Terra e o Profeta do Céu

O Profeta  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto: 2 Reis 1 e 2

Objetivo: (1) Recapitular últimos momentos da vida Elias, (2) alertar para os riscos de um coração orgulhoso, (3) apontar a diferença entre Eliseu e Acazias e (4) mostrar a importância do discipulado na vida cristã.

Proposição: A melhor forma para mudar o mundo é mudar pessoas.

Contexto:

O nome Elias significa Deus é Senhor, o nome Eliseu significa Deus é Salvação. Se passaram aproximadamente 10 anos entre o chamado de Eliseu e o momento no qual nos encontramos neste capítulo. Chegou a hora do Senhor chamar seu servo corajoso para uma última jornada. Ao lermos as histórias de Eliseu e Elias podemos imaginar que eles eram homens de temperamento oposto. Elias, quase como um filho do trovão, tempestuoso como a chuva que ele segurou com suas orações por três anos. Eliseu, porém, aparentemente mais bondoso e tranquilo. Isso obviamente não quer dizer que Elias nunca foi bondoso e tranquilo e que Eliseu nunca foi tempestuoso. Alguns teólogos apontam que Elias foi um tipo de João Batista e Eliseu, um tipo de Cristo, enquanto o primeiro colocou o machado a árvore, o segundo tece um ministério mais reservado. Vemos aqui uma jornada de discipulado e de restauração estabelecida pelo Senhor.

Corpo

1. Deus Julga (2 Reis 1.1-18)

Depois da morte do perverso Rei Acabe, a nação de Moabe se aproveitou de Acazias, filho e sucessor de Acabw, rompendo os laços de vassalagem que os haviam mantido presos ao reino do Norte. Acazias era um homem perverso e Deus o julgou por isso, antes dele, Davi tinha derrotado os Moabitas e depois dele Jeorão deveria fazê-lo. Mas Deus não daria essa vitória para Acazias, pois seus pecados o afastavam dos planos do Eterno.

A. Idolatria - v. 2-4

Elias, cerca de 10 anos antes havia derrotado Baal e seus sacerdotes no monte carmelo, mas Acabe e Jezabel não se converteram nem se conveceram. Quando Acazias sofreu um acidente grave caindo da janela do seu quarto, ele buscou orientaçõ de Baal e não do Deus de Israel. Baal é significa senhor, e Baal Zebul, quer dizer Baal é princípe, porem o remanescente devoto ao Senhor verdadeiro em Israel, mudou esse nome, ridicularizando o falso deus dos seus vizinhos, Baal Zebel quer dizer senhor do estrume e baal zebube quer dizer senhor das moscas, um dos nomes que os inimigos de Jesus usaram para o insultar.
Por que o rei decidiu enviar mensageiros para Ecrom , a mais de sessenta km para se consultar com os sacerdotes de Baal? Sabemos que Elias tinha matado os 450 profetas de Baal, mas isso fazia mais de uma década. Sem dúvida, deveriam haver outros sacerdotes de baal mais perto dali. Seus pais os serviam em suas mesas e se ele quisesse poderia trazer alguns deles para serem capelães da corte.
Talvez ele pede que seus mensageiros vão tão longe, pois ele não queria que ninguem do seu reino soubesse quão grave era seu real estado. O templo de Baal em Ecrom era bastante famosoo, pois baal era o deus principal daquela cidade e se esperava que os reis dali buscassem ajuda com ele. Observe que Acazias pede apenas um prognóstico, mas não pede que eles o curassem.
Deus mantem seus servos informados de questões sobre as quais outras pessoas não sabem. Esse Anjo do Senhor, novamente pode ser uma referência ao próprio Senhor Jesus Cristo no AT. Quando os servos de Deus caminham com o seu Senhor, podem estar certos de que sempre serão dirigidos quando for necessário. Essa havia sido, sem sombra de dúvida, a expêriencia de Elias, do encontro com o rei ao carmelo, e do Sinai até agora. Elias interceptou os enviados do rei e lhes transmitiu a mensagem que iria servir tanto para repreender o rei quanto para lhe dar bom-senso. Por que ele precisava ir a Ecrom consultar o deus morto quando o Deus vivo estava a sua disposição para lhe falar o que ocorreria? Fica tranquilo Acazias, você irá morrer! Essa expressão aparece 3 vezes no texto, enfatizando quão cruel foi essa mensagem, duas por Elias e uma pelos mensageiros.

