAM INOCENCIA
MEDO
VERGONHA
CULPA
SEM COMUNHÃO FACE A FACE
TRABALHO PENOSO
DOR DO PARTO
TRISTEZA
MORTE

2. RAÇA HUMANA

ALIENAÇÃO DE DEUS
INIMIZADE COM DEUS

3. MUNDO

ESPINHOS
DESERTOS
MAR TURBULENTO
TREMORES
INUNDAÇÃO
SECA
FOME
PESTE
DOENÇAS

B. CONSEQUÊNCIAS PARA DEUS

2 Corinthians 5:21 BEARA
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
A PARTIR DAÍ TUDO O QUE FOI PERDIDO NO ÉDEN SERÁ RESTAURADO.

III. CAMINHO DO PECADO

A. ATÉ ONDE IRÁ O PECADO

EFEITO CÓSMICO
1 Corinthians 4:9 BEARA
Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.
EFEITO UNIVERSAL
Isaiah 64:6 BEARA
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.
Romans 3:23 BEARA
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
TRANSMITIDO A TODOS
1 Corinthians 15:21–22 BEARA
Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

B. ATÉ QUANDO IRÁ O PECADO

Revelation 21:8 BEARA
Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
1 Peter 2:24 BEARA
carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

CONCLUSÃO

Related Media
See more
Related Sermons
See more