B. Orgulho (v. 5-12)

Chegamos a parte, que ao meu, ver, neste capítulo é a mais emocionante. Percebam que curioso, os soldados, por incrível que pareça, não conseguiram reconhecer quem era Elias. Só descobriram quem era ele quando chegaram ao palácio.
A notificação da morte deveria ter feito Acazias se arrepender dos seus pecados e buscar ao Senhor, porém percebam sua loucura, ao tentar prender o profeta. Acazias sabia que Elias era um adversário temivel, de modo que enviou o capitão com cinquenta soldados para trazê-lo ao palácio, mas subestimou o poder do profeta. Será que Acazias pensou que matando o profeta ele anularia a profecia? (A palavra de Deus no vs 15 dá a entender que ele queria matar Elias). Talvez o rei pensasse que com Elias perto dele ele poderia influencia-lo a lançar outra profecia para anular a primeira. Ou pior ainda, quem sabe ele imaginasse que podia usar o servo de Deus para chantagear o Senhor a não cumprir seus planos.
Elias recebia ordem do Rei dos Reis e não desse rei idólatra e arrogante.
A anos atrás Elias tinha fugido de medo de Jezabel, mesmo antes dela enviar soldado nenhum. Mas agora o profeta havia crescido e aprendido a lição, agora ele era capaz de ficar firme diante de um batalhão sem mover um músculo em retirada. Elias ficou e encarou os soldados com firmeza, sem nenhum receio.
O caitão, chama Elias de homem de Deus o diz que o rei manda que ele desça. Ao usar esse termo, ele não está fazendo um elogio ou uma confissão de fé, está apenas usando um sinônimo para profeta.
Elias então responde:Já que você me chama de homem de Deus, vou provar a você que é isso que eu sou. Meu Deus tratará você de acordo com suas palavras.
O fogo desce do céu e mata 50 homens. Esse julgamento repentiu-se quando outro grupo de 50 intimou o profeta, a grama não tinha nem esfriado ainda. Observe que o segundo capitão, sem temor nenhum no coração ou amor a própria vida, acrescenta a ordem desça o depressa.
Não deixe seu rei esperando. Não devemos olhar essa história sobre a ira de Deus como irritação ou temperamento esquentadinho da parte de Elias ou injustiça no julgamento de Deus. Afinal, alguns podem pensar, eles não estavam apenas obedecendo ordens? Esses dois episódios de julgamento são mensagens do Senhor julgando a nação e o rei. Todos estavam se esquecendo do Carmelo e o povo e o rei precisavam se lembrar que o Senhor é fogo que consome. Além disso, a terceira história lança luz sobre o coração dos capitães da primeira e segunda.
Acazias era tão orgulhoso que sacrificou dois capitães tentando evitar a própria morte. Não eram homens inocentes, vítimas de caprichos do rei, mas sim homens que estavam dispostos a fazer QUALQUER coisa que o rei ordenasse, inclusive matar ou prender o homem de Deus. Se fossem como terceiro capitão, não teriam sido mortos.

C. Desobediência (v. 13-18)

Em sua insistência para que Elias lhe obedecesse, o rei enviou um terceiro grupo de soldados, mas dessa vez, o capitão era sábio e humilde. Ao contrário do rei e dos antecessores, ele se sujeitou ao Senhor e ao seu servo. A súplica do terceiro capitão por si mesmo e por seus homens mostra que ele reconhecia a autoridade de Elias, e que não faria mal algum ao servo de Deus. As palavras do Senhor no v 15 indicam que o perigo encontrava-se nas mãos dos capitães e não nas do rei. Talvez o rei tivesse ordenado que matassem Elias a caminho do palácio. Se o rei deveria morrer, então pelo menos levaria Elias consigo.
Acazias estava acamado quando Elias o confrontou pela segunda vez e anunciou que morreria. Quantas vezes o Senhor precisa repetir sua mensagem a um pecador perverso? O rei deixaria este mundo com as palavras: sem falta morrerás ainda soando em seus ouvidos, e mesmo assim, recusou-se a obedecer a Palavra de Deus. Depois de dois anos no trono , Acazias morreu, conforme Elias havia previsto, sendo sucedido por seu irmão mais novo Jorão.
Antes de encerrarmos essa passagem, precisamos nos lembrar que um dia, este mundo orgulhoso e impenitente experimentará o fogo da ira de Deus. Isso ocorrerá quando:
2 Thessalonians 1:7–9 BEARA
e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,
Deus ordena
Acts 17:30 BEARA
Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;
o que significa que aqueles que não se arrependem estão sendo rebeldes ao Senhor. O evangelho não é apenas uma mensagem na qual se deve crer, mas também uma ordem a que se deve obedecer.

2. Deus lembra (2Reis 2.1-6)

O rei Acazias morreu, mas Elias não! Foi levado para o céu num redemoinho, acompanhado por uma carruagem de fogo acompanhado de cavalos flamenjantes. Assim como Enoque, nos tempos antigos, Elias andou com Deus e, de repente foi estar com Deus. Porém antes de Elias deixar Eliseu para dar continuidade ao seu trabalho, caminhou com seu sucessor de Gilgal até a regiao além do Jordão, o que deve ter sido uma caminhada e tanto! O Senhor tinha em mente pelo menos três propósitos ao levar esses dois servos a caminhar juntos;

A. Aproveite o Presente.

Eliseu sabia que seu mestre ia deixá-lo (v. 1,3,5) e desejava estar com ele até o fim, ouvir seus conselhos e aprender com ele. A impressão é que Elias queria que Eliseu ficasse para trás deixando-o sozinho, mas se tratava apenas de um teste da devoção de Eliseu. Quando Elias jogou seu manto sobre Eliseu e o fez seu discípulo e sucessor, o rapaz prometeu: te seguirei 1Rs 19:20 e cumpriu a promessa.
Ao longo dos anos que esses dois homens trabalharam juntos, sem dúvida desenvolveram afeição e admiração mais profundas um pelo outro. A declaração
Genesis 2:18 BEARA
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Não se aplica apenas ao casamento, mas também ao ministério. Moisés e Josué trabalharam juntos, Davi e Jonatas se enconrajavam, Paulo, Barnabé e Silas também. Jesus ao enviar seus discípulos os enviou de dois em dois. Não somos apenas coobreiros com o Senhor, mas também somos povo de Deus e não deve haver rivalidades.
Não temos como saer quando um amigos e irmão descansará em Cristo. Deus disse a Eliseu que Elias o estava deixando, mas nós não temos esse mesmo privilégio. Quanto tempo alguns jovens adultos da igreja não desperdia, com coisas insignificantes, enquanto poderíamos estar aprendendo uns com os outros sobre a Palavra do Senhor. Irmão, se você tem mais idade, na fé ou de vida, você é muito especial e importante para que a obra de Deus avance. Você tem a responsabilidade, o dever de influenciar as próximas gerações para o serviço.
Só Deus sabe a falta que cada um de vocês tem feito, para os seus jovens e para a comunidade de maneira geral, em cada culto. Vocês tem essa responsabilidade de discipular. Esse chamado.
Elias e Eliseu representavam duas gerações diferentes, personalidades quase opostas, no entanto andavam juntos. Que forte repreensão para todos aqueles que participam da igreja, rotulam gerações e que as separam umas das outras. Sabedoria só vem da maturidade, precisamos agradecer pelos Elias de cabelos brancos que compõe nossa igreja e nos ajudam com sua sabedoria.

B. Preparar para o futuro.

Em Betel, Jericó e Gilgal os dois visitaram os discípulos dos profetas, grupos de homens consagrados e chamados por Deus para estudarem as escrituras e ensinarem ao povo. Samuel liderou uma dessas escolas em Rama. Esses grupos eram semelhantes as classes de escola sabatina desde o rol até os adolescentes, ou entãos as classes de discipulado em nossas igrejas.
A obra do Senhor sempre se encontra a uma geração de sua extinção, devemos obedecer fielmente
2 Timothy 2:2 BEARA
E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
Aqueles jovens profetas sabiam que logo logo seu mestre os deixaria, de modo que esses últimos encontros devem ter sido bem emocionados. Encontramos várias despedidas na Bíblia, porém não a de Elias. Porém, com certeza, ele os aconselhou que fossem obedientes a Eliseu como foram a ele, que fossem fiéis a Palavra e que lutassem contra a idolatria na terra.
Deus tem maneiras diferentes para ensinar cada um dos seus servos, mas seu plano base sempre envolve a geração mais velha e mais experiente passando a geração mais nova os tesouros da verdade que foram confiados aos antecessores, a
Jude 3 BEARA
Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela féque uma vez por todas foi entregue aos santos.

C. Recapitular o passado

Em gilgal, betel, jerico e jordão, o povo havia tido experiências marcantes com o Senhor. Cada um deles tinha uma mensagem significativa para Elias e para o povo. Antes de deixar a terra e ir ao céu, Elias desejava visitar cada um desses lugares uma última vez e levar Eliseu consigo. O passado não é uma ancora para nos segurar, mas um leme a nos dirigir, e o Senhor pode usar essas memórias palpáveis para fortalecer nossa fé.
Só temeremos o futuro se nos esquecermos como Deus tem nos conduzido no passado.
O homem é uma criatura que faz hitória, e que não pode repetir o passado nem deicá-lo para trás.
É importante lembrar o que Deus fez por nós no passado e transmitir isso aos nossos filhos ou netos.

Gilgal (v.1)

Primeiro lugar onde os israelitas acamparam apos atravessar o Jordão e entrar na terra prometida. Foi nesse local que uma nova geração de israelitas se submeteu a circuncisão e se tornaram oficialmente filhos da liança. Gilgal era um lugar de recomessos , e Elias queria que seu sucessor se lembrasse disso. Cada nova geração é uma oportunidade para Deus levantar novos líderes , e cada vez que o povo se arrepende e volta para o Senhor, ele pode restaurá-lo e renová-lo. Na época de Elias, Gilgal era um ventro de idolatria, mas Elias não o abandonou.

Betel v 2,3

De Gilgal os dois caminharam a Betelcerca de 25 km de distancia. Abraão adorou em Betel, Jacó tambem. Ali que ele viu anjos subindo e descendo de uma escada que alcançava o céu. Foi ali que Deus prometeu que estaria presente e cuidaria dele. O nome Betel quer dizer casa de Deus, nesse locau Jacó jurou obedi~encia ao Senhor. Ali, muitos anos depois, Jacó reafirmou seu pacto com o senhor e renovou sua aliança com Deus.Jeroboão profanou a cidade colocando um bezerro de outro na cidade e a faz uma casa de idolatria, mas Elias olhou além da profanalçao em sua época e viu o tempo em que aquele local seria benção e renovação.

Jericó v 5

Eles andaram mais 20 km e chegaram a Jericó, lugar da primeira vitória de Josué contra os cananeus dentro da Terra Prometida. Foi o local onde Acã desobedeceu ao Senhor, ali o povo aprendeu como vencer com Deus: recebam as ordens de Deus, as obedeçam, por mais absurdas que pareçam, e glorifiquem ao Senhor. Josué tinha lançado uma maldição sobre a reconstrução da cidade, mas a mesma havia sido erguida na época de Acabe. Para Elias, Jericó lembrava a vitória da fé, a tragédia do pecado e a majestade do Senhor.

Jordão v 6

Por último, eles andram mais 8 km e chegaram ao Jordão, onde eles se lembraram do milagre realizado para que o povo recebesse a herança; enquanto o povo segui a arca, as águas do rio se abriram, e eles passaram a seco. Para comemorar, Josúe ergueu um monumento no meio do rio e outro na margem. Nada era impossível para o Senhor, nada era difícil demais para Ele. E Elias repetiu o grande milagre.
Esse é um bom momento para vermos semelhanças entre Moisés e Elias. Os dois separam as águas, Os dois fazem descer fogo do Céu, os dois veem o Senhor prover alimento. No Egito Moises orou e o tempos mudou, em Israel, Elias orou e a chuva cessou. Moisés deu a lei no monte sinai, Elias chamou o povo ao arrependimento no monte carmelo. Os dois foram associados a montes. Os dois caminharam no deserto. Os dois tiveram finais singulares na vida, Deus seupultou Moises o ressucitou e o levou ao Céu, Elias foi para o céu em um redemoinho sem ver a morte. Ambos estiveram presentes na ressurreição de Jesus, ambos aparecem como símbolos das testemunhas de Apocal 11.
Elias é um excelente exemplo para ser imitado por todos cristãos com referência ao preparo pessoal para, ou descansar no senhor ou encontrá-lo na volta de Jesus.
Em vez de ficar sentado sem fazer nada, ele visitou três escolas e ensinou seus discípulos. Não se fixou no negativo, vou embora, ao falar com seu sucessor, mas sim no vou para betel jeruco e jordão, se mantendo ocupado até o ultimo instante, quando o Senhor o chamou. Além disso não pediu para o seu sucessor coisa alguma, pois não levaria nada dessa terra, pelo contrário, perto do fim, perguntou o que ele poderia dar de presente.
E saibam, um dos melhores presentes que você pode deixar para o futuro é dexar alguem para assumir seu posto.

3. Deus recompensa (2 Reis 2.7-12)

Enquanto Elias e Eliseu atravessavam o rio Jrodão, eles estavam sendo observados distância por 50 discípulos dos profetas, eles sabiam que Elias partiria naquele diz, mas não sabiam como, nem como Deus o faria. É bem provavel que só Eliseu viu Elias sendo arrebatado, e depois que o profeta desapareceu, eles pensaram que Elias não o haviam deixado. Eliseu viu tudo e aqueles homens viram apenas uma parte.
Elias não concedeu três desejos a seu discípulo, mas simplesmente lhe pedisse o presente que ele desejasse mais do que qualquer outra coisa. Todos precisamos ter nossas prioridades em ordem, mas de maneira especial os líderes, Eliseu sabia o que ele precisava, desejava o dobro do espírito do seu mestre. Não se tratava deu um pedeido para receber o dobro do Espírito Santo ou ter um ministério duas vezes maior, mas sim de ter mais do espírito interior que motivou o grande profeta. Seu pedido se baseou em
Deuteronomy 21:17 BEARA
Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto possuir, porquanto aquele é o primogênito do seu vigor; o direito da primogenitura é dele.
Apesar de Elias ter muitos discípulos que eram como filhos, Eliseu queria ser considerado o primogênito de Elias, que merecia a porção dobrada que Moisés havia ordenado. Como um filho cuidando de um pai, Eliseu, caminhou com Elias e cuidou das suas necessidades, porém só o que ele queria era uma proção dupla da motivação do profeta, o dobro de fé, o dobro de coragem, o dobro de fidelidade, o dobro de obediência. Que pedido; com esse pedido, Eliseu estava aceitando continuar a missão que Elias tinha iniciado e que com a ajuda de Deus a levaria adiante até sua conclusão.
Elias foi sincero com o amigo e lhe disse que não tinha o poder de conceder tal presente, pois apenas o senhor poderia fazê-lo. Porém se o Senhor permitisse que Eliseu visse Elias ser levado da terra para o céu, seria prova de que seu pedido havia sido atendido. E foi então o que aconteceu.
Enquanto os dois amigos caminhavam e conversavam, uma carruagem de fogo puxada por cavalos de fogo passou entre os dois e um redemoinho levou Elias embora - e eliseu viu o que aconteceu.
Isso significava que seu pedido havia sido atendido e que o Senhor o abençoou com a continuidade da missão de Elias. Deus abençoou Elias e Eliseu nesse momento, um com o privilégio de continuar um ministério, o outro ao saber que seu ministério não teria fim.

Conclusão

Elias sem dúvida era o profeta do fogo, não apenas diante do altar, porém em outras duas vezes ele fez cair fogo do céu. Deus encontrou a maneira apropriada de levar o profeta ao céu. Mas Elias não deixou de ser o profeta da fome que levou o pão. O profeta da chuva que trouxe a seca. O profeta do medo que viveu uma fuga. Mas agora ele se torna também o profeta do céu que mantem seu trabalho em terra.
Essa é a motivação do discipulado, mesmo que eu passe, aqueles que influencei permanecerão e a tocha da mensagem e do evangelho permanecerá acesa.
Mas alguns podem se questionar, quem eu discipularei? Se você tem filhos ou netos, eis aí aqueles que você deve discipular, caso não os tenha, vários adolescente e jovens estão carentes de figuras discipuladoras.
Precisamos manter a tocha acesa para próximas gerações para que mesmo que Deus me leve ao céu em meio ao fogo, como fez Elias, nosso trabalho não acabe conosco.
Pode ser que você não tenha o priviégio de mudar sua geração ou deixar sua impressão no mundo deixando um legado milhonário para trás, ou então invençoes ou descobertas científicas geniais, mas mudando pessoas, você poderá mudar destinos eternos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more